quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Estreias 21 Nov'13: L'inconnu du lac, Stories We Tell, 2001: A Space Odyssey, Virgem Margarida, Camille redouble, The Counselor, Parkland, A Glimpse Inside the Mind of Charles Swan III, The Last Exorcism Part II e 7 Pecados Rurais

Dia 21 de Novembro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  O Desconhecido do Lago (L'inconnu du lac)




Ano: 2013
Realização:
Argumento:
Género: Drama
É Verão em França. O lago é o ponto de encontro entre homens que buscam envolvimento físico. Um deles chama-se Franck (Pierre Deladonchamps) e está apaixonado por Michel (Christophe Paou), o atraente e misterioso desconhecido que diariamente se banha naquele local. Tudo se passa na maior tranquilidade até ser encontrado um corpo a boiar nas águas. Tudo aponta para homicídio. Apesar desta circunstância vir alterar a forma como Franck percepciona Michel, a atracção é de tal modo violenta que ele não consegue manter a distância. Prémio de Melhor Realização na secção Un Certain Regard e Queer Palm na 66.ª edição do Festival de Cannes, um “thriller” escrito e realizado por Alain Guiraudie.
Outras sugestões:


  Histórias Que Contamos (Stories We Tell)
Ano: 2013
Realização:
Género: Documentário
A família de Sarah Polley, tal como todas as famílias, é tudo menos simples. Quando é revelado um grande segredo que a envolve directamente, ela é já conhecida pelo seu trabalho como actriz e realizadora. Agora, decidida a compreender a “verdade” e conhecer mais profundamente a sua falecida mãe, Polley decide questionar as pessoas mais próximas e fazer um documentário onde todos reflectem sobre o seu passado. Assim, tentando decifrar as incoerências e os pontos comuns, a realizadora demonstra como cada história que contamos nunca deixa de ser, essencialmente, um ponto de vista particular. Um documentário revelador e intimista sobre o amor e a verdade da memória, que conta com argumento e realização da actriz-realizadora canadiana Sarah Polley (“Longe Dela”) e narração de Michael Polley, o marido da sua falecida mãe.
2001 - Odisseia no Espaço (2001: A Space Odyssey)




Ano: 1968
Realização
Argumento: e
Género: Ficção-científica
Elenco: , e
Incontornável ver ou rever "2001- Odisseia no Espaço" - até para ver como o filme se "enganou" na sua visão de um futuro "totalitário" a partir do argumento de Arthur C. Clarke? Incontornável, sobretudo, porque é uma obra-prima. É uma experiência de tempo e um bailado de silêncios, começando na pré-história da Humanidade e, num gigantesco salto, passando para uma nave que navega rumo ao infinito. Ficarão para sempre a imagem de uma nave a flutuar no espaço sideral ao som do "Danúbio Azul", bem como a "personagem" de Hal, o computador tirano - apesar de tudo, uma iconografia que marcaria a partir daí o género da ficção científica.

Virgem Margarida (Virgem Margarida)






Ano: 2012
Realização:
Argumento: e
1975. Após séculos de colonização portuguesa, Moçambique torna-se um estado independente. O novo regime procura limpar as ruas da prostituição. Assim, 500 prostitutas são enviadas à força para um centro educacional algures na selva, onde são obrigadas a aprender novas regras de convivência e a redescobrir o seu papel na nova pátria. Margarida é uma adolescente de 16 anos que ali foi parar por engano, quando tentava comprar o enxoval para o seu casamento. Inocente, ela não tem pecados para expiar. A viverem um inferno, as mulheres unem-se num plano para poderem escapar daquele lugar. Margarida torna-se a representação de liberdade e de pureza num lugar onde, segundo uma das personagens, “o camarada é pior que o colono”. Realizado pelo escritor e cineasta moçambicano Licínio Azevedo, “Virgem Margarida” teve a sua estreia no prestigiado Festival Internacional de Cinema de Toronto e conta já com um longo percurso por festivais internacionais, onde foi obtendo vários prémios. O elenco é formado por um grupo de actores moçambicanos: Sumeia Maculuva, Hermelinda Cimela, Odília Cossa, Ana Maria, Iva Mugalela, Rosa Mário e Ilda Gonzales.

A Segunda Vida de Camille (Camille redouble)



Ano: 2013
Aos 16 anos, Camille conhece Éric, por quem se apaixona perdidamente. A relação entre ambos evolui e culmina em casamento e no nascimento de uma filha. Depois de 25 anos de relação, ele pede o divórcio. De coração desfeito e absolutamente desiludida com o rumo que a sua vida tomou, ela acaba por beber demasiado na festa de passagem de ano e perde os sentidos. É então que se vê envolvida na situação mais bizarra que alguma vez poderia imaginar: acorda num hospital, de novo com 16 anos. Agora, para além de reviver as tristezas e as alegrias próprias da adolescência, ela vai também reencontrar Éric, o único homem que alguma vez amou. Mas será que, conhecendo o desfecho daquela relação, Camille vai querer arriscar a reviver a desilusão e a infelicidade? Ou valerá a pena tentar emendar os erros do passado e tentar de novo a felicidade? Uma comédia dramática sobre segundas oportunidades, escrita, realizada e protagonizada por Noémie Lvovsky (“Les Sentiments”).

O Conselheiro (The Counselor)




Ano: 2013
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Thriller
Elenco: , , , e
Determinado a subir na vida seja a que preço for, um advogado americano deixa-se envolver no perigoso mundo do tráfico de estupefacientes. Assim, aliciado pelo lucro fácil, parte para o México, onde faz negócio com Reiner, um poderoso barão da droga que tem em mãos um carregamento de cocaína avaliado em mais de 20 milhões de dólares. Porém, o que parecia uma proposta irrecusável que iria mudar a sua vida para sempre revela-se uma decisão fatal que o levará a si e às pessoas que ama a uma verdadeira descida aos infernos. Com realização de Ridley Scott (“Gladiador”, “Gangster Americano”) e argumento original do romancista Cormac McCarthy, uma história de acção e suspense, que conta com um elenco de luxo: Michael Fassbender, Penélope Cruz, Cameron Diaz, Brad Pitt , Javier Bardem e Bruno Ganz, entre outros.

Parkland (Parkland)




Ano: 2013
Realização:
Argumento: 
“Parkland” foca-se nos eventos que tiveram lugar no hospital Parkland Memorial de Dallas, Texas, a 22 de Novembro de 1963, o dia em que o Presidente John F. Kennedy foi assassinado. Ao mesmo tempo que a notícia se espalha pelo mundo, uma série de pessoas comuns, desde a equipa médica aos elementos responsáveis pela segurança do Presidente, são confrontadas com decisões para as quais não poderiam estar preparadas mas que mudariam, para sempre, o curso da História… Menos de duas horas depois do sucedido, Lee Harvey Oswald é detido como principal suspeito. Apesar de várias provas apontarem para si, Oswald não cede na sua declaração de inocência. Dois dias depois, a 24 de Novembro de 1963, quando a polícia está a realizar a sua transferência para uma outra prisão, Jack Ruby abre passagem e mata-o a tiro. Meio século após o sucedido, mesmo com várias investigações a apontarem Oswald como o verdadeiro autor do crime, o assassinato de John F. Kennedy continua envolto em mistério, estando associado a um sem-número de teorias da conspiração. Este filme, escrito e realizado por Peter Landesman (“Tráfico, Bem-vindo à América”) e produzido por Tom Hanks e Gary Goetzman, inspira-se na obra “Four Days In November”, escrito por Vincent Bugliosi. O elenco inclui os actors Zac Efron, Marcia Gay Harden, Paul Giamatti, Billy Bob Thornton Jackie Earle Haley e Jacki Weaver.

Dentro da Cabeça de Charles Swan III
 (A Glimpse Inside the Mind of Charles Swan III)




Ano: 2012
Realização:
Argumento:
Charlie Swan tem tudo o que alguém poderia desejar: uma carreira de sucesso, fama, notoriedade e… um ego que mal consegue conter. Tudo lhe corre de feição até ao dia em que Ivana, a namorada, farta do seu egoísmo, decide terminar a relação. Nesse momento, o seu idílio termina e ele deixa-se cair na mais profunda depressão. Porém, quando as coisas parecem verdadeiramente insustentáveis, ele decide deixar-se levar pela imaginação e, com o apoio dos seus mais íntimos amigos, dá início à mais extravagante viagem interior, determinado a encontrar o modo de recomeçar a sua vida. Uma comédia delirante com argumento e realização de Roman Coppola que conta com a participação dos actores Charlie Sheen, Jason Schwartzman, Bill Murray, Patricia Arquette e Katheryn Winnick, entre outros.

O Último Exorcismo - Parte II (The Last Exorcism Part II)




Ano: 2013
Realização
Argumento: e
Género: Terror, Drama, Thriller
Elenco: , e
Nell Sweetzer (Ashley Bell) está a recuperar da terrível experiência de um exorcismo que a fez perder toda a família. Traumatizada, ela apagou da memória alguns dos eventos dos últimos meses. Mas, apesar do esforço de esquecer o passado e recomeçar uma nova vida, ela sabe que algo de errado continua a passar-se na sua mente. À medida que este sentimento se intensifica, ela percebe que Abalam, o demónio cuja possessão levou ao assassinato de todos os que lhe eram próximos, ainda detém poder sobre si e não tardará a revelar-se.Com realização de Ed Gass-Donnelly e com Eli Roth na equipa de produção, um filme de terror que continua a história iniciada em 2010 por Daniel Stamm em “O Último Exorcismo”.

7 Pecados Rurais (7 Pecados Rurais)




Ano: 2013
Quim e Zé mal podem esperar por reencontrar as belas primas lisboetas, que não tardam a chegar a Curral de Moinas para passar as férias de Verão. Os planos dos dois amigos caem por terra quando sofrem um acidente de carro e morrem. Ao chegarem ao Céu, ainda sem perceberem o que verdadeiramente se passou, deparam-se com Deus, que lhes propõe algo impensável: voltarem à Terra se conseguirem estar um dia sem cair em nenhum dos sete pecados mortais. Percebendo que não têm grande alternativa, eles vão lutar estoicamente contra os seus apetites carnais, desde a luxúria à ira, da inveja à avareza, da gula à soberba ou à preguiça. Mas será que Quim e Zé, para além da luta interior contra as suas próprias fraquezas, conseguem resistir às constantes investidas de sedução das duas raparigas? Uma comédia assinada pelo actor e realizador Nicolau Breyner (que se desdobra ainda no papel de Deus), é a incursão cinematográfica das duas personagens criadas e protagonizadas pelos comediantes João Paulo Rodrigues e Pedro Alves, no programa “Telerural”.
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário