quinta-feira, 31 de julho de 2014

Estreias 31 Jul'14: Bethlehem, Când se lasa seara peste Bucuresti sau metabolism, The Keeper of Lost Causes, La jalousie, Hundraåringen som klev ut genom fönstret och försvann, Hercules, Step Up: All In e Ruas Rivais

Dia 31 de Julho, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Belém (Bethlehem)


Ano: 2013
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Thriller
Elenco: , ,
Razi (Tsahi Halevi) é um agente dos serviços secretos israelitas que cria laços com Sanfur (Shadi Mar'i), um adolescente que trabalha como seu informador do outro lado da barricada. Com o tempo, desenvolve-se entre eles uma relação muito próxima e pessoal, quase de pai-filho, com ternura, respeito e atenção. Mas Sanfur é irmão de Ibrahim, o militante palestiniano que Razi tem de capturar ou assassinar... Gera-se assim uma teia de conflitos de lealdade e dilemas morais de que é impossível fugir. Um "thriller" dramático sobre o conflito israelo-palestiniano. Corresponde à primeira longa-metragem de Yuval Adler e nasce de anos de investigação, levantamento de testemunhos e experiência pessoal do realizador. O filme ganhou seis prémios da Academia do Cinema Israelita, incluindo os de melhor filme, realização e argumento (co-escrito por Adler e Ali Wakad). Foi ainda apresentado na selecção oficial do Festival Internacional de Cinema de Toronto e nos Dias de Veneza.
Outras sugestões:

Quando a Noite Cai em Bucareste ou Metabolismo
 (Când se lasa seara peste Bucuresti sau metabolism)

Ano: 2013
Realização: 
Argumento: 
Género: Drama
Elenco: , ,
Paul (Bogdan Dumitrache) é realizador. Alina (Diana Avramut) é actriz num dos seus filmes. Quando, fora do "plateau", debatem a justificação para uma cena de nudez, a conversa extravasa para outros assuntos. Falam do futuro e do passado do cinema, da ligação entre o que se passa atrás e à frente das câmaras e da influência das técnicas nos planos finais. Mas também abordam contrastes culturais, questionam o que os rodeia e discutem relações. Intimamente envolvidos, o cineasta e a actriz entram num processo capaz de alterar o próprio guião do filme que estão a fazer. Um trabalho sobre a relação entre a realidade e o cinema, exposta através de uma metalinguagem repleta de duplos sentidos. Realizado pelo romeno Corneliu Porumboiu ("12:08 A Este de Bucareste"), o filme foi seleccionado para o Leopardo de Ouro em Locarno e foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto e no Lisbon & Estoril Film Fest. Acompanhado da curta-metragem luso-romena Luminita, de André Marques.

  O Guardião das Causas Perdidas (Kvinden i buret)
Ano: 2013
Realização:
Argumento: 
Género: Thriller
Elenco: , ,
Carl Mørck (Nikolaj Lie Kaas) é um detective de homicídios que perdeu a capacidade de sorrir e muito mais: a mulher deixou-o, o parceiro morreu, o melhor amigo ficou inválido e ele próprio foi ferido em serviço. Além disso, é um homem temperamental e de feitio difícil, o que faz com que ninguém da sua divisão queira trabalhar consigo. É então transferido para uma nova secção, o Departamento Q, onde terá a função de rever casos arquivados nos últimos 20 anos, auxiliado apenas por Assad (Fares Fares), o seu assistente. Não lhe é pedido mais do que abrir as pastas, fazer pequenos relatórios e voltar a fechá-las, de preferência sem grandes alaridos. Mas Carl, sem mais nada que o mova, entrega-se ao sentido de dever que ainda mantém. Assim, quando reabre o caso de Merete Lynggaard (Sonja Richter), uma jovem em ascensão no mundo da política que se terá suicidado, começa a seguir pistas que levam a factos inesperados. O seu empenho na procura da verdade vai chocar de frente com o interesse de quem só quer ver aquele caso esquecido no fundo dos arquivos. Um "thriller" criminal realizado pelo dinamarquês Mikkel Nørgaard ("Klown"). O argumento, assinado por Nikolaj Arcel ("Um Caso Real"), baseia-se no "best-seller" homónimo de Jussi Adler-Olsen.

 Ciúme (La jalousie)

Ano: 2013
Género: Drama
Elenco: , ,
Louis (Louis Garrel) vive com Claudia (Anna Mouglalis) num estúdio modesto e minúsculo. Foi por ela que deixou Clothilde (Rebecca Convenant), a mãe da sua filha, Charlotte. Tanto Louis como Claudia são actores em dificuldade. Ele ainda vai conseguindo alguns papéis; ela, outrora uma estrela em ascensão, nunca mais recebeu ofertas. Louis, que acredita no talento dela, tenta constantemente encontrar-lhe trabalhos, mas em vão. Claudia receia que ele a deixe, tal como fez com Clothilde. Mas, um dia, recebe uma proposta sedutora. Agora, é Louis quem tem medo de perder Claudia… No meio de toda esta trama de encontros, desencontros, paixão, medo e ciúme, a pequena Charlotte tenta dar sentido ao que a rodeia. Um drama familiar do premiado realizador francês Philippe Garrel ("Liberté, la Nuit", "Os Amantes Regulares", "Inocência Selvagem"). O argumento – que escreveu em parceria com Caroline Deruas (a companheira), Arlette Langmann e Marc Cholodenko – tem contornos autobiográficos, já que se inspira num caso extraconjugal do pai. O papel do pai é desempenhado pelo filho do cineasta, Louis Garrel. A filha, Esther Garrel, também integra o elenco. Filmado a preto e branco, com música de Jean-Louis Aubert, "Ciúme" foi apresentado em competição no 70.º Festival Internacional de Cinema de Veneza.

O Centenário Que Fugiu Pela Janela e Desapareceu 
 (Hundraåringen som klev ut genom fönstret och försvann)
Ano: 2013
Género: Comédia, Aventura
Elenco: , ,
Durante a sua longa existência, Allan Karlsson não só foi testemunha dos eventos mais marcantes do séc. XX, como foi parte integrante de alguns deles. Hoje está num lar de idosos e sente-se inconformado com a vida que lhe foi imposta. No dia em que cumpre o seu 100.º aniversário, resolve escapar da festa que lhe prepararam e desaparecer. Veste a sua melhor roupa, sai pela janela do quarto e segue em direcção ao mundo, decidido a usufruir do tempo que lhe resta, longe da monotonia daquele lugar. Sem qualquer plano em mente ou desejo particular, o velho senhor apenas sabe uma coisa: vai fazer o que lhe manda o seu coração aventureiro e não o que lhe ditam todos os que julgam saber o que é melhor para si. A aventura da sua vida começa verdadeiramente quando, na paragem do autocarro que o levaria para fora dali, Allan pega inadvertidamente numa mala cheia de dinheiro roubado. De mala e bengala na mão, o ancião transforma-se no alvo de um perigoso gang que não olha a meios para recuperar o que é seu. Mas, apesar do seu século de vida, Allan Karlsson não é propriamente uma vítima indefesa... Escrito e realizado por Felix Herngren, uma comédia romântica sobre recomeços que adapta o "best-seller" internacional escrito, em 2009, pelo jornalista sueco Jonas Jonasson.

Hércules (Hercules)

Ano: 2014
Realização:
Argumento: Ryan Condal
Filho de Zeus e de uma mulher mortal, Hércules (Dwayne Johnson) sempre viveu atormentado por esta dualidade: por um lado, tem poderes reservados aos semideuses; por outro, sente a dor como qualquer homem comum. Durante anos, lutou com todas as suas forças para proteger a sua família, mas perdeu-a. Desiludido, virou as costas aos deuses e enveredou por uma vida de sangue e guerra a troco de ouro, deambulando pela Grécia na companhia de um grupo de mercenários como ele. Mas o destino não se compadece da sua recusa em aceitar a condição de semideus. O rei da Trácia contrata-o – e ao seu grupo – para treinar um exército que defenda o povo da ameaça de um terrível tirano. Apesar de resistir a assumir novamente o papel de líder, Hércules aceita o trabalho. Envereda assim por uma jornada de batalhas épicas e recontros com seres fantásticos, jornada essa para a qual terá de mobilizar níveis de força e coragem que o levarão a reencontrar-se com a sua natureza de herói e lhe devolverão o estatuto de lenda. Um filme de acção e aventura realizado por Brett Ratner ("Hora de Ponta", "Alta Golpada", "X-Men 3 - O Confronto Final"), que retoma a história da personagem mitológica depois da realização dos famosos 12 trabalhos hercúleos. Além de Dwayne Johnson, conta no elenco com John Hurt, Joseph Fiennes, Ian David McShane e Irina Shayk, modelo russa que aqui se estreia como actriz.

Step Up 5 - Todos Dançam (Step Up: All In)


Ano: 2014
Realização:
Argumento: 
Género: Romance, Musical
Elenco: , ,
Convicto nas suas capacidades de "street dancer", Sean Asa (Ryan Guzman) persegue agora o sonho de se tornar dançarino profissional. Juntamente com Andie West (Briana Evigan), forma um grupo com o objectivo de participar numa competição televisiva que tem lugar em Las Vegas. Chegado às etapas finais, e a um passo de alcançar a fama, tem finalmente a oportunidade por que sempre ansiou. Mas o caminho do sucesso não será fácil. Sean terá de superar obstáculos, pôr de lado rivalidades antigas e ainda lidar com a não menos determinada Andie. E tudo isto no palco do maior duelo de dança da sua vida.
Realizado por Trish Sie, que aqui se estreia no formato de longa-metragem, é o quinto filme da saga de dança urbana iniciada em 2006 por Anne Fletcher. Os fãs vão reconhecer personagens dos capítulos anteriores.

Ruas Rivais (Ruas Rivais)


Ano: 2014
Realização: Márcio Loureiro
Género: Comédia
Elenco: Rui Unas, João Manzarra, António Raminhos
Num bairro onde impera a lei das ruas e os "gangs" discutem o domínio, qualquer um sabe que tem de conquistar o respeito dos outros para ter o seu lugar. É neste mundo, em que a competição pela sobrevivência pode estar ao virar da esquina, que um grupo de adolescentes é compelido a unir-se para derrotar o poderoso Mister U, chefe do "gang" que tomou conta do bairro. Está em marcha uma guerra que não será travada com tiros, mas sim com o "flow" e as palavras do hip-hop. A tarefa não se afigura fácil. Mas a amizade, as alianças e o amor também vão entrar no jogo. E parece que até o deus do "freestyle" está interessado em assistir a uma boa "battle"... Conjugando um retrato social crítico com um tom de sátira, "Ruas Rivais" é uma longa-metragem independente assinada por Márcio Loureiro, realizador conhecido pelo trabalho em séries televisivas como "Conta-me História" ou "Música Maestro". É desse meio (e do radiofónico) que vem boa parte do elenco: António Raminhos, Catarina Mira, Fernando Alvim, João Manzarra, Luís Filipe Borges, Luís Franco-Bastos, Rui Unas e Salvador Martinha, entre outros.
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário