sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Fantasporto 2010: Dia 4 - Breves considerações

No terceiro dia, a redacção deste blogue não teve oportunidade de comparecer. Mas, no quarto e último dia deste pré-Fantas, as atenções estiveram - mais uma vez - focadas no Grande Auditório.

Wonderful Days


Do seu ridículo título em português (Mundos Paralelos) ou da sua tradução pouco cuidada, não há nada a dizer, senão o que parece óbvio. O filme de animação de ficção-científica com ambiente futurista integrou a competição do Fantasporto em 2005, mas não conseguiu arrecadar nenhum galardão. Não deixa de ser um filme acarinhado por fãs do género, sendo que a nível técnico o filme é excelente. Uma animação fluída e esteticamente cuidada, com belíssimas cenas e uma banda sonora bastante boa. O argumento (centra-se numa cidade cuja fonte de energia é a poluição) é quase inexistente e, de certa forma, aborrecido. Pelo menos para quem é menos fã do género.

Fausto 5.0


Em 2002, este foi um dos filmes mais premiados do Fantasporto: Melhor Filme e Melhor Actor (uma partilha do prémio entre Miguel Ángel Solá e Eduard Fernández). Só daqui se vê o impacto que o filme provoca no espectador. É efectivamente um filme de qualidade, bastante bom. Realizado por membros do La Fura dels Baus, apresenta-se como uma nova leitura do mito do homem que vendeu a sua alma ao Diabo, em troca de imortalidade. O uso do corpo enquanto objecto de repulsa e atracção é muito bem retratado no filme, muito culpa do visual utilizado que ajuda a construir um retrato de uma sociedade

Sem comentários:

Enviar um comentário