quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Estreias 17 Janeiro'13: Zero Dark Thirty, The Sessions, Reality e Undisputed III: Redemption

Dia 17 de Janeiro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  00:30 A Hora Negra (Zero Dark Thirty)

Ano: 2012
Realização: Kathryn Bigelow
Argumento: Mark Boal
Género: Drama, Acção
A 11 de Setembro de 2001, o mundo assistia em directo a um dos mais arrepiantes ataques terroristas de sempre. O acontecimento deu origem a uma época de instabilidade e medo sem precedentes e, por esse motivo, foram somados esforços para capturar Osama Bin Laden, o líder da Al Qaeda, organização responsável pelos ataques. Maya (Jessica Chastain), agente da CIA, é uma das responsáveis pela operação, de mais de uma década, que levou militares americanos a entrar no Paquistão onde, em Maio de 2011, Bin Laden foi capturado e morto. O filme segue o seu trajecto. Realizado por Kathryn Bigelow (Óscar de melhor realizadora por "Estado de Guerra"), um "thriller" de acção com argumento de Mark Boal que durante anos teve acesso privilegiado a informações relativas à luta antiterrorista dos EUA. Apesar de muito elogiado pela crítica, o filme tem sido rodeado por polémica, especialmente após a carta aberta de Naomi Wolf a Kathryn Bigelow. Nela, a escritora definia o filme como "um anúncio publicitário de duas horas, muito bem filmado", destinado a manter fora da prisão os agentes dos serviços secretos que cometeram crimes em Guantánamo. Insinuava também que o financiamento da obra seria difícil sem a aprovação do sector militar e que, tal como Leni Riefenstahl legitimou e glorificou o regime nazi alemão, Bigelow subscreve as "mentiras do regime": a de que "esta brutalidade [a tortura] é de alguma forma necessária". A título de curiosidade, "Zero Dark Thirty" - o título original do filme -, refere um termo usado pelos militares americanos para referir uma hora não especificada da madrugada.
Outras sugestões:

  Seis Sessões (The Sessions)
Ano: 2012
Realização: Ben Lewin
Argumento: Ben Lewin
Género: Drama
Aos seis anos Mark O'Brien (John Hawkes) contraiu poliomielite, uma doença viral que o tornou fisicamente dependente para o resto da vida. Porém, apesar das suas enormes limitações, O'Brien cresceu tornando-se um bem-sucedido jornalista e poeta. Aos 38 anos, assumindo que tem o direito a experienciar o prazer sexual como qualquer outro ser humano, decide que quer deixar de ser virgem. Assim, com a ajuda da sua fisioterapeuta e do padre Brendan (William H. Macy), acaba por recorrer aos serviços de Cheryl Cohen-Greene (Helen Hunt), uma terapeuta sexual que o inicia num programa de seis sessões. E é então que, entre os dois, nasce uma relação de cumplicidade que dará início a uma história de amor invulgar. Escrito e realizado por Ben Lewin ("Dias de Prazer"), um filme baseado na história verídica de Mark O'Brien (1949-1999).

Reality (Reality)
Ano: 2011
Realização: Matteo Garrone
Género: Drama, Comédia
Luciano (Aniello Arena) é um peixeiro napolitano, cuja disposição franca e alegre contagia todos à sua volta. Certo dia, pressionado pela família, decide concorrer ao Grande Fratello (versão italiana do reality show Big Brother), um dos mais célebres programas da televisão italiana. Porém o sonho de se tornar uma celebridade é de tal modo obsessivo que vai transformar toda a percepção que tem de si mesmo e de todos à sua volta... Uma comédia dramática inspirada num facto real, realizada pelo italiano Matteo Garrone, depois do sucesso internacional de "Gomorra", em 2008. Este filme, em competição na edição de 2012 do Festival de Cannes, valeu ao realizador o Prémio do Júri.

  Undisputed III: A Redenção (Undisputed III: Redemption)
Ano: 2010
Realização: Isaac Florentine
Argumento: David N. White
Género: Drama, Acção
Numa das prisões mais austeras do mundo, os pugilistas mais duros são reunidos para um torneio internacional de Artes Marciais Mistas (MMA, na sigla original). Os combates terão de se manter na clandestinidade e, no final, o prémio do vencedor é a liberdade e aos organizadores é garantido um milhão de dólares. Ferido no último combate e moralmente abatido pelas circunstâncias, Yuri Boyka (Scott Adkins) decide entregar-se de corpo e alma aos treinos, vencer o combate e usar a liberdade para mudar a sua vida. Porém, para que isso seja possível, terá de enfrentar não apenas os seus adversários mas também algo do passado que ficou por resolver. Um "thriller", realizado por Isaac Florentine, cuja acção se passa vários anos depois da história de "Undisputed II: Last Man Standing" (2006), também de Florentine. Desta vez o realizador acompanha a personagem Yuri Boyka, na altura adversário de George Chambers, o protagonista do filme.

Sem comentários:

Enviar um comentário