quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Estreias 10 Out'13: Gravity, As I Lay Dying, Don Jon, A Late Quartet, Perfect Sense, More Than Honey, Midnight's Childen, Les saveurs du Palais e The Call

Dia 10 de Outubro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Gravidade (Gravity)


Ano: 2013
Realização:
Género: Drama, Ficção-científica
Numa importante missão espacial a bordo da nave Explorer, a inexperiente Dr.ª Ryan Stone e o veterano Matt Kowalski são surpreendidos com uma explosão que os lança no espaço. No vazio, sem conseguirem contacto com a sua equipa de controlo em Houston, os dois vão lutar pela sobrevivência. E, ao mesmo tempo que lidam com traumas que marcaram as suas vidas, eles procuram reinventar-se num cenário que deixa pouco lugar à esperança... George Clooney e Sandra Bullock dão vida às duas personagens, as únicas ao longo de todo o filme. Com realização do mexicano Alfonso Cuaron e banda sonora de Steven Price, este intenso "thriller" psicológico de ficção científica abriu, fora de competição, a edição de 2013 do Festival de Veneza.
Outras sugestões:


  Na Minha Morte (As I Lay Dying)
Ano: 2013
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Para cumprir o último desejo de Addie, a matriarca da família Bundrenr, que acabou de falecer após doença prolongada, o marido e os filhos seguem uma difícil viagem de charrete até à cidade vizinha de Jefferson, Mississípi, onde lhe poderão proporcionar um enterro condigno. Ao longo do caminho, cada um deles vai descobrindo em si e nos outros motivações egoístas e contraditórias que, apesar de tudo, os ensinará a superar as adversidades, reconhecendo o valor da família. Com realização de James Franco (que é também um dos protagonistas), um filme dramático que adapta ao grande ecrã a obra homónima de William Faulkner, escrita em 1930, e considerada uma das mais importantes obras da literatura mundial. Faulkner recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1949 pelos seus romances, em que este se inclui.
Don Jon (Don Jon)



Ano: 2013
Realização:
Jon é uma espécie de versão moderna de Don Juan que tende a olhar para tudo como se de objectos se tratassem, sejam eles a família, os amigos, a religião ou as mulheres com quem, casualmente, se vai envolvendo. Os amigos chamam-lhe Don Jon exactamente pela sua capacidade de seduzir o sexo oposto que, regra geral, se rende aos seus encantos. Porém, apesar de tanto sucesso, nenhum encontro se compara ao êxtase que obtém solitariamente ao computador, a ver pornografia. Insatisfeito com o vazio que isso lhe causa, e com alguma pressão dos pais, que mal podem esperar por se tornarem avós, Jon acaba por concluir que chegou o momento de encontrar um modo de conciliar o sexo com amor. É então que conhece Barbara e Esther (Scarlett Johansson e Julianne Moore), duas mulheres totalmente diferentes que lhe vão ensinar as lições de que precisava para ver a vida de uma outra maneira. Uma comédia escrita, realizada e protagonizada por Joseph Gordon-Levitt, sobre o sexo, o amor e as suas várias formas de banalização.

Um Quarteto Único (A Late Quartet)



Ano: 2012
Realização:
Argumento: e Seth Grossman
Após um quarto de século de existência, um famoso quarteto de cordas vê a sua continuidade posta em causa quando a um deles é diagnosticada a doença de Parkinson. Sem saberem muito bem lidar com a dor do companheiro de tantos anos, os outros três acabam por sentir-se à deriva, numa profunda crise emocional e criativa. E surge a dúvida: será possível substituí-lo por um novo elemento ou terá chegado o momento de cada um seguir o seu caminho? Realizado por Yaron Ziberman e com Philip Seymour Hoffman, Christopher Walken, Catherine Keener e Mark Ivanir como protagonistas, um filme dramático sobre a amizade, o companheirismo e o amor à música.

O Sentido do Amor (Perfect Sense)



Ano: 2011
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Romance
Elenco:  e
O planeta Terra vive uma epidemia a nível global. Nos quatro cantos do mundo, e por razões que nenhum cientista consegue explicar, as pessoas são privadas dos seus cinco sentidos, um após o outro. Certo dia, Michael e Susan (Ewan McGregor e Eva Green) conhecem-se e apaixonam-se. Com um futuro que, até ali, lhes parecia promissor, todas as suas esperanças lhes caem por terra quando se apercebem da inevitabilidade daquela doença. Dessa forma, quando se torna evidente que o mundo está à beira do fim, eles encontram um motivo para continuar vivos: a paixão e o desejo que os seus corpos sentem um pelo outro. E é assim que, nessa entrega total, decidem aproveitar os sentidos que lhes restam... Uma história de amor realizada por David Mackenzie ("Young Adam", "Playboy Americano"), segundo um argumento original de Kim Fupz Aakeson

Abelhas e Homens (More Than Honey)



Ano: 2012
Realização
Argumento: e
Género: Documentário
Numerosas colónias de abelhas têm vindo a ser dizimadas em todo o mundo nos últimos 15 anos. Entre 50% a 90% desapareceram, dependendo das regiões do mundo, mas as causas ainda estão por ser apuradas. Perante isto, os cientistas encontraram um nome para o fenómeno que está de acordo com a sua dimensão: "desordem do colapso das colónias". Para perceber a extensão do problema há que lembrar que 80% das espécies de plantas precisam das abelhas para serem polinizadas e três quartos das culturas que alimentam a humanidade dependem delas. Em busca de respostas, o realizador Markus Imhoof leva o espectador ao encontro de situações em que há vidas dependentes das abelhas: do apicultor que vive nos Alpes aos pomares de amendoeiras dos EUA, passando por um investigador alemão, uma comerciante de pólen na China e as abelhas-assassinas do deserto do Arizona.

Os Filhos da Meia-Noite (Midnight's Children)



Ano: 2012
Realização:
Argumento: ,
Género: Drama
Elenco: , e
Dois bebés nascem num mesmo hospital, na cidade de Mumbai, Índia. Seria uma situação comum, não fosse a data: 15 de Agosto de 1947, o dia em que a Índia conseguiu a sua independência de Inglaterra. O nascimento àquela primeira hora torna os bebés especiais, dando-lhe poderes mágicos. Mas, num momento de precipitação da enfermeira que os acolhe, Saleem, o filho ilegítimo de uma mulher pobre, e Shiva, o bebé de um casal endinheirado, são trocados, sendo cada um deles entregue à família do outro. Assim, a viver a existência que estava destinada ao outro ao longo de vários anos, as vidas destes dois rapazes vão cruzar-se, numa ligação indissociável da situação política e social do país onde nasceram... Com assinatura da realizadora indiana Deepa Mehta, radicada no Canadá (duas vezes nomeada para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro com "Terra", em 1998, e "Água", em 2005), um filme que se baseia na obra homónima que valeu a Salman Rushdie o Booker Prize de 1981 e o Booker of Bookers Prize, em 1993. Rushdie, para além de argumentista deste filme, empresta também a sua voz ao narrador. No elenco, Satya Bhabha, Shahana Goswami, Shriya Saran, Seema Biswas e Siddharth, entre outros.

Haute Cuisine - Os Sabores do Palácio (Les saveurs du Palais)




Ano: 2012
Género: Biografia, Comédia
Elenco: , e
Hortense Laborie (Catherine Frot) é uma cozinheira que vive em Périgord, França. Apesar de apaixonada pela culinária, ela nunca poderia imaginar o que a vida lhe teria reservado: um convite para se tornar a "chef" privada do Presidente francês, no Palácio do Eliseu, em Paris. Apesar da resistência do chefe da cozinha central, Hortense acaba por conquistar todos com o seu carácter autêntico e pela dedicação e amor que entrega a cada uma das suas criações... Uma comédia francesa escrita e realizada por Christian Vincent, que se inspira na verdadeira história de Danièle Mazet-Delpeuch, a mulher que serviu François Mitterrand de 1988 a 1990. Com este papel, Catherine Frot teve uma nomeação para um César como Melhor Actriz.

A Chamada (The Call)



Ano: 2013
Realização
Argumento: Richard D'Ovidio
Uma jovem (Abigail Breslin) liga para uma linha de emergências alegando ter sido raptada por um homem (Michael Eklund). Jordan Turner (Halle Berry), a operadora que a atende, vê-se assim confrontada com a situação mais traumática de toda a sua vida: o caso de um assassino em série que, devido a um erro seu, nunca foi apanhado. Desesperada e consciente de que está a lidar com o mesmo homem, mas determinada a salvar a vida desta rapariga, Jordan tem de evitar chamar a atenção sobre si - caso contrário, as consequências serão mais terríveis do que da primeira vez. Como seus aliados, ela tem apenas um telemóvel e a sua capacidade de discernimento. Um "thriller" psicológico realizado por Brad Anderson, segundo um argumento de Richard D'Ovidio.
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário