quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Estreias 19 Dez'13: Inside Llewyn Davis, Hiroshima Mon Amour, Casablanca, Cloudy with a Chance of Meatballs 2, Augustine e Walking with Dinosaurs

Dia 19 de Dezembro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  A Propósito de Llewyn Davis (Inside Llewyn Davis)

Ano: 2013
Realização: ,
Argumento: ,
Género: Drama
1961. Llewyn Davis é um cantor de música folk que ambiciona dar-se a conhecer ao mundo. Com o Inverno a chegar a Nova Iorque, vagueia por Greenwich Village de guitarra na mão, em busca da grande oportunidade da sua vida. Até hoje, apenas pôde contar com a ajuda dos amigos, que lhe foram dando um lugar para dormir nas noites mais frias e inventando formas de o ajudar a sobreviver ao dia-a-dia. Apesar de nada parecer correr como o esperado, Llewyn tem agora uma última esperança: ir a Chicago para uma audição com o influente agente musical Bud Grossman. Escrito e realizado pela dupla Joel e Ethan Coen (“Fargo”, “Este País Não é Para Velhos”, “Indomável”), o filme é vagamente inspirado na vida de Dave van Ronk, cantor folk norte-americano que liderou o cenário musical de Greenwich Village durante a década de 1960 e que inspirou outros grandes ícones, como Bob Dylan, Phil Ochs ou Joni Mitchell. O filme teve a sua estreia mundial no Festival de Cannes, a 19 de Maio de 2013, onde recebeu o Grande Prémio do Júri. Nos principais papéis surgem os actores Oscar Isaac, Carey Mulligan, John Goodman e Justin Timberlake.
Outras sugestões:


  Hiroshima, Meu Amor (Hiroshima Mon Amour)
Ano: 1959
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Romance
Foi a longa metragem de estreia de Alain Resnais, depois de se ter dedicado durante 10 anos às curtas metragens documentais, onde já explorava conceitos presentes neste filme. "Hiroshima, Meu Amor", cujo argumento é da autoria da escritora Marguerite Duras, era para ter sido um documentário sobre a reconstrução de Hiroshima depois da destruição provocada pelo lançamento da primeira bomba atómica da História pelos Aliados na II Guerra Mundial. Não é de admirar, portanto, que tenha evoluído para um filme que é, antes de mais, uma evocação poética do tempo e da memória, para além de uma afirmação da necessidade de esquecer acontecimentos traumáticos para continuar a viver. É um simbólico caso amoroso entre Elle (Emmanuelle Riva), uma actriz francesa a fazer um filme anti-bélico em Hiroshima, e um arquitecto japonês (Eiji Okada), que serve o argumento. Apesar de serem casados e ambos terem consciência de que o romance está condenado, continuam a encontrar-se, unidos pela evocação de experiências, que estabelecem um contraste entre o passado e o presente. Marguerite Duras foi nomeada, em 1961, para o Óscar de melhor argumento original. Alain Resnais ganhou um prémio da Academia Britânica de Cinema, o prémio de melhor filme do Sindicato Francês de Críticos de Cinema e o de melhor filme estrangeiro do Círculo de Críticos de Cinema de Nova Iorque.
Casablanca (Casablanca)

Ano: 1942
"Casablanca" é uma das maiores películas românticas jamais rodada para a sétima arte. Humphrey Bogart (Rick Blaine) e Ingrid Bergman (Ilsa Lund Laszlo) são os protagonistas daquele que é considerado o casal mais importante do cinema. Os dois conhecem-se em Paris no início da II Guerra Mundial e vivem aí uma tórrida paixão interrompida quando, na estação de comboios, Rick percebe que Ilsa não o vai acompanhar. Mais tarde, já em Casablanca, encontram-se novamente. Ilsa, já casada com Victor Laszlo (Paul Henreid), fica dividida entre os dois amores, mas procura uma forma de fugir para a América com Rick. O final é inesperado. Casablanca arrecadou três óscares, nas categorias de Melhor Filme, Argumento e Realização.

Chovem Almôndegas 2 (Cloudy with a Chance of Meatballs 2)
Ano: 2013
Género: Animação
Elenco de vozes: , e
Crescido e criado em Mastiga e Engole, uma minúscula ilha do Atlântico que sobreviveu graças à tradição de sardinhas enlatadas, Flint Lockwood (voz de Bill Hader) sempre teve ideias geniais. O problema é que todas as suas ideias têm tendência para sofrer de falta de funcionalidade, detalhe de que ele se esquece com alguma frequência. Um dia, num rasgo de genialidade, descobre a fórmula química que transforma água em alimentos, encontrando a desejada solução para a dieta pouco variada dos seus conterrâneos. Mas tudo é posto em causa quando percebe que a sua invenção está a criar resultados inesperados e altamente perigosos: os restos de comida que, durante tanto tempo, foram “chovendo” em Mastiga e Engole, foram-se transformando em “comidanimais”, umas criaturas terríveis que vêm pôr em causa a segurança da Humanidade. Agora, para resolver a situação, ele vai ter de juntar os seus melhores amigos e acabar de vez com tacodilos famintos, chimpacamarões, serpentartes de maçã ou hamburgueranhas, antes que eles levem o resto do mundo à extinção… Um filme da Sony Pictures Animation para os mais pequenos, que continua a história de Flint Lockwood, iniciada em 2009, desta vez pelas mãos dos realizadores Cody Cameron e Kris Pearn.

Augustine (Augustine)
Ano: 2012
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Elenco: , ,
França, 1885. Augustine é internada no Hospital de Salpêtrière com sintomas graves de histeria. Aí, é entregue aos cuidados do Dr. Jean-Martin Charcot, um neurologista de renome que, com este caso, pretende demonstrar aos membros da respeitada Academia de Medicina de que modo a hipnose pode atenuar alguns dos sintomas mais graves da doença. Ao estudar a rapariga mais profundamente, assim como a sua história clínica, o médico vai concluir também que alguns traumas emocionais do seu passado são causadores da enfermidade. Porém, a relação entre os dois depressa ultrapassa os limites estipulados, fazendo despertar neles um desejo descontrolado. Em competição pela Palma de Ouro no Festival de Cannes, um filme de época com argumento e realização da francesa Alice Winocour. No elenco, os actores Vincent Lindon, Soko e Chiara Mastroianni.

O Tempo dos Dinossauros: O Filme 3D (Walking with Dinosaurs 3D)

Ano: 2013
Realização: ,
Argumento:
Género: Animação
Elenco de vozes: , ,
Aqui, a história natural é levada muito a sério. Através do uso de tecnologia de ponta e modelos mecânicos combinados com as mais recentes descobertas científicas, são recriadas paisagens e sons de há 70 milhões de anos, durante a época do Cretáceo Superior, quando répteis de todos os tipos e dimensões dominavam o planeta. Neste cenário se recria a história de um jovem “Pachyrhinosaurus” que, inadvertidamente, se torna num herói improvável para os da sua espécie. Realizado por Barry Cook e Neil Nightingale, um filme de acção e aventura para toda a família que, recorrendo à mais recente tecnologia 3D, tenta recriar uma das épocas mais fascinantes da história da Terra.
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário