sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Presença portuguesa na 37.ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo


Já é conhecida a programação da 37.ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, uma das mais importantes do Brasil. Entre a selecção oficial do certame surgem várias produções ou co-produções nacionais, entre as quais o colectivo de filmes 3x3D - originalmente criado no âmbito do programa Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura - e que conta com uma curta-metragem realizada pelo português Edgar Pêra.

8816 versos, documentário da portuguesa Sofia Marques (desenvolvido com o apoio da Fundação Cidade de Guimarães) também marcará presença. O filme acompanha o ano que antecede a apresentação final da falação d'Os Lusíadas, por António Fonseca.

Com presença recente em festivais internacionais, serão exibidos ainda os filmes Até Ver a Luz, de Basil da Cunha (exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2013) e Bobô, de Inês Oliveira (que integrou recentemente a selecção do Festival de Toronto 2013). Presença óbvia também a do aclamado documentário E Agora? Lembra-me, de Joaquim Pinto.

Night Train to Lisbon, de Bille August (estreado no Festival de Berlim 2013), será também exibido em São Paulo. O filme adapta o romance de Pascal Mercier, com co-produção da portuguesa Cinemate, Ana Costa e Paulo Trancoso.

A Mostra de São Paulo 2013 decorre de 18 a 31 de Outubro.

Sem comentários:

Enviar um comentário