terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Estreias 25 Dez'13: Le passé, Like Father Like Son, Short Term 12, The Secret Life of Walter Mitty, 47 Ronin e Justin Bieber's Believe

Dia 25 de Dezembro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  O Passado (Le passé)


Ano: 2013
Realização:
Género: Drama
O iraniano Ahmad (Ali Mosaffa) regressa ao subúrbio parisiense de Sevran para, após quatro anos de separação, finalizar o divórcio da sua mulher, Marie (Bérénice Bejo) e reencontrar as duas filhas dela. Quando chega, descobre que Marie se envolveu com um homem árabe chamado Samir (Tahar Rahim), cuja mulher se encontra em coma. A situação complica-se porque Lucie (Pauline Burlet), a filha mais velha de Marie, não só se recusa a aceitar a presença de um estranho como acredita que a sua própria mãe é culpada do estado da mulher de Samir. Ahmad chega no momento em que a relação entre mãe e filha se deteriora cada vez mais. O encontro resulta assim num reviver de dramas familiares do passado que se concretizam no presente e deixam as personagens perante dilemas morais que põem em causa o seu futuro. E existe ainda um segredo que, se revelado, pode mudar a vida de todos... Um filme dramático realizado pelo iraniano Asghar Farhadi ("Uma Separação"). Nomeado para o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, "O Passado" foi também seleccionado para representar o Irão - mesmo tendo sido rodado em Paris e em francês - como candidato à nomeação para o Óscar nessa categoria. No 66.º Festival de Cannes, Bérénice Bejo foi considerada a Melhor Actriz e o filme recebeu ainda o Prémio Ecuménico.
Outras sugestões:


  Tal Pai, Tal Filho (Soshite chichi ni naru)
Ano: 2013
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Ryota (Masaharu Fukuyama), um homem determinado, trabalhador e bem-sucedido, e a sua mulher, Midori (Machiko Ono), formam um casal com um projecto de vida ambicioso, que inclui proporcionar ao seu filho Keita, de seis anos, a melhor preparação para o futuro e todas as oportunidades para vencer na vida. Mas tudo muda no dia em que recebem um telefonema avassalador: houve uma troca na maternidade e, afinal, o filho que pensavam ser seu não o é. O filho biológico vive com um casal humilde que, embora não lhe falte com amor e bons valores, está longe de ter planos comparáveis aos de Ryota. Este pai de família vê-se assim forçado a questionar tudo, incluindo a própria condição de pai e educador, sem perder de vista os fortes laços familiares e o bem-estar emocional das crianças. Em simultâneo, vai ter de encontrar forças para lidar com o profundo dilema de ter de escolher entre a força do sangue ou do amor. Realizado pelo japonês Hirokazu Koreeda ("Ninguém Sabe", "Andando", "O Meu Maior Desejo"), o filme recebeu o Prémio do Júri no 66.º Festival de Cannes.
Temporário 12 (Short Term 12)

Ano: 2013
Realização:
Argumento: 
Num centro de acolhimento para adolescentes problemáticos, o dia-a-dia é vivido entre dramas, traumas e também algumas vitórias. A acompanhá-los está Grace (Brie Larson), uma supervisora dedicada e comprometida com a sua missão. No entanto, debate-se com os seus próprios fantasmas e, apesar de contar com o apoio incondicional de Mason (John Gallagher Jr.), seu colega e namorado, tem extrema dificuldade em confiar nos outros. Um dia, dá entrada na instituição Jayden (Kaitlyn Dever), uma jovem tão dotada quanto potencialmente violenta. A força da ligação que se cria entre elas, associada a um acontecimento inesperado na vida de Grace, vai desencadear a libertação de que ela tanto precisa para se pacificar com o passado e, assim, conseguir abraçar o que o futuro lhe reserva. Escrito e realizado pelo norte-americano Destin Cretton, o filme acumulou várias distinções, incluindo o prémio para Melhor Actriz, para Brie Larson, no 66.º Festival Internacional de Cinema de Locarno.

A Vida Secreta de Walter Mitty (The Secret Life of Walter Mitty)
Ano: 2013
Realização
Argumento: Steve Conrad
Género: Comédia, Aventura
Elenco:  , e
Walter Mitty (Ben Stiller) passa a vida a sonhar acordado. Para fugir ao tédio, ao vazio e à mesmice do quotidiano, entrega-se a devaneios que o levam a cenários de aventura e romance onde pode ser quem quiser. Mas a sua tranquilidade é posta em causa quando o seu posto de trabalho é ameaçado e ele não tem alternativa senão descer das nuvens e enfrentar os duros contornos da realidade. Mais do que uma mera transição ou mudança de postura, a atitude de Mitty será o início de toda uma nova forma de ver o mundo, construída ao longo de uma jornada de viagens incríveis e momentos de autodescoberta que o levarão mais longe do que alguma vez poderia imaginar. Além de protagonista, Ben Stiller ocupa a cadeira de realizador nesta adaptação do conto homónimo de James Thurber, originalmente publicado na revista "The New Yorker" em Março de 1939. O elenco inclui também Kristen Wiig, Adam Scott, Sean Penn e Shirley MacLaine.

47 Ronin - A Grande Batalha Samurai (47 Ronin)
Ano: 2013
Realização:
Argumento: Chris Morgan e Hossein Amini
Género: Acção, Aventura
Elenco: , , , e
Um mestre samurai é assassinado por um senhor da guerra. Os seus discípulos juram vingar a sua morte e devolver a honra ao seu povo. Apesar de intrépido, resoluto e poderoso, o grupo foi banido e disperso, e sente-se decepado pela ausência de um líder. A derradeira esperança reside em Kai (Keanu Reeves), um mestiço exilado e escravizado. Assim, aquele que antes era considerado um marginal, transforma-se na fonte de inspiração e na arma letal para vencer a luta violenta e desigual dos 47 samurais contra o "shogun", o seu imenso exército e um caminho habitado por sombras, feitiços e criaturas fantásticas. Um épico recheado de efeitos especiais, com realização de Carl Rinch (naquela que é a sua estreia nas longas-metragens), que assinala o regresso de Keanu Reeves como protagonista de filmes de acção e aventura. O elenco conta ainda com Hiroyuki Sanada e Kô Shibasaki.

Justin Bieber's Believe (Justin Bieber's Believe)

Ano: 2013
Realização:
Género: Documentário
Justin Drew Bieber nasceu a 11 de Março de 1994, em Ontário (Canadá). Aos 15 anos, já convivia com famosos, aparecia em capas de revistas, era um ídolo para milhares de adolescentes – "beliebers", assim se chamam os fãs –, contava milhões de discos vendidos, acumulava prémios... O puto que um dia inundou a internet com "Baby" foi caminhando assim em direcção ao posto que ocupa aos 19 anos: o de estrela maior do firmamento pop. Mas Bieber não é notícia só pela música, pelo brilho, pelo sucesso ou pelas muitas "selfies" que publica nas redes sociais. O percurso também tem sido feito de polémicas, da agressão a um fotógrafo em Buenos Aires à passagem por um bordel carioca, sem esquecer os altos e baixos da relação com Selena Gomez. Este documentário procura dar a conhecer as histórias por detrás das manchetes e conduzir o público aos bastidores da ribalta. Para isso concorrem imagens inéditas, comentários de estrelas (Usher, Ludacris, Ellen DeGeneres, Nicki Minaj, will.i.am...), palavras do próprio Bieber e até conselhos da sua mãe. O objectivo é mostrar que ele é, afinal, um adolescente como qualquer outro. A diferença é que cresceu - ainda cresce - perante o olhar esmiuçador da imensa arena mediática global. A realização pertence a Jon M. Chu, que já assinara o anterior "Justin Bieber: Never Say Never" e cujo currículo inclui também "G. I. Joe Retaliação" e dois capítulos de "Step Up".
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário