quarta-feira, 30 de abril de 2014

Estreias 1 Maio'14: The Lunchbox, Transcendence, Sacro GRA, Heaven is for Real, Hercules: The Legend Begins e Mutum

Dia 1 de Maio, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  A Lancheira (The Lunchbox)


Ano: 2013
Realização:
Argumento: 
Género: Drama
Elenco: , ,
Os "dabbawalas" da cidade de Bombaim, Índia, são uma comunidade de mais de cinco mil entregadores de "dabbas" (lancheiras). Eles levam aos escritórios as refeições quentes vindas das cozinhas das donas de casa e regressam mais tarde com elas vazias para as devolver às respectivas casas. É uma profissão hereditária e a entrega é feita por analfabetos que usam um complexo sistema de código de cores e símbolos para as entregar aos seus devidos donos. Um estudo da Universidade de Harvard, nos EUA, demonstrou que apenas uma em cada quatro milhões de lancheiras é extraviada e entregue na morada errada. Saajan (Irrfan Khan) é um contabilista viúvo e muito solitário que todos os dias se esforça para iniciar os seus dias. Ila (Nimrat Kaur), por seu lado, é uma jovem mulher desprezada que deseja reconquistar o marido e que, com amor e dedicação, lhe cozinha os pratos mais saborosos, certa que ele a voltará a amar. Certo dia, devido a um fatídico erro de troca de lancheiras, Saajan recebe a refeição que Ila cuidadosamente preparou para o marido. Quando ela percebe o sucedido, escreve-lhe um bilhete a pedir desculpa. Ele responde, agradecido. Dá-se assim início a uma troca de bilhetes e confissões de parte a parte que se vai desenvolvendo em algo cada vez mais profundo.
Outras sugestões:

  Transcendence - A Nova Inteligência (Transcendence)
Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Will Caster é um dos mais importantes investigadores no campo da Inteligência Artificial, dedicando toda a sua vida a criar uma máquina capaz de pensar e sentir por si mesma. As suas experiências e criações controversas tornaram-no famoso na sua área de estudo, mas transformaram-no também num dos principais alvos dos grupos extremistas antitecnologia. Com o projecto quase concluído, Will é atacado por um grupo terrorista e deixado gravemente ferido. Antes que ele morra, Evelyn, a sua mulher, insere no seu cérebro um protótipo que lhe retira a consciência e a transfere para um supercomputador. Evelyn verifica que a mente de Will ressuscitou no processador da máquina e que continua a funcionar na perfeição. Porém, Caster revela uma vontade de adquirir conhecimento que parece ter perdido qualquer noção dos limites. Decidido a ganhar poder e controlar o mundo, ele tem um objectivo muito específico: tentar convencer a mulher a ligá-lo à internet para que ele se possa propagar por todos os computadores existentes e criar uma inteligência colectiva. Apesar de isso significar o sucesso de décadas de estudo e total dedicação, Evelyn percebe o impacto que poderá ter não apenas na sua vida, mas na de toda a Humanidade. Realizado por Wally Pfister (conhecido pelos seus vários trabalhos como director de fotografia dos filmes de Christopher Nolan), um "thriller" de ficção científica que conta com Johnny Depp, Paul Bettany, Rebecca Hall e Morgan Freeman nos principais papéis.

Sacro GRA (Sacro GRA)


Ano: 2013
Realização:
Género: Documentário
Conduzindo a sua carrinha, o documentarista Gianfranco Rosi segue viagem através do GRA (Grande Raccordo Anulare), a auto-estrada que circunda Roma. Aqui, longe dos lugares mais belos da cidade, são contadas as histórias de vida dos seus habitantes e da miséria existente para lá dos lugares visitados por milhões de turistas. Durante mais de dois anos, Rosi filmou pessoas reais em situações reais, imagens que depois montou em filme. O resultado foi uma obra sobre a pobreza na Europa do século XXI. "Sacro GRA" ganhou um Leão de Ouro no Festival de Veneza, tornando-se o primeiro documentário a receber o galardão.

O Céu Existe Mesmo (Heaven is for Real)

Ano: 2014
Realização:
Argumento: e Chris Parker
Durante uma operação de urgência, Colton Burpo, de quatro anos, quase perdeu a vida. Clinicamente morto durante alguns minutos, ninguém esperava que o seu jovem coração resistisse. Porém, a criança sobreviveu e, após alguns meses em recuperação, começou a ter recordações inexplicáveis daqueles momentos em que esteve entre a vida e a morte, incluindo uma visita ao Céu. Se, ao princípio, ninguém dá grande importância ao que se presume resultar de uma imaginação fértil, à medida que ele começa a ser mais específico nas suas descrições, os pais começam a tentar perceber o que se terá passado. Quando investigam mais a fundo, apenas encontram explicações metafísicas para o sucedido, partindo do pressuposto de que Colton teve uma experiência de "quase-morte" e que regressou para a vida. É assim que toda a família se vê perante o desafio de descodificar o sentido do que se passou com ele e revelar ao mundo o que aprendeu… Com realização de Randall Wallace, segundo um argumento de Chris Parker, um filme que adapta o "best-seller" biográfico com o mesmo nome escrito por Todd Burpo, pai de Colton, em parceria com a jornalista Lynn Vincent.

Hércules - A Lenda Começa (Hercules: The Legend Begins)



Ano: 2014
Género: Acção, Aventura
Grécia, séc. XII a.C.. A rainha de Tebas é seduzida por Zeus, pai dos deuses. Dessa relação carnal resulta um rapaz predestinado a trazer a paz de volta ao seu reino. O jovem e corajoso Hércules cresce desconhecendo o seu destino ou a sua natureza de semideus. Apaixonado por Hebe, a princesa de Creta, ele apenas deseja o seu amor. Mas quando ela é prometida ao seu irmão mais velho, Hércules descobre a sua herança e os poderes da sua condição divina. É então obrigado a fazer a escolha da sua vida: fugir com o seu verdadeiro amor ou cumprir o seu destino como salvador do seu povo. Com realização de Renny Harlin, um filme de acção e aventura que retoma a personagem mitológica de Hércules.

Mutum (Mutum)
Ano: 2007
Género: Drama
Thiago, de dez anos, vive em Mutum, um lugar isolado no sertão de Minas Gerais, Brasil. Nascido no seio de uma família pobre e com poucos recursos, está atento à complexidade do mundo dos adultos, aos seus silêncios, violências e traições. Ao lado de Felipe, o irmão mais novo e único amigo, Thiago será confrontado com a dura realidade da vida e os custos da perda da inocência… A documentarista Sandra Kogut estreia-se na ficção com este filme dramático baseado na obra "Campo Geral", de João Guimarães Rosa. Apresentado, em 2007, na Quinzena dos Realizadores em Cannes, "Mutum" recebeu o prémio de Melhor Filme no Festival de Cinema do Rio.
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário