segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Poster e primeiro trailer de "Operação Outono", sobre o assassinato do General Humberto Delgado


Foi hoje revelado o primeiro trailer do filme Operação Outono, a mais recente longa-metragem do português Bruno de Almeida (The Lovebirds), um thriller político sobre a operação que levou ao assassinato de Humberto Delgado pela PIDE em Fevereiro de 1965.


O filme inspira-se em factos verídicos, alguns dos quais recentemente descobertos pelo biógrafo e neto do próprio General Humberto Delgado, e no seu livro "Humberto Delgado, biografia do general sem Medo", que defende que este terá sido morto não por um tiro, mas espancado até à morte por agentes da PIDE. A acção decorre entre Portugal, Espanha, Algéria, Marrocos, França e Itália, entre 1964 e 1981, desde a preparação da operação da PIDE (cujo nome de código era Operação Outono) até ao caso do Tribunal, já pós-25 de Abril.

Operação Outono conta com o norte-americano John Ventimiglia (The Sopranos) no papel de Humberto Delgado, escolhido pela preferência do realizador e pela sua parecença física com o General. Os seus diálogos serão dobrados em português. Ao actor juntam-se Marcelo Urgeghe, Renata Batista, João d'Ávila, Nuno Lopes, Carlos Santos, Pedro Efe, Ana Padrão, Cleia Almeida, Camané e Carla Chambel, entre outros.

Operação Outono estreia em Portugal a 22 de Novembro e será exibido também em formato minissérie na RTP, em data a designar.

Sem comentários:

Enviar um comentário