quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Fantasporto 2010: Novidades (III)

Continuamos com a divulgação da programação para o Fantasporto 2010 com início a 26 de Fevereiro e término a 06 Março de 2010.


L'uomo che ama (2008), de Maria Sole Tognazzi

Estreado no Rome Film Festival, em inglês recebeu o título de The Man Who Loves. Maria Sole Tognazzi segue os passos do pai realizador e da mãe actriz e cria a sua primeira longa-metragem, uma história de amor melodramática que explora a temática dos metrossexuais e das influências gay na cultura heterossexual. Monica Bellucci é uma das principais atracções do elenco.



Salvage (2009), de Lawrence Gough
Mais um produto da vaga de cinema de terror britânico que já foi exibido em locais como o Edinburgh International Film Festival ou a 33.ª Mostra de Cinema Internacional de São Paulo. Quando um recipiente de conteúdo não identificado vindo do mar aporta num beco sem saída em Inglaterra, os moradores mergulham num horripilante mundo de violência, terror e paranóia. Enquanto os militares decretam quarentena, uma mãe solteira deve superar todas as dificuldades para salvar a sua filha.



Ward No. 6 (2009), de Aleksandr Gornovsky e Karen Shakhnazarov

Candidato da Rússia às nomeações para os Globos de Ouro e Óscares 2010 na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, Ward No. 6 baseia-se num misterioso e perturbador conto de Tchecov, numa pessimista e alternativa obra sobre os valores da vida. A história situa-se em torno de um médico num hospital psiquiátrico, que acaba por se tornar paciente.



The Descent: Part 2 (2009), de Jon Harris

Em 2005, Neil Marshall surpreendia com uma aclamada obra de terror britânico e que se tornou numa referência para muitos fãs do género: The Descent. Desta vez chega ao Fantasporto 2010, a sequela do filme realizada por Jon Harris (responsável pela montagem de The Descent e Eden Lake) e o argumento ficará a cargo de J Blakeson (Pitch Perfect) e James McCarthy. Em A Descida 2 regressamos à caverna com uma equipa de busca responsável por salvar quem ficou preso lá dentro, prometendo algumas respostas às perguntas que ficaram em aberto na primeira parte.



T.M.A. (2009), de Juraj Herz

Da República Checa, chega um misterioso thriller repleto de enigmas, sexo e acontecimentos sobrenaturais, mas foca-se sobretudo na luta de um homem contra a escuridão na sua vida. Numa tentativa de tornar a sua vida menos superficial, um homem muda-se para a casa da sua infância, mas acaba por ter de a deixar devido a bizarros acontecimentos.


Brevemente seguir-se-ão mais filmes previstos para o Fantasporto 2010.

Cenas Memoráveis do Cinema (V)


When Harry Met Sally... (1989), de Rob Reiner

Um clássico do Cinema. A cena final que decorre precisamente na passagem de ano, tudo para que o Split Screen possa desejar a todos os leitores, um excelente Ano Novo!

London Film Critics Awards: Os Nomeados



Há quase duas semanas atrás foram anunciados os nomeados dos London Film Critics Awards. An Education lidera com sete nomeações.

Filme do Ano
  • Avatar
  • The Hurt Locker
  • A Prophet
  • The White Ribbon
  • Up in the Air

Filme Britânico do Ano

  • Bright Star
  • An Education
  • Fish Tank
  • In the Loop
  • Moon
Filme Estrangeiro do Ano
  • The Class (França)
  • Katyn (Polónia)
  • Let the Right One In (Suécia)
  • A Prophet (França)
  • The White Ribbon (Alemanha)

Realizador do Ano

  • Jacques Audiard – A Prophet
  • Kathryn Bigelow – The Hurt Locker
  • James Cameron – Avatar
  • Michael Haneke – The White Ribbon
  • Jason Reitman – Up in the Air

Realizador Britânico do Ano

  • Andrea Arnold – Fish Tank
  • Armando Iannucci – In the Loop
  • Duncan Jones – Moon
  • Kevin Macdonald – State of Play
  • Sam Taylor-Wood – Nowhere Boy

Actor do Ano

  • Jeff Bridges – Crazy Heart
  • George Clooney – Up in the Air
  • Tahar Rahim – A Prophet
  • Michael Stuhlbarg – A Serious Man
  • Christoph Waltz – Inglourious Basterds

Actriz do Ano

  • Abbie Cornish – Bright Star
  • Vera Farmiga – Up in the Air
  • Mo’Nique – Precious
  • Carey Mulligan – An Education
  • Meryl Streep – Julie & Julia

Actor Britânico do Ano

  • Peter Capaldi – In the Loop
  • Colin Firth – A Single Man
  • Tom Hardy – Bronson
  • Christian MacKay – Me and Orson Welles
  • Andy Serkis – Sex & Drugs & Rock & Roll

Actriz Britânica do Ano

  • Emily Blunt – The Young Victoria
  • Helen Mirren – The Last Station
  • Carey Mulligan – An Education
  • Katie Jarvis – Fish Tank
  • Kristin Scott Thomas – Nowhere Boy

Actor Secundário Britânico do Ano

  • Michael Fassbender – Fish Tank
  • John Hurt – 44 Inch Chest
  • Jason Isaacs – Good
  • Alfred Molina – An Education
  • Timothy Spall – The Damned United
Actriz Secundária Britânica do Ano
  • Emily Blunt – Sunshine Cleaning
  • Anne-Marie Duff – Nowhere Boy
  • Rosamund Pike – An Education
  • Kierston Wareing – Fish Tank
  • Olivia Williams – An Education

Argumentista do Ano

  • Jesse Armstrong, Simon Blackwell, Armando Iannucci & Tony Roche – In the Loop
  • Thomas Bidegain & Jacques Audiard – A Prophet
  • Joel & Ethan Coen – A Serious Man
  • Michael Haneke – The White Ribbon
  • Nick Hornby – An Education

Jovem Revelação Britânica do Ano

  • Katie Jarvis – Fish Tank
  • Aaron Johnson – Nowhere Boy and Dummy
  • George MacKay – The Boys Are Back
  • Bill Milner – Is Anybody There? and Sex & Drugs & Rock & Roll
  • Saoirse Ronan – The Lovely Bones

Cineasta Britânico Revelação do Ano

  • Daniel Barber – Harry Brown
  • Armando Ianucci – In the Loop
  • Duncan Jones – Moon
  • Peter Strickland – Katalin Varga
  • Sam Taylor-Wood – Nowhere Boy

Prémio Excelência

  • Quentin Tarantino

30.º aniversário: Melhores Vencedores desde 1980
1. Apocalypse Now (Francis Ford Coppola, 1980)
2. Schindler’s List (Steven Spielberg, 1994)
3. The Lives of Others (Florian Henckel von Donnersmarck, 2007)
4. Unforgiven (Clint Eastwood, 1992)
5. Brokeback Mountain (Ang Lee, 2005)
6. Cinema Paradiso (Giuseppe Tornatore, 1990)
7. L.A. Confidential (Curtis Hanson, 1997)
8. Fargo (Joel Coen, 1996)
9. Distant Voices, Still Lives (Terence Davies, 1989)
10. The King of Comedy (Martin Scorsese, 1983)

Os tops 10 dos críticos - 2009 (II)


As listas cinematográficas de fim de ano sucedem-se em catadupa e também os críticos de cinema indicam os seus preferidos da área em 2009.

A.O. Scott (The New York Times) - Top do ano 2009
  • Where the Wild Things Are
  • The Hurt Locker/In the Loop
  • Summer Hours/Of Time and the City
  • Up in the Air/Funny People
  • Bright Star/Medicine for Melancholy
  • Precious/Coraline
  • Avatar/District 9
  • A Serious Man/Anvil: The Story of Anvil
  • Goodbye, Solo/Sugar
  • Gomorrah/The Baader Meinhof Complex

Manohla Dargis (The New York Times) - Top do ano 2009
  • Gomorrah
  • Tulpan
  • Summer Hours
  • The Hurt Locker
  • The Beaches of Agnes
  • Public Enemies
  • Beeswax
  • Ponyo
  • The Informant!
  • Where the Wild Things Are
  • Fantastic Mr. Fox
  • The Sun
  • Avatar

Stephen Holden (The New York Times) - Top do ano 2009
  • Up in the Air
  • The White Ribbon
  • Still Walking
  • The Messenger
  • 35 Shots of Rum
  • The Hurt Locker
  • The Headless Woman
  • An Education
  • Summer Hours
  • Disgrace

Lisa Schwarzbaum (Entertainment Weekly) - Top 10 do ano 2009

  • The Hurt Locker
  • Up
  • Coraline
  • Up in the Air
  • Where the Wild Things Are
  • Fantastic Mr. Fox
  • A Serious Man
  • Big Fan
  • District 9
  • Everlasting Moments

Owen Gleiberman (Entertainment Weekly) - Top 10 do ano 2009

  • Up in the Air
  • Inglourious Basterds
  • Precious
  • I Love You Man
  • Food Inc
  • 500 Days of Summer
  • Fantastic Mr. Fox
  • Girlfriend Experience
  • Hurt Locker
  • Adventureland
Lou Lumenick (New York Post)
  • Up in the Air
  • Up
  • A Serious Man
  • Inglourious Basterds
  • Avatar
  • Invictus
  • Precious
  • Fantastic Mr. Fox
  • In the Loop
  • Ponyo

Kyle Smith (New York Post)

  • Inglourious Basterds
  • Up
  • Fantastic Mr. Fox
  • Watchmen
  • Funny People
  • Up in the Air
  • An Education
  • In the Loop
  • Of Time and the City
  • Shall We Kiss?

Clique aqui para ver as outras listas


Richard Roper (Chicago Sun-Times)
  • Brothers
  • Up in the Air
  • The Hurt Locker
  • (500) Days of Summer
  • Inglourious Basterds
  • Up
  • Avatar
  • Adventureland
  • An Education
  • The Informant!

Roger Ebert (Chicago Sun-Times) - Top 10 Mainstream
2009
  • Bad Lieutenant
  • Crazy Heart
  • An Education
  • The Hurt Locker
  • Inglourious Basterds
  • Knowing
  • Precious
  • A Serious Man
  • Up in the Air
  • The White Ribbon
  • Avatar (Prémio Especial do Júri)
Roger Ebert (Chicago Sun-Times) - Top 10 Independente 2009
  • Departures
  • Disgrace
  • Everlasting Moments
  • Goodbye Solo
  • Julia
  • Silent Light
  • Sin Nombre
  • Skin
  • Trucker
  • You, the Living
Roger Ebert (Chicago Sun-Times) - Top Filmes Estrangeiros 2009
  • Broken Embraces (Espanha)
  • The Class (França)
  • Coco Before Chanel (França)
  • Gomorrah (Itália)
  • Lorna's Silence (Bélgica)
  • Munyurangabo (Ruanda)
  • O'Horton (Noruega)
  • Paris (França)
  • Police, Adjective (Roménia)
  • Revanche (Áustria)
  • Séraphine (França)
  • Still Walking (Japão)
  • Summer Hours (França)
  • Tokyo Sonata (Japão)
  • Tulpan (Cazaquistão)

Roger Ebert (Chicago Sun-Times) - Top Filmes de Animação 2009
  • A Christmas Carol
  • Caroline
  • The Fantastic Mr. Fox
  • Sita Sings the Blues
  • 9
  • Ice Age: The Dawn of the Dinosaurs
  • Ponyo
  • The Princess and the Frog
  • Up
  • Waltz with Bashir

Roger Ebert (Chicago Sun-Times) - Top Documentários 2009
  • Anvil! The Story of Anvil
  • The Beaches of Agnès
  • Collapse
  • Food, Inc
  • Must Read After My Death
  • Of Time and the City
  • The September Issue
  • Tyson
  • We Live in Public
  • What's the Matter with Kansas?

Kirk Honeycutt (The Hollywood Reporter)

  • The White Ribbon
  • Up
  • Precious
  • The Hurt Locker
  • District 9
  • Avatar
  • The Cove
  • In the Loop
  • A Serious Man
  • Up in the Air

Sheri Linden (The Hollywood Reporter)

  • The White Ribbon
  • District 9
  • Police, Adjective
  • Summer Hours
  • Bright Star
  • Fantastic Mr. Fox
  • Big Fan
  • Of Time and the City
  • The Cove
  • Up

Ray Bennett (The Hollywood Reporter)

  • Up in the Air
  • The Hurt Locker
  • Tulpan
  • Bright Star
  • Moon
  • Summer Hours
  • Up
  • Star Trek
  • Broken Embraces
  • Avatar

Michael Rechtshaffen (The Hollywood Reporter)

  • Up in the Air
  • The Hurt Locker
  • Up
  • An Education
  • Everlasting Moments
  • Coraline
  • The Cove
  • Broken Embraces
  • The Hangover
  • Avatar

Stephen Farber (The Hollywood Reporter)

  • Up in the Air
  • The Last Station
  • The Hurt Locker
  • Precious
  • The Cove
  • The Princess and the Frog
  • My One and Only
  • Lemon Tree
  • Adam
  • Seraphine

Frank Scheck (The Hollywood Reporter)

  • Up in the Air
  • The Hurt Locker
  • Precious
  • Up
  • Inglourious Basterds
  • A Single Man
  • (500) Days of Summer
  • Invictus
  • The Messenger
  • The Last Station
Kenneth Turan (LA Times)
  • Bright Star/The Hurt Locker
  • An Education
  • Avatar
  • Children of Sundance
  • The Imaginarium of Doctor Parnassus
  • Julie & Julia
  • Music and Sports Docs
  • Up
  • Up in the Air

Film Comment


  • The Hurt Locker
  • The Headless Woman
  • Summer Hours
  • 35 Shots of Rum
  • Fantastic Mr. Fox
  • Police, Adjective
  • Inglourious Basterds
  • A Serious Man
  • The Beaches of Agnès
  • Lorna’s Silence

Village Voice
  • The Hurt Locker
  • Summer Hours
  • A Serious Man
  • Inglourious Basterds
  • 35 Shots of Rum
  • The Headless Woman
  • Police, Adjective
  • Fantastic Mr. Fox
  • Two Lovers
  • Up

Houston Film Critics Awards: Os Vencedores



"Houston, we have a problem". Afinal não, são apenas os vencedores dos Houston Film Critics Awards:

Melhor Filme
  • The Hurt Locker

Melhor Realizador
  • Kathryn Bigelow por The Hurt Locker

Melhor Actor
  • George Clooney em Up in the Air

Melhor Actriz
  • Carey Mulligan em An Education

Melhor Actor Secundário
  • Christoph Waltz em Inglourious Basterds

Melhor Actriz Secundária
  • Anna Kendrick em Up in the Air

Melhor Filme de Animação
  • Up

Melhor Fotografia
  • Barry Ackroyd por The Hurt Locker

Melhor Documentário
  • The Cove

Melhor Banda Sonora
  • Michael Giacchino por Up

Melhor Canção Original
  • Petey’s Song por Jarvis Cocker, Wes Anderson & Noah Baumbach de The Fantastic Mr. Fox

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Trailer de Solomon Kane e confirmada a presença do realizador Michael J. Bassett no Fantasporto 2010

Solomon Kane, o filme de abertura do Fantasporto 2010, recebeu um novo trailer, featurettes e clipes de vídeo:



Mário Dorminsky, organizador do festival Fantasporto, divulgou ainda há pouco no seu Facebook que o realizador Michael J. Bassett estará presente na abertura oficial do Fantasporto 2010. O festival decorrerá de 26 de Fevereiro a 06 Março de 2010.

Estreias de 31 de Dezembro'09: Un prophète, The Private Lives of Pippa Lee e Old Dogs

A partir de amanhã, dia 31 de Dezembro, nas salas de cinema do país, pode contar com as seguintes estreias:Justificar completamente
Destaques:

Um Profeta (Un prophète)

Ano: 2009
Género: Drama, Crime
Elenco: Tahar Rahim, Niels Arestrup e Adel Bencherif

Malik El Djebena (Tahar Rahim), de 19 anos, é um pequeno delinquente que se vê condenado a seis anos numa prisão francesa. Árabe, analfabeto, de aparência frágil e desprotegida, Malik apenas pensa em sobreviver à violência de uma prisão dominada por César Luciani (Niels Arestrup), o líder de um poderoso gang corso.Mas os seis anos de cativeiro transformarão Malik: através da criação de laços, negócios e traições com o resto dos encarcerados, o jovem vai construindo uma nova identidade - a de chefe de uma nova organização criminosa. O filme de Jacques Audiard ("De Tanto Bater o Meu Coração Parou", "Nos Meus Lábios" e "Um Herói Muito discreto") ganhou o Grande Prémio do Júri do Festival de Cannes de 2009 e é o candidato francês ao Óscar de melhor filme estrangeiro.



Outras sugestões:

As Vidas Privadas de Pippa Lee (The Private Lives of Pippa Lee)

Ano: 2009
Realização: Rebecca Miller
Argumento: Rebecca Miller
Género: Drama

Pippa Lee (Robin Wright Penn) é uma mulher de 40 anos cuja vida tem sido um exemplo para todos os que a rodeiam. Até que Herb (Alan Arkin), o seu marido, decide que têm de abandonar a cidade de Nova Iorque e ir viver para os subúrbios. A partir daí, a vida de Pippa entra numa espiral difícil de controlar que quase a levará a um esgotamento nervoso. Porém, será essa mesma torrente de sentimentos que a levará a encontrar-se com o passado, o presente e o futuro. Chegou o momento de abrir a sua alma, curar algumas feridas e fazer um brinde à transformação. Um filme da escritora e realizadora Rebecca Miller, ainda com Alan Arkin, Blake Lively, Keanu Reeves, Maria Bello, Julianne Moore e Monica Bellucci.


Duas Amas de Gravata (Old Dogs)

Ano: 2009
Realização: Walt Becker
Argumento: David Diamond e David Weissman
Género: Comédia

Dan (Robin Williams) e Charlie (John Travolta) são dois velhos camaradas, na vida e nos negócios. Dan é divorciado e não tem o mínimo jeito para crianças; Charlie é um sedutor nato, muito divertido e sempre pronto para mais uma aventura. No dia em que estão ambos a fechar o negócio das suas vidas com uma grande empresa japonesa, Dan descobre que terá outro trabalho a tempo inteiro durante duas longas semanas: cuidar de Zach (Conner Rayburn) e Emily (Ella Bleu Travolta, filha de John Travolta), os seus filhos gémeos. Agora, ele e o amigo vão ser literalmente empurrados para a difícil tarefa de ama-seca de dois diabretes de sete anos. As coisas tendem a complicar-se e eles terão de encontrar uma solução para cada problema.

Screen Actors Guild Awards: Os Nomeados



Embora já tenham sido divulgados há algum tempo, ainda não tínhamos tido oportunidade de divulgar os nomeados dos Screen Actors Guild Awards, importante prémio promovido pelo sindicato dos actores americanos.

CINEMA

Melhor Elenco
  • An Education
  • The Hurt Locker
  • Inglourious Basterds
  • Nine
  • Precious

Melhor Actriz

  • Sandra Bullock, The Blind Side
  • Helen Mirren, The Last Station
  • Carey Mulligan, An Education
  • Gabby Sidibe, Precious
  • Meryl Streep, Julie & Julia

Melhor Actor

  • Jeff Bridges, Crazy Heart
  • George Clooney, Up in the Air
  • Colin Firth, A Single Man
  • Morgan Freeman, Invictus
  • Jeremy Renner, The Hurt Locker

Melhor Actor Secundário

  • Matt Damon, Invictus
  • Woody Harrelson, The Messenger
  • Christopher Plummer, The Last Station
  • Stanley Tucci, The Lovely Bones
  • Christoph Waltz, Inglourious Basterds

Melhor Actriz Secundária

  • Penelope Cruz, Nine
  • Vera Farmiga, Up in the Air
  • Anna Kendrick, Up in the Air
  • Diane Kruger, Inglourious Basterds
  • Mo’Nique, Precious

Melhor Elenco num desempenho de Acção

  • Public Enemies
  • Star Trek
  • Transformers: Revenge of the Fallen
TELEVISÃO

Melhor Actor (Drama)
  • Simon Baker, The Mentalist
  • Brian Cranston, Breaking Bad
  • Michael C. Hall, Dexter
  • John Hamm, Mad Men
  • Hugh Laurie, House

Melhor Actriz (Drama)

  • Patricia Arquette, Medium
  • Glenn Close, Damages
  • Mariska Hargitay, Law & Order SVU
  • Holly Hunter, Saving Grace
  • Julianna Margulies, The Good Wife
  • Kyra Sedgwick, The Closer

Melhor Elenco (Drama)

  • The Closer
  • Dexter
  • The Good Wife
  • Man Men
  • True Blood

Melhor Actriz (Comédia)

  • Christina Applegate, Samantha Who
  • Toni Collette, United States of Tara
  • Edie Falco, Nurse Jackie
  • Tina Fey, 30 Rock
  • Julia Louis Dreyfuss, The New Adventures of Old Christine

Melhor Actor Secundário (Comédia)

  • Alec Baldwin, 30 Rock
  • Steve Carell, The Office
  • Larry David, Curb Your Enthusiasm
  • Tony Shaloub, Monk
  • Charlie Sheen, Two and a Half Men

Melhor Elenco (Comédia)

  • 30 Rock
  • Curb
  • Glee
  • Modern Family
  • The Office

Melhor Actor num telefilme ou mini-série

  • Kevin Bacon, Taking Chance
  • Cuba Gooding, Jr., Gifted Hands
  • Jeremy Irons, Georgia O’Keefe
  • Kevin Kline, Cyrano de Bergerac
  • Tom Wilkinson, A Number

Melhor Actriz num telefilme ou mini-série

  • Joan Allen, Georgia O’Keefe
  • Drew Barrymore, Grey Gardens
  • Ruby Dee, America
  • Jessica Lange, Grey Gardens
  • Sigourney Weaver, Prayers for Bobby

Sequela de Avatar



Em face das críticas bastante consensuais e das receitas de bilheteira elevadas, obviamente que já se fala numa sequela de Avatar. James Cameron já revelou que a sua verdadeira intenção é criar uma trilogia de forma a explorar mais o mundo de Pandora.

Em entrevista ao LA Times, o realizador referiu que pretende explorar outras luas do Planeta Polifemo (em cuja órbita se encontra Pandora) e outros ambientes do Sistema Alfa Centauro. Referiu ainda que, em vista de todo o dinheiro e energia gastos para desenvolver a tecnologia necessária para o filme, faz mais sentido pensar em Avatar como um franchise ou uma saga.

Curiosamente o produtor Jon Landau sugeriu à revista francesa Le Film uma abordagem diferente para as sequelas: se em Avatar abordaram a superfície de Pandora, resta agora explorar seu interior. Esta afirmação faz especular sobre uma possível exploração dos ecossistemas aquáticos e subterrâneos de Pandora.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Keira Knightley, Michael Fassbender e Christoph Waltz trabalham em conjunto com David Cronenberg



Há uns dias atrás, o Facebook da empresa australiana Hopscotch Films anunciou que Keira Knightley (Atonement), Michael Fassbender (Inglourious Basterds) e Christoph Waltz (Inglourious Basterds) estarão no mesmo elenco de uma produção de David Cronenberg.

O cineasta realizará The Talking Cure, adaptado de uma peça de teatro homónima, situada no início século XX, sobre Sigmund Freud e Carl Jung, os pais da psicanálise, e a relação deles com a jovem russa Sabina Spielrein, conhecida como a sua primeira paciente.

The Talking Cure deverá estrear em 2011.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Box Office Portugal - Avatar em grande (também em Portugal)



Tal como no resto do Mundo, também em Portugal a estrela da semana chega-nos do planeta Pandora. Avatar é (obviamente) o filme mais visto da semana, com uma excelente estreia.

Box Office Portugal - Top 10
Semana de 17 de Dezembro a 23 de Dezembro de 2009


A estreia de Avatar em Portugal trouxe dividendos à CLMC - Multimédia. Em 107 salas de cinema, o filme rendeu 1.186.227,98€ com apenas 7 dias de exibição. O filme foi visto por 209.637 portugueses, o que o torna na terceira maior estreia em Portugal em 2009. À sua frente está a estreia de A Saga Twilight: Lua Nova, com 292.632, em apenas 97 salas de cinema. Em segundo lugar, temos Harry Potter e o Príncipe Misterioso (232.617 espectadores), enquanto que o quarto lugar pertence a A Idade do Gelo 3: Despertar dos Dinossauros (188.217 espectadores), seguido de 2012 (184.816 espectadores), Anjos e Demónios (165.487 espectadores), Transformers: A Retaliação (127.992 espectadores) e Velozes e Furiosos (114.711 espectadores).



Com as férias de Natal, a animação Planeta 51 sobe para a segunda posição e acaba por ser vista por 45.346 pessoas. Tal tendência verifica-se também com Artur e a Vingança de Maltazard, que com uma estreia no quarto lugar, sobe agora para terceiro com 44.258 espectadores. Já a comédia Terapia para Casais desce uma posição, juntando mais 34.044 espectadores, o que significa que a sua descida foi residual.

O recordista A Saga Twilight: Lua Nova e anterior líder da tabela tem assim uma grande queda: perde cinco posições, mas mesmo assim consegue uns bons 33.358 espectadores. O filme português Uma Aventura na Casa Assombrada sobe ainda um lugar e também em número de espectadores: 25.836.

2012 encontra-se agora no sétimo lugar, seguido de Ágora. A tabela dos mais vistos da semana encerra com a presença de Actividade Paranormal e Bem Vindo à Zombieland, que subiu à décima posição.

New York, I Love You; por Carlos Antunes

http://peliculas.labutaca.net/wp-content/uploads/2009/10/new-york-i-love-you-cartel.jpg

Título original:
New York, I Love You
Realização: Mira Nair, Natalie Portman, Brett Ratner, Joshua Marston, Shekhar Kapur, Wen Jiang, Shunji Iwai, Allen Hughes, Yvan Attal e Fatih Akin
Elenco: Bradley Cooper, Shia LaBeouf, Blake Lively, Natalie Portman, Christina Ricci, Robin Wright Penn, Eva Amurri, Hayden Christensen, Orlando Bloom e Ethan Hawke

New York, I Love You quer mostrar a cidade como um local de magia, encontros, enganos, entedimentos, pluralidade, risos, irritações, descobertas e fantasmagorias.
Uma cidade global, o mundo reduzido a uns quarteirões que nunca dormem e onde tudo é, portanto, possível, não importa em que ponto da cidade se esteja.
Quer mostrar uma cidade onde todas as hipóteses são válidas se nos dispusermos a olhá-las e tomá-las por nós mesmos.

http://www.filmofilia.com/wp-content/uploads/2008/04/shia_labeouf.jpg

O problema de tudo isto é que estas histórias poderiam estar a passar-se em qualquer lugar da América. Pior ainda, em qualquer outra cidade do mundo.
São histórias que em alguns casos até têm alma, mas que numa declaração de amor a uma cidade parecem habitá-la como alienados sem um lugar a que chamar seu.
Que sentido fazem então aqui?
Não fosse pelos interlúdios passados nos táxis nova iorquinos e nem se sentiria que estávamos na cidade.

http://www.collider.com/uploads/imageGallery/New_York_I_Love_You/new_york_i_love_you_movie_image_natalie_portman.jpg

Esses interlúdios são o melhor do filme, com aquela ideia de casualidade e encontro - serendipidade será o termo mais acertado e global - que só Nova Iorque parece ter.
O problema é que os interlúdios não chegam a agregar o restante, pequenos pedaços de ficções dispersos uns dos outros, incapazes de criarem uma outra visão da cidade.
Cada um dos realizadores filmou o que quis, fechando-se sobre a sua própria história, não permitindo que os espaços e a vida se infiltrassem.
Sem esses espaços comuns, como poderiam as histórias tocar-se senão artificialmente?
New York, I Love You tem alguns momentos interessantes, curtas-metragens que por si só poderiam ter interesse, mas é no total um puzzle descuidadamente montado que não nos dá uma imagem final distinguível.



http://blog.digitalcontentproducer.com/briefingroom/wp-content/uploads/2009/03/new-york-i-love-you-title.jpg

Utah Film Critics Association: Os Vencedores



No Utah a preferência caiu sobre Up in the Air. Na categoria de Melhor Filme de Animação o preferido é Fantastic Mr. Fox, que acaba também por vencer como Melhor Argumento.

Melhor Filme
  • Up in The Air
  • Vice-campeões: The Hurt Locker & Inglourious Basterds

Melhor Realizador
  • Jason Reitman por Up in The Air
  • Vice-campeão: John Hillcoat por The Road

Melhor Actor
  • Viggo Mortensen em The Road
  • Vice-campeão: Jeremy Renner em The Hurt Locker

Melhor Actriz

  • Carey Mulligan em An Education
  • Vice-campeã: Maya Rudolph em Away We Go

Melhor Actor Secundário

  • Christian McKay em Me and Orson Welles
  • Vice-campeão: Christoph Waltz em Inglourious Basterds

Melhor Actriz Secundária

  • Mo’Nique em Precious: Based on the Novel ‘Push’ by Sapphire
  • Vice-campeã: Anna Kendrick em Up in the Air

Melhor Argumento

  • Wes Anderson e Noah Baumbach por Fantastic Mr. Fox
  • Vice-campeões: Scott Neustadter e Michael H. Weber por (500) Days of Summer & Quentin Tarantino por Inglourious Basterds

Melhor Filme de Animação

  • Fantastic Mr. Fox
  • Vice-campeão: Up

Melhor Documentário

  • The Cove
  • Vice-campeão: Anvil! The Story of Anvil

Melhor Filme Estrangeiro

  • Thirst (Coreia do Sul)
  • Vice-campeão: Sin Nombre (México)

Detroit Film Critics Society: Os Vencedores



Depois de termos anunciado os nomeados, eis os vencedores dos Detroit Film Critics Society, que não tiveram medo de ser arrojados:

Melhor Filme

  • Up

Melhor Realizador

  • Pete Docter, Up

Melhor Actor

  • Colin Firth, A Single Man

Melhor Actriz

  • Gabourey Sidibe, Precious

Melhor Actor Secundário

  • Christoph Waltz, Inglourious Basterds

Melhor Actriz Secundária

  • Mo’Nique, Precious

Melhor Elenco

  • The Hangover

Desempenho Revelação

  • Gabourey Sidibe, Precious

Box Office EUA - Grande fim-de-semana!



Na sua segunda semana de exibição Avatar continua na liderança das bilheteiras americanas, mas acaba por ser ameaçado por Sherlock Holmes.

Fim-de-semana de 18 de Dezembro a 20 de Dezembro
Esta semana, Avatar ultrapassa a barreira dos 200 milhões de dólares nos Estados Unidos e 400 milhões de dólares no resto do Mundo. Embora o seu decréscimo esta semana não tenha sido significativo, as receitas têm sido inferiores às previstas pelos analistas. O filme arrisca-se assim a cobrir apenas os custos de produção.

Em segundo lugar, estreou Sherlock Holmes facturando $65.4M, naquele que é o maior sucesso de bilheteira de Guy Ritchie. O filme Alvin and the Chipmunks: The Squeakquel tem também um excelente resultado: 50.2 milhões de dólares este fim-de-semana, acumulando $77.1M desde a sua estreia. A comédia It's Complicated, com o trio Meryl Streep, Steve Martin e Alec Baldwin, teve um resultado sólido: 22.1 milhões de dólares para o filme de Nancy Meyers.

Este acabou por ser um óptimo fim-de-semana, onde se quebrou o recorde de melhor fim-de-semana da história. 275 milhões de dólares foram arrecadados, quebrando o recorde anterior . Em 18 de Julho de 2008, The Dark Knight, Mamma Mia! e Hancock facturaram 260,3 milhões de dólares. Sherlock Holmes, Avatar e Alvin and the Chipmunks 2 constam agora na primeira, segunda e quarta posição do ranking de melhor bilheteira no dia de Natal. O filme Meet the Fockers desce assim para o terceiro lugar.

O Delator!, por Carlos Antunes

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Título original:
The Informant!
Realização: Steven Soderbergh
Argumento: Scott Z. Burns e Kurt Eichenwald
Elenco: Matt Damon, Lucas McHugh Carroll, Eddie Jemison e Thomas F. Wilson

A comédia humana está ao seu melhor nível em O Delator! à medida que um importante executivo inicia a denúncia da sua própria empresa com a ideia fixa de sobrar como paladino da verdade e ascender ao topo da hierarquia.
À medida que a sua denúncia se torna numa espiral de mentiras e meias-verdades que ninguém consegue seguir.
À medida que vai roubando milhões à sua própria empresa enquanto trabalha com o FBI mas continua a julgar-se o paladino da sua empresa.

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Mark Whitacre - interpretado de forma soberba por Matt Damon - é um poço sem fundo de contradições.
Os seus desejos tornam-se na motivação das suas mais bizarras movimentações que ele própria acaba por ir desvendando, camada a camada.
Ele que nos momentos mais inconvenientes revela que não tem vindo a dizer toda a verdade, tem uma vontade de ser o homem necessário a cada momento, seja para a sua família, para a sua empresa ou para o FBI.
Ele é uma pessoa normal numa situação acima das suas expectativas. Mas depois de se ver lá, é ele próprio a manter essa situação, enrodilhando-se numa teia de crescente e bizarro protagonismo.
Daí que o seu próprio comportamento para o caso seja tão titubeante, deixando perplexos e surpresos os seus próprios advogados ou os agentes do FBI que com ele trabalham.

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Como pode um homem fazer tudo isto senão estando perdido de si mesmo?
Uma das demonstrações magistrais disso mesmo é o plano mental que se vai revelando lado a lado com o lado conspirativo da questão.
A sua mente vagueia por todo o género de ideias descabidas, sem linha de conexão.
Depois de aceder a usar um microfone, tudo o que lhe ocorre é as informações que viu num programa de televisão sobre macacos, como se no momento imediatamente anterior não fosse ele quem estivesse ali.
Ele próprio tem uma ideia para uma série de televisão que acaba por descrever a sua aparentemente louca complexidade interna, a de um homem que telefone para casa onde é atendido por si mesmo e que passará a série toda a tentar apanhar-se a si mesmo.
O problema é que Whitacre está no percurso inverso e, por força das circunstância (algumas criadas por si), está antes a separar-se em mais e mais ocorrências de si próprio.

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Soderbergh filmou este filme sem ceder a um género específico mas aproveitando para misturar e retrabalhar vários género numa amálgama que só em mãos como as dele teria sucesso.
Dando ao filme o tom, acrescentando-lhe o género de humor que pontuava as comédias britânicas sobre crime e também o género de comédias que Cary Grant protagonizava nos anos 1940 e contando ainda com Matt Damon para criar um thriller psicanalítico de um homem só, Soderbergh criou um filme inclassificável, distinto de tudo o resto que é feito à sua volta, abrangente e eficaz, que dificilmente não irá ao encontro de todos os géneros de público - se lhe derem uma hipótese para tal.
Para todos aqueles que julgam que Tarantino é o grande conhecedor e revisitador dos inúmeros géneros que o Cinema teve, vale a pena pensar em tudo aquilo que Soderbergh tem feito ao longo da sua carreira, mesmo quando está a testar as possibilidade de futuro.



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Las Vegas Film Critics: Os Vencedores



Em Las Vegas, os críticos de cinema escolhem The Hurt Locker como o seu preferido. Desta vez nem The Lovely Bones é ignorado, acabando por levar 3 prémios para casa.

Melhor Filme
  • The Hurt Locker

Melhor Actor
  • Jeremy Renner em The Hurt Locker

Melhor Actriz
  • Gabourey Sidibe em Precious

Melhor Actor Secundário
  • Christoph Waltz em Inglourious Basterds

Melhor Actriz Secundária
  • Mo'Nique em Precious

Melhor Realizador
  • Kathryn Bigelow por The Hurt Locker

Melhor Argumento
  • Scott Neustadter & Michael H. Weber por (500) Days of Summer

Melhor Fotografia
  • Andrew Lesnie por The Lovely Bones

Melhor Montagem
  • Bob Murawski por The Hurt Locker

Melhor Guarda-Roupa
  • Anna B. Sheppard por Inglourious Basterds

Melhor Direcção Artística
  • Avatar

Melhores Efeitos Visuais
  • Star Trek

Melhor Documentário
  • Anvil! The Story of Anvil

Melhor Filme Estrangeiro
  • Red Cliff (China)

Melhor Canção Original
  • The Weary Kind de Crazy Heart

Melhor Banda Sonora
  • Brian Eno por The Lovely Bones

Melhor Filme Familiar
  • Fantastic Mr. Fox

Melhor Filme de Animação
  • Fantastic Mr. Fox

Melhor Jovem num Filme
  • Saoirse Ronan em The Lovely Bones

Melhor DVD (Embalagem, design e conteúdo)
  • The Wizard of Oz (70th Anniversay Ultimate Edition)

Prémio Carreira
  • Roger Deakins

domingo, 27 de dezembro de 2009

Fantasporto 2010: Novidades (II)

A programação do Fantasporto 2010 tem vindo a ser discretamente divulgada através do Facebook de Mário Dorminsky. Do que já se conhece, há a promessa de bons filmes... aliás, como sempre.


Solomon Kane (2009), de Michael J. Bassett

Eis o filme que será exibido na sessão de abertura do Fantasporto 2010. O filme baseia-se numa personagem de Robert E. Howard, criador de Conan, O Bárbaro. Solomon Kane é um herói puritano, caçador de monstros e outros seres sobrenaturais, no filme é um soldado do século 16 que descobre estar condenado pelas suas acções brutais e cruéis. Assim, acaba por se ver a si mesmo como um redentor, salvando a sua alma e erradicando o mal da Terra. Com um orçamento de 40 milhões de dólares, o filme foi filmado em Praga.



[Rec] 2 (2009), de Jaume Balagueró e Paco Plaza

O Fantasporto 2008 antecipou [REC] como um dos mais consensuais filmes de terror dos últimos anos, acabando por continuarn a estimular a vaga de cinema fantástico vinda de Espanha. O filme acabou por ganhar o certame e o Prémio do Público. Este ano, os espanhóis e Jaume Balagueró e Paco Plaza voltam ao Porto para trazer a sequela do filme. Desta vez, os polícias que estavam do lado de fora do prédio entram para ver o que aconteceu com os que estavam presos no local.



Dead Snow (2009), de Tommy Wirkola

Dead Snow é um filme de terror norueguês bastante aclamado, destaque do Festival de Sundance deste ano e que junta dois elementos que garantirão diversão, com toda a certeza: nazis e zombies. O filme é realizado por Tommy Wirkola e conta a história de oito estudantes de Medicina, que aproveitam as férias da Páscoa nas montanhas perto de Øksfjord. A meio da noite, um viajante que passa pela casa onde estão hospedados, conta-lhes que o local foi outrora ocupado por militares Nazis, durante a Segunda Guerra Mundial. Depois de destruírem por completo a zona, o batalhão sofreu uma forte investida dos cidadãos, expulsando os alemães para terras gélidas, onde morreriam de frio. Ou, assim pensavam em Øksfjord. Mas afinal, a verdade está muito longe disso.



Skjult (2009), de Pål Øie

Mais um filme da vaga de cinema de terror norueguês. Em inglês Hidden e realizado por Pål Øie - um nome nada desconhecido para o cinema fantástico - aborda as memórias dolorosas de Kai Moss. Após a morte da sua mãe, herda a casa da sua infância e regressa 19 anos depois de lá ter saído.



Air Doll (2009), de Hirokazu Koreeda

À secção Orient Express, chega o mais recente filme do japonês Hirokazu Koreeda, realizador de Aruitemo aruitemo (2008) que chegou sob o título Andando e que está ainda em exibição nas nossas salas. Do drama familiar, o realizador passa para a história de amor entre uma boneca insuflável com vida e um empregado de uma loja de jogos de vídeo. Air Doll estreou no Festival de Cannes deste ano, na secção Un Certain Régard.


Brevemente seguir-se-ão mais filmes previstos para o Fantasporto 2010.


Julie e Julia, por Carlos Antunes

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Título original:
Julie & Julia
Realização: Nora Ephron
Argumento: Nora Ephron e Julie Powell
Elenco: Meryl Streep, Amy Adams, Stanley Tucci e Chris Messina

Num filme que transforma a cozinha de instrumento de domínio e restrição das mulheres em símbolo de emancipação e concretização de duas delas, é triste ver como a comida parece tão secundária.
A comida, a confecção, a exaltação dos sentidos que a comida proporciona deveriam ser a verdadeira alma deste filme.
Ao contrário disso, parece mera ilustração de uma forma de estar de duas mulheres que, por mero acaso apenas, coincidiu com o prazer da cozinha.

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As situações culinárias são quase sempre caso de comédia ou despachadas com uma mera garfada.
Uma mera garfada para pratos que levariam várias horas a fazer, uma desconsideração, mas que aponta um dos fundamentais problemas do filme, a sua capacidade para lidar com as acções concretas destas duas mulheres.
Considerando que o filme se baseia em duas histórias verídicas, duas histórias de verdadeira luta e superação, convém perguntar onde se deve sentir isso mesmo.
Será na transformação, quase do dia para a noite, de Julia Child de cozinheira simples em desenvolta chef ou será na aparente mágica - e nunca mostrada - capacidade de Julie em cozinhar uma média de quase duas receitas por dia, depois de ter trabalhado oito horas a atender telefonemas de familiares de vítimas do 11 de Setembro.
É que, sejamos francos, por mais que estas mulheres gostem de cozinhar, muitas das receitas que vislumbramos no filme levariam inúmeras horas a preparar, o que é francamente difícil de conjungar com um trabalho de 8 horas, um blog e um marido a precisar de se alimentar.

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Por falar em maridos, é trágico para as duas personagens centrais que os seus maridos sejam tão delicados e dedicados, tolerantes aos humores e aos caprichos das suas mulheres.
Não constituem contraponto, o que seria essencial para ter estas mulheres como verdadeiros modelos, como verdadeiros ícones - ainda que a dimensões diferentes.
Eles limitam-se, mesmo no momento em que as contrariam, a fazerem o que é melhor para elas.
Eu sei que os homens não são essenciais aqui, mas seria bom que as mulheres não fossem as únicas a terem substância.

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Não estou, contudo, a dizer que o filme é mau. Apenas insuficiente - ou, se calhar, insuficiente para um público generalizado, sendo provavelmente um valor seguro para algum público feminino.
As interpretações de Amy Adams e Meryl Streep são duas verdadeiras bençãos para este filme.
A primeira mantém o encanto que lhe permite salvar qualquer personagem por mais que nos pareça que fora das mãos dela seria uma mulher comum e desinteressante.
A segunda faz-nos crer numa personagem com imensa facilidade. A sua composição é graciosa para com uma personagem que deveria ser, afinal, um pouco irritante na vida real.
Para cada uma delas a realizadora guarda ainda diversos momentos muito bem urdidos, momentos com uma veia cómica apurada.
São os pesos que verdadeiramente contrabalançam o resultado final do filme.

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Só que, mesmo assim, é quando o filme termina que surge um momento que rasga com o idílio destas personagens, com Julia e insultar o projecto de Julie, sem que esta perca a sua devoção à autora.
É um vislumbre de uma mulher que, mesmo tendo tornado popular - senão mesmo comum - a elite culinária de França, pareceu ao longo de todo o filme desejosa de um reconhecimento a toda a prova, fosse pelo seu diploma, fosse pela publicação do seu livro. Não só que buscava esse reconhecimento como não admite que façam dela um objecto de devoção comum.
Uma pequena mancha numa senhora que toda uma nação adora. Para mim, aí é que começaria a história do filme, mesmo quando ela está prestes a acabar. Por vezes, a realidade não chega a ser melhor do que a ficção.



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San Diego Filme Critics: Os Vencedores



Em San Diego, o preferido de 2009 foi Inglourious Basterds, que acabou por levar seis prémios para casa.

Melhor Filme
  • Inglourious Basterds

Melhor Realizador
  • Quentin Tarantino por Inglourious Basterds

Melhor Actriz
  • Michelle Monaghan em Trucker

Melhor Actor
  • Colin Firth em A Single Man

Melhor Actriz Secundária
  • Samantha Norton em The Messenger

Melhor Actor Secundário
  • Christoph Waltz em Inglourious Basterds

Melhor Argumento Original
  • Inglourious Basterds

Melhor Argumento Adaptado
  • The Fantastic Mr. Fox

Melhor Filme Estrangeiro
  • Il Divo (Itália)

Melhor Documentário
  • The Cove

Melhor Fotografia
  • The Road

Melhor Montagem
  • (500) Days of Summer

Melhor Banda Sonora
  • A Single Man

Melhor Elenco
  • Inglourious Basterds

Melhor Design de Produção
  • Inglourious Basterds

Body of Work Award
  • Woody Harrelson por The Messenger, Zombieland e 2012.