sábado, 18 de maio de 2013

Passatempo O Monte dos Vendavais



O Monte dos Vendavais é uma das grandes obras-primas da literatura inglesa. Único romance escrito por Emily Brontë, é a narrativa poderosa e tragicamente bela da paixão de Heathcliff e Catherine Earnshaw, de um amor tempestuoso e quase demoníaco que acabará por afectar as vidas de todos aqueles que os rodeiam como uma maldição. Adoptado em criança pelo patriarca da família Earnshaw, o senhor do Monte dos Vendavais, Heathcliff é ostracizado por Hindley, o filho legítimo, e levado a acreditar que Catherine, a irmã dele, não corresponde à intensidade dos seus sentimentos. Abandona assim o Monte dos Vendavais para regressar anos mais tarde disposto a levar a cabo a mais tenebrosa vingança. Magistral na construção da trama narrativa, na singularidade e força das personagens, na grandeza poética da sua visão, nodoso e agreste como a raiz da urze que cobre as charnecas de Yorkshire, O Monte dos Vendavais reveste-se da intemporalidade inerente à grande literatura.

Mais informações sobre o livro






O único romance que Emily Brontë viu publicado tem sido largamente adaptado tanto para o grande como para o pequeno ecrã.
Mesmo se a mais recordada versão é aquela protagonizada por Juliette Binoche e Ralph Fiennes, há versões das mais variadas latitudes e nos mais variados formatos.
De mini-séries da BBC a telenovelas espanholas, da versão de Jacques Rivette à de Yoshishige Yoshida e até mesmo uma versão para a geração MTV.

Em conjunto com a Editorial Presença temos um exemplar d'O Monte dos Vendavais para oferecer aos nossos leitores, bastando para tal que demonstrem o vosso conhecimento sobre a obra em questão e as suas adaptações ao cinema.




Regulamento:

- O passatempo decorre até às 23:59 do dia 31 de Maio, sendo excluídas todas as respostas que chegarem depois desse prazo.
- Apenas será aceite uma participação por e-mail e por pessoa.
- Além da correcção das respostas às questões lançadas, também o preenchimento dos dados pessoais são factor de exclusão, devendo por isso corresponderem às normas como são solicitados.
- Os premiados serão escolhidos entre todos aqueles que apresentarem uma participação válida e a escolha será definitiva a menos que se apresente um caso de fraude.
- A escolha é feita através de um sistema de selecção aleatória.
- O Split Screen reserva-se o direito de fazer uma selecção das respostas validadas quando se apresentarem circunstâncias duvidosas da legitimidade da origem das mesmas.
- O nome dos vencedores será publicado neste blogue e os mesmos serão avisados por email.
- Em caso de não concordar com alguma destas regras, deverá abster-se de participar.

Sem comentários:

Enviar um comentário