quarta-feira, 9 de maio de 2012

Estreias 10 Maio'12: Wuthering Heights, Ha-Shoter, La Source des femmes, Nana, Haywire, Dark Shadows e The Five Year Engagement

Dia 10 de Maio, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:
  O Monte dos Vendavais (Wuthering Heights)
Ano: 2011
Realização: Andrea Arnold
Género: Drama, Romance
Numa visita a Liverpool, um agricultor abastado conhece Heathcliff, um rapaz pobre e abandonado, e resolve trazê-lo consigo para fazer parte da sua família. Nos isolados campos do Yorkshire, o rapaz acaba por se aproximar de Cathy, a filha mais nova do agricultor. Porém, com o passar dos anos, uma relação inocente entre duas crianças transforma-se num amor obsessivo que levará toda a família à perdição. Uma nova adaptação do único romance de Emily Brontë publicado, em 1847, sob o pseudónimo masculino Ellis Bell, desta feita com argumento e realização da britânica Andrea Arnold ("Aquário" e "Sinal de Alerta").
Outras sugestões:

  Polícia (Ha-Shoter)
Ano: 2011
Realização: Nadav Lapid
ArgumentoNadav Lapid
Género: Drama, Crime
Elenco: Ben Adam, Michael Aloni e Meital Barda
Yaron pertence a uma unidade policial de elite de Israel. Ele e os seus companheiros são quem, em última instância, protegem os cidadãos de ameaças terroristas, num país ainda instável a nível político e social. Tudo nele respira orgulho: em si próprio, na sua vida pessoal e em cada um dos seus colegas, por quem nutre um enorme respeito e admiração. Até que um dia se depara com um grupo de jovens radicais que raptam três milionários israelitas durante um casamento. O grupo está decidido a tudo para libertar a sociedade daquilo que considera ser opressão. E será através deles que Yaron vai conhecer as razões do confronto de classes no seu país e compreender o porquê da necessidade de mudança. Escrito e realizado pelo israelita Nadav Lapid, o filme recebeu o prémio especial do júri em Locarno e esteve em competição na edição de 2011 do Lisbon & Estoril Film Festival.

  A Fonte das Mulheres (La Source des Femmes)
Ano: 2011
Realização: Radu Mihaileanu
Argumento: Radu Mihaileanu
Género: Drama, Comédia
Numa aldeia do Norte de África, existe uma pequena comunidade fechada, onde as tradições têm ainda um enorme peso no modo de vida e onde as mulheres pouco poder têm para alterar a sua condição. Entre outras tarefas, são elas quem têm de ir buscar água ao cimo de uma montanha, por um caminho longo e difícil. É então que Leila (Leïla Bekhti), uma jovem recém-casada, percebendo a injustiça e o sacrifício inútil, convence as outras mulheres a obrigar os homens a canalizar a água até à aldeia. Para isso elas apenas têm uma arma ao seu alcance: greve de sexo. Um filme de Radu Mihaileanu ("O Concerto") que, em jeito de comédia, retrata as desigualdades entre os sexos e a longa e dura batalha das mulheres que, quebrando regras e tradições, tentam criar espaço à mudança.

  Nana (Nana)
Ano: 2011
Realização: Valérie Massadian
Argumento: Valérie Massadian
Género: Drama
Nana (Kelyna Lecomte), de apenas quatro anos, vive com a mãe e o avô numa casa perto da floresta. Certo dia, ao chegar da escola, encontra a casa totalmente silenciosa e vazia. Depois da sensação física do vazio e do abandono, Nana retoma a sua vida normal: veste-se, alimenta-se, brinca e cuida da casa. É assim que aquela menina assume-se num mundo à altura dos seus 90 centímetros, liberta dos adultos e da sua orientação. Primeira longa-metragem da fotógrafa Valérie Massadian, foi o filme-revelação em Locarno, onde recebeu o prémio Opera Prima para primeiras obras. Em complemento a curta "Rafa", de João Salaviza, sobre um rapaz de 13 anos que deixa a sua casa nos subúrbios e ruma a Lisboa, em busca da mãe que não regressou na noite anterior. "Rafa" foi o vencedor do Urso de Ouro para melhor curta-metragem na edição de 2012 do Festival de Berlim.

Uma Traição Fatal (Haywire)
Ano: 2011
Realização: Steven Soderbergh
Argumento: Lem Dobbs
Género: Thriller
Mallory Kane é uma das mais bem treinadas agentes da CIA. Mas, depois de uma missão bem-sucedida, que consistia em libertar um jornalista chinês, Mallory é atraiçoada e abandonada à morte pelas pessoas em quem confiava. Ao sobreviver, torna-se uma ameaça à segurança e credibilidade da agência assim como do próprio Governo norte-americano e, por isso mesmo, um alvo a abater. Porém, preparada ao mais alto nível para enfrentar todo o género de ameaças, a ex-agente vai usar todas as suas armas contra os seus perseguidores num jogo onde a vingança, e não a sobrevivência, se torna o grande objectivo. Um thriller de acção, com argumento de Lem Dobbs e realização de Steven Soderbergh ("Erin Brockovich", "Ocean's Eleven", "Confissões de Uma Namorada de Serviço"), que conta com a estreia em cinema de Gina Carano (reconhecida lutadora americana de MMA), além de incluir no elenco os conhecidos Michael Fassbender, Ewan McGregor, Bill Paxton, Channing Tatum, Antonio Banderas e Michael Douglas.

Sombras da Escuridão (Dark Shadows)
Ano: 2012
Realização: Tim Burton
Argumento: Seth Grahame-Smith
Género: Comédia, Fantasia
Nos finais do séc. XVIII, Barnabas Collings era um jovem aristocrata rico e atraente que julgava ter o mundo aos seus pés. Sem respeito nem compaixão pelos sentimentos alheios, habituou-se a ter todas as mulheres que desejava. Até conhecer Angelique e desprezar o seu amor. É então que os poderes ocultos da rapariga se revelarão fatais. Ela, que não é mais do que uma poderosa feiticeira negra, transforma-o num vampiro e enterra-o vivo. Duzentos anos volvidos, ele é inesperadamente libertado do seu túmulo, acordando na decrépita mansão familiar, no espantoso mundo do séc. XX. Agora, vai conhecer a sua excêntrica linhagem e reaprender a lidar com o génio de Angelique que, ao regressar com ele, fez ressuscitar o seu amor obsessivo. Realizado por Tim Burton e abrilhantado por Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Michelle Pfeiffer, Eva Green, Christopher Lee e Chloë Grace Moretz, o filme é uma adaptação da série homónima que, entre 1966 a 1971, foi transmitida pelo canal americano ABC e que contava as aventuras da família Collins.

Espera Aí... Que já Casamos (The Five-Year Engagement)
Ano: 2012
Realização: Nicholas Stoller
Género: Comédia
Tom e Violet (Jason Segel e Emily Blunt) são um casal apaixonado a viver em São Francisco. Depois de vários anos de uma relação quase perfeita, sonham em oficializar a união numa enorme e divertida festa de casamento. Tudo parecia correr bem até Violet ser convidada a trabalhar como assistente na faculdade de psicologia da Universidade de Michigan, a mais de duas mil milhas de distância. Ambos concordam que, com esta proposta irrecusável em mãos, os planos para o grande dia terão de ser adiados. Porém, já em Michigan, nada parece querer colaborar com a relação e os dois vêem a data de casamento adiada, uma e outra vez. E é assim que, depois de cinco anos a lidar com a incómoda sensação de viverem uma relação estagnada, Tom e Violet começam a duvidar se foram de facto feitos um para o outro.
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário