segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Sight & Sound nomeia "The Social Network" como o melhor do ano



A revista britânica Sight & Sound divulgou a lista dos melhores filmes do ano, onde The Social Network figura como o melhor de 2010. Um raríssimo primeiro lugar para um filme americano, surpreendente tendo em conta o historial dos críticos convidados pela revista: Caché em 2006, 4 Months, 3 Weeks and 2 Days em 2007, Hunger em 2008 e Un prophète no ano passado.

A lista é composta por doze filmes, existindo contudo vários empates:

1. The Social Network
2. Uncle Boonmee Who Can Recall His Past Lives
3. Another Year
4. Carlos
5. The Arbor
6. Winter’s Bone
6. I Am Love
8. The Autobiography of Nicolae Ceausescu
8. Film Socialisme
8. Nostalgia for the Light
8. Poetry
8. A Prophet

Fora a lista dos 12, a lista continua ainda com vários outros filmes empatados tais como Certified Copy, Meek's Cutoff, Dogtooth, Enter the Void, Mistérios de Lisboa, Of Gods and Men, Aurora, Exit Through the Gift Shop, Four Times, The Ghost Writer e Over Your Cities Grass Will Grow. Obviamente que o destaque vai para o português Mistérios de Lisboa que mais uma vez figura em listas internacionais como um dos melhores do ano.

6 comentários:

  1. Não encontrei em "The social network" a obra-prima que muitos vêm... Pretendo rever para tirar a limpo mas foi daqueles filme que, mesmo com os vários méritos que tem, não me marcou/deslumbrou... Dos que vi, "Dogtooth" e "Mistérios de Lisboa" estariam mais acima na minha lista...

    ResponderEliminar
  2. Eu encontrei um filme genialmente escrito e muito bem realizado. Se isso é uma obra-prima não sei, mas de certa forma acho que é justa esta atribuição, embora houvessem outros filmes que também mereciam. Esses dois que falas são também dois dos meus filmes preferidos do ano.

    ResponderEliminar
  3. Não concordo com tamanho alarido à volta de The Social Network, mas tudo bem, é um bom filme. Apesar de ser português, continuo a não perceber o que se passa com Mistérios de Lisboa. Só se fala na imagem, na realização (que, a meu ver, tem pontos críticos) e ninguém pega no mau argumento e nos péssimos actores (será de propósito ?).

    Da lista, não vi mais nenhum. Dos empatados, posso avançar que Copie Conforme e Dogtooth são brilhantes e que acho que Ghost Writer é bom.

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto bastante do The Social Network e acho um filme icónico. Quanto a Mistérios de Lisboa acho fantástico: já o vi duas vezes e à segunda acho que consegui gostar mais daquilo que não tinha gostado. Há actores maus (muito), mas também há excelentes desempenhos e não considero o argumento assim tão mau. Com tantas histórias paralelas, é natural que soe estranho e exagerado, mas no geral acho que merece todo o crédito.

    ResponderEliminar
  5. UAU! 2 vezes!! :P Também pretendo rever, talvez quando sair o DVD...

    Não é um filme perfeito mas para o que estamos habituados é realmente muito bom... Na realização não vejo mesmo quase nada a apontar. Quanto ao elenco é certo que nem todos os actores estão bem mas como nós não temos uma grande indústria cinematográfica (quer em qualidade, quer em quantidade) não temos também um grande número de actores (quase todos eles sem experiência internacional) com competências para sustentar um filme deste tipo/género... A maior parte deles é proveniente de/presença regular em telenovelas que serve como seu sustento mas em nada contribui para o seu crescimento profissional... Vendo por esta perspectiva penso que o balanço até é positivo...

    ResponderEliminar