quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Academia desqualifica a canção "Alone Yet Not Alone", nomeada aos Óscares 2014


Quando a Academia anunciou as nomeações, entre algumas surpresas, houve uma que se destacou particularmente. A categoria de Melhor Canção Original incluía no rol de cinco nomeados, a canção "Alone Yet No Alone" do filme homónimo, que poucos tinham ouvido falar. Um dos representantes de uma canção rival que não foi nomeada fez uma denúncia sobre o incumprimento das regras da Academia, alegando que o filme não cumpriu os requisitos de publicidade (obrigatoriamente em nos media impressos) estabelecidos pela Academia no seu regulamento. Alegava ainda que o ramo musical da Academia tinha sido influenciada pelo facto da canção ter sido composta por Bruce Broughton, um ex-representante da Academia e actual membro do comité executivo do mesmo ramo. Até aí a Academia teria rejeitado essas acusações, confirmando a elegibilidade da canção e deixando-a permanecer na corrida.


Porém e num movimento, a Academia acabou por anunciar a desqualificação da canção. Segundo um comunicado, foi descoberto que Bruce Broughton enviou emails para os membros do comité, recordando-os da sua submissão à categoria, durante o período de votação. Esse tipo de comunicação directa é expressamente proibida pelas regras da Academia. Esta comenta ainda que apesar das «boas intenções», essa influência criou uma vantagem injusta. A Academia não anunciou qualquer substituto, pelo que a categoria de Melhor Canção Original permanece agora com quatro nomeados ("Happy", de Despicable Me 2; "Let It Go", de Frozen; "The Moon Song", de Her e "Ordinary Love", de Mandela: Long Walk To Freedom).

Como nota, foram raras as vezes que a Academia desqualificou um nomeado ao Óscar. Em 1953, aconteceu com Hondo, originalmente nomeado para Melhor Argumento, até se descobrir que não se tratava de um trabalho original. Já em 1956, um nomeado foi removido do boletim de voto, por se descobrir que a sua nomeação foi resultado de uma confusão: os argumentistas viram o seu nome considerado pelo seu trabalho na comédia High Society, quando eles tinham afinal trabalhado num filme diferente, mas com o mesmo nome. Em 1972, The Godfather perdeu a sua nomeação para Melhor Banda Sonora Original, quando foi determinado que possuía porções de uma banda sonora composta para outro filme, quatorze anos antes. Também em 1992, Un lugar en el mundo foi desclassificado como nomeado ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, quando se descobriu que o Uruguai tinha tido um papel menos activo na sua criação que a Argentina, outro dos países co-produtores.

Sem comentários:

Enviar um comentário