terça-feira, 31 de julho de 2012

Vencedores do passatempo A Gruta dos Sonhos Perdidos



Obrigado a todos os nossos participantes e parabéns aos vencedores que, em breve, serão contactados de forma a receberem os seus prémios.


Fernanda Almeida Magalhães

Maria Branco dos Reis

Filipa Gomes dos Santos

Rui Ribeiro da Costa

Luís da Costa e Silva

"The Big C" é renovada para uma última temporada de quatro episódios de uma hora


Depois de The Big C ter sido afastada das grandes nomeações dos prémios Emmy (apenas conseguiu uma nomeação para melhor elenco de comédia), o canal Showtime anunciou a renovação da série, mas em moldes surpreendentes.

The Big C terá uma quarta e última temporada, composta por quatro episódios de uma hora, ao contrário dos habituais episódios de meia hora (esta última temporada teve apenas dez). A nova temporada que deverá estrear em 2013 deverá permitir à série inscrever-se para os Emmy 2013 na categoria de Minissérie.

Peter Jackson confirma que "The Hobbit" será uma trilogia


Depois de alguns rumores, o realizador Peter Jackson confirmou que adaptará o livro The Hobbit ao cinema em três filmes, ao contrário dos apenas dois inicialmente previstos: The Hobbit: An Unexpected Journey (2012) e The Hobbit: There And Back Again (2013).

Recentes registos de domínios indicam que The Hobbit: The Desolation of Smaug ou The Hobbit: Riddles in the Dark poderá ser o título do terceiro capítulo do franchise e que deverá estrear no Verão de 2014.

Passatempo O Meu Maior Desejo


O Split Screen e a Leopardo Filmes voltam a colaborar para levar os nossos leitores ao cinema. Desta vez ofereceremos convites para a estreia em Portugal do filme de um dos mais interessantes realizadores japoneses dos últimos anos: Hirokazu Koreeda e o seu O Meu Maior Desejo. Em 2009, trouxe a Portugal o excelente Aruitemo Aruitemo que estreou comercialmente nas nossas salas de cinema e Air Doll que estreou no Fantasporto, vencendo o prémio dos bloggers presentes no festival.

O Meu Maior Desejo segue a história de Koichi, um rapaz de doze anos que vive com a mãe e avós maternos na cidade de Kagoshima, que vive sob a ameaça de um enorme vulcão. O seu irmão mais novo vive em Hakata onde o pai é guitarrista numa banda de rock. Tudo o que Koichi mais deseja é a reunião de família.


O Meu Maior Desejo fez parte da selecção oficial dos Festivais de San Sebastián, Toronto e Londres e em Portugal estreará comercialmente a 9 de Agosto, mas estamos a oferecer convites para a antestreia:

Dia 7 de Agosto (Terça-feira) - Lisboa | Cinema King, às 21h45

Temos dez convites duplos para oferecer bastando, para se habilitarem a um, responderem correctamente ao seguinte formulário:

Notas:
- O passatempo decorre até às 10h do dia 06 de Agosto, sendo excluídas todas as respostas que chegarem depois desse prazo.
- Apenas será aceite uma participação por e-mail e por pessoa.
- Os premiados serão escolhidos entre todos aqueles que apresentarem uma participação válida - com as respostas correctas às questões, juntamente com todos os dados solicitados - e a escolha será definitiva a menos que se apresente um caso de fraude. A escolha é aleatória.
- O nome dos vencedores será publicado neste blogue e os mesmos serão avisados por email.
- Em caso de não concordar com alguma destas regras, deverá abster-se de participar.
- Antes de participarem certifiquem-se que poderão comparecer no dia indicado. Em casos de força maior, deverão comunicar atempadamente a vossa ausência através do e-mail acima indicado. Reservamo-nos o direito de excluir de futuros passatempos todos os que não cumprirem estas regras.
- Os convites estão limitados à lotação da sala e devem ser levantados nas bilheteiras do cinema até meia hora do início da sessão. O Split Screen não se responsabiliza por eventuais lotações esgotadas que possam ocorrer na data indicada.

"The Master" estreará no Festival de Veneza e Toronto 2012


Ao contrário do que se especulou depois do anúncio inicial não o ter contemplado, o aguardado The Master, de Paul Thomas Anderson, irá afinal estrear no Festival de Veneza 2012, completando a lista dos dezoito candidatos ao Leão de Ouro. Esta notícia chega depois do anúncio da The Weinstein Company em adiantar a estreia comercial do filme para 14 de Setembro.

Entretanto, o The Wrap confirmou ainda que o filme também irá estrear no Festival de Toronto. Resta saber se, conforme inicialmente especulado, se o filme também irá ser exibido no Fantastic Fest 2012. Em Portugal, a Pris Audiovisuais ainda não anunciou uma alteração da data inicialmente prevista: 29 de Novembro.

Vencedores do passatempo Moneyball - Jogada de Risco



Devido a um problema de stock, não nos será possível atribuir aos vencedores o DVD que estava assinalado como prémio. Ao invés, o prémio será um DVD do mesmo filme.
No caso de algum dos vencedores não querer esta alternativa, agradecemos que o indique em resposta ao email que vamos enviar para que possamos atribuir o prémio a outro participantes.

Agradecemos a compreensão de todos os participantes para esta situação e ficamos a aguardar as respostas dos nossos vencedores.

Mário Veiga Morais

Maria Beato Gomes

Marco de Sousa Moreira

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Vencedores do passatempo Warrior - Combate Entre Irmãos




Obrigado a todos os nossos participantes e parabéns aos vencedores que, em breve, serão contactados de forma a receberem os seus prémios.



João Pastaneira Mira

Vasco da Costa Pereira

Bruno Lopes Pinto

Vencedores do passatempo O Diário a Rum





Obrigado a todos os nossos participantes e parabéns aos vencedores que, em breve, serão contactados de forma a receberem os seus prémios.


Cátia Carvalho Gomes

Catarina Ferreira Santos

Ricardo Noronha Fernandes

Elena, por Tiago Ramos


Título original: Elena (2011)
Realização: Andrey Zvyagintsev
Argumento: Andrey Zvyagintsev e Oleg Negin
Elenco: Nadezhda Markina, Andrey Smirnov, Aleksey Rozin e Elena Lyadova

Chegamos ao fim e ficamos com a impressão que voltámos ao início. E não temos problemas com isso porque o que realmente interessa é o processo e como aqui chegámos ou regressámos. O que aqui interessa é a forma como o russo Andrev Zvyagintsev conduz Elena e o espectador de uma forma operática, repetitiva e constante, elegantemente rotineira. Um tic-tac constante, um quotidiano banal, uma sucessão de levantar, pentear, arranjar o pequeno-almoço, cuidar do marido, cuidar do filho, deitar, levantar, pentear. Tudo a um ritmo lento, mas simultaneamente muito natural. Um estilo que se sente sem se impor, porque é essa sucessão fria de eventos que ajuda à criação daquela Elena, uma mãe cujo sentido de responsabilidade e de defesa da família é superior a tudo. Uma interpretação soberba, das melhores do ano, vinda de Nadezhda Markina e cuja moralidade dos seus actos é difícil de questionar seriamente. Actos esses que são seriamente intensificados por aquele jogo da normalidade, entre cortinas a fechar, portas a correr, sacos na mão, uma seriedade que carrega no rosto, tudo sonoramente marcado pelo trabalho na banda sonora Philip Glass que concentra grande parte da atmosfera ali naquele compasso constante. Compasso no qual também o cineasta trabalha, a par da atmosfera dramaticamente portentosa captada pela direcção de fotografia de Mikhail Krichman, ao concentrar tudo naquele carácter sócio-político e no rosto das personagens, mais em Elena, num impacto assombroso, mesmo quando tudo pareça apenas um anti-clímax.

A bomba que não rebenta é a que mais estragos provoca. Porque quando chegamos ao fim aquilo que vemos é a mesma incerteza do futuro que pairava no ar desde o início. O mesmo olhar sofrido e desinspirado do mundo e aquela ambiguidade da personagem de Elena que persiste desde o início. E aqueles dois planos finais que pairam a ameaça, nem sabemos muito bem de quê, exploram e continuam o dilema do espectador e das personagens. Não há bom nem mau ali, nem sabemos bem se existe um meio caminho, um cinzento. O trabalho de Andrev Zvyagintsev é bem maior que essas fronteiras planas e distintas. O sentimento de culpa existe, não sabemos bem se existe um castigo. Mas haverá maior castigo do que aquele que paira no ar?


Classificação:

Obituário: Chris Marker

29 de Julho de 1921 - 30 de Julho de 2012

Faleceu, aos 91 anos de idade, o cineasta francês Chris Marker, por motivos ainda não revelados. Considerado um dos maiores cineastas da história do cinema, tem um longo e vasto currículo em televisão e cinema, entre curtas e longas-metragens, documentário e ficção. Um dos seus trabalhos mais marcantes foi La Jetée (1962), um filme de ficção-científica único e enigmático que recorre, quase exclusivamente, a imagens estáticas e que terá inspirado Twelve Monkeys (1995). Venceu o Urso de Ouro na categoria de documentário com Description d'un combat (1961) e em Veneza competiu pelo Leão de Ouro com Le joli mai (1963). Sans Soleil (1983), outro dos seus trabalhos marcantes, venceu uma menção honrosa no Festival de Berlim. O seu último trabalho foi a curta-metragem Leila Attacks (2007).

Novo poster de "Elementary", com Johnny Lee Miller como Sherlock Holmes

A anunciar a chegada em breve da série, a CBS divulgou um novo poster de Elementary:


Na história de Elementary, Sherlock Holmes (Johnny Lee Miller) entra numa clínica de reabilitação em Londres. Quando sai, acaba por mudar-se para Manhattan onde é forçado, pelo seu pai, a dividir o apartamento com a Dra. Joan Watson (Lucy Liu), uma cirurgiã que perdeu a licença há três anos. Tentando manter Sherlock sóbrio e longe das drogas, esta passa a acompanhá-lo no seu trabalho como consultor da polícia nova-iorquina. O seu contacto é Tobias Gregson (Aidan Quinn).

Elementary estreia a 27 de Setembro, no canal CBS.

domingo, 29 de julho de 2012

Vencedores do passatempo Um Homem no Limite




Obrigado a todos os nossos participantes e parabéns aos vencedores que, em breve, serão contactados de forma a receberem os seus prémios.

Ana Gonçalves Ministro

António Pereira da Cunha

Television Critics Association 2012: Os vencedores


Decorreu ontem a cerimónia de entrega dos prémios Television Critics Association 2012 que reúne cerca de 220 críticos e jornalistas que trabalham na área de entretenimento televisivo. A série Homeland foi duplamente premiada, como Programa Revelação e como Melhor Desempenho em Série Dramática. Game of Thrones, depois de vencer no ano passado na categoria de Revelação, este ano ocupa o lugar de Programa do Ano.

Programa do Ano
Game of Thrones

Programa de Drama
Breaking Bad

Programa de Comédia
Louie

Programa Revelação
Homeland

Minissérie ou Telefilme
Downton Abbey

Série ou Programa Infanto-Juvenil
Switched at Birth

Melhor Desempenho em Série Dramática
Claire Danes em Homeland

Melhor Desempenho em Série Cómica
Louis C.K. em Louie

Prémio Carreira
David Letterman

Programa de Importância Histórica
Cheers

sábado, 28 de julho de 2012

FX renova "Louie" para uma quarta temporada


A aclamação crítica da série já o fazia prever, mas chegou hoje o anúncio oficial que o canal FX renovará Louie para uma quarta temporada.

Actualmente em exibição na sua terceira temporada que terminará a 20 de Setembro, a série foi recentemente nomeada para três prémios Emmy (todos atribuídos a Louis C.K.): Melhor Realização em Série de Comédia (Episódio "Duckling"), Melhor Argumento em Série de Comédia (Episódio "Pregnant") e Melhor Actor em Série de Comédia.

A quarta temporada de Louie deverá estrear no início do Verão de 2013.

Vencedores do passatempo O Rebelde Salvador




Obrigado a todos os nossos participantes e parabéns aos vencedores que, em breve, serão contactados de forma a receberem os seus prémios.

Fernando Nogueira Cunha

Cláudio Pimentel Figueira

Cláudia Miranda Ferreira

Mauro Peliteiro Vilela

Cecília Duque Silva

sexta-feira, 27 de julho de 2012

The Weinstein Co. adianta estreia de "The Master" para 14 de Setembro


Numa jogada arrojada para um filme já favorito a várias nomeações ao Óscar, a The Weinstein Co. adiantou a estreia de The Master, de Paul Thomas Anderson para 14 de Setembro, em vez de 12 de Outubro. O filme que ficou de fora do alinhamento do Festival de Veneza e de Toronto (embora este último ainda possa anunciar a estreia do filme), poderá estrear ainda mundialmente num festival mais pequeno como Telluride, já que o realizador não aprecia grandes aparatos comerciais. Não se sabe agora se o filme, inicialmente previsto estrear em Portugal a 29 de Novembro, possa ser exibido mais cedo também no nosso país. 

Adicionalmente, o estúdio moveu a estreia de Killing Them Softly, de Andrew Dominik, para 19 de Outubro, em vez de 21 de Setembro. A estreia em Portugal poderá também ser alterada, embora esteja prevista para 1 de Novembro.

AMC cancela "The Killing"


Numa jogada inesperada, o canal AMC anunciou o cancelamento da série The Killing depois de duas temporadas, naquela que afirma ser «uma decisão difícil«. A série que seguia o mistério do homicídio da adolescente Rosie Larsen, adaptada da série dinamarquesa Forbrydelsen, esteve envolta em alguma polémica quando (ao contrário do previsto) não desvendou o mistério no final da primeira temporada. Contudo, a série registou interessantes níveis de audiência e uma grande apreciação da crítica (conseguiu seis nomeações aos prémios Emmy 2011 e uma nomeação nos Globos de Ouro 2012).

Contudo, a produtora da série, a FOX Television Studios elaborou um comunicado onde se afirma «extremamente orgulhosa da série» e que irá procurar outro canal que queira adquirir os direitos de exibição da mesma.

Saturn Awards 2012: Os vencedores



Foram anunciados os vencedores aos Saturn Awards 2012, que honram o melhor que se faz no campo da ficção, fantasia e terror, na televisão e cinema. Super 8 venceu em quatro categorias, enquanto Rise of the Planet of the Apes se sagrou vencedor em três. Em televisão, Breaking Bad ganhou três prémios, seguido de Fringe com dois.

CINEMA

Melhor Filme de Ficção Científica
Rise of the Planet of the Apes

Melhor Filme de Fantasia
Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 2

Melhor Filme de Terror/Thriller
The Girl with the Dragon Tattoo

Melhor Filme de Acção e Aventura
Mission: Impossible - Ghost Protocol

Melhor Actor
Michael Shannon em Take Shelter

Melhor Actriz
Kirsten Dunst em Melancholia

Melhor Actor Secundário
Andy Serkis em Rise of the Planet of the Apes

Melhor Actriz Secundária
Emily Blunt em The Adjustment Bureau

Melhor Desempenho por um Jovem Actor
Joel Courtney em Super 8

Melhor Realizador
J. J. Abrams em Super 8

Melhor Argumento
J. J. Abrams por Super 8

Melhor Música
Michael Giacchino em Super 8

Melhor Design de Produção
Dante Ferretti em Hugo

Melhor Montagem
Paul Hirsch em Mission: Impossible - Ghost Protocol

Melhor Guarda-Roupa
Thor

Melhor Maquilhagem
X-Men: First Class

Melhores Efeitos Especiais
Rise of the Planet of the Apes

Melhor Filme Internacional
La piel que habito

Melhor Filme de Animação
Puss in Boots

TELEVISÃO

Melhor Série em Canal Aberto
Fringe

Melhor Série em Canal por Cabo
Breaking Bad

Melhor Apresentação em Televisão (10 episódios ou menos)
The Walking Dead

Melhor Série Juvenil
Teen Wolf

Melhor Actor
Bryan Cranston em Breaking Bad

Melhor Actriz
Anna Torv em Fringe

Melhor Actor Secundário
Aaron Paul em Breaking Bad

Melhor Actriz Secundária
Michelle Forbes em The Killing

Melhor Actor Convidado
Tom Skerritt em Leverage

DVD

Melhor Lançamento
Atlas Shrugged: Part One

Melhor Edição Especial
Giorgio Moroder Presents Metropolis

Melhor Colecção
Stanley Kubrick: The Essential Collection

Melhor Lançamento de DVD de Série Televisiva
Spartacus: Gods of the Arena


Leia também:

Eric Dane abandona o elenco de "Grey's Anatomy"


O actor Eric Dane, que interpreta o papel de Dr. Mark Sloan em Grey's Anatomy decidiu abandonar o elenco da série para, segundo o próprio, se focar noutros projectos. O actor referiu ainda que tanto ele como Shonda Rhimes, criadora da série, concluíram que levando em conta a trajectória da personagem esta seria a melhor altura para o seu afastamento.

Os eventos do final da oitava temporada servirão de pretexto para a saída da personagem. O actor ainda regressará em alguns episódios da nona temporada que estreia a 27 de Setembro, nos Estados Unidos.

A Idade do Gelo 4: Deriva Continental, por Tiago Ramos


Título original: Ice Age: Continental Drift (2012)
Realização: Steve Martino e Mike Thurmeier
Argumento: Michael Berg e Jason Fuchs
Elenco de vozes (V.P): Luís Rizzo, Peter Michael, Alfredo Brito, Cláudia Cadima, Marco Delgado, Isabel Ribas, Carla Garcia e Heitor Lourenço

Quando comparado com outras grandes produções do género, a saga Ice Age nunca se destacou particularmente quer pela dimensão do trabalho, quer pelo carisma das personagens ou pela máquina de marketing envolvida. Mas o que a destaca particularmente é a solidez com que ao longo de quatro empreendimentos tem sabido manter o seu espírito perfil sereno e humilde, mantendo a sua fórmula de sucesso e, mesmo não se reinventando propriamente, consegue convencer o espectador. Consegue fazê-lo através do tratamento subtil dado às personagens, permitindo-lhes uma estrutura clássica e formal, bem como a identificação ao espectador, tanto o mais infantil como o mais adulto. É essa linha clássica, dos filmes de aventuras aliados a uma moral simples como o conceito de amizade e família, que concede a este A Idade do Gelo 4: Deriva Continental um trabalho de grande consistência e a a não se menosprezar.

O humor simples é também ele bastante divertido, por vezes auto-crítico (referência, por exemplo, à fraca verosimilhança do terceiro capítulo), mas sempre terno e consciente dos valores tradicionais. Sempre firme a esse conceito, não tem vergonha de assumir um lado mais infantil sem deixar de se preocupar com uma faixa etária mais elevada. É o classicismo da animação e mesmo que por vezes soe a um prato requentado, não perde o seu carisma já que aquelas personagens intemporais convencem o mais acérrimo espectador. E os que não cedem tão facilmente têm uma nova personagem tão divertida quanto encantadora (uma velha preguiça) ou os eternos gags do esquilo Scrat e a sua busca pela bolota.

E mesmo que o 3D não acompanhe (em A Idade do Gelo 3: O Despertar dos Dinossauros demonstrou um trabalho bem mais brilhante), a verdade é que este quarto capítulo mantém-se fiel a si mesmo, destemido e sem medo da concorrência. Segue a linha dos anteriores e não é particularmente inovador, mas é sobretudo puro entretenimento familiar e esse não é de se dispensar.


Classificação:

Vencedores do passatempo O Miúdo da Bicicleta




Obrigado a todos os nossos participantes e parabéns aos vencedores que, em breve, serão contactados de forma a receberem os seus prémios.

Joana Pinho Madureira

Luciano dos Santos Cabral

Joana Marinho dos Santos

Teaser poster, motion poster, trailer extenso e vídeo dos realizadores de "Cloud Atlas"


Depois do anúncio que Cloud Atlas faria parte da selecção oficial do Festival de Toronto 2012, chegou também bastante material promocional. Entre esse, surge um poster tradicional e um motion poster, bem como um trailer com cerca de 6 minutos e um vídeo onde os realizadores explicam o projecto.


O filme é adaptado do romance homónimo de David Mitchell, centrado em seis histórias que oscilam no tempo, entre o Pacífico Sul do século XIX até um futuro pós-apocalíptico nuclear. Cada uma das histórias é narrada por uma personagem diferente (os actores vão interpretando personagens diferentes), que vai desde um viajante em 1850 até um jornalista durante o governo de Ronald Reagan.


O elenco é composto por Tom Hanks (Forrest Gump), Halle Berry (Monster's Ball), Hugo Weaving (The Matrix), Jim Sturgess (Across the Universe), Susan Sarandon (Thelma & Louise), Hugh Grant (Love Actually), Ben Whishaw (Bright Star), Keith David (Crash), Jim Broadbent (Iris), James D'Arcy (W.E.), Doona Bae (The Host), entre outros.




Cloud Atlas é realizado pelos irmãos Andy Wachowski e Lana Wachowski (The Matrixe Tom Tykwer (Run Lola Run), que também são os responsáveis pela adaptação. Estreia a 26 de Outubro, nos Estados Unidos.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Poster e três clips de "Linhas de Wellington", de Valeria Sarmiento


Depois de ser hoje oficialmente anunciado que a produção portuguesa Linhas de Wellington estará presente na selecção oficial do Festival de Veneza 2012, foi também divulgado um poster. Divulgamos de seguida três dos vários clips oficiais do filme.


Inicialmente previsto chamar-se As Linhas de Torres, o filme é realizado por Valeria Sarmiento, após Raúl Ruiz ter falecido sem terminar o projecto. O filme centra-se nas invasões francesas em Portugal no século XIX até à batalha final nas linhas fortificadas de Torres Vedras. A obra terá um elenco internacional e de luxo, raras vezes visto: John Malkovich (Being John Malkovich), Catherine Deneuve (Potiche), Isabelle Huppert (La pianiste), Mathieu Amalric (Tournée), Marisa Paredes (Todo sobre mi madre), Chiara Mastroianni (Les chansons d'amour), Melvil Poupaud (Mistérios de Lisboa), Michel Piccoli (Habemus papam), Clotilde Hesme (Mistérios de Lisboa), Elsa Zylberstein (Il y a longtemps que je t'aime), Vincent Lindon (Pater) e os portugueses Soraia Chaves (A Bela e o Paparazzo), José Afonso Pimentel (Mistérios de Lisboa), Maria João Bastos (Mistérios de Lisboa), Nuno Lopes (Sangue do Meu Sangue), Ricardo Pereira (Mistérios de Lisboa), Adriano Luz (Mistérios de Lisboa), Albano Jerónimo (Mistérios de Lisboa) e Joana de Verona (Mistérios de Lisboa), entre outros. 

Linhas de Wellington estreia a 4 de Outubro em Portugal.

Leia também:

Fotos do elenco da quinta temporada de "Fringe"


A quinta e última temporada de Fringe está quase a chegar e a FOX divulgou o habitual photoshoot com o elenco.




A última temporada de Fringe regressará a 28 de Setembro, com treze episódios.

Produção portuguesa "Linhas de Wellington" compete pelo Leão de Ouro no Festival de Veneza 2012


Foi hoje anunciada a selecção oficial competitiva do Festival de Veneza 2012, onde surge a produção portuguesa Linhas de Wellington como candidata ao Leão de Ouro. Projecto inacabado do chileno Raúl Ruíz (Mistérios de Lisboa) e filmado pela sua esposa, Valeria Sarmiento, o filme recria a terceira invasão francesa em Portugal, quando o duque de Wellington, liderou um exército anglo-português e utilizou como estratégia vitoria, uma linha de fortificações que protegia Lisboa. Esta é a segunda produção do português Paulo Branco a integrar a competição principal de um grande festival este ano, depois de Cosmopolis ter competido no Festival de Cannes 2012.

A juntar-se a este competirão ainda os filmes mais recentes de Terrence Malick, Olivier Assayas, Takeshi Kitano, Kim Ki-duk, Brian De Palma, Brillante Mendoza e Ulrich Seidl entre outros:

Competição oficial - Leão de Ouro
To The Wonder, de Terrence Malick (EUA)
Something in the Air, de Olivier Assayas (França)
Outrage:Beyond, de Takeshi Kitano (Japão)
Fill The Void, de Rama Bursztyn and Yigal Bursztyn (Israel)
Pieta, de Kim Ki-duk (Coreia do Sul)
Dormant Beauty, de Marco Bellocchio (Itália)
E’ stato il figlio, de Daniele Cipri (Itália)
At Any Price, de Ramin Bahrani (EUA, Reino Unido)
La Cinquieme Saison, de Peter Brosens, Jessica Woodworth (Bélgica, Holanda, França)
Un Giorno Speciale, de Francesca Comencini (Itália)
Passion, de Brian De Palma (França, Alemanha)
Superstar, de Xavier Giannoli (França, Bélgica)
Spring Breakers, de Harmony Korine (EUA)
Thy Womb, de Brillante Mendoza (Filipinas)
Linhas de Wellington, de Valeria Sarmiento (Portugal, França)
Paradise: Faith, de Ulrich Seidl (Áustria, França, Alemanha)
Betrayal, de Kirill Serebrennikov (Rússia)

Para fora de competição foram anunciados ainda os mais recentes trabalhos de Susanne Bier, Jonathan Demme, Robert Redford, Spike Lee e até o português Manoel de Oliveira:

Fora de Competição
L’homme qui rit, de Jean-Pierre Ameris (Filme de Encerramento) (França)
Love Is All You Need, de Susanne Bier (Dinamarca/Suécia)
Cherchez Hortense, de Pascal Bonitzer (França)
Sur un fil, de Simon Brook (França/Itália)
Enzo Avitabile Music Life, de Jonathan Demme (doc) (Itália/EUA)
Tai Chi 0, de Stephen Fung (China)
Lullaby to My Father, de Amos Gitai (Israel/França)
Shokuzai (Penance), de Kiyoshi Kurosawa (Japão)
Bad 25, de Spike Lee (doc) (EUA)
The Reluctant Fundamentalist, de Mira Nair (Filme de abertura) (Índia/Paquistão/EUA)
O Gebo e a Sombra, de Manoel de Oliveira (Portugal/França)
The Company You Keep, de Robert Redford (EUA)
Shark (Bait 3D), de Kimble Rendall (China)
Disconnect, de Henry-Alex Rubin (EUA)
The Iceman, de Ariel Vromen (EUA)

Fora de Competição – Sessões especiais
Anton tut ryadom (Anton’s Right Here), de Lyubov Arkus (doc) (Rússia)
Ya Man Aach (It Was Better Tomorrow), de Hinde Boujemaa (doc) (Itália)
Sfiorando il muro, de Silvia Giralucci & Luca Ricciardi (doc) (Itália)
Carmel, de Amos Gitai (Israel/França/Itália)
El impenetrable, de Daniele Incalcaterra & Fausta Quattrini (doc) (Argentina/França)
Witness: Libya, de Michael Mann (doc) (EUA)
Medici con l’Africa, de Carlo Mazzacurati (doc) (Itália)
La nave dolce, de Daniele Vicari (documentary) (Itália/Albânia)


Nesta selecção, a ausência mais notada foi a do filme The Master, de Paul Thomas Anderson. Esperado para Veneza, o filme não foi também anunciado no primeiro lote de filmes para o Festival de Toronto. Restam ainda New York Film Festival e o Festival de Telluride, sendo que os últimos rumores apontam para uma estreia no Fantastic Fest, mas nenhum destes sem a influência do Festival de Veneza. Alguns especialistas dizem que o filme saltará a ronda de festivais e estreará apenas comercialmente. Ausência notada também para Anna Karenina, de Joe Wright, indicado como estreia internacional/norte-americana para o Festival de Toronto, o que parece indicar que o filme será exibido em outro festival antes.

O Festival de Veneza 2012 decorrerá de 29 de Agosto a 8 de Setembro.

Passatempo Guerra é Guerra

   


Na edição home video de Guerra é Guerra poderão descobrir três finais alternativos preparados para o filme, incluíndo um em que a personagem de Reese Witherspoon acaba com o outro dos dois espiões que se interessam por ela. E, no caso do Blu-ray, a edição revela mesmo uma segunda versão do filme.




O Split Screen junta-se à Pris Audiovisuais para oferecer aos seus leitores o filme Guerra é Guerra. Disponíveis estão dois exemplares da edição DVD e outros dois da edição Blu-ray às quais se podem habilitar respondendo à pergunta abaixo.




Regulamento:
- O passatempo decorre até às 23:59 do dia 31 de Julho, sendo excluídas todas as respostas que chegarem depois desse prazo.
- Apenas será aceite uma participação por e-mail e por pessoa.
- Além da correcção das respostas às questões lançadas, também o preenchimento dos dados pessoais são factor de exclusão, devendo por isso corresponderem às normas como são solicitados.
- Os premiados serão escolhidos entre todos aqueles que apresentarem uma participação válida e a escolha será definitiva a menos que se apresente um caso de fraude.
- A escolha é feita através de um sistema de selecção aleatória.
- O Split Screen reserva-se o direito de fazer uma selecção das respostas validadas quando se apresentarem circunstâncias duvidosas da legitimidade da origem das mesmas.
- O nome dos vencedores será publicado neste blogue e os mesmos serão avisados por email.
- Só serão permitidas participações a residentes em Portugal e apenas uma por participante e residência.
- Os custos associados ao envio dos prémios ficará a cargo dos participantes.
- O envio dos prémios ficará a cargo do Split Screen, não sendo este responsável por quaisquer danos ou extravios dos mesmos.
- Em caso de não concordar com alguma destas regras, deverá abster-se de participar.
- Reservamo-nos o direito de excluir de futuros passatempos todos os que não cumprirem estas regras.

Trailer sueco da adaptação cinematográfica de "O Hipnotista"


Foi revelado recentemente um trailer sueco da adaptação cinematográfica do livro O Hipnotista, de Lars Kepler, uma das mais populares sagas policiais depois de Millennium. Realizado por Lasse Hallström (Chocolat), a história segue a detective Joona Linna que com um famoso hipnotista, Erik Maria Bark (recentemente acusado de falta de ética e com o casamento à beira da ruptura) tenta descobrir a pessoa que matou brutalmente uma família inteira.


O Hipnotista conta com Tobias Zilliacus, Lena Olin (Chocolat) e Mikael Persbrandt (In a Better World), nos principais papéis. Na Suécia, o filme estreará a 28 de Setembro. Já se encontra a ser preparada a sequela, O Executor, mas sem Lasse Hallström como realizador.

Obituário: Sherman Hemsley

1 de Fevereiro de 1938 - 24 de Julho de 2012

Faleceu, aos 74 anos de idade, o actor Sherman Hemsley, aparentemente de morte natural. Ficou particularmente conhecido ao interpretar o papel de George em The Jeffersons, que lhe garantiu uma nomeação ao Emmy de Melhor Actor em Série de Comédia em 1984 e ao Globo de Ouro na mesma categoria, no ano seguinte.

CTV renova "The Listener" e "Saving Hope"


O canal canadiano CTV anunciou a renovação de duas das suas séries: The Listener e Saving Hope.

A terceira temporada de The Listener tem registado uma média de 1,14 milhões de espectadores, o que representa um aumento de 14% em relação à segunda temporada e de 28% em relação à primeira. A série que acompanha a vida de um paramédico capaz de ler os pensamentos das pessoas foi renovada para uma quarta temporada de treze episódios.

Já a primeira temporada de Saving Hope tem demonstrado ser uma grande adição à grelha do canal, sendo a maior audiência do mesmo no Verão canadiano, com uma média de 1,6 milhões de espectadores. A série segue uma médica cujo noivo, chefe de cirurgia, entre em coma no hospital. Enquanto o tentam manter vivo, o seu espírito vagueia pelo hospital. A série foi renovada para uma segunda temporada, também de treze episódios.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Trailer de "Life of Pi", de Ang Lee


Depois do poster, foi divulgado o trailer de Life of Pi, adaptação cinematográfica do romance homónimo, por Ang Lee (Brokeback Mountain).



O filme, que contará com uma direcção de fotografia da autoria de Claudio Miranda (The Curious Case of Benjamin Button), conta a história de um rapaz indiano que se muda para o Canadá num navio de carga. Mas a dada altura o barco naufraga, deixando-o à deriva no Oceano Pacífico com uma zebra, uma hiena, um orangotango e um tigre de Bengala.

Life of Pi estreia em Portugal a 29 de Novembro.

Obituário: Susanne Lothar

15 de Novembro de 1960 - 25 de Julho de 2012

Faleceu, aos 51 anos de idade, a actriz alemã Susanne Lothar, por razões ainda não divulgadas. A actriz tornou-se particularmente conhecida a nível internacional pela sua participação em filmes de Michael Haneke como Funny Games (1997), The Piano Teacher (2001) e The White Ribbon (2009). Trabalhou ainda em filmes como The Reader (2008) e teve recentemente uma participação no, ainda por estrear, Anna Karenina, de Joe Wright. Neste momento encontrava-se a filmar Inner Amok, que estrearia em 2013.

MTV renova "Awkward" para uma terceira temporada


O canal MTV anunciou a renovação de Awkward para uma terceira temporada. A série que narra a vida da jovem Jenna Hamilton (Ashley Rickards) tem registado, na sua segunda temporada, uma média de 1,8 milhões de espectadores.

A terceira temporada de Awkward terá vinte episódios, cerca do dobro das temporadas anteriores.

Vencedores do passatempo Red Lights - Mentes Poderosas



Agradecemos aos nossos participantes pela adesão a mais este passatempo e desejamos uma boa sessão de cinema aos vencedores que poderão ver o filme já na próxima quarte-feira.


Lista actualizada

UCI El Corte Inglés - Lisboa


André Oliveira Costa
Rúben da Silva Gaspar
Luís Gregório Dias
Filipa Duarte Santos
Mariana da Fonseca Passos
Nair Pina Cardoso
Vítor Jesus de Almeida
José Palma Revez
Helder Teixeira Branco
Susana Bento Albino


UCI ArrabidaShopping - Gaia

Ana Faria dos Santos
Cláudia Miranda Ferreira
Carlos Gonçalves de Oliveira
Joel Alves Pinto
Manuel Augusto Dias
Jorge da Costa Ferreira
Renato Pereira da Silva
Maria Teixeira Gomes
Tiago Noronha Moreira
Sara Guedes Barbosa
Rosa de Barros Maria