terça-feira, 17 de julho de 2012

Passatempo Requiem


Num tórrido domingo de Verão, Paul, o narrador, tem um encontro marcado com um Convidado que
é, de facto, o fantasma de Fernando Pessoa.
Chega a Lisboa ao meio-dia, mas apercebe-se que os encontros dos fantasmas ocorrem mais frequentemente à meia-noite.
Entre o meio-dia e a meia-noite encontra-se, por acaso ou memória do seu passado, com uma série de personagens, uma curiosa mistura de pessoas, entre os lisboetas do presente e os fantasmas do passado.
Cruzam-se os caminhos entre os mortos e os vivos, simultaneamente ou em momentos descompassados.
Até se encontrar finalmente com Pessoa, Paul cruza-se com donos de restaurante, a dona de um bordel, um mendigo, um guarda de cemitério, um motorista de táxi, uma velha cigana, etc... Todos fortemente ancorados numa cultura lisboeta que se apaga lentamente.
E, entre todas estas pessoas, voltam depois de muitos anos, os mortos, sem aparente diferença dos vivos, como o seu amigo Pedro, o seu pai, morto há muitos anos, e Isabel, em tempos amante de Paul e de Pierre.
Através de toda a história vagueia o espírito de Pessoa e um poderoso sentimento de saudade e remorso.




Requiem é a adaptação do livro com o mesmo nome escrito por Antonio Tabucchi. O realizador, Alain Tanner, não era já um estranho à cidade de Lisboa onde o filme se passa.
O filme foi mais uma das muito produções de Paulo Branco para o realizador e vem acompanhado de um Making Of e de um conjunto de entrevistas a Alain Tanner, Antonio Tabucchi e Bennard Comment.




Regulamento:

- O passatempo decorre até às 23:59 do dia 24 de Julho, sendo excluídas todas as respostas que chegarem depois desse prazo.
- Apenas será aceite uma participação por e-mail e por pessoa.
- Além da correcção das respostas às questões lançadas, também o preenchimento dos dados pessoais são factor de exclusão, devendo por isso corresponderem às normas como são solicitados.
- Os premiados serão escolhidos entre todos aqueles que apresentarem uma participação válida e a escolha será definitiva a menos que se apresente um caso de fraude.
- A escolha é feita através de um sistema de selecção aleatória.
- O Split Screen reserva-se o direito de fazer uma selecção das respostas validadas quando se apresentarem circunstâncias duvidosas da legitimidade da origem das mesmas.
- O nome dos vencedores será publicado neste blogue e os mesmos serão avisados por email.
- Só serão permitidas participações a residentes em Portugal e apenas uma por participante e residência.
- Os custos associados ao envio dos prémios ficará a cargo dos participantes.
- O envio dos prémios ficará a cargo do Split Screen, não sendo este responsável por quaisquer danos ou extravios dos mesmos.
- Em caso de não concordar com alguma destas regras, deverá abster-se de participar.
- Reservamo-nos o direito de excluir de futuros passatempos todos os que não cumprirem estas regras.

Sem comentários:

Enviar um comentário