quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Estreias 30 Out'14: Äta sova dö, Trash, Maïdan, Mau Mau Maria, Sarah préfère la course, Pulp, Child of God, The Two Faces of January, The Best of Me, Teenage Mutant Ninja Turtles e O Grande Kilapy

Dia 30 de Outubro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Comer Dormir Morrer (Äta sova dö)
Ano: 2012
Realização:
Argumento: 
Raša é uma jovem imigrante de Montenegro a viver numa pequena cidade rural da Suécia. Quando a fábrica de legumes onde trabalha decide dispensar alguns dos seus empregados, Raša fica na mais difícil situação da sua vida. Mas ela não é uma rapariga qualquer e, apesar de consciente das fracas possibilidades de encontrar outra forma de sustento, não perde a alegria de viver. E mesmo quando o pai, doente, é forçado a emigrar para a Noruega em busca de trabalho, não deixa que o medo a impeça de lutar por uma vida melhor para si e para todos em seu redor. Primeira longa-metragem da sueca Gabriela Pichler (de ascendência bósnia e austríaca), um filme dramático sobre imigração, classes sociais e identidade cultural, cujo elenco é totalmente constituído por actores não profissionais: Nermina Lukac, Milan Dragisic, Jonathan Lampinen, Peter Fält e Ruzica Pichler.
Outras sugestões:

Lixo (Trash)



Ano: 2014
Realização:
Argumento: Richard Curtis, Felipe Braga
Raphael, Gardo e Rato (Rickson Tevez, Luís Eduardo e Gabriel Weinstein, respectivamente) vivem rodeados de pobreza numa lixeira do Rio de Janeiro, Brasil. Eles são "catadores de lixo" e a sua função é recolher material reciclável para que regresse ao processo produtivo. Certo dia, encontram uma carteira no aterro sanitário. Quando percebem o excessivo interesse das autoridades pelo objecto, os três iniciam uma viagem de fuga à polícia e ao encontro dos segredos que a carteira parece guardar. É assim que descobrem que pertence a José Ângelo, e que ele deixou um código que desvenda o local onde se encontra uma enorme fortuna. Sem saberem o que fazer, as crianças vão ter como seus aliados o padre Juilliard, em quem se habituaram a confiar, e a professora Olívia que, determinada a protegê-los, decide contar a sua história ao mundo. Baseado na obra do escritor inglês Andy Mulligan, um "thriller" de acção que conta com a realização de Stephen Daldry ("Billy Elliot", "As Horas", "O Leitor"), segundo um argumento de Richard Curtis (realizador e argumentista de "O Amor Acontece" ou "Dá Tempo ao Tempo"). O elenco conta ainda com Martin Sheen, Rooney Mara, Wagner Moura e Selton Mello.

A Praça (Maïdan)



Ano: 2014
Realização:
Género: Documentário
Um documentário centrado nos conflitos ocorridos em Kiev (Ucrânia) durante o Inverno de 2013/14, que levaram à queda do presidente Viktor Yanukovich. Com a clara intenção de fornecer um ponto de vista mais abrangente de tudo o que foi acontecendo ao longo do tempo e num esforço de não se circunscrever às intenções de apenas uma das partes, o realizador Sergei Loznitsa segue o progresso da revolução. Ao longo de vários meses de filmagens, foi captando os protestos pacíficos que juntaram mais de meio milhão de pessoas, mas também as sangrentas batalhas de rua entre os manifestantes e a polícia na Praça da Independência (ou Maïdan).

  Mau Mau Maria (Mau Mau Maria)
Ano: 2014
Os irmãos Pedro, António e João deparam-se com o maior desafio das suas vidas. Faustino Maria, o pai, decidiu que apenas lhes será atribuída a herança se, no prazo de sete semanas, encontrarem uma mulher com quem possam constituir família. Para o acordo ser validado, elas terão de ser bem-intencionadas, desinteressadas e, acima de tudo, boas companheiras. Pedro Maria, incapaz de conter o desespero, descobre na sua melhor amiga a aliada perfeita para encontrar a moça adequada; António Maria, o mais confiante e sedutor da família, dá início a uma verdadeira demanda para encontrar o seu par; João Maria, o mais inconsequente dos três, acaba por inesperadamente dar de caras com uma mulher que, muito possivelmente, será a solução do problema de todos. Com o relógio a contar as horas e com os dias e as semanas a passarem velozmente, cada um terá de encontrar a pessoa perfeita para que, juntos, consigam satisfazer o mais profundo desejo do progenitor: ver todos os filhos felizes e bem acompanhados na vida... Uma comédia realizada por José Alberto Pinheiro, segundo um argumento de Marta Gomes e Marco Horácio. O elenco conta com António Raminhos, Eduardo Madeira, Marco Horácio, Margarida Moreira, Rita Camarneiro, São José Correia, Vítor de Sousa, Diana Chaves, Inês Aires Pereira, Débora Monteiro, Inês Castel-Branco e Rui Reininho, entre outros.

 Sara Prefere Correr (Sarah préfère la course)



Ano: 2014
Realização:
Argumento: 
Sarah sempre sonhou tornar-se atleta profissional meio-fundista. A sua dedicação e espírito de sacrifício são postos à prova quando recebe uma oferta para competir por um clube de atletismo da Universidade McGill, em Montreal (Canadá). Como a mãe se recusa a continuar a sustentar o seu sonho, Sarah decide seguir viagem com Antony, um amigo. Sem dinheiro e desamparada, descobre que, se casar, poderá obter subsídios do Estado que lhe proporcionarão alguma estabilidade monetária. Mas, com o passar do tempo, Sarah e Antony vão dar-se conta que, aos 20 anos, um casamento pode não ser a melhor solução para as suas vidas… Com realização e argumento de Chloé Robichaud, conta com Sophie Desmarais, Jean-Sébastien Courchesne e Geneviève Boivin-Roussy nos principais papéis.

Pulp: Um Filme Sobre a Vida, a Morte e Supermercados (Pulp)
Ano: 2014
Realização:
Género: Documentário
Em 1978, com apenas 15 anos, Jarvis Cocker formou uma banda na cidade inglesa de Sheffield. Caracterizada pela mistura de pop-rock e influenciada pela sonoridade disco, a música do grupo que viria a ser conhecido como Pulp foi aplaudida por milhares de fãs ao logo das décadas de 1980/90. Entre os seus êxitos mais retumbantes estão temas como "Disco 2000", "Common people" (ambos do álbum "Different Class", de 1995) ou "This is hardcore" (do álbum com o mesmo título, de 1998). Em 2011, depois de uma pausa de dez anos, os Pulp regressaram aos palcos com um actuação no festival Primavera Sound Festival, em Barcelona (Espanha), com a sua formação mais marcante: além de Cocker, Mark Webber, Nick Banks, Candida Doyle, Steve Mackey e Russell Senior. Quando, um ano depois, voltam à sua terra natal para um derradeiro concerto, o realizador Florian Habicht decide seguir o seu percurso, criando um documentário peculiar onde cruza testemunhos de cada um dos elementos da banda com várias considerações de habitantes anónimos de Sheffield.

Filho de Deus (Child of God)
Ano: 2013
Realização:
Argumento: Vince Jolivette
Género: Drama, Thriller
Elenco: , ,
Lester Ballard (Scott Haze) é um homem perturbado que, a uma dada altura, foi banido das suas próprias terras. Sem nunca ter criado vínculos seja com quem for, tenta sobreviver à margem da sociedade numa cabana abandonada nas montanhas, convertendo-se numa espécie de eremita, cada vez mais próximo da animalidade. Com uma mente pervertida e desequilibrada, à medida que se vai deixando levar pelos impulsos com que satisfaz os seus desejos mais íntimos, mais afastado vai ficando da sua humanidade. Até se transformar num ser cruel e totalmente desprovido de compaixão... Com realização e argumento de James Franco ("My Own Private River", "Interior. Leather Bar.", "Na Minha Morte"), uma história sobre a decadência moral de um "filho de Deus", que adapta ao grande ecrã a novela homónima de Cormac McCarthy (cujas obras "Este País Não é para Velhos" e "A Estrada" também foram alvo de versões para cinema). O elenco conta ainda com Tim Blake Nelson, Jim Parrack e o próprio Franco.

As Duas Faces de Janeiro (The Two Faces of January)
Ano: 2014
Realização:
Argumento: 
Género: Thriller
Elenco: , ,
Grécia, 1962. Numa visita à Acrópole de Atenas, os norte-americanos Chester e Colette MacFarland conhecem Rydal, um jovem compatriota fluente em grego que ali vive como guia turístico. Fascinado pela beleza de Colette e pela aparente riqueza de Chester, Rydal aceita o convite para um jantar. Quando Rydal visita o casal no hotel onde estão hospedados, é-lhe pedido que ajude a esconder o cadáver de um homem que os terá atacado. Apanhado de surpresa, Rydal acede. Porém, ele sabe que a partir do momento em que se envolve naquele crime, torna-se cúmplice. E é assim que, de um momento para o outro, se vê enredado numa trama de segredos e mentiras que o levarão numa longa jornada até à Turquia, ao lado de dois desconhecidos em quem não confia. Estreia na realização de Hossein Amini (conhecido pelos argumentos de "As Quatro Penas Brancas", "Drive - Risco Duplo", "47 Ronin - A Grande Batalha Samurai"), um "thriller" que se inspira na obra homónima escrita, em 1964, por Patricia Highsmith. Estreado na edição de 2014 do Festival de Berlim, o filme conta com Viggo Mortensen, Kirsten Dunst e Oscar Isaac nos papéis principais.

Dei-te o Melhor de Mim (The Best of Me)
Ano: 2014
Realização:
Argumento: J. Mills Goodloe e Will Fetters
Quando se conhecem, com apenas 18 anos, Amanda e Dawson descobrem a magia do primeiro amor. Contudo, sob a pressão das respectivas famílias, que não aceitam aquela relação, são obrigados a seguir caminhos distintos. Vinte e cinco anos mais tarde, quando um amigo em comum morre, os dois reencontram-se. Nesse momento, a chama de outrora reacende-se e ambos cedem a uma noite de total entrega e paixão. Porém, nessas duas décadas de ausência, muita coisa aconteceu nas suas vidas e agora eles têm de enfrentar as escolhas que fizeram e os compromissos que assumiram. Realizado por Michael Hoffman ("Terra Prometida", "Sonho de Uma Noite de Verão", "Ladrões com Estilo"), "Dei-te o Melhor de Mim" é a nona adaptação cinematográfica da obra de Nicholas Sparks, um dos mais prolíficos escritores norte-americanos da actualidade.

Tartarugas Ninja: Heróis Mutantes (Teenage Mutant Ninja Turtles)

Ano: 2014
Nova Iorque está sob total domínio de Shredder que, através da sua política de terror, controla tudo o que se passa na cidade. Os habitantes já nada esperam do futuro até conhecerem Leonardo, Michelangelo, Donatello e Raphael, quatro heróis mutantes que, escondidos em enormes galerias subterrâneas, se redescobrem como Tartarugas Ninja. Nesta luta desigual, eles terão como únicos aliados o rato sensei Splinter, seu velho mestre de artes marciais, a repórter April O'Neil e Vern Fenwick, o "cameraman" sempre ponto para mais uma aventura em directo. Produzido por Michael Bay (saga "Transformers") e realizado por Jonathan Liebesman ("Fúria de Titãs"), um filme de acção e aventura que reinventa a história das tartarugas viciadas em piza, criadas por Kevin Eastman e Peter Laird e que que se tornaram mundialmente famosas durante as décadas de 1980/90. Megan Fox, Johnny Knoxville, Pete Ploszek, Noel Fisher, Jeremy Howard, Alan Ritchson, Danny Woodburn, Tony Shalhoub, William Fichtner e Will Arnett dão vida às personagens.

O Grande Kilapy (O Grande Kilapy)
Ano: 2012
Género: Comédia
Elenco: , ,
Angola, décadas de 1960/70. João Fraga, mais conhecido por Joãozinho, é um jovem negro que descende de uma família abastada do período colonial. Bem-disposto e folgazão, apenas quer aproveitar os amigos, as mulheres e tudo o que o dinheiro pode proporcionar. Apesar da sociedade em que está inserido, onde reina o racismo, o preconceito e o estigma social, ele leva a vida com uma leveza fora do comum, ultrapassando constantemente os limites da legalidade e da moralidade. Aproveitando o facto de trabalhar no Banco de Angola, decide desviar fundos da instituição e distribuí-los pelos colegas, um grupo de militantes pela libertação de Angola. Tudo lhe corre de feição até ser apanhado pela polícia. Mas, quando em Portugal se dá a revolução de Abril de 1974 e o consequente fim da guerra, Joãozinho acaba por ser libertado e, contra todas as expectativas, recebido como um dos heróis da independência do seu país. Com realização do angolano Zézé Gamboa ("O Herói"), inspira-se na verdadeira história de "Joãozinho das Garotas", um homem que o realizador conheceu na infância e que anos mais tarde reencontrou em Lisboa. A título de curiosidade, a palavra "kilapy" significa "golpe" em kimbundu, uma das línguas bantas mais faladas em Angola. O elenco conta com os actores Lázaro Ramos, Pedro Hossi, João Lagarto, Hermila Guedes, Patrícia Bull, Silvia Rizzo, São José Correia e Antônio Pitanga, entre outros.
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário