terça-feira, 30 de abril de 2013

Jamie Foxx junta-se ao remake de "Annie", com Quvenzhané Wallis


O actor Jamie Foxx (Django Unchained) está em negociações para se juntar-se ao remake de Annie (1982). Embora ainda não tenha sido revelado oficialmente, presume-se que este vá interpretar o papel de Daddy Warbucks, agora renomeado como Benjamin Stacks.

A nova versão do musical, que já foi tornada filme em 1982 por John Huston, será realizada por Will Gluck (Easy A) e adaptará a história ambientada durante a Grande Depressão aos nossos dias. A jovem actriz Quvenzhané Wallis (Beasts of the Southern Wild) será a protagonista.

Annie deverá estrear no Natal de 2014.

Leia também:

Cannes Classics 2013 exibirá "The Last Emperor", "Cleopatra" e "Fedora"


Thierry Fremaux revelou os filmes que serão incluídos na secção Cannes Classics, integrada no Festival de Cannes 2013. A secção incluirá vinte filmes restaurados e três documentários, entre os quais uma reconversão para 3D de The Last Emperor, de Bernardo Bertolucci ou filmes como Cleopatra, de Joseph L. Mankiewicz; Fedora, de Billy Wilder e Les parapluies de Cherbourg, de Jacques Demy.

Como já anunciado, Kim Novak estará presente na exibição da cópia restaurada de Vertigo.

Cópias restauradas
  • Borom sarret (1963), de Ousmane Sembene
  • Charulata (1964), de Satyajit Ray
  • Cleopatra (1963), de Joseph L. Mankiewicz
  • Fedora (1978), de Billy Wilder
  • Goha (1957), de Jacques Baratier
  • Hiroshima mon amour (1959), de Alain Resnais
  • Il deserto dei Tartari (1976), de Valerio Zurlini
  • La grande abbuffata (1973), de Marco Ferreri
  • La reine Margot (1994), de Patrice Chereau
  • Le joli mai (1963), de Chris Marker e Pierre Lhomme
  • Les parapluies de Cherbourg (1964), de Jacques Demy
  • Lucky Luciano (1973), de Francesco Rosi
  • Maynila: Sa mga kuko ng liwanag (1975), de Lino Brocka
  • Plein soleil (1960), de Rene Clement
  • Sanma no agi (1962), de Yasujiro Ozu
  • The Apprenticeship of Duddy Kravitz (1974), de Ted Kotcheff
  • The Last Detail (1973), de Hal Ashby
  • The Last Emperor 3D (1987), de Bernardo Bertolucci
  • Vertigo (1958), de Alfred Hitchcock
  • Visions of Eight (1973), de Youri Ozerov, Milos Forman, Mai Zetterling, Claude Lelouch, Arthur Penn, Michael Pfleghar, John Schlesinger e Kon Ichikawa

Documentários sobre filmes
  • Con la pata quebrada (2013), de Diego Galan (Espanha)
  • A Story of Children and Film (2013), de Mark Cousins (Reino Unido)
  • Shepard & Dark (2012), de Treva Wurmfeld (EUA)

Gabourey Sidibe junta-se a "American Horror Story: Coven"


A actriz Gabourey Sidibe (Precious e The Big C) é a mais recente adição ao elenco de American Horror Story: Coven, terceira temporada da antologia de histórias de terror, de Ryan Murphy. Embora não se saiba ainda qual a personagem que esta interpretará, conhece-se que a narrativa da nova temporada focar-se-á em bruxaria na cidade de Nova Orleães. Contudo, a série passa-se ainda noutras cidades, com maior incidência nos tempos modernos.

A série conta já com o regresso de actores de temporadas anteriores, mas com novas personagens: Jessica LangeLily RabeSarah PaulsonEvan PetersTaissa Farmiga e Frances ConroyKathy Bates é a grande atracção da nova temporada, a interpretar a vilã da história.

"3X3D", de Jean-Luc Godard, Peter Greenaway e Edgar Pêra, encerrará Semana da Crítica 2013


O colectivo de filmes 3X3D, criado no âmbito de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, será o filme de encerramento da secção Semana da Crítica no Festival de Cannes 2013. O filme é constituído por três curtas-metragens resultantes das suas experiências na cidade de Guimarães.

Da autoria de Jean-Luc Godard, Peter Greenway e do português Edgar Pêra, o colectivo pretende questionar-se acerca da evolução do mundo do cinema e como o 3D afecta o público e a sua percepção. O filme será exibido na sessão de encerramento da secção Semana da Crítica, no dia 23 de Maio.

A Semana da Crítica conta com o cineasta português Miguel Gomes como presidente do júri.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

"Iron Man 3" já facturou quase 200 milhões de dólares


A estreia de Iron Man 3 em 79% dos mercados internacionais (nos Estados Unidos estreará apenas esta semana) facturou cerca de 195,3 milhões de dólares. Um resultado acima da estreia de The Avengers no ano passado, com 185 milhões de dólares em receitas brutas de bilheteira.

Isto faz do filme a nona melhor receita de sempre para um filme na sua estreia fora dos EUA e o segundo melhor para um filme da Marvel (atrás de Spider-Man 3, com 230,5 milhões). A Disney revelou que este foi o seu melhor fim-de-semana de abertura nas regiões Ásia-Pacífico e América Latina. Além de nos EUA, o filme estreará ainda em breve em grandes mercados como China, Rússia e Alemanha.

Em Portugal, o filme foi visto por 66,874 espectadores (até Domingo), facturando 395,201 euros em 76 salas de cinema.

Passatempo "Photo"


Primeira longa-metragem realizada por Carlos Saboga (argumentista de Linhas de Wellington e Mistérios de Lisboa), Photo fez parte da selecção oficial do Festival de Roma 2012.

O filme segue a história de uma mulher perdida entre um passado incerto e um futuro fechado pela perspectiva do casamento e conta com um elenco internacional como nomes como Anna Mouglalis (Coco Chanel & Igor Stravinsky), Simão Cayatte (Esta Noite), Marisa Paredes (Todo sobre mi madre), Rui Morrison (Em câmara lenta) e Ana Padrão (Depois do Adeus), entre Paris e Lisboa.

Photo estreará em Portugal a 9 de Maio, mas em parceria com a Leopardo Filmes, os nossos leitores terão a oportunidade de assistir à sua antestreia:

Dia 2 de Maio (Quinta-feira) - Lisboa | Cinema Medeia Monumental, às 22h

Temos quinze convites duplos para oferecer entre quem preencha correctamente o seguinte formulário:


Notas:
- O passatempo decorre até às 20h do dia 1 de Maio, sendo excluídas todas as respostas que chegarem depois desse prazo.
- Apenas será aceite uma participação por e-mail e por pessoa.
- Os premiados serão escolhidos entre todos aqueles que apresentarem uma participação válida - com as respostas correctas às questões, juntamente com todos os dados solicitados - e a escolha será definitiva a menos que se apresente um caso de fraude. A escolha é aleatória.
- O nome dos vencedores será publicado neste blogue e os mesmos serão avisados por email.
- Em caso de não concordar com alguma destas regras, deverá abster-se de participar.
- Antes de participarem certifiquem-se que poderão comparecer no dia indicado. Em casos de força maior, deverão comunicar atempadamente a vossa ausência através do e-mail acima indicado. Reservamo-nos o direito de excluir de futuros passatempos todos os que não cumprirem estas regras.
- Os convites estão limitados à lotação da sala e devem ser levantados nas bilheteiras do cinema até meia hora do início da sessão. O Split Screen não se responsabiliza por eventuais lotações esgotadas que possam ocorrer na data indicada.

Australiano Justin Kurzel dirige Michael Fassbender em "Macbeth"


O realizador australiano Justin Kurzel (Snowtown) foi o escolhido para dirigir uma readaptação da peça Macbeth, de William Shakespeare. O protagonista será o actor Michael Fassbender (Shame), que trabalhará a partir de um argumento de Todd Louiso e Jacob Koskoff (The Marc Pease Experience) que se espera ser uma «aproximação visceral à história, incluindo cenas de batalha significativas».

Macbeth deverá começar a ser filmado no final deste ano.

Grego "Boy Eating the Bird's Food" vence festival Crossing Europe 2013


O festival de cinema Crossing Europe 2013, que terminou ontem em Linz, na Áustria, premiou o filme Boy Eating the Birds Food, do grego Ektoras Lygizos, com o prémio de Melhor Filme do certame (atribuindo um valor monetário de dez mil euros).

Melhor Filme
Boy Eating the Bird's Food, de Ektoras Lygizos

Menção Especial do Júri
Made in Ash, de Iveta Grófová

Prémio do Júri FEDEORA - Melhor Documentário Europeu
Father's Garden - The Love of My Parents, de Peter Liechti

Prémio do Público
Animals, de Marçal Forés

Prémio Artista Local
Humming, Fast and Slow; de Rainer Kohlberg

Menção Especial
Pfitscher, de Florian Kofler

Trailer da terceira temporada de "The Killing"


Foi revelado um trailer completo da terceira temporada da série The Killing e que fará regressar os detectives Sarah Linden (Mireille Enos) e Stephen Holder (Joel Kinnaman):



Depois de as primeiras duas temporadas terem desvendado o mistério em redor da morte de  Rosie Larsen, a terceira temporada foca-se num novo caso, um ano após os factos da temporada anterior. A terceira temporada de The Killing estreia a 2 de Junho, no canal AMC, com um episódio de duas horas.

Leia também:

Novo poster e trailer de "Much Ado About Nothing", de Joss Whedon


Foi revelado um novo trailer (destinado à promoção no mercado britânico) do novo filme de Joss Whedon (The Avengers), Much Ado About Nothing:


O filme é uma adaptação da peça de teatro homónima de William Shakespeare, filmada com baixo orçamento, a preto e branco e apenas em doze dias. Clark Gregg (The Avengers), Reed Diamond (Dollhouse), Sean Maher (Serenity), Alexis Denisof (Angel), Fran Kranz (The Cabin in the Woods), Jillian Morgese (The Avengers) e Amy Acker (Angel), habituais colaboradores do realizador, fazem parte do elenco.

Much Ado About Nothing estreia nos Estados Unidos a 7 de Junho.

Leia também:

Nova promo da sexta temporada de "True Blood"


A campanha promocional em redor da sexta temporada de True Blood divulgou uma novo promo, focada na bebida Tru Blood e onde se pode ouvir aquela que parece ser a voz de Bilith:


A sexta temporada de True Blood estreia a 16 de Junho, no canal HBO. Será composta por apenas dez episódios.

Revista Lumière com quatro produções portuguesas no seu top de 2012


A revista espanhola de cinema Lumière divulgou hoje o seu top de melhores filmes de 2012. Quatro produções portuguesas fazem parte do top 10 (criado pela média dos votos individuais dos redactores da revista), com O Gebo e a Sombra, de Manoel de Oliveira, a liderar.

Em quarto lugar surge A Vingança de Uma Mulher, de Rita Azevedo Gomes; enquanto que a sexta posição é ocupada por Sweet Exorcist, de Pedro Costa (criado para o projecto Centro Histórico, de Guimarães 2012 CEC). Em nono lugar, temos o aclamado Tabu, de Miguel Gomes. O top 10 da revista Lumière é o seguinte:

1. O Gebo e a Sombra, de Manoel de Oliveira
2. La fille de nulle part, de Jean-Claude Brisseau
3. Autrement, la Molussie; de Nicolas Rey
4. A Vingança de uma Mulher, de Rita Azevedo Gomes
5. April, de Nathaniel Dorsky
6. Sweet Exorcist, de Pedro Costa
7. Vous n'avez encore rien vu, de Alain Resnais
8. The Master, de Paul Thomas Anderson
9. Tabu, de Miguel Gomes
10. Museum Hours, de Jem Cohen

Nas listas individuais surgem ainda outras produções lusas: A Última Vez Que Vi Macau (na lista de Francisco Algarín Navarro, Arnau Vilaró i Moncasí e Manuel J. Lombardo), Reconversão (produzida para o Curtas Vila do Conde, na lista de Miguel Blanco), Terra de Ninguém (na lista de Santiago Gallego e Manuel J. Lombardo), Cosmopolis (co-produção da Leopardo Filmes, na lista de Santiago Gallego, Manuel Praena, Arnau Vilaró i Moncasí e Manuel J. Lombardo), Birds, de Gabriel Abrantes (na lista de David Phelps); Deste Lado da Ressurreição (na lista de Miguel Armas), O Conquistador Conquistado, de Manoel de Oliveira (para o colectivo Centro Histórico, na lista de Manuel Praena) e O Tasqueiro, de Aki Kaurismaki (também de Centro Histórico e na lista de Manuel Praena).

domingo, 28 de abril de 2013

"15 años y un día" vence o Festival de Cinema de Málaga; co-produção portuguesa "Diamantes negros" é também premiada


Terminou ontem o Festival de Cinema de Málaga 2013, em Espanha, que premiou 15 años y un día, de Gracia Querejeta com o prémio de Melhor Filme. O filme que se centra no conflito entre o mundo adulto e a adolescência, conta com Arón Piper, Maribel Verdú e Fernando Valverde no elenco. O filme recebeu ainda o prémio de Melhor Argumento.

O Prémio do Público para Melhor Documentário do festival coube a Diamantes negros, uma co-produção portuguesa da Fado Filmes e parcialmente filmada em Lisboa. O filme foca-se no destino brutal de mais de 20 mil rapazes que são tomados das suas famílias na África Central, com o sonho de integrar as equipas dos mais prestigiados clubes de futebol da Europa, mas acabam numa rede de especulação e tráfico.

Melhor Filme
5 años y un día, de Gracia Querejeta

Prémio Especial do Júri
Ayer nunca termina, de Isabel Coixet

Melhor Realizador
Rodrigo Sorogoyen por Stockholm

Melhor Argumento
5 años y un día, de Gracia Querejeta

Melhor Actor
Mario Casas em La mula

Melhor Actriz
Candela Peña & Aura Garrido em Stockholm

Melhor Documentário
A la sombra de la cruz, de Alessandro Pugno

Prémio do Público - Ficção
Diamantes negros, de Miguel Alcantud

Prémio do Público - Documentário
Pepe el Andaluz, de Alejandro Alvarado e Concha Barquero

Prémio da Crítica
#1 5 años y un día, de Gracia Querejeta
#2 Stockholm, de Rodrigo Sorogoyen

Vencedores do passatempo "Fogo contra Fogo"


E os vencedores de um convite duplo para a antestreia de Fogo Contra Fogo são:

Dia 29 de Abril (Segunda-feira) - Lisboa | City Alegro às 21h30
Carlos Alexandre Lima Krithinas
Cláudia da Silva Teixeira
Cristina de Oliveira Martins
Francisco Nóbrega Cidade Lains
Pedro Miguel Caeiro de Matos

Dia 29 de Abril (Segunda-feira) - Porto | Parque Nascente às 21h30
Américo Manuel Oliveira Leite
Brígida Cláudia Martins Alves
Catarina Isabel da Loura Soares
Diana Raquel Rebelo Barbosa
Fábio Jorge Soares Barbosa
José Fernando dos Reis Leal
Marta Raquel Soares Maio
Nilza Cristina Ramalho Pinto
Paulo Sérgio Teixeira Marques
Sara Alexandra Guedes Barbosa

Parabéns aos vencedores!

Scarlett Johansson será a protagonista do próximo filme de Luc Besson


A actriz Scarlett Johansson (Match Point) será a protagonista do próximo filme do francês Luc Besson (The Fifth Element). O filme conta com argumento escrito pelo próprio e centrado numa mulher que é forçada a transportar um super-sérum, acabando por se infectar com ele e desenvolver habilidades super-humanas.

A EuropaCorp irá produzir o projecto, que não tem ainda cronograma divulgado.

Novo trailer de "L'écume des jours", de Michel Gondry


Foi revelado um novo trailer para L'écume des jours, o mais recente filme do francês Michel Gondry (Eternal Sunshine of Spotless Mind), ao som de "I Love You", de Woodkid.


Baseado no romance homónimo escrito por Boris Vian, em 1947, L'écume des jours segue a história de uma mulher (Audrey Tautou) que sofre de uma doença invulgar causada por uma flor que cresce nos seus pulmões. Ela é casada com Colin (Romain Duris), o inventor de um instrumento musical baseado no olfato, o pianocktail. Ao elenco juntam-se ainda Omar Sy (Untouchables), Jamel Debbouze (Amélie) e Vincent Lindon (Welcome).

Johnny Depp junta-se a Meryl Streep na adaptação do musical "Into the Woods"


As notícias mais recentes, avançadas pela Variety, dão conta que o actor Johnny Depp também se encontra em negociações para protagonizar, em conjunto com a actriz Meryl Streep, a adaptação cinematográfica do musical Into the Woods.

O filme será produzido pela Disney e adaptado do musical de Stephen Sondheim (também ele baseado no livro de James Lapine), que venceu vários prémios Tony. O musical reúne a narrativa de vários contos dos irmãos Grimm (Capuchinho Vermelho, João e o Pé de Feijão, Rapunzel e Cinderela, entre outros), explorando as consequências dos desejos e jornadas das personagens.

Meryl Streep deverá assumir o papel de Bruxa, com o papel de Johnny Depp a ser ainda desconhecido. As filmagens de Into the Woods deverão começar no início de 2014, com Rob Marshall (Chicago) na realização, David Krane (Nine) na composição da banda sonora e com um argumento de James Lapine, que escreveu o livro original.

Leia também:

Episódios finais de "Zero Hour", "Do No Harm" e "666 Park Avenue" serão exibidos em Junho


Depois de terem sido retiradas da grelha dos respectivos canais, Zero Hour e 666 Park Avenue (do canal ABC) e Do No Harm (do NBC) restaram exibir alguns episódios produzidos. Apesar do cancelamento praticamente certo dessas séries, os canais anunciaram a exibição dos restantes episódios.

Do No Harm, que foi cancelado após duas exibições, regressará ao canal NBC, aos Sábados, a partir do dia 29 de Junho. O mesmo acontecerá com Zero Hour que regressará a 15 de Junho e terá a sua season finale de duas horas, no dia 3 de Agosto. Também no canal ABC, tal como este, 666 Park Avenue finalizará a 22 de Junho.

Guillermo Del Toro adaptará a manga "Monster" numa série para a HBO


Com dezenas de projectos em mãos (incluindo uma série de televisão baseada no seu livro The Strain), Guillermo Del Toro encontra-se também a trabalhar com o canal HBO para adaptar ao pequeno ecrã, a manga Monster, de Urusawa.

A história centra-se na busca de um jovem médico pelo mais malévolo sociopata que já viveu. Ele tem doze anos de idade e a sua decisão em deixá-lo viver acabou por involuntariamente deixar o médico a lutar contra a eventualidade de um genocídio em massa.

O episódio piloto de Monster encontra-se a ser trabalhado por Guillermo Del Toro (que será o realizador) e o argumentista Steve Thompson (Sherlock). Se a série receber uma avaliação positiva, o cineasta mexicano irá ganhar o papel de produtor.

"Leviathan" vence o Grande Prémio IndieLisboa 2013


O documentário Leviathan foi o vencedor do Grande Prémio IndieLisboa 2013. O projecto de Lucien Castaing-Taylor e Verena Paravel foca-se na indústria da pesca comercial, criando um objecto interessante e que excede as condicionantes do género, assumindo um tom mais experimental. 

Lacrau, de João Vladimiro, foi considerada a Melhor Longa-Metragem Portuguesa. O filme recebeu ainda o prémio Árvore da Vida, atribuído por um júri da Igreja Católica. Gingers foi considerada a Melhor Curta-Metragem Portuguesa. Na competição principal, a curta-premiada foi a italiana Da Vinci, de Yuri Ancarani.

Grande Prémio de Longa-Metragem Cidade de Lisboa
Leviathan, de Lucien Castaing-Taylor e Véréna Paravel

Prémio de Distribuição TVCine
Eles Voltam, de Marcelo Lordello

Prémio Digimaster para Melhor Longa-Metragem Portuguesa
Lacrau, de João Vladimiro

Grande Prémio de Curta-Metragem
Da Vinci, de Yuri Ancarani

Menção Honrosa - Curta-Metragem de Animação
Comme des Lapins (Chroniques de la Poisse, chap. 2), de Osman Cerfon

Menção Honrosa - Curta-Metragem Documental
Resistente, de Renate Costa Perdomo e Salla Sorri

Menção Honrosa - Curta-Metragem de Ficção
Noelia, de María Alché & El Ruido de las Estrellas me Aturde, de Eduardo Williams

Prémio Pixel Bunker para Melhor Curta-Metragem Portuguesa
Gingers, de António da Silva

Menção Honrosa - Melhor Curta-Metragem Portuguesa
Má Raça, de André Santos e Marco Leão

Prémio Novo Talento FNAC
Má Raça, de André Santos e Marco Leão

Prémio Novíssimos
Outro Homem Qualquer, de Luís Soares

Prémio Culturgest Pulsar do Mundo
La Chica del Sur, de José Luis García

Menção Honrosa - Pulsar do Mundo
Donauspital - SMZ Ost, de Nikolaus Geyrhalter

Prémio Amnistia Internacional
The Act of Killing, de Joshua Oppenheimer

Menção Honrosa - Aministia Internacional
The Devil, de Jean-Gabriel Périot

Prémio Árvore da Vida para Filme Português
Lacrau, de João Vladimiro

Menção Honrosa - Árvore da Vida
Rhoma Acans, de Leonor Teles

Prémio TAP para Longa-Metragem Portuguesa de Ficção
É o Amor, de João Canijo

Prémio TAP para Documentário Português
Torres & Cometas, de Gonçalo Tocha

Prémio do Público - Longa-Metragem
Amsterdam Stories USA, de Rob Rombout e Rogier Van Eck

Prémio do Público - Curta-Metragem
Le Libraire de Belfast, de Alessandra Celesia

Prémio do Público - IndieJunior
De Club van Lelijke Kinderen, de Jonathan Elbers

sábado, 27 de abril de 2013

Novas promos dos bastidores da sexta temporada de "True Blood"


Foram reveladas duas novas promos dos bastidores de True Blood e que antecipam a estreia da sexta temporada da série:


Os vídeos focam-se nas personagens Alcide (Joe Manganiello) e Eric (Alexander Skarsgård). A sexta temporada de True Blood estreia a 16 de Junho, no canal HBO.

Poster nacional e trailer final de "Monsters University"


Foi divulgado o trailer final de Monsters University, prequela da animação Monsters, Inc. (2001):



filme segue os dias em que Mike e Sulley se conheceram, na Universidade do Medo. Monstros: A Universidade estreia em Portugal a 20 de Junho.

"Oh Boy" vence os prémios do cinema alemão 2013


Com oito nomeações, a comédia dramática Oh Boy recebeu o prémio Lola de Ouro para Melhor Filme, pela Academia Alemã de Cinema. O filme venceu ainda em cinco categorias adicionais: Melhor Realizador, Argumento, Actor, Actor Secundário e Banda SonoraCloud Atlas, que tinha recebido nove nomeações, venceu cinco prémios técnicos.

Melhor Filme
1# Oh Boy, de Jan Ole Gerster
2# Hannah Arendt, de Margareth von Trotta
3# Lore, de Cate Shortland

Melhor Realizador
Jan Ole Gester por Oh Boy

Melhor Actriz
Barbara Sukowa em Hannah Arendt

Melhor Actriz Secundária
Christine Schorn em Das Leben ist nichts für Feiglinge

Melhor Actor
Tom Schilling em Oh Boy

Melhor Actor Secundário
Michael Gwisdek em Oh Boy

Melhor Argumento
Oh Boy

Melhor Fotografia
Cloud Atlas

Melhor Direcção Artística
Cloud Atlas

Melhor Montagem
Cloud Atlas

Melhor Design de Som
The Wall

Melhor Banda Sonora
The Major Minor e Cherilyn MacNeil por Oh Boy

Melhor Guarda-Roupa
Cloud Atlas

Melhor Maquilhagem
Cloud Atlas

Melhor Documentário
More Than Honey, de Markus Imhoof

Melhor Filme Infantil
Kaddisch für einen Freund, de Leo Khasin


Leia também:

Asif Kapadia realiza documentário sobre Amy Winehouse


O britânico Asif Kapadia encontra-se a planear um documentário sobre a cantora Amy Winehouse que faleceu em 2011, cinco anos depois da sua ascensão internacional com o álbum Black to Black. A informação é da Variety, que indica também que a Focus Features tenciona apresentar o projecto aos compradores no mercado de Cannes.

Particularmente conhecido pelo documentário Senna (2010), o realizador junta-se de novo com o produtor James Gay-Rees, que produzirá através da Playmaker Films e com co-produção da Universal Music. Ainda não existe cronograma anunciado para o projecto.

"The Rocket" vence Festival de Tribeca 2013


O filme australiano The Rocket venceu o prémio de Melhor Filme de Ficção no Festival de Tribeca 2013. O festival premiou ainda o jovem Sitthiphon Disamoe como o Melhor Actor do certame. No filme, interpreta o papel de um rapaz de Laos que se crê trazer má sorte à sua família e todos os que o rodeiam. Para provar o contrário, constrói um foguete gigante para entrar numa excitante e perigosa competição no Rocket Festival.

Melhor Filme
The Rocket, de Kim Mordaunt

Melhor Argumento
Carl Joos & Felix von Groeningen por The Broken Circle Breakdown

Melhor Actor
Sitthiphon Disamoe em The Rocket

Melhor Actriz
Veerle Baetens em The Broken Circle Breakdown

Menção Especial do Júri - Ficção
Stand Clear of Closing Doors, de Sam Fleischner

Melhor Fotografia
Marius Matzow Gulbrandsen por Before Snowball

Melhor Novo Realizador - Ficção
Emmanuel Hoss-Desmarais por Whitewash

Melhor Documentário
The Kill Team, de Dan Krauss

Melhor Novo Realizador de Documentário
Sean Dunne por Oxyana

Menção Especial do Júri - Documentário
Oxyana, de Sean Dunne

Melhor Curta-Metragem - Ficção
The Nightshift Belongs to the Stars, de Eduardo Ponti

Melhor Curta-Metragem - Documentário
Coach, de Bess Kargan

Prémio Estudante Visionário
Life Doesn't Frighten Me, de Stephen Dunn

Prémio Transmedia
Sandy Storyline, de Rachel Falcone, Laura Gottesdiener e Michael Premo

Poster de "The Congress", de Ari Folman

Cinco anos depois do sucesso de Waltz with Bashir (2008), o israelita Ari Folman regressa com The Congress, que recebeu o seu poster oficial:


Filme de abertura da Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes 2013, baseia-se no conto The Futurological Congress, de Stanislaw Lem, seguindo a história de uma ex-actriz, agora envelhecida (Robin Wright) que aceita um último trabalho para que possa termina a sua carreira e ajudar o seu filho deficiente. Um grande estúdio irá ficar com a sua imagem para sempre e usá-la em qualquer campanha ou projecto, deixando-a irrelevante e indesejável para quaisquer futuros projectos.

The Congress não tem ainda data de estreia prevista.

Co-produção portuguesa "Virgem Margarida" é premiada nos African Movie Awards 2013


Com sete nomeações principais aos African Movie Awards 2012, a co-produção portuguesa Virgem Margarida foi premiada na categoria de Melhor Actriz Secundária (Ermelinda Cimela). O filme é co-produzido pela Ukbar Filmes, com o apoio da RTP e do ICA, tendo Pandora da Cunha Telles como produtora. A actriz chegou ainda a ser premiada na mesma categoria no festival de Cartago.

Os African Movie Awards 2013 premiaram o nigeriano Confusion Na Wa como o Melhor Filme do ano.

Leia também:

"Only Lovers Left Alive", de Jim Jarmusch, competirá também pela Palma de Ouro 2013


Cinco novos filmes foram adicionados à programação do Festival de Cannes 2013. Only Lovers Left Alive, o mais recente projecto de Jim Jarmusch, é o único que foi integrado na competição oficial e por isso competirá também pela Palma de Ouro. O filme centra-se na história de dois vampiros (Tom Hiddleston e Tilda Swinton) que se encontram apaixonados por séculos.

Já fora da competição, o festival incluiu o documentário Le dernier des injustes, do francês Claude Lanzmann, que pela primeira vez apresentará um filme seu na Croisette.

À secção Un Certain Regard foram adicionados três títulos: My Sweet Pepperland, de Hiner Saleem; Wakolda, de Lucía Puenzo (que venceu a Semana da Crítica em 2007 com XXY) e Tore Tanzt, de Katrin Gebbe. Este último é o seu primeiro filme e por isso competirá ainda pelo prémio Caméra d'Or.

O Festival de Cannes 2013 decorre de 15 a 26 de Maio.

CBS renova "Two and a Half Men"


O canal CBS anunciou a renovação de Two and a Half Men, para uma décima primeira temporada. Ashton Kucther e Jon Cryer regressarão para a nova temporada, mas o jovem actor Angus T. Jones não regressará mais como actor regular, podendo contudo ter algumas participações especiais. A controvérsia em que ficou envolvido há uns meses atrás, em que criticava a série e a sua personagem, poderão ter tido influência na sua saída.

Ainda não houve comunicado oficial acerca de Rules of Engagement, mas espera-se que seja cancelada.

CW renova "Beauty and the Beast" e "Hart of Dixie"; encomenda spin-off de "The Vampire Diaries"


O canal CW anunciou a renovação das séries Beauty and the Beast e Hart of Dixie. A primeira gerou uma audiência fiel, tendo inclusive ganho o prémio de Favorito Novo Drama nos People's Choice Awards, com a série a aumentar cerca de 45% nos seus ratings, nos primeiros sete dias de DVR. Beauty and the Beast receberá assim uma segunda temporada.

Hart of Dixie ganhou uma terceira temporada, apesar de nem sempre os resultados de audiência terem sido muito positivos. Porém, o facto de ser uma das séries do canal com melhor desempenho no Hulu poderá ter influenciado a decisão, já que esta tornou-se uma das mais valiosas plataformas para o canal CW no que diz respeito ao alvo demográfico (18-34).

O canal CW encomendou ainda a produção de The Originals, um spin-off de The Vampire Diaries. O episódio que funcionaria como piloto da nova série foi visto por 2,2 milhões de espectadores e 0,9 de rating no alvo dos 18-49, representando um valor de 31% abaixo da média da série. Porém, a receptividade do público nas redes sociais terá influenciado. O spin-off centrar-se-á na família Original, em Nova Orleães.

Ainda não houve pronunciamento oficial acerca da situação de Nikita e The Carrie Diaries.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Corey Stoll e Kevin Durand junta-se à série "The Strain", de Guillermo Del Toro


Corey Stoll (House of Cards) foi escolhido como o protagonista da série The Strain, adaptação do livro homónimo de Guillermo Del Toro e Chuck Hogan, para o canal FX. Este desempenhará o papel de Dr. Ephraim Goodweather, o responsável pelo Centro de Controlo de Doenças e que tentará controlar uma epidemia vampírica que se propaga a uma velocidade vertiginosa e que, em poucos dias do foco de contágio, invade toda a ilha de Manhattan.

Kevin Durand (Cosmopolis) será um solitário exterminador de ratos, pertencente a uma segunda geração de ucraniano-americanos, que se junta à guerra contra os vampiros que invadem Nova Iorque.

Guillermo Del Toro realizará o episódio piloto de The Strain (em português, o livro intitula-se "A Estirpe"), que co-escreveu com Chuck Hogan. O autor afirma ter planeado um arco para história de entre três a cinco temporadas.

Leia também:

NBC renova "Revolution", "Chicago Fire", "Parenthood", "Grimm" e "Law & Order: SVU"


O canal NBC anunciou a renovação de cinco das suas séries dramáticas. Entre as novas séries, surgem os nomes de Revolution e Chicago Fire, que receberão direito a uma segunda temporada.

Parenthood regressará para uma quinta temporada, composta por 22 episódios, enquanto que Grimm estreará a sua terceira temporada. Law & Order: SVU mantém-se também intacta na grelha do canal, tendo já garantida a sua décima quinta temporada.

Primeira imagem de "Venus in Fur", de Roman Polanski

Foi divulgada uma imagem oficial no set de filmagens de Venus in Fur, próximo projecto de Roman Polanski e que competirá pela Palma de Ouro no Festival de Cannes 2013


Baseado na peça de teatro de David Ives, o filme centrar-se-á na tentativa de uma actriz (Emmanuelle Seigner) em convencer um realizador (Mathieu Amalric) que é a perfeita para um papel na sua próxima produção. A produção seria precisamente a adaptação de Venus in Furs, romance escrito pelo austríaco Leopold von Sacher-Masoch e que viria a a criar o termo "masoquismo".

Venus in Fur não tem ainda data de distribuição prevista para Portugal.

Canal History prepara sequela da minissérie "The Bible"


Aproveitando a repercussão positiva da minissérie, o canal History e os produtores anunciaram que pretendem dar continuidade à minissérie The Bible. O projecto que terá uma versão adaptada aos cinemas, irá agora ter também uma sequela para televisão e que deverá estar pronta para exibição em meados de 2015.

Os produtores e argumentistas têm-se reunido de forma a definir as histórias da Bíblia em que se deverão focar. The Bible conta com o português Diogo Morgado no papel de Jesus Cristo e bateu (inesperados) recordes de audiência nas exibições que fez um pouco por todo o mundo, estando neste momento a acontecer um fenómeno semelhante com as vendas dos DVD.

"A Ovelha Choné" vai ser adaptada ao cinema


O Studio Canal anunciou que irá produzir uma longa-metragem baseada na série de animação Shaun the Sheep, em Portugal conhecida como A Ovelha Choné. A Aardman Animations, responsável por filmes como Wallace & Gromit in The Curse of the Were-Rabbit (2005) e The Pirates! Band of Misfits (2012), será a responsável por adaptar a história ao grande ecrã.

A Ovelha Choné é um spin-off de Wallace and Gromit in A Close Shave (1995), onde seguimos um carneiro, bastante criativo e líder do rebanho, numa quinta de classe baixa. Ainda não existe cronograma para o projecto.

MTV encomenda piloto de "Scream", realizado por Wes Craven


Foi ontem confirmado um rumor há já algum tempo comentado: o canal MTV encomendou a produção de um piloto para uma série baseada no popular franchise de terror Scream.

Depois de três sequelas relativamente bem-sucedidas e de um quarto filme, lançado em 2011, o canal prevê estrear a série no Verão de 2014, caso o piloto seja satisfatório. A Dimension Films, que distribuiu o filme original de 1996 e as suas sequelas, encontra-se em conversações para que o realizador original, Wes Craven, dirija o piloto de uma hora de duração.

Festival de Televisão de Monte Carlo 2013: Os nomeados


Foram revelados os nomeados aos prémios Nymphes D'Or deste ano, que serão entregues no Festival de Televisão de Monte Carlo 2013, que decorre de 9 a 13 de Junho, no Mónaco. Pela primeira vez em vários anos, Portugal não se encontra representado em qualquer categoria (em 2011, a TVI venceu o prémio especial Príncipe Rainier III). Os nomeados em todas as categorias estão disponíveis no sítio oficial.

Melhor Telefilme
Der Fall Jakob Von Metzler (Alemanha)
Tom, Dick & Harriet (Canadá)
Le Métis de Dieu (França)
Manipulations (França)
Aglaja (Hungria)
Poplar No Aki (Japão)
Occamova Britva (República Checa)
Complicit (Reino Unido)

Melhor Realizador de Telefilme
Stephan Wagner por Der Fall Jakob Von Metzler (Alemanha)
K.T. Donaldson por Tom, Dick & Harriet (Canadá)
Illan Duran Cohen por Le Métis de Dieu (França)
Laurent Herbiet por Manipulations (França)
Krisztina Déak por Aglaja (Hungria)
Jun Kimura por Poplar No Aki (Japão)
Daniel Svatek por Occamova Britva (República Checa)
Niall MacCormick por Complicit (Reino Unido)

Melhor Actor em Telefilme
Robert Atzhorn em Der Fall Jakob Von Metzler (Alemanha)
Steven Webber em Tom, Dick & Harriet (Canadá)
Laurent Lucas em Le Métis de Dieu (França)
Lambert Wilson em Manipulations (França)
Ondrej Sokol em Occamova Britva (República Checa)
David Oyelowo em Complicit (Reino Unido)

Melhor Actriz em Telefilme
Eszter Önodi em Aglaja
Mitsuki Tanimura em Poplar No Aki (Japão)
Zuzana Stivinova em Occamova Britva (República)

Melhor Minissérie
Die Holzbaronin (Alemanha)
Un monde sans fin (Alemanha)
Carta a Eva (Espanha)
Altri Tempi (Itália)
Made in Japan (Japão)
Horící Ker (República Checa)
Broadchurch (Reino Unido)
Dancing on the Edge (Reino Unido)
Hatfields & McCoys (EUA)

Melhor Actor em Minissérie
Toshiaki Karasawa em Made in Japan (Japão)
Ivan Trojan em Horící Ker (República Checa)
David Tennant em Broadchurch (Reino Unido)
Kevin Costner em Hatfields & McCoys (EUA)
Bill Paxton em Hatfields & McCoys (EUA)

Melhor Actriz em Minissérie
Christine Neubauer em Die Holzbaronin (Alemanha)
Julieta Cardinali em Carta a Eva (Espanha)
Vittoria Puccini em Altri Tempi (Itália)
Jaroslava Pokorná em Horící Ker (República Checa)
Olivia Colman em Broadchurch (Reino Unido)

Melhor Série de Comédia
Lowdown (Austrália)
Crimi Clowns (Bélgica)
Les Parents (Canadá)
Fais Pas Ci Fais Pas Ca (França)
Lazy Company (França)
Die Kirche Bleibt Im Dorf (Alemanha)
Fresh Meat (Reino Unido)
Red Dwarf X (Reino Unido)
30 Rock (EUA)
Modern Family (EUA)

Melhor Actor de Comédia
Adam Zwar em Lowdown (Austrália)
Daniel Brière em Les Parents (Canadá)
Guillaume de Tonquedec em Fais Pas Ci Fais Pa Ca (França)
Ty Burrell em Modern Family (EUA)

Melhor Actriz de Comédia
Beth Buchanan em Lowdown (Austrália)
Anne Dorval em Les Parents (Canadá)
Tina Fey em 30 Rock (EUA)
Julie Bowen em Modern Family

Melhor Série de Drama
Vermist (Bélgica)
Bomb Girls (Canadá)
Borgen III (Dinamarca)
Forbrydelsen III (Dinamarca)
Love/Hate (Irlanda)
First Love (Japão)
The Blue Rose (Nova Zelândia)
Downton Abbey (Reino Unido)
Breaking Bad (EUA)
Capadocia (EUA)
Homeland (EUA)

Melhor Actor de Drama
Tsuyoshi Ihara em First Love (Japão)
Hugh Bonneville em Downton Abbey (Reino Unido)
Bryan Cranston em Breaking Bad (EUA)
Juan Manuel Bernal em Capadocia (EUA)
Damian Lewis em Homeland (EUA)

Melhor Actriz de Drama
Meg Tilly em Bomb Girls (Canadá)
Birgitte Hjort Sørensen em Borgen III (Dinamarca)
Sofie Gråbøl em Forbrydelsen III (Dinamarca)
Yoshino Kimura em First Love (Japão)
Maggie Smith em Downton Abbey (Reino Unido)
Anna Gunn em Breaking Bad (EUA)
Dolores Heredia em Capadocia (EUA)
Claire Danes em Homeland (EUA)