quarta-feira, 27 de junho de 2012

"A Vingança de Uma Mulher" e duas co-produções portuguesas premiadas no Cinesul 2012


O Cinesul 2012 - Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo premiou a produção portuguesa A Vingança de Uma Mulher, de Rita Azevedo Gomes, como a Melhor Longa-Metragem de Ficção da 19.ª edição.

Também o documentário Carta para o Futuro, uma co-produção portuguesa da Ukbar Filmes, foi premiado, neste caso com o prémio de Melhor Documentário partilhado com María en Tierra de Nadie. O espanhol La Plaza, de Adriano Morán, recebeu uma Menção Honrosa.

Na categoria de curtas e médias-metragens, Les Bessones del Carrer de Ponent, vence na ficção, enquanto que nos documentários, o brasileiro Diálogos foi o premiado. Também Portugal é galardoado na ficção, com Nuvem, de Basil da Cunha, co-produção entre Portugal e Suíça, a receber uma Menção Honrosa, junto com o colombiano Benjamín en Tecnicolor. Nos documentários, o brasileiro Elogio da Graça recebeu também uma Menção Honrosa.

O Prémio do Público na ficção foi atribuído a La Sublevacion, de Raphael Geyer Aguinaga e no documentários, a Los Ojos de la Guerra. Nas curtas e médias-metragens, o Prémio do Público foi para Cárcere Privado e Clementina de Jesus: Rainha Quelé, ambas produções brasileiras.

Sem comentários:

Enviar um comentário