domingo, 27 de fevereiro de 2011

Fantasporto 2011: Dia 1 (Secção Competitiva)

Depois do pré-Fantas e da sessão de abertura, este Sábado marcou o primeiro dia da secção competitiva do Fantasporto. O facto de ser fim-de-semana permitiu que a as sessões no Grande Auditório estivessem praticamente lotadas.

La posesión de Emma Evans (2010), de Manuel Carballo

A produção e grande parte da equipa é espanhola, mas La posesión de Emma Evans (ou Exorcismus) é ambientado em Londres e falado em inglês, com actores na sua maioria também ingleses. A história é a habitual em filmes do género e com os diversos clichés normais do género. A história globalmente não consegue manter o clima de tensão ideal, muito por culpa dos actores, principalmente Sophie Vavasseur que nunca consegue manter uma boa prestação, além do argumento banal. Os movimentos da câmara (com excessivos zoom in e zoom out), bem como a fotografia esbranquiçada, são irrelevantes para o filme e chegam a irritar. Contudo, entretém até certo modo e tem um pequeno twist que consegue evitar que o filme caia no marasmo que parecia prometer inicialmente.

Hahaha (2010), de Sang-soo Hong

Ficou um pouco aquém das expectativas, mas Hahaha é um bom filme. Vencedor na secção Un Certain Regard no Festival de Cannes 2010, é uma divertida história sobre amizade e amor. De uma forma bastante simples, o filme acaba por trazer à tona divertidas alusões à imaturidade dos realizadores, bem como aos pensamentos existencialistas e pseudo-intelectuais e às desilusões amorosas A montagem é interessante, com os flashbacks a resultarem bastante bem na intensificação do conceito de conversa entre amigos, com bebida, sexo e bom humor à mistura. Não é um filme muito relevante - Sang-soo Hong consegue fazer melhor - mas o ar cínico que imprime a algumas cenas é bastante agradável.

Les aventures extraordinaires d'Adèle Blanc-Sec
(2010), de Luc Besson

Com todas as características positivas de Luc Besson impressas no filme, esta conseguiu ser uma agradável surpresa. Entretenimento puro, com aventura e humor à mistura, o filme consegue ser do melhor dentro do género. Para ver sem grandes purismos e com boa disposição, pois garante boas gargalhadas. Louise Bourgoin é extraordinária na sua personagem, com destaque para os divertidos diálogos e a sua energia. Tecnicamente o filme tem enorme cuidado com os efeitos visuais, que são excelentes e bem consolidados na história, assim como a maquilhagem e o recurso a protéses. Inspirado numa BD franco-belga, esta será uma trilogia a que dá vontade de assistir de seguida, com um ar caricatural e divertido.

2 comentários:

  1. Uma pergunta: No programa do facebook do fantasporto para hoje eles não mostram a herancia de valdemar hoje? Foi adiado?

    ResponderEliminar
  2. A Herancia Valdemar II vai ser exibida hoje às 17h. Este post com a cobertura do Fantasporto diz respeito ao dia de ontem.

    ResponderEliminar