domingo, 28 de fevereiro de 2010

Fantasporto 2010: Dia 6 - Breves considerações

Sábado foi um dia recheado de grandes filmes na programação do Fantasporto. Da minha parte, apenas consegui assistir a um deles (provavelmente o principal da noite). É sobre Thirst, do sul-coreano Chan-wook Park que falo, bem como da curta que o antecedeu: La Carte, de Stefan Le Lay. Breves considerações sobre The Descent: Part 2, First Squad e Loins of Punjab serão tecidas brevemente pelo Telmo Couto e actualizadas neste post.

La Carte
Stefan Le Lay apresentou em 2005 a sua curta-metragem Le baiser no Fantasporto. Este ano teve de novo a honra de apresentar a sua mais recente curta, uma divertida história de amor (?) entre duas personagens que vivem em diferentes postais. Com algum sadismo latente e grande originalidade, o realizador conseguiu garantir 8 minutos de puro entretenimento.

Thirst


O que se esperava de Chan-wook Park não era bem o que se viu. Culpa das expectativas. Mas não impede que Thirst (em Portugal receberá o sufixo Este é o Meu Sangue...) seja um grande exercício de estilo do realizador sul-coreano que nos trouxe a conhecida Trilogia da Vingança. Originalidade e arrojo na temática do vampirismo, com muita perversão à mistura. Tecnicamente é um filme bastante bom, com destaque para a belíssima fotografia (uma das melhores do ano até ao momento), com efeitos visuais encantadores na sua forma simples, mas acaba por pecar na forma de nunca passar do mero exercício estilístico, acabando por se tornar mais vazio no plano argumentativo. Brevemente este filme merecerá uma crítica alargada.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo grande trabalho que tem feito no acompanhamento do Fantasporto!!

    Não posso ir ao festival, mas vou acompanhando por aqui :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado. Ficamos mesmo muito felizes por alguém manifestamente dizer isso! Esperamos não desiludir! :)

    ResponderEliminar