quarta-feira, 25 de junho de 2014

Estreias 26 Jun'14: Locke, Cativeiro, Mon âme par toi guérie, Yama No Anata, Words and Pictures e Transformers: Age of Extinction

Dia 26 de Junho, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Locke (Locke)





Ano: 2013
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Thriller
Elenco: , , , ,
Ivan Locke (Tom Hardy) é um homem dedicado à família e bem-sucedido no emprego, na área da contrução civil. Vive e trabalha na cidade inglesa de Birmingham. Tudo lhe corre de feição e dentro dos planos que traçou para a sua existência. Mas, um dia, recebe uma chamada telefónica que vai pôr tudo em causa. Do outro lado da linha está Bethan (voz de Olivia Colman), uma colega com quem teve um caso pontual sete meses antes. Ela diz-lhe que está a entrar em trabalho de parto prematuro. Deixando para trás importantes compromissos familiares e laborais que tinha marcados para o dia seguinte, Locke entra no carro e faz-se à estrada, rumo a Londres, onde o seu filho está prestes a nascer. Ao longo dessa viagem de duas horas, e sem sair do veículo, a sua vida vai alterar-se por completo. Ao telefone, por entre conversas de apoio a Bethan, vai ter de confessar a infidelidade à sua mulher, Katrina (Ruth Wilson), enfrentar a reacção dos filhos à notícia de vão ter um meio-irmão e ainda dar instruções à distância para uma obra a que não deveria ter faltado. Vai também ter de encarar os seus próprios demónios e tomar consciência das vastas consequências daquele "pequeno erro" que cometeu. Quando chega ao seu destino, tudo mudou. Locke é um homem diferente daquele que partiu. E voltar atrás já não é uma opção. Um intenso "thriller" dramático escrito e dirigido por Steve Knight, argumentista conhecido por "Promessas Perigosas", de David Cronenberg, "Estranhos de Passagem", de Stephen Frears), que se estreou na realização com "Redenção". Exibido fora de competição no 70.º Festival de Veneza, "Locke" foi distinguido nos British Independent Film Awards 2013 na categoria de Melhor Argumento.
Outras sugestões:

  Cativeiro (Cativeiro)
Ano: 2012
Realização:
Género: Documentário
A mulher que vemos na imagem tem 91 anos. A casa que habita é a mesma onde nasceu. Sempre aqui viveu. É a sua relação com este sítio que "Cativeiro" procura capturar. Mas não só. A mulher é avó do realizador. Assim, a câmara observa também um lugar de afecto e intimidade familiares. E deixa ainda vislumbrar, enquanto se detém sobre as rugas e os gestos dos dias, as reflexões de quem filma. Rodado em São João da Madeira, o documentário é a primeira longa-metragem de André Gil Mata. Foi distinguido em Cannes, em 2013, com o prémio Doc Alliance. No mesmo ano, conquistou o galardão do DocLisboa para Melhor Longa-Metragem dos Países de Língua Portuguesa e, no Festival de Cinema de Curitiba, o Prémio Novo Olhar para Melhor Filme.

 Minha Alma Por Ti Liberta (Mon âme par toi guérie)





Ano: 2013
Realização:
Argumento: 
Quando a mãe de Frédi morreu, legou-lhe um dom: o de curar outras pessoas usando nada mais do que as suas mãos. Mas ele está longe de se rever no papel de curandeiro. Preferia levar a existência simples de um homem normal e trabalhador, de preferência ao volante da sua moto. No entanto, vive num dilema, porque também quer honrar a memória da mãe e não lhe parece correcto desperdiçar aquele imenso poder de ajudar o próximo. Uma sucessão de acontecimentos vai fazê-lo perceber que não tem alternativa senão abraçar a sua condição. E é esse mesmo processo de aprendizagem e autodescoberta que vai levá-lo à cura dos seus próprios males. Protagonizado por Grégory Gadebois – interpretação que lhe valeu a nomeação para o César de Melhor Actor –, um filme dramático escrito e dirigido pelo francês François Dupeyron ("La Chambre des Officiers", "O Sr. Ibrahim e as Flores do Corão").

Yama No Anata - Para Além das Montanhas (Yama No Anata)




Ano: 2011
Realização:
Género: Documentário
Ora em Tóquio ora em Coimbra. É entre as duas cidades que constrói a moldura deste documentário em forma de álbum de família. Mas as imagens que a ocupam – cartas, fotos de arquivo, filmes caseiros – compõem uma história pessoal: a de um casal que trocou a agitação da urbe japonesa pelo sossego de uma quinta portuguesa. Essa história familiar é narrada pela filha, Aya Koretzky, que cresceu na transição e se fez cineasta. É ela que assina esta viagem no tempo, no espaço e na memória. Do Japão chegam registos do passado, de infâncias, de ternuras e de aprendizagens, mas também preocupações como a poluição ou o risco nuclear. Da quinta nas margens do Mondego vem o eco da busca de um cenário idílico de tranquilidade, onde vale a sensação de calma e o contacto com a natureza, mas onde também existe saudade e a vontade de não deixar dissipar o retrato emocional do que ficou para trás. Apresentado no DocLisboa 2011, onde recebeu o prémio para Melhor Média ou Curta-Metragem na competição portuguesa, o documentário é a primeira longa-metragem em nome próprio de Aya Koretzky (n.Tóquio, 1983), que já co-realizara "Nocturnos".

Por Falar de Amor (Words and Pictures)





Ano: 2013
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Comédia
Elenco: ,
Jack Marcus (Clive Owen) é professor de Inglês. É também um escritor frustrado e um alcoólico em potência que corre o risco de perder o emprego. Mas, acima de tudo, é um diletante e um homem cuja eloquência só é comprável à enorme paixão que tem pela língua, pela literatura, pelas palavras. Dina DelSanto (Juliette Binoche) é a professora recém-chegada para leccionar Artes. Assim que são apresentados, uma coisa parece ficar clara: movem-se em territórios opostos e pouco mais terão em comum para além do desprezo e do preconceito com que encaram a disciplina um do outro. Estão abertas as hostilidades. A "declaração de guerra" dá início a uma série de provocações constantes entre os dois docentes. A comunidade deixa-se envolver pelos momentos em que esgrimem argumentos intelectuais e artísticos, medindo forças entre a palavra e a imagem. O entusiasmo com que os rivais defendem as respectivas áreas do saber, associada à devoção de ambos ao ensino, acaba por produzir resultados surpreendentes: por um lado, revela-se uma enorme fonte de motivação para os alunos, capaz de os fazer despertar da mesmice e da superficialidade das mensagens e das redes sociais; por outro, faz despontar uma relação entre duas pessoas (e dois mundos) que, afinal, se completam.
Um filme romântico do realizador australiano Fred Schepisi ("Roxanne", "Um Grito de Coragem"), a partir de um argumento de Gerald Di Pego.

Transformers: Era da Extinção (Transformers: Age of Extinction)




Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Acção, Aventura
Elenco: , ,
Depois de muitas e duras batalhas, os Transformers desapareceram da face da Terra. Mas os vestígios que deixaram são obsessivamente investigados por cientistas e homens de negócios interessados na sua tecnologia molecular, cujo domínio promete a mais revolucionária (e milionária) das conquistas. Enquanto isso, Cade Yeager (Mark Wahlberg), um mecânico, faz uma descoberta fantástica: um camião que pensava ser sucata é, afinal, Optimus Prime, o líder supremo dos Autobots, os "robots" que tantas vezes lutaram pela salvação do planeta e até do universo. Agora, pode estar em causa a extinção da Humanidade. Com a ajuda de Cade e outros amigos, e contra todas as probabilidades, os heróis alienígenas vão ter de voltar a enfrentar os terríveis Decepticons e lidar, em simultâneo, com vilões inesperados: os poderosos e gananciosos homens que os perseguem. Pelo caminho, vão ter de renovar a sua fé nos seres humanos, envolver-se em lutas titânicas e até recorrer a um exército de Dinobots... Repleto de cenas de acção e efeitos especiais, o filme de ficção científica é o quarto capítulo da saga cinematográfica baseada na popular série de animação dos anos 1980, sobre seres de um planeta distante (Cybertron) que têm a particularidade de se transformar em automóveis e outros aparelhos. Tal como nos capítulos anteriores, a realização está entregue a Michael Bay, com Steven Spielberg como produtor executivo.
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário