quarta-feira, 16 de julho de 2014

Estreias 17 Jul'14: Ida, Omar, The Zero Theorem, Un château en Italie, Dawn of the Planet of the Apes, Planes: Fire & Rescue e InAPPropriate Comedy

Dia 17 de Julho, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Ida (Ida)
Ano: 2013
Género: Drama
Elenco: , ,
Polónia, 1962. Com apenas 18 anos, Anna está decidida a fazer-se freira no convento onde foi acolhida na infância, após a morte dos pais. Antes que tudo se torne definitivo, e apesar de reconhecer a sua inegável fé e dedicação, a madre superiora aconselha-a a sair do convento e procurar Wanda Lebenstein, irmã da sua mãe, que é também a única sobrevivente da família. Quando a conhece, a rapariga fica a saber que o seu verdadeiro nome é Ida e que os seus progenitores foram vítimas do extermínio nazi. Determinadas a enfrentar o passado e perceber o que as levou até ali, as duas mulheres partem juntas em direcção à aldeia onde nasceram. Nesse lugar, Ida terá de escolher entre a sua origem judia e a religião cristã que a salvou da ocupação nazi. Por seu lado, Wanda terá de sarar as feridas provocadas por difíceis decisões que teve de tomar em relação a uma causa superior à sua própria família. Escrito e realizado pelo aclamado realizador Pawel Pawlikowski ("A Última Oportunidade", "Amor de Verão"), "Ida" recebeu o Prémio da Crítica Internacional no Festival de Cinema de Toronto e o de Melhor Filme no Festival de Cinema de Londres.
Outras sugestões:

Omar (Omar)
Ano: 2013
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Thriller
Elenco: , ,
Omar é um jovem palestiniano que, por amor, está disposto a todos os sacrifícios. Para ver Nadia, a namorada, ele trepa o muro de separação que foi construído para demarcar os territórios palestinianos ocupados. Um dia, é preso e espancado por agentes israelitas, por suspeita do homicídio de um deles. Enfrentando a possibilidade de ser sentenciado a 90 anos de prisão, recebe a proposta de, em alternativa, se converter em agente duplo para os serviços secretos de Israel. Determinado a não obedecer a ordens do inimigo, Omar junta-se a Tareq, o irmão militante de Nadia, e começa a sua luta pela conquista da liberdade, para si e para o seu povo. Mas, para que isso seja possível, o rapaz tem de enfrentar as terríveis consequências das escolhas que é obrigado a fazer. Nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, um filme sobre o amor, a amizade e a lealdade nas suas diversas contradições. Conta com argumento e realização de Hany Abu-Assad ("O Paraíso, Agora!", também nomeado para o Óscar em 2006). Em Cannes, onde foi exibido na secção Un Certain Regard, "Omar" recebeu o Prémio do Júri.

  O Teorema Zero (The Zero Theorem)
Ano: 2013
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Ficção-científica
Elenco: , , , , , e
Algures num futuro distópico e imerso em tecnologia, Qohen Leth (Christoph Waltz) é um génio informático excêntrico e anti-social que vive na angústia de conseguir encontrar a resposta para a mais antiga e profunda das questões colocadas pelo ser humano: o sentido da existência. É contratado por uma corporação misteriosa, duvidosa e omnipresente (que, diz o seu "slogan", "dá sentido às coisas boas da vida"), para que confirme uma fórmula fatalista baseada na teoria do Big Crunch, segundo a qual todo o universo caminha para uma contracção que levará ao derradeiro colapso. Em troca, são-lhe prometidas respostas para todas as dúvidas existenciais que o atormentam. A demanda de Qohen é interrompida pela chegada de Bainsley (Mélanie Thierry), uma rapariga jovem, sensual e voluptuosa. Mas ele não vai descansar enquanto não testar todos os limites. A ficção científica e a filosofia cruzam-se neste filme realizado por Terry Gilliam, que o descreveu como o terceiro tomo de uma trilogia "orwelliana" iniciada com "Brasil: O outro Lado do Sonho" (1985) e prosseguida com "12 Macacos" (1995). "O Teorema Zero" estreou-se em competição no 70.º Festival de Veneza. Para além de Christoph Waltz e Mélanie Thierry, conta no elenco com Matt Damon, Ben Whishaw e Tilda Swinton.

 Um Castelo em Itália (Un château en Italie)
Ano: 2013
Género: Comédia
Elenco: , e
Aos 43 anos, Louise (Valeria Bruni Tedeschi) depara-se com o maior dilema da sua vida: ao mesmo tempo que espera o primeiro filho, é obrigada a cuidar do irmão Ludovic (Filippo Timi), que está hospitalizado devido a uma doença terminal. A somar a tudo isto, tem de avaliar a relação com Nathan (Louis Garrel), o seu jovem namorado, e resolver as questões práticas associadas à venda do velho castelo do seu pai, localizado em Itália. Com realização de Valeria Bruni Tedeschi ("É Mais Fácil Um Camelo...", "Actrizes"), que escreve o argumento em parceria com Noémie Lvovsky e Agnès de Sacy, um filme sobre relações familiares que esteve em competição pela Palma de Ouro na edição de 2013 do Festival de Cannes.

Planeta dos Macacos: A Revolta (Dawn of the Planet of the Apes)
Ano: 2014
Realização:
Argumento: Mark Bomback, Rick Jaffa e Amanda Silver
Anos após a epidemia causada pelo vírus ALZ-113 que praticamente dizimou a Humanidade, a Terra é dominada por uma raça de símios liderada por Caesar, um macaco dotado de inteligência e instinto superior. Depois de quase uma década sem qualquer contacto com seres humanos, alguns macacos deparam-se com um grupo de sobreviventes que pertencem a uma réstia quase extinta de pessoas. Ante o perigo de ataque, ambas as espécies tentam mostrar a sua supremacia. Porém, apesar das circunstâncias que deram origem aos antagonismos, todos percebem que é chegado o momento de tentar a cooperação. Com isso em mente, as partes iniciam uma trégua para decidir de que modo poderão coexistir pacificamente e, assim, estabelecer uma nova ordem no planeta. Com realização de Matt Reeves, este filme segue a história criada por Rupert Wyatt em "Planeta dos Macacos: A Origem", que precede os eventos narrados no célebre romance de ficção científica do francês Pierre Boulle (adaptada ao cinema por Franklin J. Schaffner, em 1968, e por Tim Burton, em 2001). O elenco conta com Jason Clarke, Gary Oldman, Keri Russell, Andy Serkis e Toby Kebbell, entre outros.

Aviões - Equipa de Resgate (Planes: Fire & Rescue)
Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Animação
Elenco de vozes: , e
A vida de Dusty Crophopper tem sido um desfilar de situações singulares. De simples avião fumigador, passou a corredor fora de série, cujas competições, ao lado dos mais habilidosos pilotos do mundo, se tornaram lendárias. Mas tudo muda quando, num fatídico dia, sofre uma lesão grave no seu pequeno motor que parece deitar tudo a perder. Consciente do fim da sua carreira nas corridas, Dusty regressa a Propwash Junction, a terra que o viu nascer, onde espera poder acabar os seus dias. Porém, como se costuma dizer, a vida é uma caixa de surpresas. Forçado pelas circunstâncias a mudar o rumo da sua existência, ele é incitado a usar os seus conhecimentos de voo para treinar com a equipa de combate aos incêndios na Base Aérea de Pico Pistão. Ali vai encontrar amigos que lhe darão um novo ânimo para superar as dificuldades. É com este grupo de corajosos, que se dedicam a enfrentar o perigo pela simples gratificação de ajudar, que o pequeno avião vai descobrir o que verdadeiramente significa ser um herói. Com John Lasseter (realizador de "Toy Story", "Uma vida de Insecto", "Carros") como produtor executivo, uma comédia de animação sobre segundas oportunidades, que conta com a realização de Roberts Gannaway ("Sininho - O Segredo das Fadas"), segundo um argumento de Jeffrey M. Howard.

Comédia InAPPropriada (InAPPropriate Comedy)

Ano: 2013
Realização: 
Argumento: Ken Pringle, Ari Shaffir e Vince Offer
Dividida em vários "sketches", uma comédia malcomportada que tem como ponto de partida um "tablet" que contém uma série de aplicações politicamente incorrectas. A pretexto de todo o tipo de estereótipos, pretende escandalizar até as mentes menos sensíveis. Com Adrien Brody, Rob Schneider, Lindsay Lohan e Michelle Rodriguez nos papéis principais, marca o regresso à realização de Vince Offer, conhecido por "The Underground Comedy Movie" (1999), comédia incluída na restrita lista dos piores filmes de sempre.
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário