quarta-feira, 2 de maio de 2012

Estreias 3 Maio'12: We Need to Talk About Kevin, Once Upon a Time in Anatolia, Texas Killing Fields, Les infidèles, Raven e A Teia de Gelo

Dia 3 de Maio, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si: 

Destaques:
  Temos de Falar Sobre o Kevin (We Need to Talk About Kevin)
Ano: 2011
Realização: Lynne Ramsay
Argumento: Lynne Ramsay e Rory Kinnear
Género: Drama, Thriller
Eva (Tilda Swinton) era uma bem-sucedida jornalista de viagens quando descobriu estar grávida de Kevin (Ezra Miller). Por causa disso, abandona todas as suas ambições e dedica-se quase exclusivamente à vida familiar. Infelizmente, a sua vida enquanto mãe torna-se, a todos os níveis, um inesperado pesadelo. Desde muito cedo que a criança demonstra possuir um carácter difícil e estranhamente propenso à violência. Hoje, quase 17 anos volvidos, Kevin está preso, condenado pela autoria de um violento massacre na escola onde estudava, que resultou na morte de vários alunos e professores. E Eva sente que nada mais é do que a amargurada mãe de um sociopata. Através de várias cartas dirigidas a Franklin (John C. Reilly), o seu marido, a mulher desvenda o passado, dando a conhecer a terrível luta interior contra os sentimentos de dor e responsabilidade: até que ponto a fúria assassina do filho se deveu às suas fraquezas enquanto mãe ou à própria relutância em enfrentar a maternidade. De que maneira a natureza de Kevin foi moldada por cada um dos pais? Realizado por Lynne Ramsay, um thriller psicológico baseado no romance homónimo escrito, em 2003, pelo jornalista Lionel Shriver.

Outras sugestões:

  Era uma vez na Anatólia (Once Upon a Time in Anatolia)
Ano: 2011
Género: Drama, Crime
Elenco: Muhammet Uzuner, Yilmaz Erdogan e Taner Birsel
Na cidade de Keskin, Turquia, uma caravana - da qual fazem parte advogados, coveiros, polícias e um médico legista - segue pelas estepes da Anatólia em busca de um corpo. Kenan, suspeito do homicídio, guia aqueles homens pela região tentando recordar-se do local onde sepultou o corpo. Diz que estava alcoolizado, que está confuso. Até que, depois de uma longa e exaustiva viagem, encontram o lugar que procuravam. O dia desperta, a vítima é recolhida e autopsiada ao mesmo tempo que a esposa do falecido chega para reconhecer o corpo. E é então que a causa e o motivo do crime são revelados. Realizado pelo turco Nuri Bilge Ceylan ("Os Três Macacos", "Uzak - Longínquo"), o filme foi um dos vencedores do grande prémio do júri no Festival de Cannes de 2011, ex aequo com "O Miúdo da Bicicleta", de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne. Ceylan viu o seu nome indicado para a Palma de Ouro.

  The Killing Fields - O Campo da Morte
Ano: 2011
Realização: Ami Canaan Mann
Argumento: Don Ferrarone
Género: Thriller
A polícia de uma pequena cidade do Texas depara-se com uma série de homicídios sem resolução. A única coisa que os comprova são os corpos femininos mutilados, consecutivamente abandonados num pântano, por esse motivo denominado Campo da Morte. Ao mesmo tempo, na cidade vizinha, os inspectores Mike Souder (Sam Worthington) e Brian Heigh (Jeffrey Dean Morgan) debatem-se com a falta de pistas na investigação de mais um desaparecimento. Até que Anne (Chloë Grace Moretz), uma adolescente conturbada por quem Brian sente uma ligação especial, também desaparece sem deixar rasto. Apesar dos crimes no Campo da Morte se encontrarem fora da sua jurisdição, para Brian a investigação passa a ter contornos pessoais e os dois não vão parar até encontrarem algo que os leve ao sádico assassino. Realizado por Ami Canaan Mann, "O Campo da Morte" baseia-se numa série de crimes ocorridos, entre 1983 e 1991, no Texas.

  Descaradamente Infiéis (Les infidèles)
Ano: 2012
Género: Comédia
Apesar de acreditarem no amor verdadeiro, Fred, Olivier, François, Laurent, James (todos protagonizados por Jean Dujardin) e Greg, Nicolas, Bernard, Antoine e Eric (Gilles Lellouche) são incapazes de acreditar na fidelidade. Para eles, o homem é um animal polígamo e isso é uma fatalidade do género a que pertencem. Com esta ideia como ponto de partida, sete realizadores juntam-se para filmar várias curtas-metragens sobre o tema da infidelidade masculina e as suas múltiplas variações. Com argumento e realização de Jean Dujardin, Michel Hazanavicius, Emmanuelle Bercot, Fred Cavayé, Alexandre Courtès, Eric Lartigau e Gilles Lellouche, "Descaradamente Infiéis" marca o regresso a um género de filme construído em "sketches", muito em voga no passado, em especial nas comédias italianas dos anos 1970.

O Corvo (The Raven)
 
Ano: 2012
Realização: James McTeigue
Género: Thriller
Outubro de 1849. Baltimore, EUA. Depois do brutal assassinato de duas mulheres, o detective Emmett Fields (Luke Evans) faz uma descoberta aterradora: o crime tem uma estranha semelhança a um dos contos de terror da autoria de Edgar Allan Poe (John Cusack), recentemente publicados num jornal local. Poe torna-se imediatamente o principal suspeito do crime e é chamado a depor. Porém, durante o interrogatório, outro corpo com a mesma assinatura é encontrado, também inspirado no trabalho do escritor. Compreendendo que estão perante um psicopata que quer transformar a ficção em realidade, o detective decide unir os seus esforços à capacidade de dedução de Poe e, desta forma, apanhar o assassino antes que este volte a atacar. Com realização de James McTeigue ("V de Vingança"), um thriller que tem como protagonista Edgar Allan Poe, uma das mais carismáticas personalidades da literatura americana do séc. XIX. Usando factos verídicos e apoiado pela inexplicada morte do escritor, o filme tenta ficcionar os seus últimos dias de vida.

A Teia de Gelo (A Teia de Gelo)
Ano: 2012
Realização:  Nicolau Breyner
Argumento:  Nicolau Breyner e João Nunes
Género: Comédia, Drama
Jorge, um informático ambicioso que não se conforma com a sua vida mediana, decide subir na vida a qualquer custo. Usando os contactos da empresa onde trabalha, desvia uma enorme quantia de dinheiro para a sua conta pessoal. Descoberto pelo chefe, que ameaça matá-lo caso não reponha o dinheiro nesse mesmo dia, mete-se no carro e foge sem destino até acabar despistado no meio de uma tempestade, a meio do nada. Assim, numa fuga desesperada, gelado, exausto e perdido num lugar inóspito, ele toma consciência em como a sua ganância deitou tudo a perder. Até que se cruza com uma velha mansão habitada que julga ser a sua salvação. Mas o lugar encerra segredos ainda mais terríveis do que o seu. Realizado por Nicolau Breyner, conta com a participação de Diogo Morgado, Margarida Marinho, Nuno Melo, Patrícia Tavares, Sandra Cóias, Paula Lobo Antunes, entre outros.
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário