quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Estreias 11 Dez'14: Bai ri yan huo, Maps to the Stars, Exodus, Gemma Bovery, Is the Man Who Is Tall Happy?, The Kid, The Gold Rush e O Velho do Restelo

Dia 11 de Dezembro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Carvão Negro, Gelo Fino (Bai ri yan huo)
Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Crime
Elenco: , ,
A tranquilidade de uma pequena cidade chinesa é alterada quando vários cadáveres são encontrados terrivelmente desfigurados. Na busca infrutífera de encontrar o assassino, alguns agentes da autoridade são mortos. Zhang Zili, um dos agentes envolvidos na investigação, sobrevive, apesar de gravemente ferido. Cinco anos mais tarde, depois de ter sido obrigado a abandonar a polícia, trabalha como segurança numa fábrica. Quando novos homicídios ocorrem, todos crêem que o assassino voltou. Decidido a descobrir o culpado, Zhang vai iniciar uma investigação por conta própria. Com o desenrolar das pesquisas, as pistas levam-nos a Wu Zhizhen, uma jovem empregada de uma lavandaria. Mas tudo ganha novas proporções quando ele se vê emocionalmente envolvido com a rapariga…Vencedor do Urso de Ouro na 64.ª edição do Festival de Cinema de Berlim, uma história policial em ambiência negra, com argumento e realização de Diao Yinan ("Uniforme", "Night Train"), tido como uma das figuras mais proeminentes do teatro de vanguarda chinês.

Outras sugestões:

Mapas para as Estrelas (Maps to the Stars)


Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Os Weiss são uma família típica de Hoollywood: Sanford, o patriarca, é psicólogo e estrela de televisão que fez fortuna com livros de auto-ajuda; Christina, a mãe, de personalidade obsessiva e controladora, gasta o tempo a gerir a carreira do filho Benjie, uma super-estrela de cinema de apenas 13 anos; Benjie, por seu turno, apesar do sucesso da sua jovem carreira, acaba de voltar de uma clínica de reabilitação; e Agatha, a filha mais velha, terminou um tratamento num hospital psiquiátrico, onde esteve internada durante algum tempo devido a um problema de piromania. Tudo o que cada um deles desesperadamente deseja – e não consegue – é encontrar o seu lugar no mundo… Realizado por David Cronenberg ("eXistenZ", "Promessas Perigosas", "Cosmopolis"), segundo um argumento de Bruce Wagner, um filme sobre a decadência e depravação de uma família de Los Angeles. O elenco conta com Julianne Moore, Mia Wasikowska, Robert Pattinson, John Cusack, Evan Bird, Olivia Williams e Sarah Gadon, entre outros.
Em complemento, a curta “Uma Noite na Praia”, de São José Correia.

Exodus: Deuses e Reis (Exodus: Gods and Kings)

Ano: 2014
Um retrato de Moisés, uma das mais relevantes personagens bíblicas. Legislador e líder espiritual, está, segundo a tradição, entre os maiores protagonistas da História da Humanidade. Nesta aventura épica, são revelados alguns dos momentos-chave da sua vida, desde a sua adopção pela família real egípcia ao desafio a Ramsés – o faraó que cresceu a seu lado como um irmão –, quando decide libertar 600 mil escravos hebreus e levá-los numa monumental jornada de salvação para longe do Egipto. Profeta do Cristianismo, do Judaísmo e do Islamismo, Moisés definiu as bases da moral pelas quais se rege grande parte do mundo há mais de três mil anos. Com realização de Ridley Scott ("Blade Runner: Perigo Iminente", "Gladiador", "O Conselheiro"), uma história bíblica que se baseia nos eventos descritos no "Livro do Êxodo". O elenco conta com os actores Christian Bale, Joel Edgerton, John Turturro, Aaron Paul, Sigourney Weaver e Ben Kingsley.

  Gemma Bovery (Gemma Bovery)
Ano: 2014
Realização:
Argumento: Pascal Bonitzer,
Género: Comédia, Drama
Elenco: , ,
Martin (Fabrice Luchini) é um homem de meia-idade que nutre uma verdadeira paixão pela obra de Gustave Flaubert. Quando o pai morre, decide deixar Paris e tomar as rédeas do negócio de panificação da família, em busca de uma vida mais tranquila na pequena vila da Normandia que o viu nascer. Quando Gemma e Charles Bovery (Gemma Arterton e Jason Flemyng, respectivamente), um casal inglês, se muda para o mesmo lugar, Martin não consegue evitar fazer a associação dos nomes à mais conhecida obra de Flaubert: "Madame Bovary". Para tornar tudo ainda mais bizarro, ele nota que o casal é, em praticamente tudo, uma réplica de Emma e Charles, as personagens principais do livro. Embrenhado entre a ficção e os factos que vão acontecendo diante dos seus olhos, Martin apenas deseja uma coisa: alterar o destino dos intervenientes para que a tragédia criada pelo escritor na história original desta vez não se concretize… Com realização da luxemburguesa Anne Fontaine ("Coco Avant Chanel", "Paixões Proibidas"), é uma adaptação da novela gráfica com o mesmo nome criada por Posy Simmonds (autora de "Tamara Drewe", já adaptada ao grande ecrã por Stephen Frears) que, por sua vez, se inspira na mais famosa – e polémica – obra de Flaubert, editada pela primeira vez em 1856.

Ano: 2013
Realização: 
Género: Documentário
Nascido em Filadélfia (EUA) em 1928, Noam Chomsky é um dos mais respeitados pensadores da actualidade. Linguista, filósofo, activista de esquerda e crítico do capitalismo é, há várias décadas, professor de Linguística no conceituado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Para além de ter criado o conceito de gramática ge(ne)rativa transformacional (que se foca nos aspecto criativos da faculdade da linguagem, numa abordagem revolucionária para os estudos no domínio da linguística teórica), é também o autor de trabalhos fundamentais sobre as propriedades matemáticas das linguagens. Com o documentário animado "É Feliz o Homem Que É Alto?", o francês Michel Gondry ("Por Favor Rebobine", "O Despertar da Mente", "A Ciência dos Sonhos") revela, numa entrevista privada, alguns dos seus pensamentos e convicções mais profundos.

O Garoto de Charlot (The Kid)

Ano: 1921
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Comédia
Elenco: , ,
Ao sair do hospital com o seu recém-nascido nos braços, uma jovem muito pobre (Edna Purviance) decide deixá-lo dentro de uma limusina estacionada em frente a uma igreja. Esperançosa de que alguém o aceite, deixa uma nota e foge, com intenção de cometer suicídio. Porém, a viatura é roubada por dois homens e, depois de uma série de peripécias, um vagabundo de bom coração (Charlie Chaplin como Charlot, a sua personagem predilecta) não vê outra solução que não seja levar o bebé para casa e cuidar dele. Cinco anos depois, a criança (Jackie Coogan) e o seu pai adoptivo são inseparáveis, e o pequeno é uma ajuda preciosa no trabalho de reparação de vidros "acidentalmente" partidos. A mulher, por seu turno, que afinal sobreviveu à tentativa de pôr fim à própria vida, é hoje uma famosa cantora de ópera. A sua felicidade seria total se não vivesse o desgosto de ter abandonado o filho. Tudo o que ela deseja é reencontrar a criança. Um dia, por mero acaso do destino, os três cruzam-se na rua…  Realizada por Charlie Chaplin – que se inspira na miséria da sua própria infância –, uma comédia dramática sobre o amor que permanece uma das mais importantes referências cinematográficas de todos os tempos.

A Quimera do Ouro (The Gold Rush)

Ano: 1925
Realização:
Argumento:
Género: Comédia
Elenco: ,
"A Quimera do Ouro" foi para Chaplin o "filme pelo qual gostaria de ser recordado". É uma das suas maiores comédias e também um dos cem melhores filmes americanos, segundo o American Film Institute. Neste filme, o "Vagabundo" vai à procura de fortuna no Yukon e atravessa momentos difíceis que transforma, como sempre, em episódios de humor.

O Velho do Restelo (O Velho do Restelo)

Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Estreado mundialmente no prestigiado Festival de Cinema de Veneza, em Setembro de 2014, "O Velho do Restelo" chega às salas portuguesas no exacto dia do 106.º aniversário do nascimento de Manoel de Oliveira. Como refere a produtora O Som e a Fúria, neste filme, o realizador "reúne, num banco do século XXI, Dom Quixote, o poeta Luís Vaz de Camões e os escritores Teixeira de Pascoaes e Camilo Castelo Branco. Juntos, levados pelos movimentos telúricos do pensamento, eles deambulam entre o passado e o presente, derrotas e glórias, vacuidade e alienação, em busca da inacessível estrela". A complementar a sessão, regressam ou são estreados outros três importantes filmes do cineasta: "Douro, Faina Fluvial" (1931), "O Pintor e a Cidade" (1956) e "Painéis de São Vicente – Visão Poética" (2010).


Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário