quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Estreias 11 Set'14: Os Maias, What If, The Giver, Der Medicus e As Above So Below

Dia 11 de Setembro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Os Maias - Cenas da Vida Romântica (Os Maias)
Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Portugal, séc. XIX. Afonso da Maia casa com Maria Eduarda Runa e deste casamento resulta Pedro, um rapaz nervoso e instável, superprotegido pela mãe. Ainda jovem, Pedro conhece Maria Monforte, por quem se apaixona e com quem casa, mesmo a contragosto da família. Da relação entre os dois nasce Carlos Eduardo e Maria Eduarda. Alguns anos depois, Maria Monforte apaixona-se por um italiano e foge com ele para Itália, levando a filha consigo. Incapaz de lidar com a traição, Pedro, destroçado, comete suicídio. Carlos, ainda pequeno, cresce e é entregue aos cuidados do avô, com quem cria laços profundos. Passam-se vários anos. Carlos forma-se em medicina pela Universidade de Coimbra e vai viver com o avô para Lisboa, na velha mansão dos Maia. Até que conhece Maria Eduarda, uma mulher bela e cheia de mistérios que acabou de chegar à capital. A paixão é recíproca e eles vivem, durante meses, um amor cego, não imaginando o terrível pecado que estavam a cometer. Com argumento e realização de João Botelho (“A Corte do Norte”, “Filme do Desassossego”), esta é a primeira adaptação cinematográfica da obra homónima de Eça de Queirós, considerada uma das mais importantes da literatura portuguesa. O elenco é formado por 52 actores, entre os quais João Perry (Afonso de Maia), Graciano Dias (Carlos da Maia), a actriz brasileira Maria Flor (Maria Eduarda), Pedro Inês (João da Ega), Pedro Lacerda (Thomaz d’Alencar), Adriano Luz (Conde de Gouvarinho), Ana Moreira (Maria Eduarda Runa), Rui Morrison (Vilaça), Rita Blanco (D. Maria da Cunha), Catarina Wallenstein (Maria Monforte) ou Pedro Inês (João da Ega). A voz narrada de Eça de Queirós é a do barítono Jorge Vaz de Carvalho.
Outras sugestões:

O Amor é Estúpido (What If)


Ano: 2013
Realização:
Argumento: Elan Mastai
Género: Comédia, Drama, Romance
Elenco: ,
Wallace (Daniel Radcliffe) é um rapaz introvertido que abandonou o curso de Medicina depois de um enorme desgosto de amor. Chantry (Zoe Kazan) é uma rapariga autoconfiante e cheia de vida de quem é muito fácil gostar. Apesar de personalidades distintas, quando ele e ela se conhecem, nasce uma inesperada cumplicidade. À medida que o tempo passa e que a convivência os aproxima, este sentimento de companheirismo e entendimento vai evoluindo para um novo patamar, até que Wallace se dá conta de que está completamente apaixonado por Chantry. Porém, há um enorme obstáculo a este amor: ela vive há já vários anos com Ben, com quem tem uma relação estável e, até agora, gratificante. Com realização de Michael Dowse (“Uma Noite Desastrosa”), uma comédia romântica sobre a ténue linha que separa o amor da amizade e que adapta a peça "Toothpaste and Cigars", escrita por T.J. Dawe e Michael Rinaldi.

  The Giver - O Dador de Memórias (The Giver)
Ano: 2014
Realização:
Argumento: Michael Mitnick e Robert B. Weide
Nesta sociedade utópica, a História foi totalmente apagada das mentes humanas. Tudo está milimetricamente controlado: não há cores, música, doenças, conflitos ou qualquer possibilidade de escolha. Sem alternativa, cada pessoa cresce ajustada à comunidade onde nasceu. Quando Jonas atinge a maioridade e lhe é atribuída uma profissão, é eleito para um cargo fundamental naquela sociedade: “receptor de memórias”, a pessoa seleccionada para guardar as lembranças da humanidade. Para isso, receberá os ensinamentos de um ancião que lhe passa o legado do mundo, incluindo as piores memórias, tais como a tristeza, o desgosto, a fome ou as guerras. Mas, agora que está ciente da mentira em que todos vivem, Jonas tem de tomar a mais importante decisão da sua vida: guardar a informação para si e perpetuar a mentira ou, pelo contrário, contar tudo o que sabe e terminar com a frágil ilusão de um mundo perfeito. Realizado por Phillip Noyce (“O Americano Tranquilo”, “Salt “), é a adaptação da obra homónima escrita, em 1993, por Lois Lowry, que reflecte sobre alguns dos mais importantes temas da sociedade humana: a liberdade, o controlo da informação e o medo. Brenton Thwaites, Meryl Streep, Jeff Bridges, Katie Holmes e Taylor Swift dão vida às personagens.

 O Físico (Der Medicus)
Ano: 2013
Realização:
Argumento: 
Género: Drama, Aventura
Elenco: , ,
Rob Cole (Tom Payne) é um jovem possuidor de um estranho talento: consegue ver o aproximar da morte ao pousar a mão sobre os vivos. Numa época em que a Inquisição enviava para a fogueira todos os que, por um motivo ou outro, pudessem ter alguma ligação à magia negra, ele sabe que corre o risco de ser considerado herege pela Igreja Católica. Educado por um cirurgião-barbeiro (Stellan Skarsgård) que o acolheu após a morte dos pais e o iniciou na sua arte, ele cedo descobre a sua vocação para ajudar os outros. Determinado a aprender com o mais reputado médico do seu tempo, o jovem decide deixar Inglaterra e viajar até à cidade de Isfahan, na antiga Pérsia, onde tenciona ser ensinado por Ibn Sina (Ben Kingsley), grande mestre em Medicina. E será nesta cidade, longe do mundo regido pela superstição e preconceito em que cresceu, que Rob vai entender que o seu dom não é uma maldição mas uma dádiva que deverá colocar em benefício dos mais necessitados. Com realização de Philipp Stölzl ("Goethe!", “O Expatriado”), um filme de época ambientado no Séc. XI que se baseia na aclamada obra do escritor americano Noah Gordon.

O Reflexo do Medo (As Above, So Below)

Ano: 2014
Realização:
Argumento: ,
Género: Terror
Elenco: , ,
Após centenas de anos de ocupação humana, Paris deparou-se, durante o século XVIII, com um problema de sobrelotação dos cemitérios, quase todos localizados dentro dos limites da cidade. O Cemitério dos Inocentes, em uso desde a Idade Média, tinha sido convertido numa espécie de sepulcro colectivo. Entretanto, o crescimento da cidade foi acumulando gerações de despojos funerários para os quais os cemitérios não tinham capacidade, começando a contaminar reservatórios de água e dando origem a um grave problema de saúde pública. Para resolver esta questão, o Conselho de Estado francês ordenou que todos os cemitérios da zona fossem encerrados e os corpos ali sepultados transladados para as galerias subterrâneas existentes no subsolo, anteriormente usadas como pedreiras. Calcula-se que, no processo, tenham sido aí colocados mais de seis milhões de corpos ou esqueletos humanos. Em “O Reflexo do Medo” a estudante de arqueologia urbana Scarlett Marlowe vive atormentada pelo suicídio do pai, um arqueólogo de renome que dedicou a sua vida ao estudo da lendária Pedra Filosofal. Decidida a continuar o legado do progenitor, Scarlett foi avançando com as suas investigações. Agora, convicta que o objecto se encontra numa câmara secreta abaixo das ruas da cidade de Paris, ela reúne uma equipa de exploradores da sua total confiança e aventura-se pelos longos quilómetros das catacumbas. Porém, apesar de saberem que iriam entrar num ambiente de morte e desolação, eles nunca poderiam imaginar que durante aquela jornada claustrofóbica fariam uma descida aos infernos da sua própria mente, obrigados a enfrentar os seus demónios mais íntimos. Realizado por John Erick Dowdle (“Quarentena”, “O Demónio”), também autor do argumento em parceria com o seu irmão Drew, um “thriller” psicológico em estilo de "found footage" que explora algumas das mais atemorizantes fobias do ser humano.
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário