quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Estreias 11 Outubro'12: O Gebo e a Sombra, Looper, Arbitrage, Elles e [REC]³ Génesis

Dia 11 de Outubro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:


  O Gebo e a Sombra (O Gebo e a Sombra)
Ano: 2012
Realização: Manoel de Oliveira
Argumento: Manoel de Oliveira
Género: Drama
Apesar de viver no limiar da pobreza, Gebo continua a sua actividade de contabilista para sustentar Doroteia, a mulher, e Sofia, a nora. A existência daquelas três pessoas é triste e monótona, girando à volta da ausência de João, o filho, que ninguém sabe onde está ou as razões por que partiu. Apesar do velho senhor tentar encontrar maneiras de aliviar o sofrimento das duas mulheres, parece que nada consegue minimizar as suas dores. Até que, sem que já ninguém o esperasse, João regressa. E é a partir daquele momento que o equilíbrio familiar, já de si frágil, se rompe, dando origem a uma catástrofe.... Baseado na peça homónima de Raul Brandão (1867-1930), escrita em 1923, a mais recente obra do mestre Manoel de Oliveira é um retrato da pobreza, da honestidade e do sacrifício. O "Gebo e a Sombra" teve a sua estreia mundial no início de Setembro, em dias sucessivos, no Festival de Veneza e na Cinemateca Francesa em Paris - onde a obra do realizador passou numa retrospectiva integral.
Outras sugestões:

  Looper - Reflexo Assassino (Looper)
Ano: 2012
Realização: Rian Johnson
Argumento: Rian Johnson
Género: Ficção-científica, Acção
Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Bruce Willis, Emily Blunt, Paul Dano, Piper Perabo e Jeff Daniels  
Os Estados Unidos sofreram uma grave crise económica que se reflectiu num enorme crescimento do crime organizado. Anos depois, em 2074, a viagem no tempo é inventada e, devido a todas as implicações, imediatamente tornada ilegal. Porque a tecnologia de identificação tornou quase impossível eliminar pessoas, as organizações criminosas tiveram de forjar uma solução prática para quando se querem livrar de alguém: usar secretamente a viagem no tempo e contratar "loopers", ou assassinos a soldo, que matam pessoas no passado para que estas não existam no presente. Joe (Joseph Gordon-Levitt) é um dos "loopers" mais bem conceituados da sua área. Até ao dia em que descobre estar a ser perseguido pela versão mais velha de si mesmo (Bruce Willis), que está ali com um propósito muito simples: apagar a sua própria existência. Um "thriller" de acção futurista realizado por Rian Johnson ("Os Irmãos Bloom").

   Arbitrage - A Fraude (Arbitrage)

Ano: 2012
Realização: Nicholas Jarecki
Argumento: Nicholas Jarecki
Género: Drama, Thriller
Aos 60 anos, Robert Miller (Richard Gere) é dono de uma das maiores fortunas dos EUA. Apesar de um longo e estável casamento com Ellen (Susan Sarandon), o seu grande orgulho é a filha Brooke (Brit Marling), cuja inteligência e capacidade de trabalho faz prever uma carreira de sucesso na gestão do património. Porém, o que ninguém imagina é que ele está à beira do colapso e que tem preparada uma última jogada financeira que poderá, ou não, salvar o seu império. Certa noite, numa viagem de carro com Julie Côte (Laetitia Casta), a sua amante, Miller adormece e tem um acidente. Ao perceber que Julie não sobreviveu e que a situação ficou fora do seu controlo, entra em pânico e foge. A partir daquele momento, o magnata vê-se envolvido numa espiral de mentiras e contradições. E, ao mesmo tempo que tenta não ser implicado na morte da amante por Michael Bryer (Tim Roth), um detective que teima em investigar o acidente, vai ter de lidar com algumas descobertas muito comprometedoras feitas pela própria filha.
Um "thriller" policial com argumento e realização de Nicholas Jarecki.

Elas (Elles)
Ano: 2011
Realização: Malgorzata Szumowska
Género: Drama
Anne (Juliette Binoche) é uma jornalista da edição francesa da revista "Elle". Consciente da sua vida confortável e do seu percurso privilegiado, decide fazer um artigo sobre a prostituição no meio universitário. Apesar das dificuldades iniciais em encontrar testemunhos que a ajudem na investigação, acaba por conseguir convencer Alicja (Joanna Kulig), uma estudante polaca, e Charlotte (Anaïs Demoustier), uma rapariga provinciana decidida a mudar de vida. Porém, contra todas as expectativas, onde Anne julgava encontrar histórias de miséria e solidão, descobre sentimentos de liberdade, domínio e poder. E é então que, um trabalho que apenas pretendia apresentar ao público o submundo da prostituição, acaba por tornar-se em algo pessoal, com Anne a questionar não só a sua maneira de viver, como também a sua sexualidade e desejos mais profundos.

[REC]³ Génesis ([REC]³ Génesis)
Ano: 2012
Realização: Paco Plaza
Argumento: Paco Plaza e Luiso Berdejo
Género: Terror
Todos os familiares e amigos de Koldo e Clara (Diego Martín e Leticia Dolera) estão reunidos para celebrar o seu amor numa enorme festa de casamento organizada numa mansão isolada. A festa é filmada por dois amigos que registam a alegria e felicidade dos noivos e de todos os convidados. Tudo parece correr segundo as expectativas até o tio do noivo ser atacado por aquilo que julgou tratar-se de um cão. No entanto, com o passar das horas, o velho senhor começa a mostrar alguns sinais de mal-estar que todos associam ao incidente. Até que, inesperadamente, começa a morder selvaticamente todos os outros convidados, que depressa acabam transformados em zombies canibais e sedentos de sangue. E assim, a festa fica transformada num enorme banho de sangue que a câmara continuará a filmar até que não restem sobreviventes... Depois do sucesso de 2007 "[Rec]" (vencedor da 28.ª edição do Fantasporto) e da sua sequela em 2009, o espanhol Paco Plaza regressa agora a "solo" com uma terceira dose de terror claustrofóbico.
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário