sábado, 31 de julho de 2010

Novo trailer de "The Social Network"



Foi revelado um novo e pequeno trailer com imagens inéditas de The Social Network, de David Fincher:

Passatempo Exclusivo no Facebook: "Control"



Foi prometido e agora que finalmente superámos a marca dos 2000 fãs nossa página oficial do Facebook, chegou a hora de termos um novo passatempo exclusivo. Para comemorar e um dia depois de Portugal ter assistido em Paredes de Coura ao ex-baixista dos Joy Division e New Order, Peter Hook, a fazer um tributo à banda de Ian Curtis, estamos a oferecer um exemplar do DVD Control.

Realizado pelo fotógrafo Anton Corbijn, Control é uma biopic do vocalista Ian Curtis, nos primeiros anos de banda até ao seu suicídio, aos 23 anos. Filmado a preto e branco, o filme venceu 3 prémios no Festival de Cannes 2007 e foi nomeado para 2 prémios BAFTA.

Para se habilitarem a ganhar este DVD basta preencherem o seguinte formulário:



Regulamento:
- O passatempo decorre até às 19 horas de dia 08 de Agosto. Todas as respostas chegadas após esse prazo serão excluídas.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Trailer internacional de "Copie Conforme"



Fez grande sucesso no Festival de Cannes 2010 e esteve entre os melhores cotados para ganhar a Palma de Ouro. No fim das contas, foi a protagonista Juliette Binoche que acabou por levar um galardão para casa: o de Melhor Actriz. O filme acabou de ganhar um trailer internacional:



O filme será distribuído nos Estados Unidos pela IFC Films, mas ainda não tem data de estreia, assim como em Portugal. O realizador é o iraniano Abbas Kiarostami, cujo filme Shirin (2008) foi recentemente exibido no nosso país.

Leia também:

Fringe - o outro lado


(spoilers para quem não viu o finale da segunda temporada)

E.U.A. e os 48 estados:
Apesar de o país ser o mesmo, a História foi diferente. De acordo com o mapa que se pode ver no escritório do Walternate, a Califórnia e o Michigan têm ambos uma porção de território em falta, o estado de Washington chama-se "Columbia Britânica do Sul", o Texas está dividido em dois ("Texas do Norte" e "Texas do Sul"), enquanto que a Carolina do Norte e a Carolina do Sul formam apenas um único estado chamado "Carolina", um estado chamado "Midland" é composto pelo Oklahoma e pelo Kansas, o Nevada chama-se "Nevada Independente" e o Louisiana chama-se "Território do Louisiana" . Também não existe qualquer referência ao Havai ou Alaska.


Zonas de quarentena e desérticas:
Segundo as versões oficiais que circulam no mundo alternativo, um desastre natural chamado The Blight (que em português significa míldio, uma infecção fúngica nas plantas) matou zonas imensas de vegetação. Este fenómeno seria explicado pelo decaimento natural do mundo, provocando "buracos" na realidade. Segundo se pode ver no mapa de Walternate, as zonas mais afectadas (assinaladas a vermelho) são Delaware, zona este de Nova Iorque e o sul do Maine. Contudo, Boston é outra das zonas que foi bastante afectada, tornando-se praticamente irreconhecível. Para controlar estes fenómenos de decaimento, é utilizada a técnica que surgiu na série pela primeira vez no episódio "The Ghost Network (1x03), através da "toxina de âmbar" para que tudo fique no sítio e não hajam alterações (isto implica que as pessoas que se encontram nessa zona morrem).


ZFT:
No outro lado, o ZFT foi mesmo publicado, tornando-se um manual de referência e a base de trabalho da divisão de Fringe. Contudo, o seu conteúdo é bastante diferente do manual ZFT que existia no mundo original: ao contrário deste, que afirmava a existência de outros mundos e a destruição de um deles através do uso da tecnologia, o ZFT do outro lado afirma que todas as alterações que se denotam no mundo desde 1985 são causadas pelo decaimento natural do mundo, ocultando assim a existência de mais do que uma realidade.


A Divisão Fringe:
No mundo alternativo a divisão de Fringe não é uma divisão secreta, pelo contrário, é uma organização pública, militarizada e organizada, que responde ao Departamento da Defesa. Esta divisão tem como objectivo evitar os desastres (publicamente explicados como naturais) que começaram 25 anos antes com o Evento Zero no Lago Reiken (rapto de Peter). É esta a divisão responsável pelas zonas de quarentena, sendo que a necessidade do uso desta é avaliado pelos Lookers (pessoas que aparentemente têm a capacidade de prever o futuro baseando-se na avaliação estatística da probabilidade de determinado evento ocorrer). Na equipa conta-se Phillip Broyles como chefe, Astrid como Looker e como activos temos Olivia, Charlie e Lincoln Lee.


Bolivia / Altlivia (Olivia alternativa)
Dado que William Bell morreu jovem no mundo alternativo, aparentemente não chegaram a existir os ensaios do Cortexiphan. Assim sendo, a Altlivia não recebeu o treino inicial nem foi instruída para se incorporar na sociedade passando despercebida (por exemplo, usando cores escuras). Altlivia parece correspoder, uma vez que facilmente a vemos usar roupa branca e vermelha e que apresenta um cabelo de tom castanho-avermelhado. Além destas diferenças, esta Olivia tem um namorado chamado Frank Stanton, com o qual partilha uma tatuagem de simbologia desconhecida. Já em relação à sua família, a sua mãe ainda está viva, enquanto a sua irmã Rachel morreu durante o parto, não existindo também a sua sobrinha Ella.


Técnicas de cura:
Como muitas outras áreas tecnológicas, as técnicas de saúde no outro mundo são muito mais avançadas. Até agora existem referências a técnicas como "facial landscaping" usando implantes de silicone com terapia génica avançada, câmaras de nanoregeneração que permitem curar em apenas 3 meses uma pessoa com queimaduras de 3.º grau em 90% do corpo e técnicas de cura acelerada que são usadas dariamente em hospitais.


Cinema , BD e TV:
- The Terminator foi adaptado por Andrew Lloyd Webber para ópera com Dwayne Johnson no papel principal
- n'O Regresso ao Futuro o pape de Marty McFly foi interpretado por Eric Stolz, não tendo este sido substituído por Michael J Fox como aconteceu cá
- Lost viu uma das cenas removidas do finale da primeira temporada incluída no episódio.
- The West Wing foi renovada para a 11.ª temporada, enquanto cá só chegou à 7.ª
- Green Lantern é Red Lantern
- Super Homem não morre, Batman sim


Outras curiosidades:
- o Grand Hotel de Gaudi chegou a ser construído
- é quase impossível arranjar café
- dada a pergunta feita por uma enfermeira no mundo alternativo "De que tamanho eram as abelhas? Maiores do que uma uva?" pode-se concluir que ou houve uma alteração nos animais, ou as uvas devido ao The Blight tornaram-se pequenas
- Nixon está numa moeda comemorativa em vez de Eisenhower, o que indica que possivelmente não existiu o Watergate
- Kennedy ainda está vivo, bem como o jogador de basket Len Bias
- o álbum "Chinese Democracy" dos Guns N'Roses foi lançado em maio de 2000 (e não em Novembro de 2008)
- houve 11 missões Challenger e não 10, que faz prever que não ocorreu o incidente da décima
- Manhattan é Manhatan
- os telemóveis já existiam na década de 80
- ainda utilizam zeppelins como meio de transporte e o Empire State Building cumpre a sua função original de ancoradouro destes transportes
- a nota de $20 tem a cara de Martin Luther King e não de Andrew Jackson, sendo então possível que tenha sido ele o primeiro presidente negro dos E.U.A.
- a estátua da Liberdade ainda tem cor de bronze
- implementaram uma espécie de bilhetes de identidade, em vez de terem apenas a carta de condução
- existem helicópteros pilotados automaticamente
- KFC (Kentucky Fried Chicken) é KGC (grilled)


Obituário: António Feio


6 de Dezembro de 1954 - 29 de Julho de 2010

Faleceu há poucos minutos, o actor português António Feio, vítima de cancro no pâncreas. Apesar de uma visível melhora nos últimos meses, encontrava-se internado nas últimas duas semanas em fase terminal. O actor tornou-se conhecido principalmente no campo da comédia, tornando-se ainda mais célebre após o programa Conversa da Treta. Além do teatro, também no cinema o actor deu cartas, sendo os seus dois últimos filmes: Sorte Nula (2004) e Filme da Treta (2006).

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Vencedores do passatempo "Toy Story 3"



A resposta correcta à pergunta «Qual dos seguintes nomes não faz parte da equipa de dobragem na versão portuguesa do filme?» era Nuno Lopes. Quem acertou na resposta e assistirá hoje à estreia de Toy Story 3, no Cinema Nun'Álvares, no Porto, será:


Sessão das 19h
Maria Helena Otto
João Miguel Neves

Sessão das 21h30
Joana Maltez
Maria Lage
Maria Fernanda Martins

Parabéns! Para levantarem o vosso convite individual deverão fazer-se acompanhar do vosso bilhete de identidade. Todos os vencedores foram contactados por SMS e e-mail.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Daniel Craig confirmado em "The Girl with the Dragon Tattoo"



Na continuação do que já havíamos referenciado aqui, as negociações de Daniel Craig com David Fincher para interpretar o papel do jornalista Mikael Blomkvist foram concluídas com sucesso.

Red Band Trailer de "Let Me In"



A Overture Films revelou um trailer para maiores de 18 anos de Let Me In, não muito diferente do anterior, mas com revelações mais gráficas que o anterior:

Teaser poster de "Never Let Me Go"

Foi divulgado o primeiro teaser poster de Never Let Me Go, que conta com Keira Knightley (Pride & Prejudice), Carey Mulligan (An Education) e Andrew Garfield (The Imaginarium of Doctor Parnassus) nos principais papéis:



Never Let Me Go realizado por Mark Romanek (argumentista de One Hour Photo) e deverá ter estreia mundial no Festival de Cinema de Toronto.

Leia também:

Estreias 29 Julho'10: Toy Story 3, Kynodontas, The A-Team e Get him to the Greek

Amanhã, dia 28 de Julho, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

Toy Story 3 (Toy Story 3)

Ano: 2010
Realização: Lee Unkrich
Argumento:
John Lasseter e Andrew Stanton
Género: Animação
Elenco de vozes: Tom Hanks, Tim Allen, Joan Cusack, Ned Beatty, Don Rickles, Michael Keaton, Wallace Shawn e John Morris

Andy (voz de John Morris) tem já quase 18 anos e, agora que vai entrar para a faculdade, tem de decidir o que fazer com todos os seus brinquedos. Woody (Tom Hanks), Buzz Lightyear (Tim Allen), Jessie (Joan Cusack), o Sr. e a Sra. Cabeça de Batata (Don Rickles e Estelle Harris), Slinky Dog (Blake Clark), Rex (Wallace Shawn) e Hamm (John Ratzenberger), temendo o seu destino, vivem aterrados com a decisão de Andy. Quando, por engano, vão todos parar ao caixote do lixo, reúnem-se e resolvem entrar num infantário que, infelizmente, mais parece um manicómio. Aí, vão ser agarrados, beijocados e quase esquartejados por um sem número pequenas criaturas humanas um bocadinho histéricas e (muito) pouco cuidadosas. E é então que, temendo pela própria segurança e com a ajuda de outros brinquedos amigos com quem acabaram por travar amizade, resolvem arquitectar um novo plano de fuga. Depois do relançamento do primeiro e segundo filme da série "Toy Story", é lançada a terceira aventura dos brinquedos mais adorados do mundo inteiro, desta vez com a realização a solo de Lee Unkrich ("Monstros e Companhia", "À Procura de Nemo" e "Toy Story 2 - Em Busca de Woody 3D").

Outras sugestões:

Canino (Kynodontas)

Ano: 2009

Num tempo e num espaço por definir, um pai (Christos Stergioglou), uma mãe (Michele Valley) e três filhos adolescentes - um rapaz e duas raparigas (Aggeliki Papoulia, Mary Tsoni e Hristos Passalis) - vivem numa casa cercada por uma vedação. Nenhum dos filhos atravessou alguma vez aquele espaço e todo o conhecimento que têm da vida foi-lhes transmitido pelos pais, que empregam todo o tipo de embustes para suavizar o que ambos consideram ser prejudicial para a sua educação. O pai, trabalhador, é o único a sair da clausura e é quem compra tudo o que é necessário para uma vida "normal". Para acalmar os ímpetos sexuais do filho mais velho, o pai traz Cristina (Anna Kalaitzidou) a conhecer a família. Mas um dia ela quebra as regras e mostra a uma das raparigas algo que ela nunca deveria chegar a conhecer... Vencedor do prémio Un Certain Regard no festival de Cannes e do Grande Prémio do Estoril Film Festival em 2009, uma história inquietante, sobre a alienação e controlo em nome do amor, realizada pelo grego Yorgos Lanthimos.


Soldados da Fortuna (The A-Team)

Ano: 2010
Realização: Joe Carnahan
Argumento: Joe Carnahan e Brian Bloom

Oito anos antes, eles foram injustamente acusados de um crime, julgados e condenados a uma prisão de alta segurança, de onde, seguindo um plano mirabolante, conseguiram escapar. Hoje, Hannibal Smith (Liam Neeson) e a sua equipa de ex-soldados das Forças Especiais dos EUA vivem sob falsas identidades e são requisitados para todo o tipo de missões onde a bravura, inteligência e espírito de equipa são fundamentais para o seu êxito. Eles são imbatíveis e, com uma grande dose de loucura, capazes de tudo para terem, de novo, a sensação de liberdade. Realizado por Joe Carnahan ("Um Trunfo na Manga" e "Narc "), é a versão cinematográfica da internacionalmente famosa série de televisão homónima do início dos 80.


É Muito Rock, Meu! (Get him to the Greek)

Ano: 2010
Realização: Nicholas Stoller
Argumento: Nicholas Stoller e Jason Segel
Género: Comédia
Elenco: Jonah Hill, Russell Brand e Rose Byrne

Aaron Greenberg (Jonah Hill), de 23 anos, tem uma missão de fazer inveja a qualquer um: acompanhar uma famosíssima estrela de rock da cidade de Londres para uma super tournée que se inicia no Greek Theatre de Los Angeles, nos EUA. Aldous Snow (Russell Brand), por seu turno, é a típica super-estrela: talentoso, criativo e carismático; mas também alcoólico, deprimido e farto do excesso de dinheiro e adulação. Decidido a começar de novo e dar um sentido à sua existência, Aldous resolve dar um passo atrás e reconquistar um antigo amor perdido, de nome Jackie Q (Rose Byrne), que também se encontra na Califórnia para um concerto. Agora, para cumprir devidamente com as suas obrigações e fazer com que Aldous não falhe a tournée, Aaron vai ter que percorrer Londres, Nova Iorque e Los Angeles embarcando em toda a espécie de loucuras.

Sinopses: Cinecartaz Público

Passatempo "A Enciclopédia dos Serial Killers"


Por todo o horror e repulsa genuínos que despertam em nós, não faz sentido negar que os serial killers exercem uma atracção macabra. Apelam não só ao nosso interesse mórbido, mas também à nossa necessidade de compreender um mistério fundamental do ser humano: como é que pessoas que parecem tão vulgares, tão iguais às outras, podem ter corações e mentes tão monstruosos.

Leitura obrigatória para quem gosta de histórias de
crimes… arrepiante, terrível, relato envolvente.
NEW YORK TIMES

Harold Schechter é o principal cronista
americano dos maiores assassinos psicopatas
THE BOSTON BOOK REVIEW

Os serial killers são uma das muitas fontes de inspiração para argumentistas, havendo inúmeros filmes dedicados a este tema. Assim, o Split Screen e a editora Guerra e Paz vão oferecer o livro "A Enciclopédia dos Serial Killers" aos 3 leitores que apresentarem as respostas mais originais à pergunta colocada.





Regulamento:
- O passatempo decorre até às 23:59 do dia 15 de Agosto, sendo excluídas todas as respostas que chegarem depois desse prazo.
- Para participarem terão de preencher o formulário aqui apresentado com todos os dados solicitados.
- Os premiados serão escolhidos por um júri constituído por elementos do Split Screen entre todos aqueles que apresentarem uma participação válida e a escolha será definitiva a menos que se apresente um caso de fraude.
- O Split Screen reserva-se o direito de fazer uma selecção das respostas validadas quando se apresentarem circunstâncias duvidosas da legitimidade da origem das mesmas.
- O nome dos vencedores será publicado neste blogue e os mesmos serão avisados por email.
- Só serão permitidas participações a residentes em Portugal e apenas uma por participante e residência.
- Os custos associados ao envio dos prémios ficarão a cargo dos participantes.
- O envio dos prémios ficará a cargo do Split Screen, não sendo este responsável por quaisquer danos ou extravios dos mesmos.
- Em caso de não concordar com alguma destas regras, deverá abster-se de participar.


terça-feira, 27 de julho de 2010

Passatempo "Toy Story 3"



O terceiro filme da saga Toy Story é um dos mais aclamados filmes do ano e da Pixar neste momento. A sua técnica, bem como a sensibilidade e qualidade do argumento são razões mais que fortes para que o filme comece a constar nos tops dos críticos mundiais como um dos melhores filmes de 2010. Prestes a estrear em Portugal, o Split Screen e o Cinema Nun'Álvares dão a oportunidade dos nossos leitores assistirem à estreia de Toy Story 3, na sua versão portuguesa e em 3D!

Temos 5 convites individuais para a estreia de Toy Story 3 no Cinema Nun'Álvares, no Porto, para o dia 29 de Julho, numa das seguintes sessões: 16h30, 19h00 e 21h30. Para se habilitarem a ganhar, basta preencherem o seguinte formulário e responderem correctamente à questão colocada.



Notas:
- O passatempo decorre até às 10h do dia 29 de Julho, sendo os vencedores contactados logo de imediato, via e-mail e/ou SMS.
- Apenas será aceite uma participação por e-mail e por pessoa.
- Os premiados serão escolhidos aleatoriamente entre todos aqueles que apresentarem uma participação válida - com as respostas correctas e os dados solicitados - e a escolha será definitiva a menos que se apresente um caso de fraude.
- O nome dos vencedores será publicado neste blogue e os mesmos serão avisados por email.
- Em caso de não concordar com alguma destas regras, deverá abster-se de participar.
- Sendo o bilhete individual poderão levar um acompanhante pagante, se assim o desejarem.
- Antes de participarem certifiquem-se que poderão comparecer no dia indicado. Em casos de força maior, deverão comunicar atempadamente a vossa ausência através do e-mail acima indicado. Reservamo-nos o direito de excluir de futuros passatempos todos os que não cumprirem estas regras.

Como Gerir o Amor, por Carlos Antunes


Título original: Management
Realização: Stephen Belber
Argumento: Stephen Belber
Elenco: Jennifer Aniston e Steve Zahn

Como Gerir o Amor é tudo menos a comédia romântica que a protagonista e o estranho poster parecem prometer.
Ao contrário, o filme move-se no espaço que diferencia a obsessão do amor, a perseguição assustadora de um grandioso acto de amor.


Esse espaço é todo ele construído por Steve Zahn que compõem uma personagem sensível e empática, um último inocente num mundo demasiado cínico.
Ele parece confundir um apalpão no rabo com amor, um tolo portanto em mundo de relações ténues. Mas ele revela-se o último dos sábios no que toca a questões sentimentais.
Ele sabe o que é, realmente, o amor: aquele acto radical e surpreendente baseado num "quase nada" e sempre à procura do "eterno tudo".
Daí que um apalpão no rabo dê origem a uma viagem a cruzar o continente americano.


Qualquer pessoa normal veria no seu comportamento a perturbação de um stalker, um elemento perigoso.
Na verdade é um ser carinhoso a merecer o sorriso terno de quem ainda tem uma réstea de esperança que o mundo o surpreenda!
A interpretação de Steve Zahn é tudo isso, é quase todo um filme, ainda que a escrita de Stephen Belber - não tanto a sua realização que não destoa mas também não descola do texto - proporcione pequenos momentos de estranheza e encanto que são a vida olhada por olhos mais sonhadores.


Como Gerir o Amor é uma pequena peça de curiosa ambivalência, a brincar com a vida e com o olhar em que nos resguardamos de tudo o que seja capaz de nos perturbar pela sua valiosa surpresa.
Os loucos ainda andam pelo mundo como se esse fosse um parque de diversões onde se resguarda a inocência.
Neste filme permitiram que alguém lá brincasse por mais algum tempo. O espectador deve aproveitar o embalo.



Sandra Bullock em projecto de Stephen Daldry?



Stephen Daldry é um dos realizadores preferidos da Academia: três filmes, três nomeações ao Óscar. Sandra Bullock é uma das actrizes mais acarinhadas de sempre em Hollywood e este ano mereceu o Óscar de Melhor Actriz. Correm rumores que ambos poderão vir a trabalhar juntos no novo projecto do realizador.

Sandra Bullock foi fotografada à saída de uma reunião com Stephen Daldry com aquilo que parecia ser um guião, nas mãos. O projecto será aparentemente Extremely Loud and Incredibly Close do escritor Jonathan Safran Foer, sobre uma criança íntima que inicia uma jornada pessoal à descoberta de uma fechadura que corresponda à chave que lhe foi deixada pelo pai, antes de morrer nos atentados de 11 de Setembro de 2001.

Levando em conta que quase não existem papéis femininos na história, será possível que o argumentista Eric Roth (The Curious Case of Benjamin Button) tenha feito alterações de forma a que Sandra Bullock pudesse, muito provavelmente, desempenhar o papel de mãe da criança.

Spice Girls regressam ao cinema no musical "Viva Forever"


Depois de uma digressão relativamente recente que voltou a reunir as Spice Girls, uma das bandas pop mais mediáticas dos anos 90, parece que as mesmas vão novamente regressar. Desta vez, de volta ao cinema, após um sucesso medíocre com Spice World (1997).

A cantora Emma Bunton confirmou que todas se vão reunir no musical Viva Forever, de certo modo semelhante a Mamma Mia! (2008). Todos os membros da banda estão confirmados no filme que deverá estrear em 2012.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Quatro posters das personagens de "Green Lantern"

A Warner Bros. aproveitou a Comic-Con para lançar um conjunto de quatro posters das personagens de Green Lantern, que reorganizados formam um padrão.

Ryan Reynolds como Hal Jordan, Blake Lively como Carol Ferris, Mark Strong como Sinestro e Peter Sarsgaard como Hector Hammond são as personagens identificadas nos posters. Green Lantern é realizado por Martin Campbell (Casino Royale) e estreia a 17 de Junho de 2011, nos Estados Unidos.

A Teta Assustada, por Tiago Ramos



Título original: La Teta Asustada (2009)
Realização: Claudia Llosa
Argumento: Claudia Llosa
Elenco:
Magaly Solier, Susi Sánchez e Efraín Solís

Em face a muitos dos problemas que enfrentamos no actual panorama das distribuidoras portuguesa, entre os quais se destacam uma silly season habitualmente repleta de filmes de qualidades duvidosas e uma estranha demora na estreia de grandes filmes que não blockbusters, temos assistido nos últimos meses a uma interessante tendência. Por mais penosa que seja na verdade a espera, tem-nos chegado aos cinemas um novo cinema que anteriormente nunca estreava em Portugal. Culpa da visibilidade do mesmo em cerimónias de prémios estrangeiras ou em festivais de cinema, temos chegado a algumas salas de cinema nacionais (por poucas que sejam) filmes de nacionalidade sul-americana a que não estávamos habituados: foi o caso do argentino O Segredo dos seus Olhos (2009), o chileno Tony Manero (2008), o uruguaio Whisky (2004) ou aquele que falamos agora, o peruano A Teta Assustada.

Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Cinema de Berlim em 2009, o filme ganhou de imediato visibilidade no sector dos festivais, que culminou numa rara nomeação ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. É provavelmente o primeiro filme chegado do Peru que recebemos nas salas nacionais e é uma agradável surpresa.



«Quem canta, seus males espanta», já dizia o provérbio popular português e assim que o filme começa encontramos uma cena muito poderosa onde a mãe de Fausta, de uma forma bastante comovente e surreal, canta uma canção na língua indígena Quechua que conta a história da sua vida. Rapidamente percebemos o mote que deu origem ao título do filme, mas também o que nos se nos é apresentado nos cerca de 90 minutos de longa-metragem. Porque a forma como a realizadora nos coloca a observar as personagens é sensível e subtil, a câmara de Claudia Llosa é única e dá uma enorme atenção aos detalhes, aos pormenores, ao olhar das personagens, à sensibilidade da história que nos é contada. A escolha dessa câmara é propositada: vejam-se os planos longos e estáticos, os movimentos lentos e distantes.

Fausta carrega na carne o trauma que não viveu, suporta a dor da sua progenitora às custas como se a ela lhe coubesse esse fardo. E essa dor que a protagonista transmite só pelo olhar dorido, sufocante e temeroso evidencia a conotação política que a longa-metragem transmite: uma crítica à acção do grupo Sendero Luminoso, na zona rural do Peru, nos anos 80 e em alguns casos até aos anos 2000. Essas mulheres traumatizadas, transmitiriam tal sentimento aos seus filhos, via leite materno. Uma crença fortemente enraizada no seio da comunidade peruana. Fausta tudo teme, sem bem perceber o porquê. Vítima da herança traumática da mãe, a sua personagem feminina representa uma comunidade pré-colombiana, que necessita de mudar. Uma nação que ainda luta para entender o que se passou em meio a barbaridades e clima de instabilidade política e social. Essa realidade aparentemente documental, mas ao mesmo tempo portadora de uma não tão leve dose de surrealismo, eleva facilmente A Teta Assustada ao tipo de filme que convence num festival fortemente politizado como é o caso do de Berlim.



Cheio de metáforas políticas, mas também emocionais, como a recusa de enfrentar uma vida adulta, do medo do desconhecido, de enfrentar estigmas e ideias pré-concebidas, o filme retrata também um processo de aprendizagem muito complexo, em diversas etapas. O confronto entre as camadas sociais mais ricas e pobres do Peru, entre os índios e os brancos e lá no fundo esta separação a todos os níveis (social, económica, emocional, mental) é retratada pelo grande portão que separa a casa de Aída e a cidade de Lima, pela empresa de casamentos gerida pelos tios de Fausta e que tem tanto de convincente, como de sátira.

Mas toda essa intrincada teia de metáforas e comparações nunca estaria completa sem a magnífica interpretação da actriz peruana Magaly Solier e que lhe valeu alguns prémios de Melhor Actriz em festivais no Peru, mas também no México e no Canadá. São os seus olhos e postura, fragilizados e assustados, que transmitem ao filme exactamente a dose certa de sensibilidade necessária.



A Teta Assustada é provavelmente o mais fraco dos candidatos ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro deste ano, mas é também muito provavelmente o objecto mais singular e único. A sua beleza onírica, a sua contemplação surreal, a sua conotação política e os meios utilizados para a transmissão da sua intenção fazem desta segunda longa-metragem de Claudia Llosa um objecto interessante, digno de uma segunda observação, a necessitar de uma forte digestão.

Classificação:

domingo, 25 de julho de 2010

Novo trailer de "Red"



Também com a Comic-Con chegou o segundo trailer do antecipado Red, uma das grandes apostas da Summit:


Os "Retired Extremely Dangerous" prometem fazer as delícias do grande púbico, certamente um guilty pleasure de muitos, que conta com grandes nomes no elenco: Mary-Louise Parker, Karl Urban, Bruce Willis, Morgan Freeman, John Malkovich, Helen Mirren, Richard Dreyfuss e Brian Cox.

Red estreia a 15 de Outubro nos Estados Unidos.

Candidatas ao papel de Lisbeth Salander em "The Girl With The Dragon Tattoo" reduzidas a cinco



Depois de várias alterações durante a semana, finalmente foram reduzidas a cinco candidatas, o leque de actrizes que poderão interpretar o papel da hacker Lisbeth Salander, no remake de David Fincher, The Girl with the Dragon Tattoo.

O curioso é que as actrizes que se encontravam mais cotadas para interpretar o papel já foram postas de lado, como é o caso de Natalie Portman, Carey Mulligan, Ellen Page, entre outras. No lugar delas surgiram agora cinco outro nomes e é a partir deles que deveremos conhecer o nome da protagonista deste remake. Emily Browning (Sucker Punch), Sophie Lowe (Road Kill), Sarah Snook (Sleeping Beauty), Rooney Mara (The Social Network) e Léa Seydoux (La Belle Personne) são os cinco nomes propostos. Curiosamente nenhuma delas é particularmente conhecida ou com grande currículo, tirando a francesa Léa Seydoux. Porém, o seu trabalho maioritariamente europeu não é muito conhecido nos Estados Unidos.

Léa Seydoux é aparentemente a preferida, visto que foi a última a ser revelada, sendo até ao momento apenas conhecida a sua nacionalidade.

Leia também: