quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Estreias 28 Ago'14: E Agora? Lembra-me; Wish I Was Here, The Searchers, If I Stay, Let's Be Cops e Sin City: A Dame To Kill For

Dia 28 de Agosto, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  E Agora? Lembra-me (E Agora? Lembra-me)
Ano: 2013
Realização:
Género: Documentário
Há quase duas décadas que Joaquim Pinto convive com o HIV e com o vírus da hepatite C. Reconhecido pela realização de "Uma Pedra no Bolso" (1988), "Onde Bate o Sol" (1989), "Das Tripas Coração" (1992), "Moleque de Rua" (1997) ou "Porca Miséria" (2007), pelo trabalho como engenheiro de som em inúmeros filmes e como produtor de João César Monteiro ("A Comédia de Deus", "O Bestiário") ou Teresa Villaverde ("A Idade Maior", "Três Irmãos"), Pinto teve de se afastar da carreira no cinema devido à progressão da doença. Após anos de luta, decide regressar com esta obra que assina conjuntamente com Nuno Leonel, seu companheiro desde 1996. Através de um documentário confessional, que segue o seu "caderno de apontamentos" sobre um ano de ensaios com medicamentos experimentais iniciados em 2011, ele faz uma reflexão sobre "o tempo e a memória, as epidemias e a globalização, a sobrevivência para além do expectável, a dissensão e o amor absoluto". "E Agora? Lembra-me" teve a sua estreia internacional em 2013, no Festival de Locarno (Suíça), onde conquistou o Prémio Especial do Júri e o Prémio da Crítica Internacional (Fipresci). Desde então, foi apresentado em mais de uma vintena de festivais, onde recebeu várias distinções, entre elas o Grande Prémio Cidade de Lisboa no DocLisboa, o Prémio de Melhor Filme no Festival de Valdivia (Chile) e o Grande Prémio nos Encontros Internacionais do Documentário de Montréal (Canadá).
Outras sugestões:

Dava Tudo Para Estar Cá (Wish I Was Here)

Ano: 2014
Realização:
Argumento: ,
Género: Drama, Comédia
Elenco: , ,
Aidan Bloom tem 35 anos, uma mulher que ama e dois filhos por quem é capaz dos maiores sacrifícios. Apesar de sonhador e crente no que a vida tem para oferecer, é um actor sem perspectivas de carreira que depende do ordenado da mulher e da ajuda económica do pai. Quando este, por motivos de doença, deixa de poder pagar a escola privada dos dois netos, e visto que a única escola pública local não dispõe das condições mínimas para as crianças estudarem, Aidan opta por ser ele próprio a ensiná-las. Ao mesmo tempo que ajuda o progenitor a lidar o melhor possível com o fim que se aproxima, ele vai criar novos laços com os seus próprios filhos, que o começam a olhar de outra maneira. Apesar das dificuldades iniciais, que o levam a pôr tudo em causa e quase cair numa depressão profunda, é justamente nesse processo que consegue sair de si mesmo para se dedicar aos outros, descobrindo assim o verdadeiro significado de felicidade… Realizada por Zach Braff ("Garden State"), que escreve o argumento em parceria com o seu irmão Adam, uma comédia dramática sobre o amor e a perda. O filme foi totalmente produzido com dinheiro obtido por "crowdfunding". O elenco conta com Zach Braff no papel de Aidan, ao qual se juntam Kate Hudson, Pierce Gagnon, Joey King e Mandy Patinkin.

  A Desaparecida (The Searchers)
Ano: 1956
Realização:
Argumento:
Género: Western
Elenco: , ,
"A Desaparecida" é considerado um dos melhores "westerns" de sempre e o seu argumento é precisamente um dos seus pontos fortes. Ethan Edwards (John Wayne) é um homem misterioso e fechado sobre si mesmo que nutre um ódio desmedido pelos índios Comanche desde que estes raptaram as suas duas sobrinhas. Uma delas é encontrada morta e Debbie (Natalie Wood), a outra, desaparece. A partir daí Ethan fica completamente obcecado pela ideia de encontrar Debbie. Dirigido por John Ford, mestre deste género cinematográfico, o filme é tido por muitos como a obra-prima do realizador. Para além disso, a magistral interpretação de Wayne, aliada à beleza dos cenários e à força da banda sonora de Max Steiner, fazem de "A Desaparecida" uma obra a não perder.

 Se Eu Ficar (If I Stay)
Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Mia (Chloë Grace Moretz) é uma rapariga feliz: tem uma família dedicada que a apoia incondicionalmente, é dotada de um talento musical inegável e está apaixonada por Adam (Jamie Blackley), o amor da sua vida. Mas essa espécie de idílio a que se habituou durante os 17 anos da sua vida termina abruptamente no momento em que o carro onde segue com a família se despista. Entre a vida e a morte, com a alma fora do corpo, ela observa os pais mortos e o seu próprio corpo inerte a ser socorrido por uma equipa médica. Com o passar dos dias, ainda em estado de coma profundo no hospital, ela vai deparar-se com inúmeras visitas que, em desespero, lhe pedem para não se deixar morrer. Porém, ciente do poder que tem de decidir partir ou ficar, Mia não está certa de ter forças para regressar a uma existência onde a família já não tem lugar e tudo lhe parece insuportavelmente difícil... Com realização de R.J. Cutler ("The September Issue"), um filme dramático que adapta o "best-seller" internacional escrito, em 2009, pela jornalista Gayle Forman (que aqui faz parte da equipa de produção).

Armados em Polícias (Armados em Polícias)
Ano: 2014
Realização:
Argumento: ,
Género: Comédia, Acção
Elenco: e
Há anos que Ryan e Justin são amigos inseparáveis. Já ultrapassaram a barreira dos 30 mas, apesar de conscientes de que a idade não joga a seu favor, ainda não estão prontos para desistir dos seus sonhos. A grande aventura das suas vidas acontece quando optam por se mascarar de polícias numa festa temática de antigos colegas. Ao perceberem que são facilmente confundidos com verdadeiros agentes da autoridade – e que, por esse motivo, obtêm muito mais respeito e atenção –, decidem continuar a fantasia muito para além daquela noite. Entusiasmados com a oportunidade, e para que tudo se torne mais convincente, compram um carro de polícia devidamente apetrechado e iniciam-se nas rusgas pela cidade, onde se aproveitam do poder que aparentemente possuem. Mas o que eles nunca poderiam antecipar era que, no decorrer do processo, se iriam envolver com perigosas personagens que, infelizmente, são tudo menos simples imitadores de bandidos... Uma comédia de acção realizada por Luke Greenfield, que conta com Jake Johnson e Damon Wayas Jr. nos papéis principais.

Sin City: Mulher Fatal (Sin City: A Dame To Kill For)
Ano: 2014
Realização: ,
Argumento:
Sin City é uma cidade violenta, onde uma polícia corrupta se alia aos piores criminosos e onde a lei predominante é a do mais forte. Dwight McCarthy é um ex-repórter fotográfico para quem a honestidade e a honra sempre foram valores pelos quais valia a pena viver. Mas depois de ser abandonado por Ava, a única mulher que alguma vez amou, ele apenas pensa em vingança. Detentora de uma personalidade perigosa e de uma beleza invulgar, Ava trocou Dwight por Damien Lord, um multimilionário que não olha a meios para atingir os seus fins e que está disposto a tudo para a satisfazer. Um "thriller" de acção em ambiência "noir" que corresponde à sequela da história iniciada em 2005, por muitos considerada a mais fiel adaptação do universo dos "comics" ao cinema. A realização traz novamente a assinatura da dupla Robert Rodriguez ("Planeta Terror", "Machete") e Frank Miller ("The Spirit"), e baseia-se em novas histórias criadas por Miller. A abrilhantar o elenco surgem Jessica Alba, Rosario Dawson, Jaime King, Jude Ciccolella, Powers Boothe, Mickey Rourke, Bruce Willis, Joseph Gordon-Levitt, Josh Brolin, Jamie Chung, Dennis Haysbert, Marton Csokas, Christopher Lloyd, Julia Garner, Juno Temple, Ray Liotta, Stacy Keach, Christopher Meloni, Alexa PenaVega, Lady Gaga e Jeremy Piven e Crystal McCahill.
Sinopses: Cinecartaz Público

1 comentário:

  1. Se Eu Ficar: 5*

    É um filme poderoso, cheio de amor e também de dor.

    Cumprimentos, Frederico Daniel.
    PS: Amei a banda sonora de "If I Stay", tão íntima e tão eclética e isso fez-me amar cada música presente no filme.

    ResponderEliminar