quarta-feira, 21 de março de 2012

Estreias 22 Março'12: The Hunger Games, Coriolanus, Un amour de jeunesse, Dr. Seuss' The Lorax, Swans e The Rebound

Dia 22 de Março, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si: 

Destaques:
  The Hunger Games - Os Jogos da Fome (The Hunger Games)
Ano: 2012
Realização: Gary Ross
Género: Drama, Acção, Aventura, Ficção-científica
Num futuro pós-apocalíptico não muito distante, no território outrora conhecido como América do Norte, existe Panen, uma nação administrada por um governo totalitário que domina os seus 12 distritos. Uma anterior insurreição fracassada dos distritos contra o Capitólio resultou no extermínio de um 13º e num acordo tácito de rendição entre os restantes. Assim, a viver no limiar de pobreza, numa existência de quase escravatura, os seus habitantes são constantemente relembrados da sua posição de obediência perante o governo. Todos os anos, cada distrito envia dois adolescentes entre os 12 e os 18 anos para participar nos Jogos da Fome, competições de vida e morte em que apenas um sairá vencedor. Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) é uma jovem de 16 anos que, após a morte do pai, se tornou no único sustento da família. Quando Primrose (Willow Shields), a sua irmã de 12 anos, é seleccionada para os jogos, Katniss voluntaria-se para a substituir. Agora, sabendo como a sua vida é crucial para a sobrevivência da família, ela está disposta a lutar com todas as suas forças e tornar-se na única sobrevivente daqueles divertimentos bárbaros... Realizado por Gary Ross ("Pleasantville"), o filme é baseado no primeiro tomo da trilogia de ficção científica escrita por Suzanne Collins, um "bestseller" norte-americano.

Outras sugestões:

  Coriolano (Coriolanus)
Ano: 2011
Realização: Ralph Fiennes
ArgumentoJohn Logan
Género: Thriller, Drama
Elenco: Ralph Fiennes, Gerard Butler, Brian Cox, Lubna Azabal, Ashraf Barhom, Jessica Chastain e Vanessa Redgrave
A coragem e o mérito do general Caius Martius "Coriolano" (Ralph Finnes) são tidos como lendários e o seu nome respeitado por todos os cidadãos de Roma. Porém, durante a sua candidatura a cônsul, algumas pessoas empenhadas na sua derrota, desacreditam-no perante o eleitorado. E assim, contra todas as previsões, ele acaba derrotado. Enfurecido, desmente e denigre o próprio senado, acabando por perder a cidadania romana e ser exilado. Agora, tornado apátrida, procura vingança. Com um plano em mente, segue o seu caminho até Antium, território dos Volscian, onde faz uma proposta a Tullus Aufidius (Gerard Butler), o maior inimigo de Roma: juntar estratégias e arrasar definitivamente com a nação que o viu nascer. Primeira experiência na realização do actor Ralph Finnes (que, em 2010, interpretou a personagem em Londres), o filme adapta ao contexto do século XXI a tragédia de William Shakespeare que, por sua vez, se inspira na história do general Coriolanus, que terá vivido durante o séc. V a.C.

  Um Amor de Juventude (Un amour de jeunesse)
Ano: 2011
Realização: Mia Hansen-Løve
Argumento: Mia Hansen-Løve
Género: Drama, Romance
Paris, 1999. Camille e Sullivan (Lola Créton e Sebastian Urzendowsky) são dois adolescentes a viver intensamente o seu primeiro amor. Contudo, quando o Verão chega ao fim, ele decide partir sem ela, numa longa viagem pela América do Sul. Camille entrega-se à tristeza e quando ele deixa de dar notícias, acreditando que perdeu o amor da sua vida, tenta o suicídio. Quatro anos depois ela é uma estudante de arquitectura e conhece Lorenz (Magne-Håvard Brekke), um arquitecto bastante mais velho que é também seu professor, com quem acaba por viver uma história de amor estável e feliz. Quando Sullivan regressa a Paris e a procura, ela sente que, subitamente, tudo o que tinha conquistado até aí é posto em causa. E fica dividida entre duas pessoas que, embora diametralmente opostas, parecem até ser complementares. Terceiro filme da realizadora e argumentista Mia Hansen-Løve ("Tout est Pardonné," "O Pai das Minhas Filhas"), é um filme sobre a separação, a passagem do tempo, a força dos sentimentos, a solidão e o destino.

Ano: 2012
Realização: Chris Renaud e Kyle Balda
Argumento: Ken Daurio e Cinco Paul
Género: Animação
Ted (Voz de Zac Efron) tem 12 anos e vive em Thneedvill, uma pequena cidade industrial onde tudo, excepto as pessoas, é artificial. Desde há muito que ele vive perdido de amores por Audrey (Taylor Swift), uma rapariga sonhadora cujo maior desejo é ter uma árvore verdadeira no seu próprio jardim. Decido a impressioná-la, ele vai partir em busca do lendário Lorax (Danny DeVito), uma criatura mística, mais velha do que o próprio tempo que, mesmo com um feitio um pouco irritante, é o guardião da floresta e o protector das árvores e dos animais. Assim, inspirado pela extraordinária história de Lorax, ao mesmo tempo que conquista o coração de Audrey, ele ainda consegue trazer a Mãe Natureza de volta à sua cidade e fazer com que todos percebam a importância do equilíbrio entre o progresso e as coisas vivas. Realizado por Chris Renaud e Kyle Balda, e baseado no livro do conhecido escritor e cartoonista infantil Dr. Seuss (1904 - 1991). Este filme é, depois de "Gru - O Maldisposto" e "HOP", o terceiro criado pela Universal Pictures e Illumination Entertainment.

Swans (Swans)
Ano: 2011
Género: Drama
Um pai e um filho adolescente regressam a Berlim quando a mãe do rapaz, ex-mulher do pai, é hospitalizada em estado terminal de um cancro. A viver entre o velho apartamento dela e as visitas ao hospital, eles são forçados a uma convivência imposta que os obriga a encarar a sua própria fragilidade ao mesmo tempo que lidam com a terrível iminência da morte. Co-realizado pela coreógrafa e dramaturga Heidi Wilm, é a segunda longa-metragem de Hugo Vieira da Silva, depois de "Body Rice" em 2006. Definido pelo próprio realizador como "claustrofóbico, filmado em casas e espaços fechados", o filme é um confronto das personagens com o trauma da doença e da morte, numa reflexão sobre "coisas que estão a acontecer para lá das palavras, que não podem ser ditas nem gramaticalizadas através de uma narrativa convencional. Gosto de pensar que é um filme narrativo, mas sinto que abre um território em que as imagens se sucedem num ritmo e numa dança que cria uma poética muito específica." Estreado mundialmente no Festival de Berlim, esteve também em competição no IndieLisboa, onde recebeu uma menção honrosa.

 Amor ao Acaso (The Rebound)
Ano: 2009
Realização: Bart Freundlich
Argumento: Bart Freundlich
Género: Comédia, Romance
Sandy (Catherine Zeta-Jones), quase a fazer 40 anos, é uma mulher bonita que luta por fazer tudo perfeito, especialmente no que concerne aos seus dois filhos pequenos. A sua vida, assim como a sua visão romântica do mundo, são profundamente abaladas quando descobre que o seu marido tem um caso extraconjugal. Determinada a não se deixar arrasar pelo acontecimento, decide mudar-se para Nova Iorque, encontrar um emprego e começar tudo do zero. Ali, vai conhecer Aram Finkelstein (Justin Bartha), um jovem de 24 anos também a sofrer uma grande decepção amorosa. Quando Sandy é finalmente contratada para um emprego, Aram torna-se "a ama" dos seus filhos, estando cada vez mais presente na vida daquela família. Assim, e apesar da grande diferença de idades, tudo entre eles parece encaixar na perfeição, acabando por surgir uma cumplicidade que culmina numa grande atracção física. Porém, dadas as circunstâncias, ambos ficam confusos em relação ao que está a acontecer e a questão que se põe é se o que encontraram se resume a um desejo incontrolável ou se esta será uma ligação com tudo para resultar...
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário