sábado, 20 de abril de 2013

Ladrões com Estilo, por Tiago Ramos


Título original: Gambit (2012)
Realização: Michael Hoffman
Argumento: Ethan Coen e Joel Coen
Elenco: Stanley Tucci, Cameron Diaz, Alan Rickman e Colin Firth

Raras são as vezes em que os irmãos Coen assinam um argumento, sem que a realização do mesmo esteja também a seu cargo. Daí que pairava alguma curiosidade sobre esta readaptação do argumento do clássico homónimo dos anos 60, especialmente porque concederiam a oportunidade a outra pessoa de a realizar. Especialmente curioso visto que se trata de Michael Hoffman, realizador nem sempre particularmente interessante e que o último filme tinha sido o mediano The Last Station (2009) e que dificilmente se lhe adivinha uma verdadeira vertente irónica para este projecto. Vagamente familiar ao projecto a quem pede emprestada a inspiração, percebe-se porém na sua génese o porquê do interesse da dupla Coen no projecto: é uma comédia de enganos, com fraudes e esquemas mirabolantes, temas comuns à sua filmografia. Contudo essa familiaridade não chegou a ser suficiente para tirar o marasmo a um estilo já bastante comum, que teve o seu apogeu no cinema dos anos 80 e 90 e nem o argumento é trabalhado ao melhor nível, nem Michael Hoffman tem a mão suficientemente segura, apesar de sabermos (honestamente e sendo justos) que dificilmente conseguiria milagres de um trabalho francamente mediano.

Não quer isto dizer e apesar das severas e pouco poupadas críticas a este Ladrões com Estilo, que o filme acaba por ser tão mau quanto poderia chegar. Na verdade, é frequentemente divertido, portador de algum carisma clássico e cuja inspiração, apesar de cliché e esquematizada, permite ao espectador alguns momentos caricatos. Esta interessante reunião de actores (Stanley Tucci a um nível mais secundário - mas quase sempre rouba a cena nos poucos momentos em que entra -e com um enfoque maior em Cameron Diaz, Alan Rickman e Colin Firth) é também motivo para um olhar mais aberto sobre o filme, já que o seu carisma e talento podem ajudar a elevar o tom frequentemente medíocre da narrativa. É também infelizmente certo que, de um elenco do qual conhecemos sobejamente o seu talento e capacidades, esperava-se um maior nível, já que não raras vezes falta-lhes assumir o tempo certo no humor.

Porém, Ladrões com Estilo é um trabalho competente na sua vertente técnica (especialmente se falarmos na direcção de fotografia ou artística) e suficientemente lustroso para, no seu tom de comédia escapista, cativar em alguns pequenos momentos.


Classificação:

Sem comentários:

Enviar um comentário