terça-feira, 25 de setembro de 2012

Douro Film Harvest 2012: Os destaques


Uma das propostas mais interessantes de festival nos últimos começa já amanhã. O festival Douro Film Harvest 2012 tem como palco o Douro vinhateiro, considerado Património da Humanidade, classificado pela UNESCO e este ano distribuir-se-á por locais como a Adega Cooperativa de Favaios, Casa da Música, Hard Club, Museu do Douro, Núcleo Museológico Favaios, Pão e Vinho; Restaurante DOC, Restaurante Quarentae4, Rivoli Teatro Municipal e Soundwich. A convidada de honra deste ano será a actriz Bo Derek e terá como anfitriões os portugueses Diana Chaves e Marcantonio Del Carlo. Eduardo Filipe é o curador artístico do festival, o músico Rei Reininho, o curador da secção Temáticas da Gula e Luísa Sequeira, da secção Curtas da Casa.

A secção Curtas da Casa contará com um júri composto pela actriz Adelaide Teixeira, o realizador Artur Serra Araújo, o escritor Manuel Jorge Marmelo e o realizador Pedro Serrazina. Na secção Food Film, teremos Miguel Júdice, Ricardo Costa e Vicente Alves do Ó; enquanto que na Wine Film, contaremos com Carlos Tê, José Silva e Rita Ferreira Marques. O festival organizará ainda as habituais Harvest Talks, sobre temáticas variadas como o cinema em Portugal, Jorge Amado, Efeitos Especiais ou os media e a propaganda; além de exposições ou sessões de cinema, acompanhadas de música, vinho e comida.

O Douro Film Harvest 2012 decorrerá de 26 a 29 de Setembro e apresentamos aqui os nossos destaques:

Documentário sobre o famoso restaurante catalão El Bulli (encerrado em Julho de 2011), repetidamente eleito como o melhor do mundo e palco das mais inovadores e excitantes cozinhas do planeta. O Chef Ferran Adrià todos os anos, fechava por seis meses e trabalhava com a equipa para preparar o menu da temporada seguinte. Filme de abertura.

Toast (2010), de S.J. Clarkson
Telefilme britânico baseado na infância do famoso gastrónomo Nigel Slater, na Grã-Bretanha dos anos 60. Filho de uma péssima cozinheira, desde cedo que desenvolve uma paixão pela cozinha. Uma belíssima comédia dramática protagonizada por Freddie Highmore e Helena Bonham Carter.

Baseado na obra de Jorge Amado, o filme segue a história de um ex-funcionário público que é encontrado morto na própria cama. Inconformados com a morte, os seus melhores amigos, roubam o corpo e levam-no para uma última noite de festa. Vencedor dos prémios de Melhor Guarda-Roupa e Direcção Artística do Grande Prémio do Cinema Brasileiro 2011.

Em 2009, o chef francês Michel Bras, responsável por um dos melhores restaurantes do mundo (com três estrelas Michelin) decidiu passar o negócio ao seu filho Sebastien, que trabalha consigo há 15 anos. O documentário transmite a história desse trabalho conjunto e da preparação de extraordinários pratos.

Dik Trom (2010), de Arne Toonen
Produção holandesa, esta comédia segue a história de um jovem rapaz, com problemas de peso, que vive com os pais numa pequena cidade onde todos são divertidos e adoram fast food. Mas a sua vida muda quando a família se muda para outra cidade, onde o pai abre um restaurante e todos se preocupam com a elegância e a saúde.

Documentário sobre o brasileiro Arnaldo Batista, músico dos ex-Mutantes, que conta a sua história através de quadro traçado por si próprio, intercalado com imagens históricas da sua trajectória artística e que fizeram dele um dos principais nomes do rock brasileiro. Venceu o prémio Contigo 2009 para Melhor Documentário e foi nomeado para quatro categorias do Grande Prémio do Cinema Brasileiro 2010.

Documentário que completa a trilogia sobre a formação histórica, política e cultural de Brasília, investigando as origens das grandes bandas de rock do cenário musical brasileiro desde os anos 80, a partir de Legião Urbana, Capital Inicial ou Plebe Rude.

O turco-germânico Fatih Akin realiza a história de um dono de um restaurante que começa a perder clientela desde que o novo chef gourmet tomou o comando da cozinha. Enquanto isso, sofre de uma contusão na coluna e pelo facto da sua namorada o ter deixado para viver em Xangai. Vencedor do prémio especial do júri no Festival de Veneza 2009 e considerado pelo NBR como um dos melhores filmes estrangeiros de 2010.

Consulte a programação oficial no sítio oficial.

Sem comentários:

Enviar um comentário