quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Estreias 20 Nov'14: The Hunger Games: Mockingjay - Part 1; Deux Jours, Une Nuit; Serena, 20,000 Days on Earth, Trip to Italy e Campo de Flamingos Sem Flamingos

Dia 20 de Novembro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  The Hunger Games: A Revolta - Parte 1 (The Hunger Games: Mockingjay - Part 1)
Ano: 2014
Realização:
Argumento: Peter Craig e Danny Strong
Num futuro pós-apocalíptico existe Panen, uma nação administrada por um governo totalitário que domina os seus 12 distritos. Uma anterior insurreição fracassada dos distritos contra o Capitólio resultou no suposto extermínio de um 13.º e num acordo tácito de rendição entre os restantes. Para relembrar a sua posição de obediência perante o Governo, foram criados os Jogos da Fome. Nesta cerimónia anual, cada distrito é obrigado a enviar dois jovens entre os 12 e os 18 anos para participar numa competição de vida e morte de que apenas um sairá vencedor. Alguns meses após a 74.ª edição dos jogos, que sagrou Katniss Everdeen e Peeta Mellark como vencedores, eles são forçados a percorrer o território, marcando presenças oficiais de forma a dignificar o evento. Durante estas visitas, ambos se apercebem de um sentimento de revolta do povo de Panen, o que lhes alimenta a esperança numa rebelião colectiva. Porém, o Capitólio está ainda sob o controlo do terrível Presidente Snow que, ao perceber o perigo que cada um dos vencedores representa enquanto símbolo de força e liberdade, decide preparar uma edição especial dos jogos, nos quais os vencedores dos anos anteriores terão de digladiar-se até à morte. Durante esse evento, depois de uma luta desesperada pela sobrevivência, Katniss é resgatada da arena e enviada para o 13.º Distrito, que agora lidera uma rebelião organizada contra o Capitólio. Vista como o símbolo de um povo que anseia pela liberdade, ela entrega-se de corpo e alma ao que sabe ser a última oportunidade de revolta contra o poder instituído, reconstruindo assim uma sociedade justa, onde todos possam coexistir pacificamente. Realizado por Francis Lawrence ("Constantine", “Eu Sou a Lenda", "Água aos Elefantes"), esta é a primeira parte do último tomo da trilogia de ficção científica escrita por Suzanne Collins, que se tornou um "best-seller" internacional. No elenco encontramos Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Donald Sutherland, Liam Hemsworth, Julianne Moore, Philip Seymour Hoffman, Stanley Tucci, Woody Harrelson, Lenny Kravitz, Elizabeth Banks e Willow Shields, entre muitos outros.
Outras sugestões:

Dois Dias, Uma Noite (Deux Jours, Une Nuit)
Ano: 2014
Género: Drama
Elenco: ,
Sandra, empregada numa empresa de painéis solares, volta ao trabalho depois de uma baixa médica prolongada. O patrão, que na sua ausência foi obrigado a redistribuir o trabalho pelos restantes empregados, deixa-os com um dilema: podem escolher entre o regresso de Sandra ou um bónus pelas tarefas extra que fizeram durante esse período. Essa decisão será levada a votação e terá de ser tomada até segunda-feira de manhã. Desesperada por manter o emprego, Sandra sabe que tem o fim-de-semana para convencer os colegas a votar em seu favor. Assim, ajudada por Manu, o marido, ela vai de porta em porta, repetindo o discurso, de modo a despertar nos outros a compaixão de que tanto necessita para manter o emprego e, simultaneamente, não perder a esperança na generosidade humana. Com realização e argumento dos irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne ("Rosetta", "O Silêncio de Lorna" ou "O Miúdo da Bicicleta"), uma história dramática sobre solidariedade, que conta com Marion Cotillard e Fabrizio Rongione como protagonistas.

Serena (Serena)
Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Elenco: ,
EUA, década de 1930. George e Serena Pemberton são um jovem casal recém-casado que deixa a cidade de Boston (EUA) para se instalar numa propriedade nas montanhas da Carolina do Norte, onde se dedica à exploração de madeira. Apesar de ter sido educada na cidade segundo os preceitos da época, Serena demonstra uma força interior fora do comum, descobrindo em si uma vocação para o negócio. Juntos, enquanto parceiros e amantes, eles constroem um enorme império, que floresce a cada ano. A ambição cresce sem limites e os Pemberton não olham a meios para defender os seus negócios. Mas a felicidade do casal é assombrada quando ela sofre um aborto e descobre que nunca mais poderá voltar a engravidar. Esta situação desperta nela uma raiva descontrolada que direcciona para Jacob, o filho ilegítimo de George, nascido de uma relação anterior ao casamento. Incapaz de lidar com a perda do filho que gerou e com a existência de um herdeiro que não é seu, ela decide contratar alguém para o assassinar…. Com realização de Susanne Bier ("Tudo o Que Perdemos", "Num Mundo Melhor") e argumento de Christopher Kyle, um filme dramático que adapta o romance homónimo de Ron Rash.

  20,000 Dias na Terra (20,000 Days on Earth)
Ano: 2014
Realização: ,
Género: Documentário
Realidade e ficção misturam-se em 24 horas da existência de um dos mais emblemáticos músicos da actualidade: Nick Cave. Com início no momento em que o protagonista desperta para o seu 20.000.º dia no planeta Terra, a câmara segue-o desde o despertar até às últimas horas deste dia fictício. Ideias surpreendentes são reveladas num retrato intimista que pretende analisar o processo artístico e o poder transformador do espírito criativo. Narrado pelo próprio, o filme expõe a sua visão do mundo e da vida, bem como a filosofia em que assenta a sua obra. Com realização e argumento dos documentaristas Iain Forsyth e Jane Pollard, segundo um argumento seu em parceria com o próprio Cave, um documentário ficcionado sobre um universo onde a música, a escrita e todas as vertentes artísticas colidem numa única.

 Viagem a Itália (Trip to Italy)
Ano: 2014
Realização:
Argumento: 
Género: Drama, Comédia
Elenco: ,
Cansado das responsabilidades que a paternidade pressupõe, Rob anseia por um momento de paz e sossego, de preferência longe da família. Steve, por seu lado, tem levado uma vida de trabalho árduo em Los Angeles, sem qualquer disponibilidade para si próprio. Quando o jornal "The Observer" lhes pede que vão a Itália fazer mais uma série de críticas gastronómicas, os dois encontram aí a oportunidade por que esperavam para uns momentos descontraídos, com o prazer da gastronomia aliado ao da companhia um do outro. Com isto em mente, seguem viagem de carro por Itália, percorrendo Ligúria, Toscana, Roma, Amalfi e Capri, onde terão de parar para um repasto especial nos mais interessantes restaurantes das respectivas cidades. No percurso, partilham não apenas as suas conquistas mas também as suas inseguranças mais profundas perante o inevitável envelhecimento. Com realização de Michael Winterbottom ("24 Hour Party People", "Um Coração Poderoso", "O Império do Amor"), um "road movie" gastronómico que continua as aventuras que a dupla de actores Steve Coogan e Rob Brydon (transformados numa espécie de caricatura de si próprios) iniciaram em 2010 na aclamada série da BBC "A Viagem", também da autoria de Winterbottom.

Campo de Flamingos Sem Flamingos (Campo de Flamingos Sem Flamingos)

Ano: 2013
Realização: 
Género: Documentário
Estreado na edição de 2013 do IndieLisboa, um documentário que resulta de uma viagem de caravana feita entre Setembro e Dezembro de 2011. Sem programa definido, o fotógrafo e cineasta André Príncipe, o director de fotografia Takashi Sugimoto e o operador de som Manuel Sá percorreram Portugal num périplo que, segundo as palavras do realizador, partiu de duas premissas: "A inexistência de uma unidade cultural em Portugal e a constatação do desconhecimento que temos do país", provocado pelo tipo de imagens que são diariamente mostradas. "Sempre tive a sensação de que as imagens de Portugal que se vêem nos telejornais de todas as televisões não eram imagens justas", acrescenta. O percurso foi feito à volta dos recortes fronteiriços do país, com uma intenção ou desejo não de "mapear o território, mas de estar no campo e seguir um percurso". Essa viagem deu também origem a "O Perfume do Boi", um livro de fotografias publicado em 2012 pela editora fundada por Príncipe, a Pierre von Kleist.
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário