sábado, 30 de novembro de 2013

Poster da terceira temporada de "Girls"

Foi revelado o poster oficial da terceira temporada de Girls:


Uma das ausências mais notadas da nova temporada será a de Christopher Abbott (que interpretava o papel de Charlie) e que será "substituído" por Michael Zegen (Boardwalk Empire) como o interesse romântico de Marnie (Allison Williams).

A terceira temporada de Girls, composta por doze episódios, estreia a 12 Janeiro de 2014 no canal HBO.

Leia também:

A Mentira de Armstrong, por Carlos Antunes


Título original: The Armstrong Lie
Realização: Alex Gibney
Argumento: Alex Gibney
Elenco: Lance Armstrong, Reed Albergotti, Betsy Andreu

Uma da hipóteses mais tentadoras, e que se espera que o DVD proporcione, é a de ver o documentário que existia antes da revelação do ciclista. Com a narração de Matt Damon já terminada há uma suspeita de que o filme original seria laudatório para Lance Armstrong ou, pelo menos, tê-lo-ia como origem de uma consciência social liberal (basta pensa que o actor foi narrador de Inside Job) favorável ao homem e ao que ele representava.
A forte mudança na orientação do filme que resultava do acompanhamento de Alex Gibney a Armstrong será um documento da nossa Era mais poderoso do que o filme visto, pelo que a visão comparativa dos filmes pré- e pós-entrevista a Oprah seria essencial.
São dois os tópicos - e intimamente ligados - que dessa visão sequencial saírão esclarecidos: o comprometimento humano do documentarista (por mais objectivo que tente ser) e a força de projecção global de uma imagem propagandística.
Tópicos que estão neste The Armstrong Lie mas que acabam por não ser tratados a fundo, porque não são o foco absoluto do filme e porque tocam (e comprometem, em parte) pessoalmente Gibney que confessa ter-se sentido fascinado pela figura do corredor a meio das filmagens que coincidiam com o retorno ao Tour e a uma brilhante (mas suspeita) etapa.
Como a mentira obrigou o realizador a fazer uma pesquisa mais profunda, incluir os pontos de vista antagónicos e, mais importante, confrontar-se com aquilo que viu mas não registou - nem em câmara, nem para si próprio como sendo relevante - esta acabou por se tornar num benefício para o filme, que se afasta da intimidade de Armstrong - tópico nada interessante.
Em direcção a uma abordagem alargada dos meandros promíscuos onde o desporto e a cobertura mediática se encontram.
A capitalização da direcção da prova Francesa de um herói puro surgido após um grande escândalo de doping e o aumento de audiências para o ciclismo proporcionadas por um sobrevivente de cancro que vence uma das provas mais duras do desporto moderno criaram o espaço nebuloso em que se tornava necessária uma protecção oficiosa (ou até mesmo oficial, tema que outros deverão desenvolver) ao corredor, a par de um elogio acrítico para garantir os seus favores.
Criaram ainda um sentimento de poder e impunidade em Lance Armstrong, que se aproveitava dele para controlar - e, no mínimo, humilhar - as vozes que contra ele se levantavam.
Mas o pior que criaram foi mesmo o excessivo grau de encantamento de Armstrong com a sua figura e o símbolo que dele faziam.
Só isso explica o seu regresso à competição já sem idade para tal e após muitos anos de polémica intensa acerca das suas vitórias.
Só isso explica que além de um sucesso pessoal, Lance Armstrong tenha falado desse regresso como um sucesso colectivo para todos aqueles que sofrem de cancro e para a sua própria fundação.
Só isso explica que Armstrong tenha deixado pela primeira vez uma equipa de filmagem acompanhar a sua intimidade mesmo sem saber como decorreria o seu regresso à competição - mas que ele assumia ver a ser bem sucedido.
Essa equipa de filmagem, no momento da revelação, passou a ter material priveligiado que pôde ser usado em desfavor do ciclista, o que permitiu a Alex Gibney exigir-lhe uma explicação; não total mas menos controlada do que a feita no programa de Oprah.
O interesse cinematográfico para esta história de Ícaro moderna advem da sua pertinência, por ter sido captada enquanto acontecia (ou o mais perto disso).
A mentira de Armstrong foi o golpe de sorte que recaiu sobre o realizador porque o obrigou a ser o documentarista apreciável de Taxi to the Dark Side e Gonzo: The Life and Work of Dr. Hunter S. Thompson.


sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Sexto clip de "Nymphomaniac", com Charlotte Gainsbourg e Jamie Bell


Foi revelado hoje um sexto clip de Nymphomaniac, com destaque para as personagens Joe (Charlotte Gainsbourg) e K (Jamie Bell):


"7 Pecados Rurais" foi visto por mais de 100 mil espectadores na primeira semana de exibição


O filme português 7 Pecados Rurais foi o mais visto nos cinemas portugueses nos últimos sete dias de exibição comercial, segundo revelou o ICA. Realizado por Nicolau Breyner, o filme recupera as personagens Quim Roscas (João Paulo Rodrigues) e Zé Estacionâncio (Pedro Alves), contando para isso com uma produção inteiramente nacional, através da Cine Cool, Cinemate e ZON Audiovisuais. Na primeira semana de exibição, o filme foi visto por 103.915 espectadores (em 70 salas de cinemas), colocando-o no nono lugar dos filmes portugueses mais vistos desde 2004 (altura em que os dados passaram a ser informatizados). De recordar que o filme que lidera a lista é ainda O Crime do Padre Amaro, com mais de 380 mil espectadores.

No primeiro fim-de-semana de exibição, 7 Pecados Rurais conseguiu perto de 80 mil espectadores em menos sete salas de cinema, representando a terceira maior estreia do ano em Portugal, imediatamente atrás de The Hangover: Part III (97.961 espectadores) e  Fast & Furious 6 (137.195 espectadores).

"The Act of Killing" é o melhor filme de 2013 para a revista Sight & Sound


A revista Sight & Sound revelou o seu top anual de melhores filmes de 2013. A liderar o top surge o documentário The Act of Killing, uma das maiores apostas para o Óscar 2014 de Melhor Documentário e um filme arriscado que desafia ex-líderes de esquadrões da morte indonésios para reencenar alguns dos seus crimes em massa em que género cinematográfico quiserem.

1. The Act of Killing
2. Gravity
3. La vie d'Adèle
4. La grande bellezza
5. Frances Ha
6. A Touch of Sin & Upstream Color
8. The Selfish Giant
9. Norte, The End of History & L'inconnu du lac

Vencedores do passatempo "Khumba"


Os vencedores dos convites duplos para a antestreia do filme Khumba são:

Dia 30 de Novembro (Sábado) - Lisboa | ZON Lusomundo Colombo, às 11h30
Clélia Aires Martins Jorge
David Santos Alves
Hugo Miguel Gonçalves Estrompa
João Paulo da Cruz Valente
Patrícia Maria Amorim Cristino Freixo

Dia 1 de Dezembro (Domingo) - V.N. Gaia | UCI Arrábida 20, às 11h30
Carla Alexandra Vilar Gomes Sousa
Carlos Manuel Dias Cunha
Carmen Filomena Teixeira Gonçalves Meneses
Lydie Marques Silva
Sofia Teixeira de Lima Correia Pinto

Parabéns! Bom filme!

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Trailer da terceira temporada de "Girls"


Foi revelado há poucos dias o trailer completo da terceira temporada da série Girls:


A terceira temporada de Girls, composta por doze episódios, estreia a 12 Janeiro de 2014 no canal HBO.

Leia também:

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

International Emmy Awards 2013: Os vencedores


A série francesa Les Revenants foi premiada com o galardão de Melhor Série Dramática nos Emmy Internacionais 2013, enquanto que Moone Boy venceu na categoria de Melhor Série de Comédia. O documentário 5 Broken Cameras, nomeado ao Óscar 2013 e reeditado para uma versão televisiva em França, foi também premiado.

A actriz brasileira Fernanda Montenegro venceu um Emmy pela sua interpretação em Doce de Mãe, enquanto que a telenovela brasileira Lado a Lado, exibida em Portugal na SIC, foi premiada na respectiva categoria.

Melhor Programa Artístico
Hello?! Orchestra (Coreia do Sul) & Freddie Mercury: The Great Pretender (Reino Unido)

Melhor Actor
Sean Bean em Accused (Reino Unido)

Melhor Actriz
Fernanda Montenegro em Doce de Mãe (Brasil)

Melhor Comédia
Moone Boy (Reino Unido)

Melhor Documentário
5 Broken Cameras (França)

Melhor Drama
Les Revenants (França)

Melhor Programa de Entretenimento
Go Back to Where You Came From (Austrália)

Melhor Telenovela
Lado a Lado (Brasil)

Melhor Telefilme ou Minissérie
A Day for a Miracle (Alemanha)


Leia também:

Novo poster e trailer de "The Secret Life of Walter Mitty"


O IMDb divulgou um novo trailer exclusivo do filme The Secret Life of Walter Mitty, de Ben Stiller:

A Vida Secreta de Walter Mitty estreia a 26 de Dezembro, em Portugal.

Novo trailer de "The Boxtrolls" oferece perspectiva dos bastidores


Os estúdios Laika (Coraline e ParaNorman) revelaram um novo trailer para a sua nova animação, The Boxtrolls, que inclui ainda uma perspectiva dos bastidores da produção:


Filmado em stop-motion, o filme baseia-se no livro infantil "Here Be Monsters", de Alan Snow, seguindo a história de um jovem rapaz órfão que foi criado por colectores de lixo que vivem em cavernas subterrâneas e a sua tentativa de os salvar de um exterminador.

Em Portugal, Os Monstros das Caixas estreará em 2014, em data ainda a designar.

Leia também:

"Ilo Ilo" e "The Grandmaster" são os principais vencedores dos Golden Horse Awards 2013


Os Golden Horse Awards 2013, prémios do cinema de língua chinesa, elegeram Ilo Ilo, da Singapura, como o Melhor Filme do ano. O seu realizador Anthony Chen foi eleito como Melhor Novo Realizador, depois de ter vencido o prémio Caméra d'Or do Festival de Cannes 2013. O filme foi ainda premiado nas categorias de Melhor Actriz Secundária (Yann Yann Yeo) e Argumento Original.

The Grandmaster, nomeado em onze categorias, venceu em cinco: Melhor Actriz (Ziyi Zhang), Fotografia, Efeitos Visuais, Direcção Artística e Melhor Maquilhagem e Guarda-Roupa.


Melhor Filme
Ilo Ilo (Singapura)

Melhor Curta
Butter Lamp

Melhor Documentário
Beyond Beauty, Taiwan from Above

Melhor Realizador
Tsai Ming-Liang por Stray Dogs

Melhor Novo Realizador
Anthony Chen por Ilo Ilo

Melhor Actor
Lee Kang Sheng em Stray Dogs

Melhor Actriz
Zhang Ziyi em The Grandmaster

Melhor Actor Secundário
Xuejian Li em Back to 1942

Melhor Actriz Secundária
Yeo Yann Yann em Ilo Ilo

Melhor Novo Actor
Shu-yau Kuo em Step Back to Glory

Melhor Argumento Original
Ilo Ilo

Melhor Argumento Adaptado
So Young

Melhor Fotografia
The Grandmaster

Melhores Efeitos Visuais
The Grandmaster

Melhor Direcção Artística
The Grandmaster

Melhor Maquilhagem e Guarda-Roupa
The Grandmaster

Melhor Coreografia de Acção
CZ12

Melhor Banda Sonora Original
A Touch of Sin

Melhor Canção Original
"I Love You", de Rock Me To The Moon

Melhor Montagem
A Touch of Sin

Melhores Efeitos Sonoros
Soul


Leia também:

Estreias 28 Nov'13: La vie d'Adèle, The Hunger Games: Catching Fire, Terra de Ninguém, Frozen, The Story of Film - An Odissey, Shadow Dancer, Riscado, Vive la France! e The English Teacher

Dia 28 de Novembro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  A Vida de Adèle: Capítulos 1 e 2 (La vie d'Adèle: Chapitres 1 et 2)




Ano: 2013
Realização:
Género: Drama, Romance
Adèle tem 15 anos e, tal como todas as raparigas que conhece, namora com rapazes. Tudo aquilo em que acredita se altera quando o seu olhar se cruza com o de Emma, uma rapariga de cabelo azul, cuja visão da vida e do mundo é muito diferente da sua. Entre elas nasce um amor e desejo profundo que, apesar das dificuldades, as fará crescer e afirmar-se enquanto mulheres. Com argumento e realização do franco-tunisino Abdellatif Kechiche ("A Esquiva", "O Segredo de um Cuscuz", "Vénus Negra"), foi o vencedor da Palma de Ouro da 66.ª edição do Festival de Cannes, cujo júri quis, com este prémio, homenagear não apenas o trabalho do realizador, mas também o de Léa Seydoux e Adèle Exarchopoulos, as duas actrizes protagonistas. "A vida de Adèle" é a adaptação cinematográfica da premiada novela gráfica "Le Bleu est une couleur chaude", de Julie Maroh.
Outras sugestões:


  The Hunger Games: Em Chamas (The Hunger Games: Catching Fire)
Ano: 2013
Realização:
Argumento: Simon Beaufoy e Michael Arndt 
Género: Drama, Acção
Alguns meses após a 74.ª edição dos Jogos da Fome, que sagrou Katniss Everdeen e Peeta Mellark como vencedores, os jovens são obrigados a deixar família e amigos e percorrer os 12 Distritos, marcando presença em eventos oficiais. Nessas visitas, a jovem Katniss apercebe-se de um sentimento de revolta que lhe alimenta a esperança numa rebelião colectiva. Porém, o Capitólio está ainda sob o controlo do terrível Presidente Snow que, ao perceber o perigo que cada um dos vencedores representa enquanto símbolo de força e liberdade, decide preparar um novo evento: uma edição especial dos jogos, nos quais os vencedores dos anos anteriores terão de digladiar-se entre si, até à morte. Assim, percebendo que o objectivo do Governo é eliminá-los a todos, eles sabem que lhes resta uma última oportunidade de encontrar um meio de organizar uma revolta contra o poder instituído e, dessa forma, reconstruir uma sociedade justa em Panen. Realizado por Francis Lawrence, segundo o argumento de Simon Beaufoy e Michael Arnd, é baseado no segundo tomo da trilogia de ficção científica escrita por Suzanne Collins, que se tornou um "best-seller" mundial. No elenco, encontramos Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Donald Sutherland, Liam Hemsworth, Stanley Tucci, Woody Harrelson, Lenny Kravitz, Elizabeth Banks e Willow Shields, entre outros.
Terra de Ninguém (Terra de Ninguém)




Ano: 2012
Realização:
Género: Documentário
Uma sala vazia e uma cadeira. Neste lugar de ninguém, José Paulo Sobral de Figueiredo vai descrevendo a sua vida como comando, mercenário e sem-abrigo. Na juventude, durante a Guerra Colonial em Moçambique e Angola, foi um implacável soldado de elite que sentia prazer na morte a sangue-frio. Após a revolução, trabalhou como guarda-costas em Portugal e, mais tarde, como um mercenário da CIA em El Salvador, para finalmente terminar como um dos assassinos a soldo da GAL (Grupos Antiterroristas de Liberación), participando em vários ataques a membros da ETA. Com realização da jovem realizadora Salomé Lamas, "Terra de Ninguém" teve a sua estreia internacional no Festival de Cinema de Berlim, depois de ter ganho quatro prémios DocLisboa 2012, incluindo Melhor Filme e Prémio do Público. Em complemento, a curta "Redemption", de Miguel Gomes ("Tabu"), que se estreou no Festival de Veneza, e que nos conta quatro histórias ficcionadas sobre quatro personagens que existem, têm dimensão pública e que aqui se vêem reinventadas.

Frozen - O Reino do Gelo (Frozen)





Ano: 2013
Realização: e
Argumento: Jennifer Lee
Género: Animação
Elenco de vozes: , , e    
Há algum tempo, um terrível incidente condenou o reino de Arendelle a um Inverno sem fim. Nesse reino triste e frio vive a princesa Anna que, apesar das circunstâncias, tem um carácter optimista que a faz acreditar que nem tudo está perdido. Assim, decidida a não se deixar abater seja pelo que for, embarca numa longa viagem para encontrar a sua irmã Elsa, a Rainha das Neves que, com os seus poderes sobre o gelo e a neve, foi a causadora de tudo e é a única que pode reverter a situação. Ao seu lado vai a sua amiga rena, um carismático boneco de neve e Kristoff, um jovem campónio cheio de boas intenções. Mas serão eles capazes de sobreviver à tempestade e regressar com Elsa a tempo de salvar o reino? Com argumento e realização de Chris Buck e Jennifer Lee, um filme de animação computorizada que nos chega dos estúdios Walt Disney Animation e que se inspira no célebre conto "A Rainha da Neve", escrito há mais de um século por Hans Christian Andersen.

A História do Cinema - Uma Odisseia (The Story of Film: An Odissey)



Ano: 2011
Realização: Mark Cousins
Género: Documentário
Mark Cousins, conhecido crítico e historiador de cinema, usa excertos de filmes, entrevistas a personalidades e imagens ilustrativas para guiar os espectadores através da História do Cinema, desde o final do séc. XIX até aos dias de hoje, do mudo ao digital. Como resultado, surge um documentário sobre a sétima arte que reflecte sobre algumas das mais importantes obras de realizadores ocidentais, africanos, asiáticos e do médio oriente.

Danças de Sombras (Shadow Dancer)




Ano: 2012
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Thriller
Elenco: , ,
1993. A irlandesa Colette McVeigh (Andrea Riseborough), mãe solteira e membro activo do IRA, é capturada pelo MI5, depois de um atentado fracassado em Londres. É então que o agente Mac (Clive Owen) lhe propõe um trato: iliba-a de 25 anos de cadeia se ela concordar tornar-se informadora para o serviço secreto britânico e espiar a própria família e os amigos mais próximos. Determinada a proteger o seu filho seja a que preço for, ela aceita o acordo e é-lhe dada uma nova identidade para o seu trabalho como espia. Ao perceber que os seus superiores têm outros planos para Colette e que a querem usar para proteger um agente inglês, Mac vai ter de lutar contra a própria agência para poder manter a sua palavra e, desse modo, proteger a vida da rapariga. Um filme dramático com realização de James Marsh, segundo a obra homónima escrita em 1998 pelo jornalista Tom Bradby.

Riscado (Riscado)




Ano: 2010
Realização:
Argumento: e
Género: Drama
Elenco: , ,
Há muito que Bianca Ventura faz os possíveis para provar o seu valor como actriz. Ao mesmo tempo, para poder pagar as despesas, vai fazendo umas coisas para uma empresa de organização de eventos, onde imita personalidades do cinema, desde Carmen Miranda a Bettie Page ou Marilyn Monroe. Certo dia, é descoberta por um realizador que, inspirado pela sua história de vida, decide fazer uma longa-metragem. Nesse filme, Bianca encontra a oportunidade por que sempre esperou, acabando por desempenhar o trágico papel de si própria. Um filme dramático, realizado por Gustavo Pizzi, acerca do peso da sorte sobre o talento na vida de qualquer artista. No elenco, os actores Karine Teles, Camilo Pellegrini e Otávio Muller.

Viva a França! (Vive la France!)




Ano: 2013
Género: Comédia
Elenco: , ,
Tabulistão é um pequeno país da Ásia Central que, para grande desgosto dos seus habitantes, ninguém sabe onde fica. Este facto, para além de um terrível golpe para a auto-estima de cada um, é também péssimo para o turismo local, o que vem agravar as condições de pobreza e isolamento da população. É então que, decidido a pôr o seu país no mapa, o filho do presidente tem uma ideia extraordinária: enviar dois terroristas treinados a Paris e fazer explodir a Torre Eiffel! É assim que começa a viagem de Muzafar e Ferouz, pastores transformados em criminosos que, entre nacionalistas da Córsega, polícias com excesso de zelo, taxistas desonestos e incompetência médica, vão tentar encontrar o caminho até à cidade-luz... Uma comédia francesa com argumento e realização do actor Michaël Youn, que conta com José Garcia, Michaël Youn e Isabelle Funaro nos principais papéis.

Um Novo Final (The English Teacher)




Ano: 2013
Realização:
Argumento: ,
Género: Comédia, Drama
Elenco: , , , e
Já na casa dos 40, Linda Sinclair é uma professora de inglês, solteira e introvertida, que vive feliz com dois gatos e a sua enorme biblioteca, numa pequena cidade da Pensilvânia, EUA. Esta tranquilidade termina quando Jason, um ex-aluno, regressa à cidade depois de uma tentativa fracassada de singrar na vida como dramaturgo em Nova Iorque. Com 20 anos e frustrado com o insucesso, Jason está prestes a abandonar a escrita para se dedicar à carreira de Direito, como tanto deseja o Dr. Tom Sherwood, o seu pai. Mas Linda, que sempre acreditou nas extraordinárias capacidades do seu aluno, tem então uma ideia brilhante: com a ajuda de Carl Kapinas, o extravagante professor de Teatro da escola, decide levar ao palco a peça que Jason acabou de escrever. Pelo caminho, e depois de muitas peripécias e imprevistos, a professora ainda terá tempo de encontrar o amor e mudar a sua vida para sempre. Uma comédia romântica que marca a estreia de Craig Zisk na realização em cinema. Conta com a participação dos actores Julianne Moore, Michael Angarano, Greg Kinnear e Lily Collins, entre outros.
Sinopses: Cinecartaz Público

"L'inconnu du lac" é o melhor filme de 2013 para a Cahiers du Cinéma


A revista francesa Cahiers du Cinéma revelou o seu top 10 do ano cinematográfico de 2013. Os críticos de cinema da revista elegeram L'inconnu du lac, de Alain Guiraudie, como o melhor filme do ano.

1. L'inconnu du lac, de Alain Guiraudie
2. Spring Breakers, de Harmony Korine
3. La vie d'Adèle: Chapitres 1 et 2, de Abdellatif Kechiche
4. Gravity, de Alfonso Cuarón
5. A Touch of Sin, de Zhangke Jia
6. Lincoln, de Steven Spielberg
7. La jalousie, de Philippe Garrel
8. Nobody's Daughter Haewon, de Sang-soo Hong 
9. Les rencontres d'après minuit, de Yann Gonzalez
10. La bataille de Solférino, de Justine Triet

terça-feira, 26 de novembro de 2013

"12 Years a Slave" é o mais nomeado aos Independent Spirit Awards 2014


12 Years a Slave foi o filme mais nomeado aos Independent Spirit Awards 2014. Com sete nomeações, o filme de Steve McQueen lidera a lista de apostas aos prémios que o ano passado premiaram Silver Linings Playbook como o melhor filme independente norte-americano do ano. Nebraska conseguiu seis nomeações.

Os vencedores serão conhecidos a 1 de Março de 2014.

Melhor Filme
All Is Lost
Frances Ha
Inside Llewyn Davis
Nebraska
12 Years a Slave

Melhor Realizador
J.C. Chandor por All Is Lost
Jeff Nichols por Mud
Alexander Payne por Nebraska
Steve McQueen por 12 Years a Slave
Shane Carruth por Upstream Color

Melhor Primeiro Filme
Blue Caprice
Concussion
Fruitvale Station
Una Noche
Wadjda

Melhor Argumento
Before Midnight
Blue Jasmine
Enough Said
The Spectacular Now
12 Years a Slave

Melhor Primeiro Argumento
Afternoon Delight
Don Jon
In a World
The Inevitable Defeat of Mister and Pete
Nebraska

Melhor Actriz
Cate Blanchett em Blue Jasmine
Julie Delpy em Before Midnight
Gaby Hoffman em Crystal Fairy
Brie Larson em Short Term 12
Shailene Woodley em The Spectacular Now

Melhor Actor
Bruce Dern em Nebraska
Oscar Isaac em Inside Llewyn Davis
Michael B. Jordan em Fruitvale Station
Matthew McConaughey em Dallas Buyers Club
Robert Redford em All Is Lost
Chiwetel Ejiofor em 12 Years a Slave

Melhor Actriz Secundária
Melonie Diaz em Fruitvale Station
Sally Hawkins em Blue Jasmine
Lupita Nyong'o em 12 Years a Slave
Yolonda Ross em Go For Sisters
June Squibb em Nebraska

Melhor Actor Secundário
Michael Fassbender em 12 Years a Slave
Will Forte em Nebraska
James Gandolfini em Enough Said
Jared Leto em Dallas Buyers Club
Keith Stanfield em Short Term 12

Melhor Fotografia
All Is Lost
Computer Chess
Inside Llewyn Davis
Spring Breakers
12 Years a Slave

Melhor Montagem
Frances Ha
Museum Hours
Short Term 12
Una Noche
Upstream Color

Melhor Documentário
The Act of Killing
After Tiller
Gideon's Army
The Square
20 Feet From Stardom

Melhor Filme Internacional
La vie d'Adèle: Chapitres 1 et 2 (França)
Gloria (Chile)
La grande bellezza (Itália)
Jagten (Dinamarca)
A Touch of Sin (China)

Terra de Ninguém, por Carlos Antunes


Título original: Terra de Ninguém
Realização: Salomé Lamas
Argumento: Salomé Lamas

No final da sessão dos premiados do DocLisboa, as pessoas estavam relutantes em bater palmas ao filme de Salomé Lamas.
O motivo era uma necessária interiorização da personagem que acabara de se revelar perante o público e que fez pesar sobre o seu destino - e a nossa consciência do seu destino - o que foi o seu passado de mercenário.
Uma personagem que domina sobre qualquer formalismo documental e que se impõe como o núcleo do filme mesmo se o retorque da realizadora não deixe de ser precioso para arrancar a cada novo momento o discurso de Paulo de Figueiredo.
Mesmo que ele diga que quer contar a sua história, há uma relutância permanente em Paulo, que exige a Salomé ir buscar até as mais pequenas revelações ou, até, ir sempre buscar as mais pequenas revelações que podem chegar a alongar-se.
O reconhecimento de que Paulo é o essencial do filme está expresso no próprio resultado final, dividido em capítulos numerados (dentro de blocos temáticos) que evitam que tenham de se ouvir as perguntas que deram origem a cada nova revelação.
Não se trata somente do apagamento das perguntas, excelentes, vulgares ou falhadas - assim se adivinham - contra o que vem em resposta, mas também de criar uma espécie de lista de excertos auto-suficientes; o que acaba por sugerir a possibilidade de um trabalho de reconstrução futura em que um outro filme, de investigação da História política, pode ser criado tendo como ponto de partida algumas revelações de Paulo. Mas essa investigação é uma hipótese que este filme suscita, que é parte da riqueza de Paulo sem vir a sobrepôr-se a ele.
Se é sempre a ele que retorna a análise é porque é também a ele que o filme chega até uma certa medida de isolamento.
No início vemos a busca por uma composição de cenário que o inclua mas que acaba por se resumir a um pano negro e uma cadeira.
Das poucas vezes que a câmara se desvia daí é para o seguir quando se emociona e foge para a varanda para fumar ou para o retratar no seu próprio espaço.
O isolamento de Paulo no seio do filme leva reforça o extraordinário da sua figura. Ele revela-se para que cada um julgue a verdade que ele conhece.
Mas também virá a revoltar-se contra o filme porque tudo o que ele contém acabará por perder o valor visto que a realizadora não consegue encontrar os documentos que comprovam a história.
Nos esparsos apontamentos do diário de produção, lidos pela própria realizadora, ela acaba por revelar a inevitável dúvida sobre quem é de facto Paulo, que se diz neto de um dos fundadores do Casino Estoril e prisioneiro em França.
Haverá sempre argumentos em favor de que esta é a verdade - tantos factos tão próximos do que a realizadora conseguiu verificar - e de que esta é uma mentira - tantas possibilidades para vir acabar daquela forma.
O que não há é uma oposição moral às declarações de Paulo, apenas uma revelação de um homem que a realizadora considerou extraordinário mas que já não pode ver as reacções do público (se a morte de Paulo desarmou algumas das intenções da realizadora é uma pergunta que fica por responder).
Até porque este é um homem com uma moral própria, que não se defende do que fez mas relata um código que sempre empregou na sua matança.
A sua vida é aquela que ele resume depois de dizer que ele é tão mau como os homens que matou (que seriam todos merecedores desse destino), mas que para homens como ele há coragem para atirar em todos menos em si mesmo.


Vencedor do passatempo Daphne Du Maurier



Agradecemos a todos os participantes deste passatempo e aqui deixamos o nome do vencedor, que será contactado brevemente de forma a poder reclamar o seu prémio.

Maria Vieira Raposo

Vencedor do passatempo O Menino de Cabul



Agradecemos a todos os participantes deste passatempo e aqui deixamos o nome do vencedor, que será contactado brevemente de forma a poder reclamar o seu prémio.

Mauro Fonseca Ricardo

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

"Mahjong" e "Outro Homem Qualquer" são premiados no Festival de Cinema Documental e Curtas de Bilbau 2013


A curta-metragem Mahjong, da dupla portuguesa João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, foi premiada com o Mikeldi de Prata para ficção no Festival Internacional de Cinema Documental e Curtas de Bilbau 2013  (ZINEBI). O filme foi filmado na zona industrial da Varziela, em Vila do Conde, a maior Chinatown portuguesa.

Também a curta-metragem Outro Homem Qualquer, do português Luís Soares, foi premiada com o Mikeldi de Ouro para filmes de animação. O filme já foi premiado no Cinanima 2012, assim como no IndieLisboa 2013.

O Mikeldi de Prata para documentários foi entregue ao filme À Beira de Lisboa, uma produção suíça de Pablo Briones, filmado em Portugal e que conta com os portugueses Hugo Leitão e Vasco Pimentel no departamento de som.

Grande Prémio
Tokyo Giants, de Nicolas Provost (Bélgica)

Mikeldi de Ouro - Animação
Outro Homem Qualquer, de Luís Soares (Portugal)

Mikeldi de Prata - Animação
Sonntag 3, de Jochen Kuhn (Alemanha)

Mikeldi de Ouro - Ficção
Sunny, de Barbara Ott (Alemanha) & Man kann nlcht alles auf einmal tun, aber man kann alles auf einmal lassen, de Marie-Elsa Squaldo (Suíça)

Mikeldi de Prata - Ficção
Mahjong, de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata (Portugal)

Mikeldi de Ouro - Documentário
Gwizdek, de Grzegorz Zariczny (Polónia)

Mikeldi de Prata - Documentário
Ánima, de Simon Gillard (Bélgica) & À Beira de Lisboa, de Pablo Briones (Suíça)

Grande Prémio do Cinema Basco
Democarcia, de Borja Cobeaga & Sangre de Unicornio, de Alberto Vázquez

Grande Prémio do Cinema Espanhol
Souvenir, de Gerardo Carreras

Grande Prémio para Melhor Filme Latino-Americano
María, de Mónica Lairana (Argentina)

Passatempo "China - Um Toque de Pecado"

Facebook oficial: www.facebook.com/midasfilmes

Nos cinemas a 5 de Dezembro!

Um mineiro revoltado luta contra a corrupção dos líderes da sua aldeia. Um homem regressa a casa na véspera de ano novo e descobre as infinitas possibilidades de uma arma de fogo. Uma bela recepcionista numa sauna é levada ao limite quando é assediada por um cliente rico. Um jovem trabalhador fabril salta de trabalho em trabalho à procura de uma vida melhor. Quatro pessoas, quatro províncias da China. Uma reflexão sobre a China contemporânea: um gigante económico que lentamente vai sendo minado pela violência.

China - Um Toque de Pecado, de Zhangke Jia, venceu o prémio de Melhor Argumento no Festival de Cannes 2013, assim como vários outros galardões em muitos festivais internacionais. O Split Screen e a Midas Filmes têm 20 convites duplos para a antestreia do filme (a dividir entre Lisboa e Porto):

Dia 4 de Dezembro (Quarta-feira) - Lisboa | UCI El Corte Inglès, às 22h
Dia 4 de Dezembro (Quarta-feira) - V.N. Gaia | UCI Arrábida 20, às 22h

Para se habilitar a ganhar um dos convites duplos que temos para oferecer, basta preencher correctamente o seguinte formulário:


Notas:
- O passatempo decorre até às 23h59 do dia 2 de Dezembro, sendo excluídas todas as respostas que chegarem depois desse prazo.
- Apenas será aceite uma participação por e-mail e por pessoa.
- Os premiados serão escolhidos entre todos aqueles que apresentarem uma participação válida - com as respostas correctas às questões, juntamente com todos os dados solicitados - e a escolha será definitiva a menos que se apresente um caso de fraude. A escolha é aleatória.
- O nome dos vencedores será publicado neste blogue e os mesmos serão avisados por email.
- Em caso de não concordar com alguma destas regras, deverá abster-se de participar.
- Antes de participarem certifiquem-se que poderão comparecer no dia indicado. Em casos de força maior, deverão comunicar atempadamente a vossa ausência através do e-mail acima indicado. Reservamo-nos o direito de excluir de futuros passatempos todos os que não cumprirem estas regras.
- Os convites estão limitados à lotação da sala e devem ser levantados nas bilheteiras do cinema até meia hora do início da sessão. O Split Screen não se responsabiliza por eventuais lotações esgotadas que possam ocorrer na data indicada.

Passatempo O Jogo Final



O Jogo Final é uma obra soberba que tem como protagonista Ender Wiggin, um rapaz em quem o governo da Terra deposita todas as esperanças. No espaço interplanetário, um exército extraterrestre ameaça aniquilar a humanidade. Desesperados, os homens desenvolvem um programa de defesa que consiste no treino militar intensivo de crianças sobredotadas. Ender é o único que pode garantir a sobrevivência da grande família humana. Mas será ele suficientemente forte para se salvar a si próprio do precipício da loucura?

Um livro empolgante, que tem agora uma versão cinematográfica protagonizada por Abigail Breslin, Harrison Ford e Ben Kingsley.

Mais informações sobre o livro





Com a chegada ao cinema da adaptação da obra de Orson Scott Card, a Editorial Presença lançou a segunda edição d' O Jogo Final e o Split Screen tem para oferecer dois exemplares deste livro.

Para se habilitarem a este prémio bastará que demonstrem o vosso conhecimento sobre a obra em questão e a sua adaptação ao cinema.




Regulamento:

- O passatempo decorre até às 23:59 do dia 3 de Dezembro, sendo excluídas todas as respostas que chegarem depois desse prazo.
- Apenas será aceite uma participação por e-mail e por pessoa.
- Além da correcção das respostas às questões lançadas, também o preenchimento dos dados pessoais são factor de exclusão, devendo por isso corresponderem às normas como são solicitados.
- Os premiados serão escolhidos entre todos aqueles que apresentarem uma participação válida e a escolha será definitiva a menos que se apresente um caso de fraude.
- A escolha é feita através de um sistema de selecção aleatória.
- O Split Screen reserva-se o direito de fazer uma selecção das respostas validadas quando se apresentarem circunstâncias duvidosas da legitimidade da origem das mesmas.
- O nome dos vencedores será publicado neste blogue e os mesmos serão avisados por email.
- Em caso de não concordar com alguma destas regras, deverá abster-se de participar.
- O presente regulamento não substitui o conjunto de regras gerais definido para todos os passatempos do blogue, que deve ser consultado na secção "Termos e Condições" para qualquer dado omisso ou qualquer caso de dúvida.