terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Fantasporto 2013: Os destaques (II)


Continuamos com os destaques para a próxima edição do Fantasporto, que decorrerá no Teatro Rivoli, no Porto, de 25 de Fevereiro a 10 de Março. A primeira parte do artigo pode ainda ser consultada aqui.

Produção espanhola de animação e nomeada ao prémio Goya 2013 de Melhor Filme de Animação. Primeiro filme europeu em animação stop-motion estereoscópica (criado através de uma plataforma de financiamento colectivo), onde trabalharam com actores de carne e osso, para adaptar os gestos e interpretações às personagens animadas. De atmosfera sombria, que oscila entre terror e comédia, o filme segue a história de um prisioneiro que escapou da prisão de forma a tentar recuperar o tesouro que escondeu uns anos antes numa aldeia remota da Galiza.

Trabalhando o folclore e os mitos da cultura norueguesa, Thale traz-nos uma história à volta de uma huldra, um espírito sedutor da floresta com aspecto de uma jovem mulher, mas que possui uma cauda de vaca e cujas costas se assemelham a um tronco oco de uma árvore velha.

Produção lituana de ficção-científica multi-premiada em festivais internacionais, entre os quais o prémio Méliès de Ouro como Melhor Filme Europeu de Fantasia do ano. No filme um cientista realiza experiências com os pensamentos de uma jovem paciente em coma. Uma das principais apostas da secção oficial de Cinema Fantástico.

A competir na Semana dos Realizadores, o filme centra-se na relação de uma mulher com a sua filha. Baseada em eventos reais, esta produção oriunda da Hungria segue uma família húngaro-romena de artistas circenses que foge à ditadura de Ceausescu, na Roménia do início dos anos 80, em busca de uma vida melhor.

Uma família convida um jovem psiquiatra a viver em sua casa, de forma a ajudá-los a descobrir os segredos da doença do pai, que desenvolveu uma fixação suicida por cordas e nós. Um thriller psicológico onde o protagonista (interpretado por Volodymyr Khimyak) acaba por pôr em causa a sua própria sanidade mental.

O realizador de Queen of the Damned (2002) e produtor de Battlestar Galactica, traz uma adaptação da peça homónima de David Williamson, centrada num trabalhador da construção civil que, num acesso de raiva após o seu despedimento, abalroa a traseira do Jaguar do patrão. O filme acaba por unir dez personagens distintas que através da partilha das suas histórias, acabam por levar o protagonista ao ponto de ruptura. Uma comédia dramática que garantiu ao actor Robert Rabiah uma nomeação aos prémios do Instituto de Cinema Australiano, em 2012.

O desaparecimento do seu filho mais novo em Itália, força uma família a olhar para o passado e confrontar-se com as razões que levaram à sua ausência. Produção eslovena cujo projecto foi seleccionado em 2009 para a 18.ª edição da Residência Cinéfondation, em Cannes.

Candidato oficial holandês aos Óscares 2013. Duplamente premiado no Festival de Berlim 2012, o filme apresenta a história de um rapaz de 10 anos que, após encontrar uma cria de gralha, decide ficar com ela, mesmo contra os desejos do seu pai. A ideia é oferecer a ave no aniversário da sua mãe, uma cantora country em digressão pelos EUA.

Neste thriller dramático, um homem que vive obcecado com o desaparecimento da sua namorada, viaja até à casa de Verão em que esta desapareceu, de forma a simular a última semana que passaram juntos. Protagonizado pelo espanhol Pablo Chiapella.

[Continua...]

Sem comentários:

Enviar um comentário