quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Estreias 18 Set'14: Alentejo Alentejo, Begin Again, The Maze Runner, Boy Meets Girl, Mauvais sang, The Jersey Boys, I Love Kuduro e Ocho apellidos vascos

Dia 18 de Setembro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Alentejo, Alentejo (Alentejo, Alentejo)
Ano: 2014
Realização:
Género: Documentário
Depois do reconhecimento internacional do fado, Portugal apresentou, em 2013, a candidatura do cante alentejano a Património Cultural e Imaterial da Humanidade da UNESCO. Através deste documentário, Sérgio Tréfaut leva o espectador numa viagem ao interior do Alentejo onde se descobrem as paisagens, tradições e modo de vida dos seus habitantes. Uma das mais interessantes tradições nascidas a Sul do Tejo está no cante alentejano, um coro polifónico entoado habitualmente por grupos de homens de todas as idades, embora existam também alguns grupos femininos. Criado nas tabernas ou nos campos de cultivo, atravessou as fronteiras da região que lhe deu origem. Com o passar do tempo, também devido à diáspora alentejana, apareceram novos grupos na periferia de Lisboa, acentuando o cante como a expressão de uma identidade própria e de uma vontade de regressar às origens. “Alentejo, Alentejo” venceu o Prémio Allianz - Digimaster para Melhor Longa-Metragem Portuguesa, do Festival IndieLisboa.
Outras sugestões:

Num Outro Tom (Begin Again)


Ano: 2013
Realização:
Argumento:
Género: Comédia, Drama, Romance
Elenco: , , , , e
Namorados há já vários anos, Gretta e Dave têm um sonho em comum: tornarem-se estrelas no mundo da música. Decididos a conquistar o seu lugar, deixam tudo para trás e tentam a sorte em Nova Iorque, a cidade das oportunidades. Quando menos esperam, Dave consegue um contrato irrecusável com uma importante editora discográfica. Porém, deslumbrado com o sucesso meteórico da sua carreira, ele decide afastar-se de Gretta e terminar a relação. Apesar do coração despedaçado e de uma profunda sensação de abandono, ela continua a tentar a sorte, cantando em bares sempre que a oportunidade lhe surge. Até que, numa noite igual a tantas outras, conhece Dan, um executivo discográfico caído em desgraça que, impressionado com a sua voz e carisma, decide fazer de tudo para a lançar. Desta parceria surgirá a grande oportunidade de salvação de ambos, não apenas a nível profissional como também pessoal… Uma comédia romântica sobre o amor e as oportunidades, com argumento e realização de John Carney ("No Mesmo Tom"), que conta com a participação dos actores Keira Knightley, Mark Ruffalo, Adam Levine, James Corden, Hailee Steinfeld e Catherine Keener.

  Maze Runner - Correr ou Morrer (The Maze Runner)
Ano: 2014
Género: Thriller, Ficção-científica
Elenco: , ,
Aterrorizado, Thomas descobre que está num elevador, sem qualquer recordação a não ser o seu nome. Quando as portas se abrem, depara-se com um estranho mundo onde só existem rapazes da sua idade que, tal como ele, não compreendem como ali foram parar. Um único facto: estão todos presos num labirinto e até hoje nenhum rapaz que o tentou transpor conseguiu regressar com vida. Agora, com um novo elemento no grupo, a esperança renova-se. Unindo forças e conhecimentos, talvez eles consigam escapar daquele sítio inóspito e regressar ao lugar onde pertencem. Mas, para que isso seja possível, terão de aprender a confiar uns nos outros e descobrir a razão por que foram capturados… Primeira longa-metragem de Wes Ball, é a adaptação cinematográfica do primeiro tomo da trilogia pós-apocalíptica de ficção científica escrita pelo americano James Dashner.

 Paixões Cruzadas (Boy Meets Girl)

Ano: 1984
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Elenco: , ,
Filmado a preto e branco em 1984, um olhar poético sobre a cidade de Paris que marca a estreia na longa-metragem do cineasta de culto Leos Carax. O filme descreve a ligação entre Alex (Denis Lavant), um aspirante a realizador que acabou de ser abandonado pela namorada, e Mireille (Mireille Perrier), uma jovem com tendências suicidas, igualmente em crise pessoal. No Festival de Cannes, “Boy Meets Girl – Paixões Cruzadas” ganhou o Prémio da Juventude e foi nomeado para o César de Melhor Primeiro Filme. Trinta anos depois da sua estreia, a Leopardo Filmes faz regressar ao grande ecrã a versão restaurada.

Má Raça (Mauvais sang)
Ano: 1986
Realização:
Argumento:
Género: Romance, Crime
Elenco: , ,
Numa Paris futurista, uma doença misteriosa chamada STBO está a matar todos os que fazem sexo sem amor. O medicamento que a cura já foi descoberto mas está guardado em laboratório, longe dos que mais necessitam dele. É então que uma mulher americana decide forçar dois homens, Marc e Hans, a assaltar o laboratório e roubar o medicamento. Para os ajudar, eles contratam Alex, um rapaz rebelde sem nada a perder. Mas, quando Alex conhece Anna, a namorada de Marc, as coisas ganham novos contornos... Realizado em 1986, esta é a segunda longa-metragem do cineasta de culto Leos Carax. Em competição no Festival de Berlim em 1987, onde recebeu o Prémio Alfred Bauer, foi o vencedor do Prémio Louis Deluc e recebeu três nomeações para os Prémios César (Melhor Actriz, Melhor Actriz Revelação e Melhor Fotografia). No elenco estão os actores Denis Lavant, Michel Piccoli, Juliette Binoche, Julie Delpy e Hans Meyer. Quase três décadas após a sua estreia, a Leopardo Filmes faz regressar ao grande ecrã a versão restaurada.

Jersey Boys - Em Busca da Música (The Jersey Boys)
Ano: 2014
Realização:
Argumento: Marshall Brickman, Rick Elice
Género: Drama, Biografia
Elenco: , ,
“Jersey Boys” conta a história da formação, ascensão e queda de um dos mais emblemáticos grupos musicais da década de 1960: os Four Seasons. Oriundos de famílias problemáticas de Nova Jérsia (EUA) e desde cedo envolvidos em pequenos delitos, quatro jovens decidem criar uma banda. O filme, cuja narração é acompanhada por algumas das suas mais conhecidas canções, segue não apenas o percurso musical destes rapazes mas também o código de honra com que sempre se regeram nas suas lutas pessoais, dentro ou fora do palco. Os clássicos "Sherry", "Big girls don’t cry", "Walk like a man", "Dawn", "Rag doll", "Bye bye baby" ou "Who loves you" estão agora a ser redescobertos por uma nova geração de fãs através do musical da Broadway vencedor de um Tony que, desde 2004, tem corrido algumas das mais importantes salas de espectáculo de todo o mundo e que é agora adaptado ao grande ecrã. Com assinatura do veterano Clint Eastwood ("Cartas de Iwo Jima", "Gran Torino", "Invictus"), uma cinebiografia sobre os quatro rapazes de Nova Jérsia e a sua busca pela música. Conta com a participação dos actores John Lloyd Young, Vincent Piazza, Christopher Walken, Erich Bergen, Michael Lomenda, Joey Russo, Donnie Kehr e Erica Piccininni, entre outros.

I Love Kuduro (I Love Kuduro)
Ano: 2014
Realização:
Género: Documentário
Um documentário que segue algumas das mais idolatradas estrelas de kuduro, um fenómeno urbano que hoje representa a nova geração angolana. No princípio da década de 1990, em Angola, o kuduro surge essencialmente como uma dança. Com o passar do tempo, influenciado pelos cânticos nativos e pelos ritmos da kizomba, sungura, semba, ragga e afro house, entre outros, evolui para um novo género musical, ligado à diversão da população mais pobre da baixa de Luanda. As letras misturam o português com os vários dialectos locais e contam histórias simples do dia-a-dia. De Angola, o kuduro rapidamente se espalhou pelo continente africano e europeu e hoje tem expressão pelo mundo inteiro. "I Love Kuduro" é um projecto cinematográfico dos irmãos Mário e Pedro Patrocínio, a dupla responsável pelo documentário "Complexo: Universo Paralelo" que, em 2011, ganhou o Prémio Direitos Humanos no Artivist Film Festival, em Los Angeles.
Namoro à Espanhola (Ocho apellidos vascos)
Ano: 2014
Género: Comédia
Elenco: , ,
Rafa é um sevilhano bem-disposto e folião que, durante uma festa, conhece Amaia, uma jovem basca espalhafatosa e cheia de personalidade. A química entre ambos é inegável mas, consciente de que em breve tem de regressar à sua terra, Amaia não está disposta a levá-lo demasiado a sério. Rafa, porém, decide fazer o que lhe dita o coração e segui-la até Euskadi, no extremo oposto do país. Aqui, ele não tem apenas de conquistar o coração da rapariga mas também o do pai dela, um fervoroso nacionalista basco que despreza tudo o que vem do Sul. Assim, depois de uma série de mal-entendidos que quase deitam tudo a perder, Rafa acaba por fazer com que todos percebam que, quando se trata de amor verdadeiro, não podem existir limitações de raça, credo ou preconceitos seja de que espécie for… Com realização de Emilio Martínez Lázaro ("13 Rosas", "La Montaña Rusa"), uma comédia de costumes que conta com Clara Lago, Dani Rovira, Karra Elejalde e Carmen Machi nos principais papéis.
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário