segunda-feira, 13 de maio de 2013

DVD: Cure for Pain - A História de Mark Sandman, por Tiago Ramos


Título original: Cure for Pain: The Mark Sandman Story (2011)
Realização: Robert Bralver e David Ferino

Chega a ser difícil de compreender o motivo porque Cure for Pain: The Mark Sandman Story acabou relegado apenas para meia dúzia de festivais internacionais, sem qualquer distribuição comercial no mundo e mesmo poucas edições em DVD. O estatuto lendário da banda Morphine e do seu vocalista, assim como a popularização de uma série de outros documentários sobre grandes nomes do panorama musical, pareciam querer indicar um futuro simpático para esta simples, mas bastante competente produção. As inevitabilidades do mercado de distribuição pareceram assim ditar o seu esquecimento até que recentemente, num daqueles raros momentos do mercado nacional, vê-se assim editado em português numa edição em DVD, por uma pequena produtora portuense, a Vigília Filmes.

Apesar da sua estrutura simples e que nada acrescenta ao panorama documental nesse sentido, repleta de simples entrevistas aos intervenientes da história, os seus realizadores conseguem captar frequentemente um tom emocional e cativante, mesmo para os que relativamente nada conhecem acerca da vida e morte de Mark Sandman. Constrói-se de forma equilibrada sem subestimar o espectador, mas sem também ser excessivamente fechado sobre si mesmo ou apenas dedicar-se a um nicho de mercado. A narrativa foca-se na persona, na sua construção e apresentação gradual ao espectador que facilmente capta o seu estilo único, partindo do seu contexto familiar, especialmente a partir da adolescência, partindo depois para os momentos marcantes da sua vida que o tornaram a figura distinta que era, deixando a sua marca como um dos mais fascinantes músicos da sua geração. Ao revisitar a origem da sua própria música, assim com as influências na sua vida pessoal que a foram também modificando, Cure for Pain consegue de um modo bastante natural definir a sua história, assim como a sua importância para a música contemporânea. Com acesso aos arquivos (de vídeo e não só) da sua família, o filme revela uma série de imagens únicas e algumas inéditas, com especial destaque para uma colecção de filmes seus em super-8, bem como fotografias de infância. As entrevistas a membros da família ou outros músicos que se cruzaram com ele (como Ben Harper ou Queens of the Stone Age) raras vezes são excessivas ou decepcionantes, servindo apenas para estabelecer o contexto para a construção da personagem, sempre num tom emocional e comovente.

Cure for Pain - A História de Mark Sandman é facilmente bem-sucedido como obra que eterniza a figura de Mark Sandman e da sua banda Morhpine, revelando-se com mestria na edição de imagem e som. É sobretudo equilibrado na sua intenção, bem como na forma como atinge o espectador e deixa claramente uma imagem praticamente imparcial, mas simultaneamente fascinante, do músico que lhe dá nome.

Classificação:



Extras
Selecção de Capítulos
Trailer
Um Olhar Sobre a Palestrina
Entrevista: Ben Harper
Entrevista: Josh Homme
Entrevista: Mike Watt
Entrevista: John Medeski


Classificação dos extras:  ★★½

Sem comentários:

Enviar um comentário