quarta-feira, 29 de julho de 2009

Estreias de 30 Julho'09: Two Lovers, Nothing But the Truth, The Limits of Control, The Uninvited, Hannah Montana: The Movie e De Profundis

A partir de amanhã, dia 30 de Julho, nas salas de cinema do país, pode contar com as seguintes estreias:

Destaques:

Duplo Amor (Two Lovers)

Ano: 2008
Realização: James Gray
Argumento: James Gray e Ric Menello
Género: Drama
Elenco: Joaquin Phoenix, Gwyneth Paltrow e Vinessa Shaw

Depois de um historial de distúrbio bipolar que culmina numa tentativa de suicídio, Leonard (Joaquin Phoenix) regressa ao apartamento dos pais, em Brooklyn, Nova Iorque, onde espera fazer uma longa pausa para recuperar. Os pais (Isabella Rossellini e Moni Monoshov), nos seus esforços para o apoiar e tentando arranjar uma solução para os seus problemas, acabam por criar uma enorme pressão para que ele invista numa relação afectiva com Sandra (Vinessa Shaw), uma mulher sensível que parece ter tudo para ser a esposa perfeita. Quase em simultâneo, Leonard conhece Michelle (Gwyneth Paltrow), a neurótica e sensual vizinha, também ela com um passado emocional complicado, que exerce um enorme fascínio sobre ele. Agora, no meio de um triângulo amoroso e cheio de pequenos pecados, Leonard terá de se decidir entre a razão, que lhe pede o equilíbrio de um casamento confortável com Sandra, ou o instinto, que o empurra para Michelle, numa relação profunda mas que possivelmente o arrastará para o passado... "Duplo Amor", de James Gray, poderá ser a última aparição de Phoenix nos cinemas, que anunciou, em 2008, o fim da carreira de actor para se dedicar, em exclusivo, à música.

Outras sugestões:

A Verdade e só a Verdade (Nothing But the Truth)

Ano: 2008
Realização: Rod Lurie
Argumento: Rod Lurie
Género: Drama
Mais um argumento baseado no jornalismo de investigação e, neste caso, incidindo num dos pontos mais controversos do código deontológico dos jornalistas: a protecção da identidade das fontes. Rachel Armstrong (Kate Beckinsale) é repórter num jornal diário de grande tiragem e descobre a verdadeira identidade de Erica Van Doren (Vera Farmiga), uma agente da CIA sob disfarce. O caso dá início a uma série de eventos levando o Governo a exigir a identificação da proveniência dos dados de Rachel. Decidida a não trair o sigilo profissional, acaba por ser presa sendo perseguida por Patton Dubois (Matt Dillon), o promotor público destacado. O filme retrata os seus dias na prisão, a angústia de perder o apoio de todos e a luta do seu advogado, Albert Burnside (Alan Alda), que tudo fará para a ajudar. Uma história inspirada no caso polémico de Judith Miller, jornalista do "New York Times", detida em 2005 por se recusar a identificar num tribunal a fonte que lhe revelou a identidade da agente da CIA Valerie Plame.


Os Limites do Controlo (The Limits of Control)

Ano: 2009
Realização: Jim Jarmusch
Argumento: Jim Jarmusch
Género: Thriller

Depois de uma pausa de quatro anos, Jim Jarmush ("Flores Partidas", "Vencidos pela Lei", "Café e Cigarros") regressa com a história de um homem marginal, um solitário em viagem por Espanha. Sabemos que ele está prestes a terminar um trabalho ilícito, sabemos que ele tem um destino, nada mais. A sua viagem percorre Espanha, mas percorre essencialmente a sua consciência. Com personagens sem nome, encarnadas por um leque invejável de actores (Isaach De Bankolé, Tilda Swinton, Bill Murray, John Hurt, Gael García Bernal, etc), este é um filme peculiar sobre os limites do controlo, mesmo para um profissional do crime.


Os Indesejados (The Uninvited)

Ano: 2009
Género: Terror
Elenco: Emily Browning, Arielle Kebbel, David Strathairn, Elizabeth Banks e Maya Massar

Anna (Emily Browning) acaba de voltar a casa após algum tempo numa clínica psiquiátrica onde esteve a recuperar do trauma do falecimento da sua mãe inválida, morta num incêndio. Já em casa, junto da sua irmã Alex (Arielle Kebbel), percebe que Rachel (Elizabeth Banks), a enfermeira que tratava a sua mãe, está agora prestes a tornar-se sua madrasta. É então que o fantasma da sua mãe e de três crianças desconhecidas começam a aparecer nos sonhos de Anna. E ela compreende que os espíritos têm uma mensagem para si: terá sido Rachel a responsável pela morte da mãe e daquelas crianças, alguns anos antes. Agora, Anna e Alex terão de convencer o pai que Rachel não é quem ele pensa e provar as suas terríveis intenções. "Remake" de "História de Duas Irmãs", célebre filme de terror do coreano Kim Ji-woon, de 2003.


Hannah Montana: O Filme (Hannah Montana: The Movie)

Ano: 2009
Género: Comédia, Musical
Elenco: Miley Cyrus, Billy Ray Cyrus, Emily Osment, Jason Earles e Mitchel Musso

Depois do filme-concerto "Hannah Montana e Miley Cyrus: O Melhor dos Dois Mundos" estreado no ano passado, Miley Cyrus regressa agora com o filme da sua vida. Miley é a adolescente prodígio que, aos 14 anos, se transformou num fenómeno planetário com a série infanto-juvenil "Hannah Montana", do Disney Channel. Mas ela é, acima de tudo, uma jovem igual a todas as outras e, por essa razão, quando a popularidade da sua personagem "Hannah" torna quase impossível uma vida normal, o pai (o cantor de música country Billy Ray Cyrus) resolve trazê-la de volta a casa para que tenha uma nova perspectiva do que é importante na sua vida. E é em casa, no Crowley Corners, Tennessee, que uma grande aventura acontece, com muita emoção, alegria e algum romance à mistura.


De Profundis (De Profundis)

Ano: 2007
Realização: Miguelanxo Prado
Argumento: Miguelanxo Prado
Género: Animação

Longa-metragem de animação com base em pinturas a óleo, narra a história de uma jovem mulher violoncelista que vive numa casa junto à praia, esperando pelo seu amor, um pintor apaixonado pelo mar que foi procurar os mistérios das profundezas. Em complemento a curta, também de animação, "A Maior Flor do Mundo", de Juan Pablo Etcheverry, baseada num conto infantil escrito há 30 anos, por José Saramago.

Sem comentários:

Enviar um comentário