domingo, 30 de junho de 2013

Keira Knightley produzirá e protagonizará a adaptação cinematográfica de "The Other Typist"


A actriz britânica Keira Knightley (Atonement) produzirá e protagonizará a adaptação cinematográfica de The Other Typist, de Suzanne Rindell. A produção e distribuição estará a cargo da Fox Searchlight, sendo desconhecidos ainda os nomes para os cargos de argumentista e realizador.

The Other Typist segue a história de Rose Baker, uma dactilógrafa da Polícia de Nova Iorque, nos anos 20, que se envolve numa amizade com uma nova mulher no departamento, acabando por se envolver numa série de trabalhos clandestinos durante a noite. Em Portugal, o livro não foi ainda editado.

O filme não tem ainda data prevista de estreia.

Primeiro trailer de "Breathe In", com Felicity Jones e Guy Pearce


Depois de Like Crazy (2011), o realizador Drake Doremus volta a trabalhar com a actriz Felicity Jones. Depois de estrear no Festival de Sundance 2013, foi revelado o primeiro trailer de Breathe In:


O filme segue a história de Keith (Guy Pearce), ex-músico e actual professor de música, que vive uma vida nos subúrbios com a sua esposa Megan (Amy Ryan). Mas a chegada de um Sophie (Felicity Jones), um jovem estudante inglesa de intercâmbio, a sua casa, pode alterar profundamente as suas vidas.

Breathe In estreia a 19 de Julho, no Reino Unido.

Cameron Diaz será a vilã do remake de "Annie"


Apesar dos rumores que indicavam que o papel seria entregue a Sandra Bullock (The Blind Side), o remake de Annie contará com Cameron Diaz (Gangs of New York) a interpretar a personagem Miss Hanningan, responsável pelo orfanato onde vive Annie (Quvenzhané Wallis).

Jamie Foxx (Django Unchained) será o rico Benjamin Stacks na história que será agora adaptada aos nossos tempos. Annie será realizado por Will Gluck (Easy A), com estreia marcada para o dia 25 de Dezembro de 2014.

Leia também:

Primeiro trailer de "Les salauds", de Claire Denis


Foi revelado o primeiro trailer de Les salauds, da cineasta Claire Denis, que integrou a secção Un Certain Regard do Festival de Cannes 2013:


Les salauds conta a história de um homem que procura vingança contra as pessoas que forçaram o seu cunhado a suicidar-se. O filme conta com Vincent Lindon (Welcome), Chiara Mastroianni (Les chansons d'amour) e Lola Créton (Un amour de jeunesse).

Os direitos de distribuição de Les salauds para Portugal foram adquiridos pela Leopardo Filmes. O filme ainda não tem data de estreia prevista.

"A World Not Ours" e "Leviathan" vencem o Festival de Edimburgo 2013


O filme A World Not Ours, do realizador Mahdi Fleifel, venceu o prémio de Melhor Filme da Competição Internacional do Festival de Edimburgo 2013. O filme é um documentário íntimo e bem-humorado que retrata três gerações de exilados no campo de refugiados de Ein el-Helwen, no Líbano. Já Leviathan (que venceu recentemente o Grande Prémio IndieLisboa 2013) recebeu o prémio Michael Powell entregue ao Melhor Filme Britânico do certame.

No festival britânico foram exibidas duas produções nacionais: Centro Histórico e A Última Vez Que Vi Macau.

Melhor Filme da Competição Internacional
A World Not Ours, de Mahdi Fleifel

Prémio Michael Powell para Melhor Filme Britânico
Leviathan, de Lucien Castaing-Taylor e Verena Paravel

Melhor Desempenho num Filme Britânico
Jamie Blackley e Toby Regbo em wantme2killhim?

Prémio do Público
Fire In the Night, de Anthony Wonke

Peter McRobbie junta-se a "Inherent Vice"


O Deadline revelou que Peter McRobbie (Law & Order: SVU) juntou-se também ao elenco de Inherent Vice, actualmente já em fase de filmagens. O actor interpretará o papel de Adrian Prussia, um poderoso agiota conhecido pelos seus métodos violentos.

Este era o papel que muitos apontavam como pertencente ao actor Sean Penn, pelo que não se sabe ainda qual será então a sua função na história. Realizado por Paul Thomas Anderson, Inherent Vice estreia em 2014.

Mark Salling, Heather Morris, Amber Riley e Harry Shum Jr. abandonarão a produção de "Glee"


Segundo o TVLine, quatro dos actores do elenco original de Glee abandonarão a produção da série: Mark Salling (Puck), Heather Morris (Brittany), Amber Riley (Mercedes) e Harry Shum Jr. (Mike) não farão parte da quinta temporada da série.

Os produtores de Glee deverão incluir novas personagens na história, para compensar a saída dos actores, assim como promover alguns dos actores recorrentes para o elenco fixo da série. A quinta temporada de Glee estreia a 19 de Setembro, no canal FOX

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Actor chileno Pedro Pascal junta-se à quarta temporada de "Game of Thrones"


O Entertainment Weekly revelou que o actor chileno Pedro Pascal (The Good Wife) irá integrar o elenco da quarta temporada de Game of Thrones. Na série, este interpretará o papel do Príncipe Oberyn Martell, também conhecido nos livros como "Víbora Vermelha".

A produção da nova temporada de Game of Thrones começa já em Julho, com a quarta temporada prevista estrear na Primavera de 2014, no canal HBO.

Final da sexta temporada de "Mad Men" foi visto por 2,7 milhões de espectadores


A season finale da sexta temporada de Mad Men foi vista por 2,7 milhões de espectadores, no Domingo passado, no canal AMC. O valor foi semelhante ao conseguido na quinta temporada e ligeiramente acima dos resultados da season finale da quarta, em 2011 (tinha registado 2,44 milhões de espectadores).

A estreia da nova temporada, a 7 de Abril, registou 3,37 milhões de espectadores. A sétima temporada será a última de Mad Men e deverá estrear em 2014.

Bryan Fuller quer David Bowie na segunda temporada de "Hannibal"


Aclamada pela crítica e apesar dos medianos resultados de audiência, a série Hannibal terá uma segunda temporada. O seu criador, Bryan Fuller, revelou, em entrevista ao E! News que se encontra a sondar o músico David Bowie para que este possa integrar o elenco da nova temporada da série.

Bryan Fuller quer que David Bowie interprete o papel de tio de Hannibal (Mads Mikkelsen), uma personagem que existe nos livros de Thomas Harris. O criador da série revelou ainda o tom pretendido para a segunda temporada, com Will Graham (Hugh Dancy) numa instituição para doentes mentais.

A segunda temporada de Hannibal estreia em 2014, no canal NBC.

Netflix renova "Orange Is the New Black" para uma segunda temporada, antes da sua estreia


Os episódios da primeira temporada ficaram apenas disponíveis no Netflix a 11 de Julho, mas o site de streaming de conteúdos já anunciou a renovação de Orange Is the New Black para uma nova temporada.

A vice-presidente do conteúdo original do Netflix, Cindy Holland reafirmou a confiança no produto de Jenji Kohan (Weeds), no anúncio da renovação para uma segunda temporada. Baseada no livro autobiográfico de Piper Kerman, a história segue uma mulher (Taylor Schilling) condenada à prisão por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Numa prisão de segurança máxima, ela entra em contacto com diversas mulheres que se encontram ali pelos mais variados crimes.

Tal como a primeira, a segunda temporada de Orange Is the New Black contará com treze episódios e estará disponível em 2014.

Primeiro clip de "Nymphomaniac", de Lars von Trier


Foi revelado o primeiro clip do filme Nymphomaniac, de Lars von Trier:


O clip é alusivo ao primeiro capítulo do filme, intitulado "The Compleat Angler". Nymphomaniac segue a vida sexual de uma mulher (Charlotte Gainsbourg), desde o seu nascimento até aos seus 50 anos. Ao elenco juntam-se nomes como Stellan SkarsgardShia LaBeoufJamie BellChristian SlaterConnie Nielsen, Uma ThurmanUdo Kier e Willem Dafoe.

Nymphomaniac estreará a 25 Dezembro deste ano, na Dinamarca. Em Portugal, o filme estreia no início de 2014.

Leia também:

Dois posters e novo trailer de "Prisoners"


Foram revelados dois posters e um novo trailer de Prisoners, 0 mais recente filme do canadiano Denis Villeneuve (Incendies):


No filme, encontramos um homem de Boston que rapta a pessoa que suspeita que está por detrás do desaparecimento da sua jovem filha e do seu melhor amigo. Além de Jake Gyllenhaal (Zodiac) e Hugh Jackman (Les misérables) nos principais papéis, o filme conta ainda com um elenco de luxo: Maria Bello (Downloading Nancy), Terrence Howard (Hustle & Flow), Paul Dano (Little Miss Sunshine), Viola Davis (The Help) e Melissa Leo (The Fighter).

Em Portugal, Prisoners estreia a 3 de Outubro.

Leia também:

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Homem de Aço, por Tiago Ramos



Título original: Man of Steel (2013)
Realização: 
Argumento: David S. Goyer
Elenco:  e 

Para fins contextuais, devo admitir que nunca fui muito fã de super-heróis, já que para isso tinha que assumir o seu irrealismo (naturalmente, no género, tem de existir espaço para a suspension of disbelief), algo que para mim sempre foi difícil de lidar. Daí que este quase-subgénero, relativamente recente, do super-herói negro, dolorido, menos super e mais humano, me agrada bastante mais e cria para mim um interesse maior nestas jornadas que chegam aos cinemas, com frequentes adaptações de bandas-desenhadas da Marvel ou DC Comics. Isto para dizer que, se me agrada particularmente esse tom mais sério e negro aplicado aos super-heróis, temos que assumir também que essa forma de trabalhar o material de origem nem sempre resulta. Caso (bastante) evidente de Homem de Aço. Primeiro porque a figura do Super-Homem sempre me pareceu, dentro do grande rol de super-heróis, uma das menos verosímeis e até mais patetas, passando pelas "cuecas por cima do fato", à capa vermelha ou à "habilidade" de se camuflar entre os humanos com uns simples óculos de massa (habilidade cada vez mais frequente no mundo lá fora, admito). Mas para ver um filme sobre essa figura icónica dos super-heróis temos, obviamente, de admitir essas características como naturais. Ora, parece que em Homem de Aço, nem David S. Goyer nem Christopher Nolan (que emprestaram o tom hiperrealista que já tinham criado para Batman), parecem perceber que dar dilemas e crises existenciais a essa mesma figura inusitada das comics, faz tudo parecer ainda mais bizarro e estranho. Daí que haja um conflito entre o sentido de verosimilhança impresso nesta revisão de Super-Homem e os ícones que o popularizaram. Perde-se assim a identidade do super-herói e faz tudo parecer uma grande amálgama desprovida de objectivo.

O problema deste Homem de Aço é a forma genérica com que veste a capa do blockbuster assumido que é, sem uma ponta de personalidade própria, muita câmara ao ombro e muita acção, explosão, quase ininterrupta e personagens incrivelmente rasas. E a culpa disso parece ser precisamente de Christopher Nolan que apadrinhou este filme, como uma espécie de salvador dos super-heróis modernos e ao qual Zack Snyder pareceu particularmente permeável. Abdica assim do seu tom estilizado (que sim, costuma ser bastantes vezes irritante), mas assume um método de trabalho que não é o seu e que faz o filme ser um objecto ainda menos distinto e mais igual a tantas outras super-produções megalómanas. Entre explosões e lutas sem sentido - algumas das quais nem dá bem para o espectador perceber, já que a câmara é particularmente irrequieta - lá se tenta dar uma originalidade e complexidade à história que nunca chega a resultar. Primeiro porque aqui resultaria melhor uma estrutura narrativa linear e não uma à base de flashbacks constantes e aborrecidos - o que é uma pena, já que o "drama" familiar com as personagens de Kevin Costner e Diane Lane é particularmente interessante. Segundo porque a narrativa é pouco coesa e permite-se a uma espécie de saltos temporais bizarros (veja-se a cena da nave escondida, resolvida assim tão rapidamente) que em nada ajudam a compor as personagens. Falta assim espessura às figuras humanas (curiosamente logo num filme que tenta ser tão real e... humano), com um Super-Homem cheio de conflitos, mas também pouco interessante e uma Lois Lane, ela sim, quase uma super-heroína, mas com pouca química com o seu protagonista.

O elenco até faz um trabalho bastante bom. Desde Amy Adams, a Henry Cavill, passando pela figura mais ou menos maquiavélica de Michael Shannon, até aos secundários Costner e Lane, assim como Crowe Zurer. O problema não é deles - apesar de algumas falhas de química - mas sim do argumento que não lhes dá material para trabalhar. Como pode, claro, se grande parte do tempo é gasto em explosões monstruosamente destrutivas e ruidosas, sem qualquer sentido? Ou se ocupa outro tanto a um tom irritantemente moralista, dado a um "existencialismo poético" e a (óbvias) alusões religiosas? O problema é sobretudo essa má gestão de tempo com que os argumentistas não se preocuparam e uma figura de realizador que sucumbe ao tom - ironicamente quase messiânico, como se viesse daqui a "salvação" do género - com que os próprios produtores ditaram que também este super-herói tinha de ser mais negro. Pois nem sempre resulta e isso destruiu a tentativa de recriar de forma poderosa uma figura icónica como Super-Homem.



Classificação:

Julianne Moore pode juntar-se a "The Hunger Games: Mockingjay"


O Deadline revelou que a Lionsgate e o realizador Francis Lawrence estão em conversações iniciais com Julianne Moore (Magnolia) para que esta integre o elenco de The Hunger Games: Mockingjay.

Na história, [spoiler] ela poderá ser a manipuladora Presidente Alma Coin, do Distrito 13 [/spoiler]. A actriz deverá integrar o elenco dos dois filmes finais da saga The Hunger Games, baseados no livro Mockingjay, de Susanne Collins. Os dois últimos filmes têm argumento escrito por Danny Strong, que escreveu o argumento do telefilme Game Change, protagonizado por Julianne Moore.

The Hunger Games: Mockingjay - Part 1 estreia a 21 de Novembro de 2014, enquanto que The Hunger Games: Mockingjay - Part 2 tem estreia marcada para 20 de Novembro de 2015.

"The Avengers" e "Breaking Bad" são os mais premiados pelos Saturn Awards 2013


Foram anunciados os vencedores dos Saturn Awards 2013 que honram o que de melhor se faz no campo da ficção-científica, acção, terror e fantasia, tanto em cinema como em televisão. O filme The Avengers venceu quatro prémios, incluindo Melhor Filme de Ficção-Científica, Melhor Actor Secundário (Clark Gregg), Melhor Realizador e Melhores Efeitos Especiais. Em televisão, Breaking Bad recebeu três galardões: Melhor Série, Melhor Actor (Bryan Cranston) e Melhor Actor Secundário (Jonathan Banks).

CINEMA

Melhor Filme de Ficção-Científica
The Avengers

Melhor Filme de Fantasia
Life of Pi

Melhor Filme de Terror ou Thriller
The Cabin in the Woods

Melhor Filme de Acção e Aventura
Skyfall

Melhor Filme Independente
Kille Joe

Melhor Filme Internacional
Headhunters (Noruega)

Melhor Filme de Animação
Frankenweenie

Melhor Actor
Matthew McConaughey em Killer Joe

Melhor Actriz
Jennifer Lawrence em The Hunger Games

Melhor Actor Secundário
Clark Gregg em The Avengers

Melhor Actriz Secundária
Anne Hathaway em The Dark Knight Rises

Melhor Jovem Actor
Suraj Sharma em Life of Pi

Melhor Realizador
Joss Whedon por The Avengers

Melhor Argumento
Quentin Tarantino por Django Unchained

Melhor Design de Produção
The Hobbit: An Unexpected Journey

Melhor Montagem
Cloud Atlas

Melhor Música
Danny Elfman por Frankenweenie

Melhor Guarda-Roupa
Les Misérables

Melhor Maquilhagem
Cloud Atlas

Melhores Efeitos Especiais
The Avengers

TELEVISÃO

Melhor Série (TV Aberta)
Revolution

Melhor Série (TV por Cabo)
The Walking Dead

Melhor Série (Ficção-Científica ou Fantasia)
Breaking Bad

Melhor Série Juvenil
Teen Wolf

Melhor Actor
Kevin Bacon em The Following & Bryan Cranston em Breaking Bad

Melhor Actriz
Anna Torv em Fringe

Melhor Actor Secundário
Jonathan Banks em Breaking Bad

Melhor Actriz Secundária
Laurie Holden em The Walking Dead

Melhor Actor Convidado
Yvonne Strahovski em Dexter

DVD/BD

Melhor Lançamento em DVD ou Blu-Ray
Touchback

Melhor Lançamento Especial em DVD ou Blu-Ray
Little Shop of Horrors (The Director's Cut)

Melhor Colecção em DVD ou Blu-Ray
Universal Classic Monsters: The Essential Collection

Melhor DVD ou Blu-Ray de Série de TV
Star Trek: The Next Generation (Season 1 & 2)

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Split Screen Scenes (LXXXIII)

Populaire (2012), de Régis Roinsard

Poster da segunda parte da quinta temporada de "Breaking Bad"

Começa a contagem final para os últimos oito episódios da quinta temporada de Breaking Bad. Depois de um primeiro teaser, foi revelado o poster oficial que recorda o mítico momento do episódio sete, intitulado "Say My Name":


Os últimos oito episódios da temporada final de Breaking Bad serão exibidos a parte de Domingo, dia 11 de Agosto, no canal AMC.

Leia também:

Estreias 27 Jun'13: Man of Steel, Emperor, Populaire, Code Name: Geronimo, Garfield's Fun Fest e Bairro

Dia 27 de Junho, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Homem de Aço (Man of Steel)

Ano: 2013
Realização:
Argumento: David S. Goyer
Género: Acção, Aventura
Clark chegou à Terra ainda bebé, proveniente de um planeta longínquo chamado Krypton. Com a sua origem mantida em segredo, foi criado por Martha e Jonathan Kent, que se dedicaram de corpo e alma à sua educação. Agora, já adulto, vive angustiado por um constante sentimento de não-pertença a uma raça que não é a dele, questionando a origem dos seus poderes, que gradualmente se têm fortalecido. É então que, a viver numa cidade devastada pela criminalidade e corrupção, descobre a finalidade da sua própria existência ao criar o Super-Homem, um justiceiro sobre-humano capaz de restaurar a paz e o equilíbrio ao planeta que o acolheu. Com argumento de David S. Goyer (guionista de "Batman: O início") e produção de Christopher Nolan ("A Origem", "O Cavaleiro das Trevas"), um filme de acção e aventura realizado por Zack Snyder (“O Renascer dos Mortos”, “300” e “Watchmen - Os Guardiões”), sobre um dos mais reconhecidos super-heróis da DC Comics. No elenco, Henry Cavill, Amy Adams, Diane Lane, Kevin Costner, Michael Shannon, Russell Crowe e Laurence Fishburne, entre outros.
Outras sugestões:


  Imperador (Emperor)
Ano: 2012
Realização:
Argumento: Vera Blasi e David Klass
Género: Drama, Guerra
Uma história imersa nas tensões e incertezas dos dias imediatamente a seguir à rendição do Japão aos EUA, no fim da II Guerra Mundial. Os Generais Douglas MacArthur e Bonner Fellers (Tommy Lee Jones e Matthew Fox) estão em território japonês com uma missão de extrema importância: decidir se Hirohito (Takatarô Kataoka), 124.º Imperador do Japão, deverá ou não ser julgado como criminoso de guerra. Com apenas dez dias para deliberarem, estão conscientes da extrema importância do seu veredicto e de como isso mudará, inevitavelmente, o curso da História e o futuro de ambas as nações. Um drama histórico, realizado por Peter Webber, sobre um dos mais importantes, embora pouco conhecidos, momentos políticos do séc. XX.
A Datilógrafa (Populaire)

Ano: 2012
Realização:
Género: Comédia
Elenco: , e
França, 1958. Rosa Pamphyle (Déborah François) tem 21 anos e vive com o pai, um homem rústico, proprietário da única mercearia da cidade. O futuro dela reserva-lhe um casamento combinado com o filho de um mecânico e uma vida calma como dona de casa. Porém, é uma rapariga moderna: o que realmente sonha para a sua vida é ser secretária. Assim, perseguindo o sonho, Rosa segue viagem até Lisieux, onde se candidata ao lugar de secretária na empresa de Louis Échard (Romain Duris), um atraente solteirão algo afectado. Apesar de a entrevista se revelar um autêntico fracasso, ele descobre em Rosa uma aptidão totalmente inesperada: a capacidade de escrever à máquina a uma velocidade estonteante. É então que Louis, de natureza altamente competitiva, vê nela a candidata perfeita para secretária do ano. Para isso decide contratá-la, treiná-la e, no momento certo, fazê-la participar num concurso internacional de secretárias. Com este objectivo em mente, eles não só acabarão por vencer o desafio como terão de lidar com algo bastante mais complexo: o amor. Nomeado para cinco Césares (os "Óscares franceses"), uma comédia que marca a estreia na realização do francês Régis Roinsard.

Operação Gerónimo: A Caça a Bin Laden
 (Seal Team Six: The Raid on Osama Bin Laden)
Ano: 2012
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Acção
Elenco: , e
A 11 de Setembro de 2001, o mundo assistia em directo a um ataque terrorista sem precedentes. O acontecimento deu origem a uma época de instabilidade e medo e, por essa razão, foram somados esforços para capturar Osama bin Laden, líder da Al-Qaeda, a organização responsável pelos ataques. Quando, dez anos volvidos, surgem rumores sobre a sua localização a norte do Paquistão, a CIA prepara um grupo SEAL da Marinha dos EUA para uma missão ultra-secreta, com o objectivo de capturar - ou matar -, o responsável pela morte de milhares de inocentes. Apesar da dúvida acerca da posição exacta de bin Laden, e ignorando as possíveis implicações de um ataque-surpresa em solo paquistanês, o Pentágono decide avançar com a ofensiva. Assim, um grupo restrito de homens altamente treinados para as mais arriscadas missões vai ter nas suas mãos o destino de muitos outros… Realizado por John Stockwell, um filme em estilo de documentário, que se inspira na verdadeira missão que deu origem, em Maio de 2011, à captura e morte de um dos homens mais procurados do mundo.

Garfield - Um Festival de Comédia (Garfield's Fun Fest)


Ano: 2008
Realização: e
Argumento: 
Género: Animação
Elenco de vozes: , e
Todos os anos, Garfield (voz de Frank Welkere) e a sua namorada Arlene (Audrey Wasilewski) participam no famoso Fun Fest, um festival de humor que elege o número mais criativo. Apesar de uma autoconfiança quase inabalável no seu grande número, Garfield sabe que, com o afastamento de Arlene, tudo se pode complicar. O motivo da desistência dela é Ramone, um jovem gato cheio de charme e humor que não desiste de tentar conquistar o seu coração. Decidido a não se deixar intimidar pelas inegáveis qualidades do adversário, Garfield e o seu melhor amigo Odie (Gregg Berger) partem em busca da lendária água da diversão, criada pelo sapo Freddy (Tim Conway), o maior comediante de todos os tempos. Será que o nosso herói conseguirá ser humilde o suficiente para aprender as lições da verdadeira comédia, regressar a tempo de vencer o festival e, mais importante ainda, recuperar o amor da sua vida? Realizado por Jim Davis, um filme de animação feito em CGI que se baseia no gato mais preguiçoso, guloso e cínico alguma vez criado.

Bairro (Bairro)

Ano: 2013
Género: Drama
Órfã desde os dez anos, Diana nasceu e cresceu num bairro pobre e hoje é a implacável líder de um “gang” de criminosos. Ao mesmo tempo que é capaz de matar com ferocidade, é leal e capaz dos maiores actos de generosidade. Os assaltos são organizados por ela e o bando tem um respeito ilimitado pelas suas decisões. Esta mulher perigosa é um desafio para a Polícia Judiciária, que não mede esforços para a tentar apanhar. Augusto, o inspector-chefe, fixa-se nela. Não tem provas, mas está certo de que é a estratega da maioria dos assaltos e de quase toda a distribuição de droga em Lisboa. Embora esteja sempre um passo atrás, a perseguição que lhe faz é quase doentia. Desmantelar a quadrilha é a sua obsessão, mas será também a sua derrota. Com realização de Jorge Cardoso, Lourenço Mello, José Manuel Fernandes e Ricardo Inácio, segundo um argumento de Francisco Moita Flores, um policial que conta com a participação de Maria João Bastos, Paulo Pires, Carloto Cotta, Afonso Pimentel, João Lagarto, Dânia Neto, Carlos Malvarez, Duarte Gomes, Leandro Pires, Sara Santos, Joana Ribeiro Santos, Luís Gaspar, Rui Unas, Margarida Moreira, Julie Sargeant e Virgílio Castelo.
Sinopses: Cinecartaz Público

Obituário: Elliott Reid

16 de Janeiro de 1920 - 21 de Junho de 2013

Faleceu, aos 93 anos, o actor norte-americano Elliott Reid, vítima de falha cardíaca. Entre os seus papéis mais conhecidos estão Gentlemen Prefer Blondes (1953) e The AbsentMinded Professor (1961). Outros dos seus trabalhos foram em Inherit the Wind (1960), Son of Flubber (1963), sendo que o seu último trabalho foi uma pequena participação na série televisiva de comédia Maybe This Time, em 1995.

Poster de "Don Jon", de Joseph Gordon-Levitt

Foi revelado o primeiro poster para Don Jon, estreia do actor Joseph Gordon-Levitt na realização:


No filme, Joseph Gordon-Levitt é um homem que, apesar de dedicado à sua família, amigos e igreja, desenvolve expectativas irrealistas por assistir a muita pornografia. A história trata da sua busca em encontrar a felicidade e intimidade com o seu potencial verdadeiro amor (Scarlett Johansson). Julianne Moore (Magnolia) e Tony Danza (Taxi) juntam-se também ao elenco.

Don Jon estreia a 10 de Outubro, em Portugal.

Leia também:

Quatro novos posters das personagens de "Wolverine"

Foram revelados quatro novos posters das personagens de Wolverine, numa versão estilizada que recebe inspiração na técnica sumi-ê:



Sequela de X-Men Origins: Wolverine (2009), o filme segue a icónica personagem Wolverine (Hugh Jackman) até ao Japão, onde treina com um guerreiro samurai.

The Wolverine é realizado por James Mangold e estreia a 25 de Julho, em Portugal.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Estreia de "Under the Dome", na CBS, é vista por 13 milhões de espectadores


A estreia de Under the Dome, no canal CBS, foi vista por 13,2 milhões de espectadores. Isto representa um sucesso para o canal (teve a melhor demo score para uma série dramática desde Revolution, da NBC), especialmente levando em conta que se trata de uma produção da summer season, frequentemente conhecida por não obter grandes audiências. Apenas Go On - que estreou em Agosto de 2012 - tinha conseguido um valor tão alto (16,1 milhões), mas este foi inflacionado pela transmissão dos Jogos Olímpicos no canal NBC. A série não conseguiu manter a audiência e acabou por ser cancelada.

Under the Dome passa-se numa pequena cidade do Maine que descobre estar cercada por uma redoma invisível. Com argumento de Brian K. Vaughan (LOST), a série baseia-se num romance de Stephen King. Em Portugal, a série será exibida no canal TVSéries a partir desta quarta-feira (26 de Junho), às 22h.

Primeiro teaser trailer de "The Counselor", de Ridley Scott


Foi hoje revelado o primeiro teaser trailer de The Counselor, o mais recente filme de Ridley Scott (Alien):


O filme conta com argumento escrito por Cormac McCarthy (autor de livros que foram adaptados ao cinema como No Country for Old Men ou The Road) e segue a história de um advogado que se vê envolve numa rede de tráfico de drogas. A produção reúne um elenco de peso: Brad Pitt (Moneyball), Michael Fassbender (Prometheus), Javier Bardem (No Country for Old Men), Natalie Dormer (Game of Thrones), Cameron Diaz (Gangs of New York), Penélope Cruz (Vicky Cristina Barcelona), Dean Norris (Breaking Bad), John Leguizamo (Romeo + Juliet), Goran Visnjic (The Girl with the Dragon Tattoo) e Bruno Ganz (Downfall).

Em Portugal, O Conselheiro estreia a 5 de Dezembro.

"2 Guns" e "Sur le chemin de l'école" a abrir e encerrar o Festival de Locarno 2013


O filme 2 Guns, do realizador islandês Baltasar Kormákur, abrirá a 66.ª edição do Festival de Locarno, a 7 de Agosto, na Piazza Grande. Esta comédia de acção, falada em inglês, conta com o protagonismo de Mark Wahlberg e Denzel Washington. Em Portugal, 2 Tiros estreia a 5 de Setembro.

Para a cerimónia de encerramento, a direcção do festival seleccionou Sur le chemin de l'école, de Pascal Plisson. Este documentário francês segue quatro crianças que lutam para receber educação em diferentes partes do mundo (nas savanas do Quénia, nos trilhos das montanhas Atlas em Marrocos, na Índia meridional e nos planaltos da Patagónia). O filme será exibido a 17 de Agosto.

O Festival de Locarno 2013 decorre de 7 a 17 de Agosto.

Semana em Crítica - 20 de Junho

Monstros: A Universidade (2013), de 


Apesar de não ser um filme original, Monstros: A Universidade recupera alguma da energia que se julgava perdida desde as duas últimas produções da Pixar (Cars 2 e Brave). Especialmente porque proporciona-nos um reencontro com as personagens de Monsters, Inc (2001), em formato prequela. Mesmo não sendo um dos melhores filmes da companhia de animação, é um produto bastante sólido, coerente e divertido, que proporciona, especialmente no seu final, alguma surpresa. Isto porque não segue o caminho mais fácil, oferecendo uma espécie de "moral de história" mais realista que o esperado. Até lá ainda oferece alguma nostalgia em relação ao filme original, explicando a origem de certas personagens - mesmo que discretamente. Pena que lhe falte uma personagem como Boo, que garantia uma ternura em Monsters, Inc que aqui não existe. Mas se há algo a destacar será sobretudo a curta-metragem que antecede o filme: Blue Umbrella é um daqueles filmes doces e amorosos como poucos sabem fazer. Surpreende pela qualidade técnica (a técnica de animação foto-realista é magnífica), mas a história simples e bela é suficiente por si só. Uma estrelaUma estrelaUma estrela½ Tiago Ramos


WWZ: Guerra Mundial (2013), de 


Os zombies são uma causa tão boa como qualquer outra para colocar os seres humanos face a face com a sua própria destruição. Quer na escala de massas quer na escala individual, o melhor do filme é essa análise aos comportamentos de sobrevivência. Nos momentos de intimidade heróica - a tensão aplicada nas cenas dentro do complexo de vacinação - o filme rivaliza com o melhor que os filmes do género têm gerado em anos recentes mas é a ressonância de questões políticas actuais num futuro apocalíptico que deixam o público a pedir mais de tais ideias no lugar das cenas de acção - que além de esterilizadas (até no sangue) são visualmente incompreensíveis. A formatação dos eventos mundiais a uma estrutura narrativa conduzida mais linearmente deixa-nos a braços com um herói de acção saído da pré-reforma (auto-imposta) que é apenas semi-credível no meio do que se passa.
Nota final para o 3D, verdadeira armadilha financeira, pois em conteúdo "artístico" apenas vem adicionar outra causa à impossibilidade de focar qualquer momento da cenas de (agit)acção.  Uma estrelaUma estrelaUma estrela Carlos Antunes


Lore (2012), de Cate Shortland


Seguramente um dos melhores filmes que estrearam (estrearão) nas salas nacionais este ano, Lore surpreende pela forma cativante com que aborda o tema da Segunda Guerra Mundial, como julgávamos já não ser possível. Sempre com um olhar próximo das suas personagens, com um cuidado e sensibilidade únicas na direcção de fotografia, a câmara segue uma jovem adolescente e o seu processo abrupto de crescimento. Mas mais que um filme sobre o coming of age, é um olhar (mesmo que propositadamente distorcido) de uma jovem sobre a Alemanha Nazi, logo após o suicídio de Hitler. É um olhar de uma beleza severa, íntimo, numa espécie de fábula tragicamente séria, encabeçada pela magnífica descoberta de uma actriz como Saskia RosendahlUma estrelaUma estrelaUma estrelaUma estrela Tiago Ramos


Um Toque de Fé (2010), de Mark Ruffalo


Como primeiro trabalho de realização do actor Mark Ruffalo, Um Toque de Fé chega a ser um esforço admirável, especialmente pela ambição como conduz a narrativa. Especialmente porque apresenta um tema complexo, que entra no terreno da alegoria e sátira, de um modo corajoso, com um toque surrealista. Contudo, nem sempre desenvolve as personagens de um modo competente e dentro do seu tema da fé e cura, acaba por proporcionar alguns momentos bizarros. Especialmente porque raras vezes questiona a credibilidade do que apresenta de forma tão destemida. Uma estrelaUma estrela½ Tiago Ramos


Destino: Xangai (2012), de Daniel Hsia


Produção chinesa e americana, especialmente concebida para funcionar como uma espécie de postal turístico de Xangai para os americanos, apresentando-nos a cidade de um ponto de vista cosmopolita e desenvolvido. Apesar da sua previsibilidade dentro do género das comédias românticas - a génese da história desenvolve-se a partir do típico conflito de culturas e a comédia situacional que proporciona - tenta subverter os estereótipos entre chineses e norte-americanos, mesmo que nem sempre o faça de modo consistente. Tem contudo a sua energia e carisma, especialmente proporcionado pela prestação competente de uma actriz dedicada à comédia, como Eliza CoupeUma estrelaUma estrela Tiago Ramos