sábado, 8 de setembro de 2012

MOTELx 2012: Os destaques


Na sua sexta edição, o MOTELx - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa promete uma grande programação. De regresso marcado ao Cinema São Jorge, o festival decorrerá de 12 a 16 de Setembro.

Este ano, o convidado de honra será o realizador italiano Dario Argento, dando continuidade aos convidados de peso para um festival relativamente tão recente. A retrospectiva dedicada ao realizador, insere-se na secção Culto dos Mestres Vivos, com destaque para a trilogia «As Três Mães», com Suspiria (1977), Inferno (1980) e Mother of Tears (2007). No último dia do festival, Dario Argento estará presente na Sala Manoel de Oliveira para uma masterclass. O festival contará ainda com outros convidados: o realizador italiano Jonathan Zarantonello, os franceses Julien Maury e Pascal Laugier, o britânico Alex Chandon e o norueguês Pål Sletaune.

Outras masterclasses serão dadas pelo escritor português David Soares, autor de diversas obras de terror e fantástico ou pelo colectivo Clones, criadores das curtas-metragens Papá Wrestling (2009), Blarghaaarhgarg (2010) e Banana Motherfucker (2011). Também João Leitão irá apresentar o episódio-piloto da série televisiva Capitão Falcão (filme surpresa da última edição do MOTELx) e discutir a origem da personagem, um super-herói do Estado Novo. O produtor português Paulo Branco estará presente também no festival para uma Q&A acerca da secção Quarto Perdido, que este ano apresenta O Território (1981), de Raúl Ruiz e O Estado das Coisas (1982), de Wim Wenders. Haverá ainda tempo para a apresentação de um making of do videoclipe Lickanthrope, da banda Moonspell, por Filipe Melo, bem como uma tarde de jogos de tabuleiro para toda a família.


Um dos pontos altos do festival é a atribuição do prémio para a Melhor Curta de Terror Portuguesa, existente desde a terceira edição. Este ano, os candidatos ao prémio são:
  • Aconteceu no Interior, de Ricardo Machado
  • Até Quando, de Jorge Cramez
  • A Bruxa de Arroios, de Manuel Pureza
  • The Headless Nun, de Nuno Sá Pessoa
  • Leito de Maldição, de Paulo Teixeira Rebelo
  • Mutter, de Tony Costa e Rafael Antunes
  • O Princípio do Fim, de Joel Rodrigues e André Agostinho
  • O Reino, de Paulo Castilho
  • Silêncio, de Hélio Valentim e Ricardo Ferreira
  • Tormenta, de Francisco Carvalho

Apresentamos de seguida alguns dos destaques do festival:

Babycall (2011), de Pål Sletaune
Protagonizado por Noomi Rapace (trilogia Millennium), Babycall esteve nomeado a quatro prémios Amanda 2012, os mais importantes prémios de cinema da Noruega, de onde venceu nas categorias de Melhor Actriz, Design de Produção, Argumento e Design de Som. O filme segue uma mulher que se muda com o filho de oito anos, depois de fugir dos maus tratos do ex-marido.

Vencedor do prémio de Melhor Filme do Júri Jovem do Festival Internacional de Fantasia de Neuchâtel, a história segue uma mulher solitária que vive em grande secretismo com uma colecção de borboletas e que acaba por se cruzar com uma jovem de 11 anos, que tenta extorquir-lhe dinheiro.

Emergo (2011), de Carles Torrens
Com produção e argumento de Rodrigo Cortés (Buried), o filme utiliza o subgénero found footage para seguir uma equipa de parapsicológicos que investigam uma série de estranhos fenómenos ocorridos num apartamento.

Father's Day (2011), de Astron-6
Uma produção Troma, repleta de humor negro, sangue, gore e surrealismo, sobre o mito urbano conhecido como O Assassino do Dia do Pai, começado anos após o desaparecimento do assassino em série Chris Fuchman, especializado na violação e homicídio de pais de meia-idade.

Depois do primeiro filme ter provocado polémica a nível internacional pelas imagens perturbadoras e violentas (estreou em Portugal no Fantasporto 2010), a versão original da sequela foi censurada no Reino Unido pelo BBFC. The Human Centipede II (Ful Sequence) segue Martin, um perturbado solitário que vive com a mãe e trabalha à noite como segurança num estacionamento subterrâneo, mas que é obcecado pelo filme The Human Centipede (First Sequence).

Oriunda da Coreia do Sul, esta produção oscila entre comédia, romance e ficção-científica, seguindo uma personagem que, à noite, coloca o seu bigode estilo porno anos 70 e patrulha as ruas da cidade.

Filme de animação, sul-coreano, que segue dois antigos colegas de escola (um homem de negócios e outro escritor falhado) que, após um jantar anos depois, decidem fazer frente a um grupo de estudantes que maltratava outros colegas.

Produção tailandesa, nomeada para 14 prémios da Associação Cinematográfica Tailandesa e que estreou em primeiro lugar nas bilheteiras do país e como o mais lucrativo filme de terror de sempre da distribuidora. Laddaland é o nome de um condomínio privado para onde uma família se muda, sem saber que a morte os cerca.

A dupla francesa responsável por Inside (2007) regressa com a história de uma estagiária em apoio domiciliário que decide procurar um tesouro escondido que a antiga professora de dança teria escondido. O filme é tido como uma «fábula negra e atmosférica que foge às estruturas narrativas convencionais».

Estreada no Festival de Sundance 2012, o filme desenvolveu-se a partir de uma curta-homónima do realizador, sobre uma mulher que, após a morte da mãe, regressa a casa para lhe prestar uma última homenagem, mas durante a noite ocorrem manifestações misteriosas que a levam a procurar ajuda.

Estreia em Portugal do aguardado terceiro capítulo do franchise espanhol REC, desta vez realizado no singular por Paco Plaza. Este é o primeiro filme cuja acção decorre fora do edifício original e à luz do dia, descodificando elementos dos dois primeiros filmes e que abre a porta para a conclusão da saga. Aqui, um casamento torna-se um evento de terror.

Blockbuster indonésio, bastante elogiado pela crítica, que começa como um filme de acção, que acaba por se desenvolver num survival horror, centrado num corpo de assalto da polícia de Jakarta que invade um edifício controlado por um líder criminoso.

Red State (2011), de Kevin Smith
Com realização e argumento de Kevin Smith, Red State critica a América profundamente conservadora dos estados republicanos, seguindo um grupo de adolescentes apanhados na teia de uma seita de fanáticos religiosos e de acções radicais. O filme conta com um elenco composto por nomes como Anna Gunn, Melissa Leo ou John Goodman, vencendo os prémios de Melhor Actor e Melhor Filme no Festival de Sitges 2011.

O catalão Jaume Balagueró, co-autor da saga [REC], segue a história arrepiante um porteiro de um edifício de apartamentos que conhece a fundo todos os inquilinos, mas que não é o que parece. O filme valeu a Luis Tosar uma nomeação ao prémio Goya 2012 de Melhor Actor.

O realizador de Martyrs (2008), regressa numa co-produção entre França e Canadá, com um elenco liderado por Jessica Biel, numa história situada numa cidade onde várias crianças desaparecem sem deixar rasto.

Estreada no Festival de Sundance 2012, esta elogiada antologia de terror, explora o subgénero found footage, com um grupo de delinquentes contratado para recuperar uma cassete de vídeo numa casa isolada. Enquanto procuram, descobrem diversos vídeos horrendos.

A programação completa poderá ser consultada no sítio oficial do certame.

2 comentários:

  1. Mutter: 5*

    Vejam este filme "Mutter", pois não se vão arrepender.

    Cumprimentos, Frederico Daniel.

    ResponderEliminar
  2. Eu já vi o Mutter há anos e adorei, agora vi a continuação que é Mutter: Um Novo Líder: 5*

    Esta curta cativou-me e recomendo, pois está top.

    Cumprimentos, Frederico Daniel.

    ResponderEliminar