terça-feira, 29 de setembro de 2009

Pedro Almodóvar & As Mulheres

Se há figura proeminente na filmografia de Pedro Almodóvar ela é a Mulher. É com ela que se sente mais à vontade, que domina os seus filmes, que integra uma relação simbiótica com o seu argumento, que domina toda a cena, que é uma força por si só.

Para o realizador e argumentista, se as mulheres existem foi para serem tornadas filme. Para serem exploradas em múltiplas perspectivas e olhares camaleónicos. Almodóvar sente-se melhor na pele da mulher, uma espécie de relação cerebral e física, sem a componente sexual, é um consumo próprio, é uma fusão quase perfeita.

E como tal, Pedro Almodóvar tem, ao longo de toda a sua filmografia as suas chicas, as suas mulheres-fetiche. Quem são elas?

Carmen Maura, Julieta Serrano, Rossy de Palma, Cecilia Roth, Marisa Paredes e Penélope Cruz são as principais. As que impulsionam as histórias do cineasta. São elas que fazem o Cinema de Almodóvar: impetuosas, garridas, camaleónicas, fortes, dominadoras, humanas e complexas. São elas que tornam o Cinema de Almodóvar completo e é também o seu Cinema que as torna maiores. As mulheres de Almodóvar são mais mulheres nas suas mãos.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgofzTcwOr7cVkemvviAvU2Hjrn-PjDBZv7dAWj_6VDz9Y_HNJEhM4rwnYHzz95i1iwgYxW962-ElYcSNuX2VxrfR5M-BT8ydKMcQO-ZkRM107A4aXe05rUTSpK7DqlzZHuhDUQMHv-mhII/s400/sjff_03_img1216.jpg
Carmen Maura


Rossy de Palma (ao centro)


Julieta Serrano


Marisa Paredes


Cecilia Roth


Penélope Cruz

2 comentários:

  1. Uma bela homenagem a todas estas mulheres que acompanham Almodóvar desde há muito. Todas elas talentosas e charmosas, cada uma à sua maneira. Se o realizador tem dissecado ao máximo o que cada uma delas pode dar pelo seu cinema, também elas têm outro estatuto por estarem no rol de actrizes requesitadas pelo espanhol.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Red Dust,
    Tens toda a razão e ficaram ainda muitas por falar. Almodóvar tem um talento especial para dirigir estas mulheres. Por exemplo, Penélope é mais genuína quando está com ele...

    ResponderEliminar