quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Estreias 9 Out' 14: Aimer boire et chanter, Vous n'avez encore rien vu, Die Andere Heimatz, The Riot Club, A Walk Among the Tombstones, The Angriest Man in Brooklyn, Miel de Naranjas, The Good Lie e Annabelle

Dia 9 de Outubro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Amar, Beber e Cantar (Aimer, boire et chanter)
Ano: 2014
No condado de Yorkshire, Inglaterra, três casais são abalados pela triste notícia de que George Riley, um amigo em comum, sofre de uma doença terminal e que lhe restam seis meses de vida. De forma a aliviar a dor de George e proporcionar-lhe alguma alegria nos últimos meses, os seis decidem convidá-lo para se juntar ao seu grupo de teatro amador. O que ninguém esperava era que aquela aproximação fizesse vir ao de cima muitas histórias do passado que iriam alterar a dinâmica entre cada casal. E as coisas complicam-se quando George – que, no filme, nunca chega a ser visto ou ouvido – resolve fazer uma viagem a Tenerife, Espanha. Cada uma das mulheres, determinada a marcar a diferença na vida dele, quer acompanhá-lo, deixando os seus respectivos maridos em total perplexidade… Adaptando "Life of Riley", uma peça de Alan Ayckbourn, esta é a derradeira obra de Alain Resnais, o celebrado realizador de "Hiroshima Meu Amor" (1959), "É Sempre a Mesma Cantiga" (1997), "Corações" (2006) e "As Ervas Daninhas" (2009), entre outros. Os actores são uma mistura de presenças regulares e estreantes na companhia do cineasta: Sabine Azéma, Hippolyte Girardot, Caroline Silhol, Michel Vuillermoz, Sandrine Kiberlain e André Dussollier.
Outras sugestões:

Vocês Ainda Não Viram Ainda (Vous n'avez encore rien vu)


Ano: 2012
Realização: 
Argumento: , Laurent Herbiet
Antoine d'Anthac (Denis Podalydès) é um famoso dramaturgo que, após a sua morte, deixa um inesperado convite aos amigos que, em algum momento da sua carreira, participaram nas suas várias encenações da peça "Eurídice". Em testamento deixa também uma declaração em que lhes pede que orientem os actores de uma jovem companhia que espera voltar a encenar a mesma peça e que precisa de aconselhamento. Assim, à medida que eles se envolvem com os jovens actores e as suas personagens, as memórias são reavivadas e os sentimentos regressam como se o tempo jamais tivesse passado. Penúltima obra de Alain Resnais, um filme nostálgico sobre as armadilhas da memória. Conta com alguns dos mais importantes actores que, aqui, se interpretam a si mesmos. São eles Mathieu Amalric, Lambert Wilson, Michel Piccoli, Sabine Azéma, Anne Consigny, Hippolyte Girardot e Pierre Arditi.

  Heimat - Crónica de Uma Nostalgia: Parte 2 (Die andere Heimat)
Ano: 2013
Realização:
Argumento:
Género: Comédia, Drama
Elenco: , ,
Iniciada em 1984, e com 53 horas e 25 minutos de duração, "Heimat", de Edgar Reitz, é a mais longa série da História do Cinema. Situada na aldeia ficcionada de Schabbach, a narrativa gira em torno da família Simon, que resiste aos terríveis anos da II Grande Guerra, à ascensão do nazismo, à depressão do pós-guerra e até à queda do Muro de Berlim. Já em 2013, seguindo um argumento de Gert Heidenreich, Reitz realiza a "prequela" da história, começando o relato algumas décadas antes, ainda no século XIX, numa Alemanha fragilizada pelo rigor do clima, pela escassez de alimentos e pelo fluxo migratório para o Brasil… Em competição no Festival de Veneza, este filme recebeu seis nomeações para os prémios da Associação Alemã de Críticos de Cinema, entre elas as de melhor filme, actriz, actor e argumento. Com 225 minutos de duração total, em Portugal o filme foi dividido em duas partes, estreadas separadamente.

 Clube de Elite (The Riot Club)



Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Alistair Ryle e Miles Richards são dois jovens de famílias aristocráticas que se iniciam na prestigiada Universidade de Oxford. Para além de serem ambos caloiros, a única coisa que têm em comum é terem sido aceites no Clube de Elite que, tal como o nome indica, se caracteriza por ser bastante rigoroso na escolha dos novos membros. Quando os dois rapazes tomam parte no jantar anual do clube, apercebem-se, da pior maneira possível, de até onde podem ir os excessos daquele grupo e de que forma a reputação de alguém pode ser construída e tragicamente destruída numa única noite… Com realização de Lone Scherfig ("Uma Outra Educação", "Um Dia"), adapta a peça "Posh", da dramaturga inglesa Laura Wade, que se inspira no verdadeiro Bullingdon Club.

O Caminho Entre o Bem e o Mal (A Walk Among the Tombstones)

Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Acção
Elenco: , ,
A trabalhar em Nova Iorque, Matt Scudder foi, durante anos, um polícia honrado e respeitado. Uma tarde, depois de um assalto à mão armada num café que frequentava, uma bala perdida tirou a vida a uma criança de sete anos. Esse incidente traumático fê-lo desistir da carreira e passar oito longos anos em terapia nos Alcoólicos Anónimos. Para sobreviver, iniciou-se como detective particular, sem licença. Certo dia, é abordado por Danny Ortiz, um homem ligado ao tráfico de drogas que lhe pede que encontre o assassino da mulher. Segundo Danny, apesar de ter cedido a um pedido de resgate de quase meio milhão de dólares, ela acabou por ser brutalmente torturada e assassinada antes de o seu corpo lhe ser devolvido em pedaços. Embora relutante, Scudder aceita o trabalho. Com o desenrolar das investigações, percebe que existem vários crimes relacionados e que, muito provavelmente, outras pessoas estarão em perigo. Assim, mais do que focado em encontrar os responsáveis pela morte da rapariga, Scudder quer evitar que os crimes se repitam… Um "thriller" de acção escrito e realizado por Scott Frank, que adapta ao grande ecrã a novela homónima do escritor norte-americano Lawrence Block. O elenco conta com Liam Neeson, Dan Stevens, Boyd Holbrook, e Sebastian Roché.

Aproveita a Vida Henry Altmann (The Angriest Man in Brooklyn)
Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Para além de misantropo e descontrolado, Henry Altmann é profundamente infeliz. Sempre zangado com a vida e tudo o resto, ele não espera ser compreendido ou aceite por quem quer que seja. Até ao dia em que, numa consulta em que lhe são avaliados alguns exames médicos, se depara com alguém bastante parecido consigo: a Dr.ª Sharon Gill. Desorientada com o temperamento irascível de Henry, que não aceita o seu diagnóstico e lhe exige respostas imediatas, ela acaba por o informar que ele tem um aneurisma e que apenas lhe restam 90 minutos de vida. Com aquela informação inesperada, Henry Altmann cai em si, percebendo como tem andado a desperdiçar a sua existência, vivendo miseravelmente e fazendo infelizes todos os que têm cruzado a sua vida. Simultaneamente a esta tomada de consciência por parte de Henry, também Sharon se apercebe do terrível erro que acabou de cometer e de como é urgente encontrar solução para aquele mal-entendido… Com realização de Phil Alden Robinson, uma comédia dramática que se inspira no filme "The 92 Minutes of Mr. Baum", do realizador e actor israelita Assi Dayan. Robin Williams, Mila Kunis, Peter Dinklage e Melissa Leo assumem os principais papéis.

Doce Amargo Amor (Miel de Naranjas)

Ano: 2012
Realização:
Argumento: 
Género: Drama
Elenco: , ,
Década de 1950. Espanha vive sob a ditadura de Franco. Enrique e Carmen são jovens e estão apaixonados. Para evitar que Enrique cumpra o serviço militar, ela consegue, graças a um tio poderoso, que ele fique colocado como dactilógrafo num tribunal militar da cidade. Porém, confrontado diariamente com todo o tipo de injustiças e abusos de poder, ele dá-se conta de que, para que algo possa ser alterado, tem de unir-se aos resistentes e tomar parte activa na luta do povo espanhol. Rapidamente se vê envolvido em arriscados movimentos clandestinos que colocam a sua vida em perigo, assim como a de Carmen e dos seus amigos mais próximos. Com realização de Imanol Uribe ("O Rei Pasmado", "A Viagem de Carol"), segundo um argumento de Remedios Crespo, um filme sobre lealdade e coragem, co-produzido em Espanha e Portugal, e ambientado na época negra da ditadura franquista. Aos espanhóis Iban Garate, Blanca Suárez, Karra Elejalde, Eduard Fernández e Carlos Santos juntam-se, no elenco, os portugueses Marcantonio Del Carmo e Marco D'Almeida.
A Boa Mentira (The Good Lie)


Ano: 2014
Realização: 
Argumento: 
Género: Drama
Elenco: , ,
Entre 1983 e 2005, durante os terríveis anos da Guerra Civil que assolou o Sudão, estima-se que mais de dois milhões de pessoas tenham perdido a vida. Em busca de abrigo, um sem-número de famílias deixou as suas casas e seguiu em direcção a campos de refugiados. Devido à situação caótica em que viviam, perto de 27 mil crianças foram separadas dos pais, fazendo o trajecto sozinhas. Eram estes os "lost boys/girls", crianças de todas as idades que, fugindo aos perigos e, muitas vezes, acompanhadas pelos irmãos, percorriam milhares de quilómetros para alcançar os campos. Alguns anos mais tarde, um esforço humanitário levou para os EUA algumas destas crianças. 1993. Mamere e Theo são filhos do chefe de uma pequena aldeia no Sul do Sudão. Quando um ataque das milícias destrói toda a aldeia e lhes mata os pais, Theo é forçado a liderar um grupo de jovens sobreviventes e levá-los para um lugar seguro. Nesse árduo percurso, vão encontrando outras crianças em fuga. Entre elas está Jeremiah, de 13 anos, um rapaz inteligente e destemido que os ajuda a chegar com vida ao campo de refugiados de Kakuma, no Quénia. Anos mais tarde, Mamere, Theo e Jeremiah têm a oportunidade de deixar o campo e de se estabelecerem na América. Ao chegarem a Kansas City, no Missouri, são recebidos por Carrie Davis, que foi incumbida de os ajudar a retomar as suas vidas. Para ela, esta será uma oportunidade de perceber como a generosidade e o despojamento podem fazer realmente a diferença na vida de alguém. Com argumento de Margaret Nagle e realização de Philippe Falardeau (argumentista e realizador de "Monsieur Lazhar", nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro), uma história dramática baseada em factos reais que conta com Reese Witherspoon como protagonista e com os actores Emmanuel Jal, Arnold Oceng, Ger Duany e Kuoth Wiel, alguns dos quais viveram de perto a experiência mostrada no filme.

Annabelle (Annabelle)


Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Terror
Elenco: , ,
John e Mia são casados e estão prestes a ter um bebé. Quando ele encontra à venda Annabelle, uma boneca de porcelana de colecção, decide trazê-la para casa e oferecê-la à mulher. O que eles não poderiam imaginar é que, ao levá-la para o seu lar, carregariam também uma terrível maldição. Certa noite, a casa é invadida por elementos de uma seita satânica que os atacam sem explicação aparente. O que deixam atrás de si não é só terror e sangue, mas também uma entidade maléfica que se insere em Anabelle e que a torna capaz do inimaginável... Com realização de John R. Leonetti ("Efeito Borboleta 2"), um filme de terror que pretende ser a "prequela" da história relatada no filme "A Evocação", de James Wan, que se inspira, por sua vez, num caso real acontecido nos EUA durante a década de 1970. No elenco, Ward Horton, Annabelle Wallis, Alfre Woodard e Tony Amendola, entre outros.
Sinopses: Cinecartaz Público

1 comentário:

  1. Annabelle: 4*

    A história de "Annabelle" é muito interessante e agradou-me pelo suspense manifesto.

    Cumprimentos, Frederico Daniel.

    ResponderEliminar