quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Juventude em Revolta, por Carlos Antunes


Título original: Youth in Revolt
Editora: Castello Lopes Multimédia

A improbabilidade de encontrar um filme sobre a transição para a vida adulta que não esteja repleto de clichés e seja apenas mais uma variação da mesma história é grande.
Youth in Revolt escapa à estatística porque é um delírio cómico que se enche de referências saudosas ao espírito da Nouvelle Vague.


Levantando a questão de identidade e da forma como um jovem pode lidar com os seus desejos que escuda - seja por pudor, receio das suas consequências ou mera incapacidade de os expressar convenientemente - o filme transforma-se numa delirante viagem com tiradas absolutamente geniais e inesperadas.
A divisão da personalidade como forma de galvanização de si próprio é aqui explorada de forma real percorrendo os dois pólos mais extremados do comportamento, o do relaxamento excessivo e o da rebeldia incontrolada.


Se Michael Cera aperfeiçou a figura do Michael Cera cinematográfico a um ponto em que há algo de profundamente novo na permanente repetição do seu alter-ego, ele mostra aqui que tem talento para outras aventuras.
Ele dá não uma mas duas interpretações de bom nível, com o seu François Dillinger a ser uma das mais deliciosamente provocadoras personagens de tempos recentes.
Uma personagem que se enche de ares mas que guarda uma réstea da mesma inépcia da sua forma original.


Acaba-se por ter um filme sobre a descoberta do valor da identidade própria que segue por rumos tão inusitados que é depois obrigatório que o próprio filme termine com uma "moral" que evidencie o resultado final.
O público tem muito a muito mais do que a típica transição para a idade adulta e essa variação é muito agradável.




Extras

Sem Extras

2 comentários:

  1. Isso que sentiste era também o que eu esperava. Fiquei desiludido com o filme e achei essas referências demasiado vagas para o efeito.

    ResponderEliminar
  2. Isso que sentiste era também o que eu esperava. Fiquei desiludido com o filme e achei essas referências demasiado vagas para o efeito.

    ResponderEliminar