segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Pré-Fantas com filme-concerto "O Planeta Selvagem", musicado ao vivo por Beautify Junkyards


Decorreu hoje no Teatro Rivoli do Porto, a primeira conferência de imprensa do Fantasporto 2013, que decorrerá de 25 de Fevereiro a 10 de Março. Entre as novidades que o Split Screen tem vindo a divulgar no seu separador dedicado ao festival portuense, a direcção do Fantasporto destacou a vontade de superar os números da edição do ano passado (47405 espectadores com bilhete comprado, atingindo os 70 mil com participantes, convidados e imprensa). Apesar da crise, a 33.ª edição do festival contará com 300 filmes (80% de produção de produção europeia), oriundos de 35 países (24 dos quais, europeus), em mais de 200 sessões de cinema.

Com um programa transversal dedicado à literatura, o festival dedicará duas conferências ao tema, uma com a Dra. Zulmira Santos, da Faculdade de Letras do Porto, outra com o escritor Pedro Garcia Rosado, bem como sete apresentações de livros nacionais (entre contos infantis, ficção-científica, fantasia, policial ou romance). Haverá ainda tempo para uma exposição de retratos que complementará a retrospectiva "Estrelas do Cinema Francês", bem como uma exposição de escultura do artista Paulo Neves.

A retrospectiva já conhecida à dupla Michael Powell e Emeric Pressburger acontece com a exibição de The Red Shoes (1948) em cópia restaurada, numa inédita sessão dupla de abertura, que se fará também a exibição do filme Mama, de Andrés Muschietti. O Prémio Carreira será este ano entregue ao realizador português António de Macedo (A Maldição do Marialva), um dos mais activos realizadores do Cinema Novo Português.

A abertura do chamado pré-Fantas, far-se-á a 25 de Fevereiro, com a celebração dos quarenta anos da animação O Planeta Selvagem, do belga René Laloux e vencedor do Prémio Especial do Festival de Cannes 1973. A exibição do filme acontece através de um filme-concerto, com banda sonora musicada ao vivo pela banda Beautify Junkyards (novo projecto musical português com alguns ex-membros dos Hipnótica).

Passamos a divulgar o programa oficial do Fantasporto 2013 (sujeito a alterações e ainda sem as datas e horários de exibição dos filmes) e que receberá, até ao início do festival, uma série de destaques aqui no blogue.

Abertura Oficial
The Red Shoes, de Michael Powell e Eric Pressburger (Reino Unido)
Mama, de Andrès Muschietti (Espanha/Canadá)

Filme de Encerramento
Robot & Frank, de Jake Schreier (EUA)

CINEMA FANTÁSTICO

Longas-metragens
Ace Attorney, de Takashi Miike (Japão)
After, de Ryan Smith (EUA)
Berberian Sound Studio, de Peter Strickland (Reino Unido)
Closed Circuit, de Giorgio Amato (Itália)
Codependent Lesbian Space Alien Seeks the Same, de Madeleine Olnek (EUA)
Forgotten, de Alex Schmidt (Alemanha)
Insensibles, de Juan Carlos Median (Espanha, Portugal, França)
Iron Sky, de Timo Vuorensola (Finlândia, Alemanha, Austrália)
O Apóstolo, de Fernando Cortizo (Espanha)
Thale, de Aleksandre Nordaas (Noruega)
Vanishing Waves, de Kristina Buozyte (Lituânia, França, Bélgica)

Curtas-Metragens

Alexis, de Alberto Evangelio (Espanha)
And Death Will Be Alright, de WeAreTresGentil (França)
Beyond That Wasteland, de Daniel Wirtberg e Jenny Wilson (Suécia)
El Vagabundo, de Jorge Blas (Espanha)
Hotel, de Jose Luis Aléman (Espanha)
Linear, de Amir Admoni (Brasil)
Look, de Jane Mumford e Justina Klaiber (Suíça)
Nostalgic Z, de Hui-Ching Tseng (Taiwan)
Santa's Night Out, de Mundi Vondi (Islândia)
The Boy in the Bubble, de Kealan O'Rourke (Irlanda)
The Doctor's Wife, de Julian Grant (EUA)
The Door, de Alessandro Cubicciotti (Roménia)
The Spring, de Jérôme Boulbès (França)
Zimmer 606, de Peter Volkart (Suíça)

SEMANA DOS REALIZADORES

Aglaja, de Krisztina Déak (Hungria)
Delirium, de Ihor Podolchak (Ucrânia, República Checa)
Face to Face, de Michael Rymer (Austrália)
Kauwboy, de Boudewijn Koole (Holanda)
Otro Verano, de Jorge Arenillas (Espanha)
Pietà, de Kim Ki-Duk (Coreia do Sul)
10th Day, de Vassilis Mazomenos (Grécia)
The Deep Blue Sea, de Terrence Davies (EUA, Reino Unido)
The Exam, de Peter Bergendy (Hungria)
The Seasoning House, de Paul Hyett (Reino Unido)
The Weight, de Jeon Kyu-Hwan (Coreia do Sul)
White Tiger, de Karen Shaknazarov (Rússia)

ORIENT EXPRESS

A Beautiful Mistake, de Lu Hui Zhon (China)
Ace Attorney, de Takashi Miike (Japão)
AKP Job 27, de Michael L. Suan (Japão)
Modus Anomali, de Joko Anwar (Indonésia)
The Grand Heist, de Kim-Joo-Ho (Coreia do Sul)
The Weight, de Jeon Kyu-Hwan (Coreia do Sul)

PREMIÈRE & PANORAMA (Não competitivo)

Curtas-Metragens
Oh, Willy, de Emma Swaef, Marc James, Roel (França, Holanda)
The Birth of Rock, de Michael Lee (Irlanda) - ABERTURA

Longas-Metragens
Feed Me With Your Words, de Martin Turk (Eslovénia)
La Planète Sauvage, de René Laloux (França, Checoslováquia)
Mama, de Andrès Muschietti (Espanha, Canadá)
Midnight Son, de Scott Leberecht (EUA)
Robot & Frank, de Jake Schreier (EUA)
Sawney: Flesh of Man, de Ricky Wood Jr. (Reino Unido)
Slice and Dice: The Slasher Film Forever, de Calum Waddell (EUA)
The Last Will and Testament of Rosalind Leigh, de Rodrigo Gudiño (Canadá)
The Red Shoes, de Michael Powell e Eric Pressburger
The Tall Man, de Pascal Laugier (EUA, Canadá, França)
Tulpa, de Federico Zampaglione (Itália)

PRÉMIOS CINEMA PORTUGUÊS

Melhor Filme
A Nau Catrineta, de Artur Correia
Cinemática, de João Costa
Eroticon, de Ernesto Pinto
Incredulous Voice, de Inês Freitas e Miguel Mendes
Love's Physics, de Joana Mendes
Lúcio, de Rui António
Mia Mia Sudan Tamam Tamam, de Luís Moya
Nu Feminino, de Raquel Vidal
O Lago, de Tiago Pimentel
O Som do Silêncio, de Paulo Grade e João Lourenço
, de Afonso Pimentel
Sapos e Bruxas, de Luís Pedreira
Transgressão, de Pedro Farafate

Escolas de Cinema

Universidade Lusófona - Lisboa
O Rapaz Que Ouvia Pássaros, de Inês Rueff, João Seguro
O Segredo Segundo António Botto, de Rita Filipe, Maria Azevedo
O Som do Silêncio, de Paulo Grade, João Lourenço
Utopia, de Joana Maria Sousa
Walkie-Talkie, de João Lourenço

Universidade Católica do Porto
Bruto, de João Lourenço
Canção do Desterro, de Margarida Correia
Fado Canibal, de Timóteo Azevedo
Serra, de Diogo Gomes

Escola Artística de Soares dos Reis - Porto
Dualidade, de Patrícia Gomes
Efeito Velcro, de Margarida Santos
Ermo, de Sofia Brandão Santos
Escapism, de Ana Martins
Folie à Deux, de Emanuel Malveira
Lucid and Sober Dreaming, de Filipa Pinto
Maria vs. Realidade, de Maria Neves
O Outro Lado, de Gabriela Soares
P.O.C., de Mário Manuel e Patrício Ventura

RESTART - Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias - Lisboa
A Última Sessão, de Diego Ramalho
Around the World, de Fernando Medeiros
Íman, de Diego Ramalho
RendezVous, de António Nascimento
Vidas com Lobos, de Gonçalo Costa

EPI/ETIC - Lisboa
Chorus, de Carolina Lemos
Estado Líquido, de Lino de Oliveira
Memórias de Guerra, de Miguel Coelho e Pedro Pirata
Thirteen Coils, de André Rodrigues

Escola Superior de Teatro e Cinema - Lisboa
5040, de Inês Teixeira
A Cena, de Rafael Cardoso
Brinca com o Fogo, de Rui Esperança
One With Nature, de Daniel Silvério
Porto de Abrigo, de Luís Nunes
Rhoma Acans, de Leonor Teles

Universidade do Minho
A Escolha, de João Vilares
A Quebra do Verniz, de Leandra Gomes, Ricardo Grilo e Sara Duarte
Dare to Believe, de André Vilar, Bruno Ferreira, Eliana Silva, Joana Vale e Sara Nogueira
Man in Bag, de Chiara Brancadoro, Giulia Coen, Matteo Ferraris, Cora Fornovi e Chiara Zanetti
Natimorfo, de Luís Lobato Costa e Bruno Cavalcanti

Sem comentários:

Enviar um comentário