quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Estreias 25 Set'14: Lacrau, The Equalizer, Os Gatos Não Têm Vertigens, Are You Here, Lullaby, Charulata, Mahanagar, Kapurush, Mahapurush, Nayak e Joi Baba Felunath

Dia 25 de Setembro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Lacrau (Lacrau)
Ano: 2013
Realização:
Género: Documentário
Partindo do quotidiano campestre de Covas do Monte, em São Pedro do Sul, para estabelecer um contraste com a vida impessoal na grande cidade, João Vladimiro realiza um filme-ensaio, situado entre o documentário e a ficção, sobre o Portugal rural e urbano. Na sua declaração de intenções, Vladimiro explica que se propôs "equacionar a evolução tecnológica e a nossa posição num mundo que a coloca em primeiro lugar". "O horror ao vazio, à solidão, não permite ver a beleza de uma forma original de existência", afirma sobre o contraste entre a vivência rural e a atarefada vida urbana. "Lacrau" foi considerada a melhor longa-metragem portuguesa no Indielisboa em 2013, recebendo também o Prémio Árvore da Vida pela Igreja Católica para "o filme português que afirme valores humanos e espirituais".
Outras sugestões:

The Equalizer - Sem Misericórdia (The Equalizer)


Ano: 2014
Realização:
Argumento: Richard Wenk
Género: Thriller, Acção
Elenco: , ,
Ex-agente das forças especiais norte-americanas, Robert McCall foi treinado para defender os mais fracos. Agora, decidido a deixar o passado para trás, trabalha num armazém sob anonimato e a sua vida é tranquila, com rotinas metodicamente controladas. Certo dia conhece uma jovem prostituta de quem fica amigo e com quem tem em comum o gosto pela literatura. Mas quando ela é encontrada entre a vida e a morte após ter sido brutalmente agredida por um grupo de criminosos, McCall sente acordar em si a pessoa que em tempos foi. Assim, apesar dos seus esforços para fugir a um passado em que a violência predominava, ele segue os responsáveis e mata-os sem misericórdia. É então que descobre que esses homens faziam parte de um perigoso "gang" controlado pela máfia russa e que, ao atacá-los, acabou de criar inimigos mortais... Um "thriller" de acção realizado por Antoine Fuqua ("Dia de Treino"), segundo um argumento de Richard Wenk, que se baseia na famosa série de TV homónima que teve Edward Woodward como protagonista. No elenco, os actores Denzel Washington, Marton Csokas, Chloë Grace Moretz, David Harbour, Bill Pullman e Melissa Leo, entre outros.

  Os Gatos Não Têm Vertigens (Os Gatos Não Têm Vertigens)
Ano: 2014
Apesar dos seus 18 anos, Jó (João Jesus) é já um rapaz desencantado com a vida. Proveniente de uma família disfuncional, criado com pouco afecto e compreensão, acabou por se deixar influenciar pelas piores companhias do bairro. Rosa (Maria do Céu Guerra), com 73 anos, é uma mulher frágil e bondosa que se debate com a incapacidade de lidar com o recente falecimento de Joaquim (Nicolau Breyner), com quem partilhou quase toda a existência. Quando, depois de uma discussão particularmente violenta, Jó é expulso de casa pelo pai, refugia-se no terraço de Rosa, onde decide passar a noite. Na manhã seguinte, a velha senhora descobre o rapaz e decide acolhê-lo em sua casa. Entre os dois nasce uma enorme cumplicidade que, apesar de incompreendida por todos, se torna a cada dia mais forte e verdadeira… Com realização de António-Pedro Vasconcelos ("Jaime"), uma história incomum sobre o amor e a amizade entre dois seres que, contra todas as probabilidades, se completam nas suas diferenças.

 Amigos para o que Der e Vier (Are You Here)


Ano: 2013
Realização:
Argumento:
Género: Comédia
Elenco: , ,
Ben é um homem instável, solitário e incompreendido. O seu único amigo é Steve, um meteorologista com um grande coração e dois vícios: mulheres e marijuana. Quando o pai de Ben morre, Steve segue viagem com ele até à Pensilvânia (EUA), onde se realizam as cerimónias fúnebres. É então que descobrem que, ao contrário do que seria expectável, Ben é o único herdeiro da enorme fortuna da família. Tudo seria mais ou menos fácil de gerir se eles não tivessem de lidar com duas adversárias à altura: Terri, a irredutível irmã mais velha de Ben, que não se conforma com o facto de ter sido excluída da herança, e Ângela, a sua muito jovem – e atraente – madrasta. Uma comédia sobre a verdadeira amizade, escrita e realizada por Matthew Weiner (conhecido argumentista de "Os Sopranos" e criador da série "Mad Men"). A dar vida às personagens estão Owen Wilson, Zach Galifianakis, Amy Poehler e Laura Ramsey.

Lullaby - A Última Canção (Lullaby)
Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Quando, ainda muito jovem, Jonathan descobriu que o pai tinha um cancro, levantou uma enorme barreira entre si e os outros, de modo a evitar o sofrimento. Dez anos volvidos, a viver em Los Angeles, ele tornou-se um homem cínico, descrente e emocionalmente desligado. Quando recebe um telefonema que o informa que o progenitor, depois de anos a lutar contra a doença, pediu que lhe fosse dada uma dose de analgésicos suficientes para poder partir em paz, Jonathan voa até Nova Iorque para poder passar os últimos momentos na sua companhia e apoiar a mãe e a irmã naquele momento difícil. Mas serão as horas que lhes restam suficientes para que todos consigam reconciliar-se e encontrar a redenção de que tanto precisam? Um filme sobre os dramas familiares que marca a estreia na realização de Andrew Levitas e que conta com Garrett Hedlund, Richard Jenkins, Amy Adams, Jessica Brown Findlay, Terrence Howard, Jennifer Hudson e Anne Archer no elenco.

Charulata (Charulata)
Ano: 1964
Realização:
Argumento: 
Género: Drama, Romance
Elenco: , ,
Charu (Madhabi Mukherjee) é casada com Bhupati (Sailen Mukherjee), um indiano abastado. Apesar de se considerar uma mulher privilegiada, ela deambula pela casa, sentindo-se profundamente só. Por causa disso, Bhupati pede a Amal (Soumitra Chatterjee), um primo afastado, para fazer companhia à sua esposa e lhe ensinar tudo o que sabe sobre literatura. Com o passar tempo, Charu e Amal vão ficando mais íntimos até perceberem que estão apaixonados. Mas, apesar do desejo intenso que cada um nutre pelo outro, ele é incapaz de trair a confiança do primo. Filmado em 1964 pelo aclamado realizador Satyajit Ray (1921-1992), uma história situada em Calcutá (Índia), nos finais do séc. XIX, que adapta a obra "Nastanirh" escrita por Rabindranath Tagore, em 1901. "Charulata" arrecadou o Urso de Prata para Melhor Realizador e o Prémio OCIC na edição de 1965 do Festival de Cinema de Berlim. Meio século após a sua estreia, a Leopardo Filmes fá-lo regressar ao grande ecrã na versão restaurada.

A Grande Cidade (Mahanagar)

Ano: 1963
Realização:
Argumento:
Subrata e Arati são casados e têm um filho pequeno. A seu cargo estão também os pais dele e a irmã mais nova. Com seis bocas para alimentar e um só ordenado, depressa o casal se vê em graves dificuldades económicas. Quando Subrata perde o emprego, Arati encontra uma única solução: desafiar os costumes da época, que não permitem à mulher a independência económica, e arranjar um trabalho que lhe permita sustentar a família. Porém, apesar da sua alegria em poder ajudar e da satisfação pessoal de receber um salário, não vai ser fácil para os outros aceitar que seja ela a sustentá-los... Realizado por Satyajit Ray em 1963, um drama familiar sobre as mudanças de costumes e o papel da mulher na Índia em meados do séc. XX. "A Grande Cidade" recebeu o Urso de Prata na edição de 1964 do Festival de Cinema de Berlim. Mais de meio século após a sua estreia, a Leopardo Filmes fá-lo regressar ao grande ecrã na versão restaurada.
O Cobarde (Kapurush)

Ano: 1965
Realização:
Argumento:
Quando, no meio do nada, o carro de Amitabha Roy (Soumitra Chatterjee) tem uma avaria, não lhe resta alternativa a não ser aceitar boleia de um desconhecido. Quando chega a casa do homem dá-se conta que ele é casado com Karuna (Madhabi Mukherjee), a mulher que em tempos amou e que, por cobardia, abandonou. Arrependido pela sua escolha e compreendendo que ainda está apaixonado por ela, Amitabha aproveita um momento a sós e propõe-lhe que deixe o marido e fuja com ele. Contudo, apesar de ter refeito a sua vida com outro homem, ela nunca superou o facto de ter sido desprezada por Amitabha… Com realização e argumento do indiano Satyajit Ray, adapta uma história do celebrado poeta Premendra Mitra (1904-1988). Em 1965, o filme fez parte da selecção oficial do Festival de Cinema de Veneza. Quarenta e nove anos após a sua estreia, a Leopardo Filmes fá-lo regressar ao grande ecrã na versão restaurada.

O Santo (Mahapurush)

Ano: 1965
Realização:
Argumento:
No regresso de uma peregrinação, um advogado de meia-idade é seduzido pelas teorias místicas de um "homem santo" que lhe fala na sua vida milenar e de todos os grandes homens que conheceu, desde Jesus Cristo a Buda. Fascinado, o homem decide então iniciar toda a sua família nos ensinamentos do seu novo mestre, incluindo a filha solteira. Mas o namorado dela, preocupado com a possibilidade de perder a sua amada para uma religião obscura, decide, com a ajuda de alguns amigos, provar a toda a gente que o indivíduo não passa de um impostor. Realizada em 1965 por Satyajit Ray, uma comédia que adapta um conto do escritor Rajshekhar "Parashuram" Basu (1880-1960). Quase meio século após a sua estreia, a Leopardo Filmes fá-la regressar ao grande ecrã na versão restaurada.

O Herói (Nayak)
Ano: 1966
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Elenco: , ,
Arindam Mukherjee (Uttam Kumar) é um actor famoso e uma das figuras públicas mais proeminentes da Índia. Certo dia, durante uma viagem de comboio de Calcutá para Nova Deli, onde vai receber um importante prémio, conhece Aditi (Sharmila Tagore), uma jovem jornalista que lhe pede para fazer uma entrevista. Aborrecido pela longa viagem de quase mil e quinhentos quilómetros e sem nada de mais interessante para fazer, Arindam aceita. Nessa demorada conversa com Aditi, acaba por revelar coisas da sua vida que nunca tinha divulgado antes: erros, inseguranças e alguns dos seus arrependimentos mais íntimos. Percebendo que por detrás daquele homem está alguém profundamente solitário e infeliz, e apesar da história espantosa que teria para os seus leitores, ela decide rasgar os apontamentos e não publicar nada que pudesse pôr em causa a imagem de segurança que Arindam sempre fez questão de mostrar publicamente... Realizado em 1966 segundo um argumento original de Satyajit Ray, "O Herói" recebeu uma Menção Especial do Júri no Festival de Berlim e o galardão de Melhor Argumento nos Prémios do Cinema Indiano desse mesmo ano. Quase meio século após a sua estreia, a Leopardo Filmes fá-lo regressar ao grande ecrã na versão restaurada.

O Deus Elefante (Joi Baba Felunath)
Ano: 1979
Realização:
Argumento:
A história decorre na cidade sagrada de Benares, considerada uma das mais antigas do mundo e centro de ensinamentos espirituais. Feluda, Topshe e Lalmohan estão ali de férias para assistir aos pujas (rituais sagrados). Mas o roubo de uma imagem de Ganesh, o deus com cabeça de elefante, de uma casa de uma família local obriga Feluda a iniciar uma investigação. Interessado em descobrir o culpado e ajudar a família em questão, o conhecido detective vai colocar-se face a face com personagens mal-intencionadas e dispostas a tudo. Realizado em 1979, é o segundo filme de Satyajit Ray sobre o famoso detective Feluda, depois da sua primeira aparição em "Sonar Kella", em 1974. Trinta e cinco anos após a sua estreia, a Leopardo Filmes fá-lo regressar ao grande ecrã na versão restaurada.
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário