domingo, 31 de janeiro de 2010

LOST countdown [dia 2] – A transmissão de rádio

1988

Uma equipa de investigadores franceses ouve uma transmissão de rádio no oceano, repetindo continuamente os números "4, 8, 15, 16, 23, 42", antes de naufragar e ir parar à Ilha. Para enviar um pedido de socorro, os náufragos procuram a torre de transmissão mas são interceptados pelo Black Smoke. A única que escapa ao encontro, Danielle Rousseau, vê os seus companheiros mudados, considerando-os loucos e acabando por matá-los para se defender.

Setembro de 2004

O voo 815 da Oceanic Airlines despenha-se na Ilha e os sobreviventes procuram uma forma de comunicar com o exterior. O plano de Sayid leva-os a terreno elevado para tentarem utilizar o rádio, mas há uma transmissão em francês a bloquear as comunicações. A mensagem de Danielle Rousseau repete há 16 anos a informação de que "todos eles estão mortos" e "aquilo matou-os todos".

Dezembro de 2004

A chegada de Naomi à Ilha traz uma nova esperança aos sobreviventes do 815. Tudo o que é preciso para que chegue uma equipa de socorro é fazer uma chamada para o barco que se encontra nas proximidades. A transmissão da Rousseau está a interferir com o sinal, o que leva o grupo a dirigir-se para a torre de rádio, onde Jack desliga finalmente a mensagem.

Vista desta perspectiva, a história da transmissão parece não deixar questões em aberto, além de qual o significado dos números que se ouviam na transmissão inicial. Substituídos pelo pedido de socorro, os números deixaram de vez a torre de rádio, mas nem assim deixaram de causar impacto na vida de pessoas fora da Ilha. Os números propagaram-se no tempo através de várias pessoas até chegarem ao bilhete da lotaria do Hurley.

Os "Oceanic 6" deixam a ilha, os restantes viajam no tempo. Apenas os Others permanecem inafectados por estes eventos. Pela primeira vez em muito tempo, nenhuma transmissão se propaga pelo ar... ou assim somos levados a acreditar.

2007 (?)

O voo Ajira 316 traz de volta à Ilha o grupo que em 2004 a abandonou. Durante a noite, um flash de luz faz com que Jack, Kate, Hurley e Sayid sejam levados para 1977. Quem permanece no avião, apercebe-se que subitamente se fez dia – indicador de que ocorreu algum salto temporal. O motor do avião falha e é necessário fazer uma aterragem de emergência. O co-piloto tenta estabelecer contacto com a torre de controlo, mas a única coisa que consegue ouvir é a velha mensagem "4, 8, 15, 16, 23, 42". Entre os fãs que se dedicam a analisar minuciosamente a série, há quem defenda que a voz que se ouve é a do próprio Hurley.

Tudo o que vemos no tempo dos sobreviventes do 316 é consistente com um futuro após os eventos presenciados em 2004: A pista de aterragem em que o Sawyer e a Kate foram forçados a trabalhar está agora concluída. O jogo de risco que Hurley deixou interrompido em casa do Ben permanece abandonado no mesmo estado. No entanto, a transmissão dos números apresenta-nos uma inconsistência intrigante.


O que terá feito esta transmissão reaparecer? Alguém teria interesse em difundir os números novamente? Se assim fosse, porque não o fez durante os 16 anos em que a mensagem francesa esteve no ar? Será isto sinal de a explosão da Jughead teve de facto algum impacto e algumas coisas foram alteradas, mas que no fundo os acontecimentos mais importantes se voltaram a repetir? Segundo Eloise Hawking, o Universo tem formas de se auto-corrigir, não sendo possível alterar o destino.

Mas se Eloise tem ou não razão, é algo que iremos descobrir daqui por apenas 2 dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário