quarta-feira, 12 de março de 2014

Estreias 13 Mar'14: The Congress, Fruitvale Station, Miele, The Railway Man, Mr. Peabody & Sherman, Non-Stop e Upside Down

Dia 13 de Março, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  O Congresso (The Congress)


Ano: 2013
Realização:
Argumento:
Género: Animação, Ficção-Científica
Há já vários anos que a actriz Robin Wright está afastada das luzes da ribalta. Por esse motivo, recebe uma proposta de um importante estúdio de Hollywood para que venda a sua identidade cinematográfica. A ideia é que, em troca de uma avultada quantia em dinheiro, a sua imagem possa ser digitalizada e usada sem quaisquer limitações. Esse contrato, válido por 20 anos, inclui ainda mais uma cláusula: a sua identidade virtual não envelhecerá. Vinte anos após o acordo, o mundo já não é o mesmo, mas Robin também não… Estreado em Maio de 2013 no Festival de Cinema de Cannes, um filme de animação e "live action" que conta com o argumento e realização do israelita Ari Folman ("A Valsa com Bashir") e com Robin Wright (a interpretar-se a si mesma), Paul Giamatti, Harvey Keitel e Jon Hamm nos principais papéis.
Outras sugestões:

  Fruitvale Station - A Última Paragem (Fruitvale Station)
Ano: 2013
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Esta é a história verídica de Oscar Grant (Michael B. Jordan), um jovem negro de 22 anos, e das resoluções por si tomadas ao longo do dia 31 de Dezembro de 2008: tornar-se um filho melhor, um namorado melhor e um pai mais presente para Tatiana, a filha de quatro anos. Porém, quando menos espera, acaba por ser envolvido numa rixa na estação Fruitvale, em Oakland, Califórnia. Quando os agentes da polícia local atiram sobre si, tudo o que tinha previsto para o seu futuro termina abruptamente… Um filme dramático sobre um caso de segregação racial que causou uma enorme polémica nos EUA. Marca a estreia na realização de Ryan Coogler. "Fruitvale Station" esteve em competição no Festival de Cinema de Sundance, onde ganhou prémios do Público e do Grande Júri para Melhor Filme Dramático, e no Festival de Cinema de Cannes, que lhe atribuiu o prémio Avenir na secção Un Certain Regard.

Mel (Miele)

Ano: 2013
Género: Drama
Aos 30 anos, e de um modo pouco convencional, Irene (Jasmine Trinca) dedica a sua existência aos mais fragilizados, auxiliando doentes terminais a morrerem de um modo digno e indolor. A viver em Itália, onde a eutanásia é criminalizada, viaja frequentemente para o México, de forma a obter um fármaco utilizado para abater animais doentes, e usa-o nos seus “pacientes”. Certo dia, é-lhe dado o contacto do Sr. Grimaldi, um homem que deseja morrer. Porém, depressa descobre que, afinal, ele está de perfeita saúde e que, devido a uma depressão profunda, perdeu o gosto pela vida. Decidida a mostrar-lhe o valor de estar vivo, Irene acaba por ser confrontada com a própria natureza do que está a fazer…  Primeira longa-metragem da actriz Valeria Golino, "Mel" foi seleccionado para a secção Un Certain Regard do Festival de Cannes, onde recebeu uma Menção Especial do Júri Ecuménico, e foi finalista do Prémio Lux 2013.

The Railway Man - Uma Longa Viagem (The Railway Man)


Ano: 2013
Em 1942, durante a Segunda Grande Guerra, o oficial britânico Eric Lomax (Jeremy Irvine e Colin Firth) é capturado pelo exército japonês em Singapura e enviado para um campo de prisioneiros, onde é forçado a trabalhar na Ferrovia da Birmânia (também conhecida por Ferrovia da Morte), que percorre 415 km entre Banguecoque, na Tailândia, e Rangum, na Birmânia (actual Myanmar). Durante o tempo em que esteve detido, Lomax, assim como tantos milhares de outros prisioneiros, foi alvo de terríveis maus tratos e tortura. Cinco décadas mais tarde, já em liberdade, num esforço de superar os traumas de guerra, este homem atormentado decide aceitar a ajuda de Patti (Nicole Kidman), a sua dedicada mulher, e Finlay (Stellan Skarsgård), um dos seus amigos mais próximo, e enfrentar Takashi Nagase (Hiroyuki Sanada), o seu torturador mais cruel. Para isso, tem de regressar ao locar onde antes esteve encarcerado e lidar com os fantasmas que teimaram em não o deixar avançar com a sua vida. Mas será ele capaz de perdoar alguém que, durante tanto tempo, viu morrerem de fadiga, tortura e exaustão milhares de seres humanos? Com realização de Jonathan Teplitzky, uma história dramática que adapta a obra autobiográfica com o mesmo nome, da autoria de Eric Lomax, que veio a falecer com 93 anos, a 8 de Outubro de 2012, já depois de o filme entrar em produção.

Mr. Peabody e Sherman (Mr. Peabody & Sherman)

Ano: 2014
Realização:
Argumento: Craig Wright
Género: Animação
Elenco de vozes: , ,
Para além de doce e fiel como todos os cães devem ser, Peabody é também o ser mais inteligente que existe à face da Terra. A sua vida é um acumular de vitórias, seja enquanto explorador, inventor, cientista laureado com um Nobel ou atleta olímpico medalhado. Tudo lhe corre de feição até decidir adoptar Sherman, uma cria humana que tenciona amar como se fosse do seu próprio sangue. Se, ao princípio, o desafio não lhe parece nada de excepcional, o caso muda de figura quando a criança resolve usar, inadvertidamente, a WABAC, uma engenhosa máquina do tempo da autoria de Peabody. Sem que ninguém estivesse à espera, o pequeno desata a modificar o passado. Agora, os dois vão ter de voltar atrás no tempo, de modo a reparar a História, salvar o presente e restaurar a ordem do universo. Com realização de Rob Minkoff ("O Rei Leão", "O Pequeno Stuart Little"), uma comédia de animação para toda a família que se baseia na personagem popularizada nos EUA, na década de 1960, por Jay Ward (1920-1989).

Non-Stop (Non-Stop)

Ano: 2014
Género: Thriller
Durante um voo transatlântico entre Nova Iorque e Londres, o agente Bill Marks recebe várias mensagens de texto ordenando-lhe que dê instruções ao Governo dos EUA para que faça uma transferência de 150 milhões de dólares para uma conta "offshore". Caso contrário, um passageiro será morto a cada 20 minutos. Enquanto notifica a tripulação do que está prestes a acontecer, é encontrado o corpo da primeira vítima. A situação complica-se quando as autoridades descobrem que o número da conta para onde supostamente terão de transferir o dinheiro está em nome de Bill. Com passageiros e tripulação em pânico e um clima de suspeição sobre si, este homem terá de encontrar um meio de descobrir o responsável antes que seja demasiado tarde… Um "thriller" claustrofóbico realizado por Jaume Collet-Serra ("A Casa de Cera", "Orfã", "Sem Identidade"), segundo um argumento de John W. Richardson. O elenco conta com Liam Neeson, Julianne Moore, Michelle Dockery, Lupita Nyong'o e Scoot McNairy, entre outros.

Um Amor Entre Dois Mundos (Upside Down)

Ano: 2012
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Ficção-Científica
Adam e Eden vivem em mundos separados por leis gravitacionais contrárias. Os planetas onde habitam, apesar de quase se tocarem, possuem regras específicas e estão organizados por classes e sistemas políticos opostos: o mundo de baixo, onde vive Adam, é pobre e desolado; o de Eden, pelo contrário, é rico e desenvolvido. Anos antes, ainda muito novos, os dois conheceram-se no topo das montanhas mais altas de ambos os planetas. Depois de anos a viverem um romance secreto, são apanhados por agentes fronteiriços e Eden sofre uma queda aparentemente fatal. Destroçado e cheio de culpa, Adam vai sobrevivendo ao difícil dia-a-dia do mundo de baixo. Até que, dez anos após o incidente que os separou, vê Eden num programa de televisão e descobre que, para além de estar viva, trabalha na TransWorld, uma grande empresa cuja sede une os dois mundos. Para a reencontrar, está disposto a ir até às últimas consequências, nem que tenha de pagar com a sua própria vida… Com argumento e realização de Juan Solanas ("Nordeste"), um filme de ficção científica que conta com Jim Sturgess e Kirsten Dunst nos principais papéis.
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário