domingo, 1 de julho de 2012

FEST 2012: Os destaques


Começa hoje em Espinho, o FEST - Festival Internacional de Cinema Jovem 2012, um dos mais interessantes festivais nacionais pela forte componente educacional, promovendo masterclasses e workshops com objectivo de fornecer formação e promover o trabalho de criadores de todo o mundo. Agora na sua oitava edição, o FEST 2012 inicia hoje o seu programa com um dia dedicado à família e à população local com um programa direccionado a um público mais infantil, com workshops de cinema, pintura e sessões de cinema. 

São vários os workshops a serem dados durante esta edição, com áreas de acção e formadores distintos: Pitching (com o documentarista espanhol Guillermo García-Ramos), Televisão e Videoclips (com o realizador Brian Grant), Direcção de Actores (com o realizador de Ajami, o israelita Scandar Copti), Collaborative Filmmaking e Mapping (com Synes Elischka), Documentários (com o documentarista dinamarquês Anders Østergaard), Música para Filmes (com o teclista da banda Sigur Rós, Kjartan Sveinsson), Montagem (com o montador de Chicago, Martin Walsh e Sylvie Landra), O Género no cinema (com o cineasta português João Pedro Rodrigues), Design de Produção (com Laurence Bennett, nomeado ao Óscar por The Artist), Efeitos Especiais (com o português Sandro Henriques), Co-Produção de Curtas (com Wim Vanacker), Direcção de Fotografia (com Tom Stern, nomeado ao Óscar por Changeling), entre tantos outros.

Este ano o programa é bastante rico, com interessantes curtas-metragens de jovens realizadores portugueses (que já passaram pelo Shortcutz) e internacionais, mas são algumas das longas-metragens que passamos a destacar:

Primeira longa-metragem de Matthew Gordon que apresenta um retrato de uma América rural nos tempos modernos, centrado na história de um jovem de 14 anos que deseja ter uma família saudável. Porém, no Verão, a sua mãe desaparece e deixa-o a tomar conta do meio-irmão mais novo. Nomeado para dois Independent Spirit Awards (Melhor Fotografia e Prémio John Cassavetes). Filme de abertura do festival e em competição para o Castelo de Prata de Ficção.

Documentário musical sobre a história do surgimento do movimento punk como uma subcultura que lutou contra a segregação racial na África do Sul, Moçambique e Zimbábue. Fez parte da secção IndieMusic do Festival IndieLisboa 2012.

Depois de ter ganho o Óscar de Melhor Curta-Metragem com The Last Farm (2004), o islandês Rúnar Rúnarsson regressa com Volcano, filme multipremiado a nível internacional centrado na história de um homem idoso que envelheceu longe dos seus filhos e que agora reformado antecipadamente devido à doença da mulher, tenta reconciliar-se com a sua família e compensar o passado. Foi o candidato oficial islandês aos Óscares 2012.

O holandês Marco van Geffen, considerado um dos mais promissores jovens cineastas europeus, apresenta um filme sobre a história de uma au-pair polaca que começa a trabalhar numa pequena aldeia holandesa. Mas ao ter dificuldades em se relacionar com os seus anfitriões, acaba por se sentir cada vez mais alienada, ao mesmo tempo que carrega um terrível segredo.

Vencedor do Prémio do Público no Festival Nederlands 2011, o filme retrata a história de amor de dois adolescentes surdos-mudos. Quando os pais de Evy não concordam com a sua relação, planeiam fugir e esconder-se num local especial onde Evy vai tentar engravidar.

7 seX 7 (2011), de Irena Skoric
Primeira longa-metragem de Irena Skoric, 7 seX 7 é uma antologia de sete novelas eróticas, que no final estão interligadas entre si, abordando temáticas como a tensão sexual, dividindo-se entre comédia e drama.

Produção japonesa que fez furor a nível internacional, inclusive no Festival de Sundance 2012 e no Festival de Tóquio 2011, onde ganhou o prémio de Melhor Filme. About the Pink Sky é filmado a preto e branco e narra a história de Izumi, uma estudante que encontra uma carteira cheia de dinheiro na rua e que decide utilizá-lo. Porém, quando decide devolver a carteira ao dono, este exigi uma série de favores a Izumi.

Exibido no IndieLisboa 2012, o documentário segue os meses de um rigoroso ano de digressão do cantautor Andrew Bird, que termina em Chicago doente e lesionado. O filme apresenta um retrato da precária técnica de looping multi-instrumental e várias actuações ao vivo.

Produção australiana com um formato alternativo de financiamento. Através do sistema de crowdfunding, a produtora vendeu cada frame do filme por um dólar, disponibilizando depois o filme simultaneamente em DVD e através de torrent gratuito. The Tunnel é um thriller de terror que utiliza a técnica de found footage para centrar-se na história de uma equipa de jornalistas que investiga uns túneis abandonados no coração de Sidney.


O FEST 2012 decorre em Espinho de 1 a 8 de Julho.

Sem comentários:

Enviar um comentário