quarta-feira, 28 de maio de 2014

Estreias 29 Maio'14: A Mãe e o Mar, Chef, Metegol, A Erva do Rato, Elle s'en va e Edge of Tomorrow

Dia 29 de Maio, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  A Mãe e o Mar (A Mãe e o Mar)




Ano: 2013
Realização:
Género: Documentário
Realizado por Gonçalo Tocha ("Balaou", "É Na Terra Não É na Lua") e filmado na praia de Vila Chã, em Vila do Conde, "A Mãe e o Mar" é um documentário sobre as mulheres-arrais, ou "pescadeiras", tidas como caso único em todo o mundo. Aqui, elas são representadas por Glória, a única mulher que, depois de tantos anos e tantas adversidades, ainda se atreve a enfrentar o mar. Através de entrevistas e várias conversas onde se recorda o passado, Tocha revela como estas mulheres corajosas desafiaram a tradição e obtiveram licenças de pesca, dedicando as suas vidas a uma profissão predominantemente masculina. Produzido pela Curtas Metragens CRL, a entidade responsável pelo Festival Curtas Vila do Conde, o filme resultou de uma encomenda ao realizador no âmbito do programa de formação Estaleiro e contou com a participação de um grupo de estudantes de cinema do Porto. Apresentado na 21.ª edição do Curtas Vila do Conde, teve a sua estreia além-fronteiras no Festival Internacional de Cinema de Roma. Posteriormente, no DocLisboa 2013, recebeu o prémio de Melhor Longa-Metragem na competição portuguesa. Integrou também a selecção do Festival de Cinema de Mar del Plata (Argentina), Festival Internacional de Documentários em Copenhaga (Dinamarca), RIDM - Festival Internacional de Documentários de Montreal (Canadá) e Festival Internacional de Cinema de Roterdão (Holanda). Em Fevereiro de 2014, foi ainda escolhido para abrir a Quinzena de Documentários do MoMa – Museu de Arte Moderna, em Nova Iorque.
Outras sugestões:

  O Chef (Chef)
Ano: 2014
Realização:
Argumento:
No passado, Carl Casper foi considerado uma estrela em ascensão no que diz respeito à cozinha de autor. Porém, dez anos como "chef" principal num conceituado restaurante de Los Angeles foram suficientes para que a sua veia criativa esmorecesse. A gota que faz transbordar o copo é o momento em que é impedido de dar largas à sua imaginação quando Ramsey Michel, um dos mais respeitados críticos gastronómicos da cidade, vai jantar ao restaurante. Obrigado a servir os mesmos pratos que tem feito repetidamente ao longo dos últimos anos, ele sabe que a crítica não lhes será favorável. No dia seguinte, depois de ler a péssima apreciação ao seu menu, descontrola-se e, num ímpeto de fúria, insulta Ramsey. Esse acto impensado vai custar-lhe, para além do emprego, o prestígio que demorou anos a conquistar. Com a vida totalmente do avesso, Carl encontra apenas uma solução: mudar-se para Miami onde, com a ajuda dos amigos e familiares, inicia um negócio de venda de comida numa velha rulote. E é assim que Carl reencontra a chama perdida e, simultaneamente, recria laços com os que lhe são mais próximos. Uma comédia escrita, realizada e protagonizada por Jon Favreau ("Homem de Ferro", "Cowboys e Aliens"), que conta ainda com a participação de John Leguizamo, Sofía Vergara, Dustin Hoffman, Scarlett Johansson e Robert Downey Jr.

Matraquilhos (Metegol)



Ano: 2013
Género: Animação
Elenco de vozes: , ,
Amadeu (voz de Rupert Grint) é notável a jogar matraquilhos. No bairro onde cresceu, todos o conhecem pelas jogadas espectaculares, pela personalidade modesta e pela sua paixão por Laura, a rapariga mais bonita das redondezas. Tudo lhe corre de feição até ser desafiado para um jogo de futebol por um rapaz rancoroso que nunca superou ser sucessivamente derrotado por ele. Preocupado com a sua incapacidade de jogar futebol a valer, Amadeu sente-se desanimado e pouco esperançoso. É então que, para seu espanto e total regozijo, os bonecos com quem partilhou tantas horas ganham vida própria. Os pequenos jogadores criaram por ele uma verdadeira afeição e agora estão absolutamente determinados a ajudá-lo a vencer o seu rival. É deste modo que todos vão descobrir uma técnica quase infalível de jogar em campo e perceber que, quando se trata de um desafio, e sejam quais forem as condições, eles serão sempre uma equipa de sonho… Realizado por Juan José Campanella ("O Segredo dos Seus Olhos"), um filme de animação que se inspira na BD criada pelo escritor e cartoonista argentino Roberto Fontanarrosa.

A Erva do Rato (A Erva do Rato)




Ano: 2008
Realização: ,
Argumento:
Género: Drama
Elenco: ,
A história começa num cemitério, quando Ele e Ela (Selton Mello e Alessandra Negrini, respectivamente) se conhecem e decidem viver juntos para sempre. Solitários e entregues a uma total interdependência, submetem-se aos quereres um do outro. Assim, em troca de alguém que não a abandone, Ela transcreve as histórias que Ele lhe conta, deixando-se envolver num estranho jogo "voyeurista". Com realização do brasileiro Júlio Bressane ("Tabu", "Dias de Nietzsche em Turim", "Cleópatra"), é livremente inspirado nos contos "A Causa Secreta" e "Um Esqueleto", de Machado de Assis. Segundo a narrativa do filme, a erva do rato é uma planta que contém em si um veneno fatal para animais e homens, assim como o seu antídoto.

Ela Está de Partida (Elle s'en va)






Ano: 2013
Género: Comédia, Drama
Aos 60 e poucos anos, Bettie sente que chegou o momento de mudar a sua vida. Frustrada pelo fim da sua relação e por constantemente se esforçar por manter activo o restaurante familiar, que exige demasiado de si e lhe dá poucas compensações, ela quer mudar de vida. Assim, num dia como outro qualquer, entra no carro e, quase sem consciência disso, segue viagem em direcção a lugar nenhum. Nesse percurso, acaba por ir buscar Charly, o neto com quem nunca teve qualquer ligação afectiva. Com ele, Bettie faz a jornada de que precisava, criando laços com a criança ao mesmo tempo que se entrega a novas amizades. À medida que se distancia da sua antiga existência, vai-se sentindo cada vez mais perto daquilo que verdadeiramente lhe importa… Uma comédia dramática realizada por Emmanuelle Bercot ("Clément"), segundo um argumento seu em parceria com Jérôme Tonnerre ("Os Encantos do 6.º Andar"), que conta com Catherine Deneuve no papel principal.

No Limite do Amanhã (Edge of Tomorrow)



Ano: 2014
Género: Acção, Ficção-científica
Elenco: , , ,
Numa terrível época de guerra e terror, o planeta Terra foi invadido por uma raça alienígena. Apesar das inúmeras tentativas de defesa, parece que nenhuma força militar é capaz de lhe fazer frente. Os humanos encontram-se à beira da extinção. Bill Cage pertence a um grupo de homens enviado numa missão internacional de extrema importância. Sem equipamento nem treino apropriado, ele depressa acaba morto pelo inimigo. Contudo, no momento da sua morte, leva consigo um ser extraterrestre. Esse contacto transporta-o para uma misteriosa dimensão temporal que o faz morrer e ressuscitar no mesmo dia, uma e outra vez. E sempre que regressa à vida traz consigo os conhecimentos acumulados, o que o torna mais forte e letal a cada dia que passa. É então que conhece Rita Vrataski, uma das mais experientes e corajosas combatentes das Forças Especiais da Terra, que decide aproveitar esse seu poder e treiná-lo. Conscientes do peso de cada acção e das suas consequências, Cage e Rita assumem assim a mais relevante luta contra os invasores, fazendo de cada dia e de cada batalha uma nova oportunidade de encontrar a forma de destruição do inimigo e, por conseguinte, de salvação da Humanidade. Um "thriller" de ficção científica realizado por Doug Liman ("Mr. e Mrs. Smith", "Jogo Limpo"), que se inspira na novela gráfica japonesa "All You Need Is Kill", escrita por Hiroshi Sakurazaka e ilustrada por Yoshitoshi ABe. O elenco conta com Tom Cruise, Emily Blunt, Bill Paxton e Lara Pulver, entre outros.
Sinopses: Cinecartaz Público

1 comentário: